[GM]Cepheus [GM]Andromeda [GM]Aquarius [GM]Deimos [GM]Majoris [GM]Phoenix
Boa tarde, a Zenit tem trabalhado de forma bem ampliada no processo de balanceamento, com uma proposta individualizada de classes, colhendo feedbacks, estabelecendo contato com grupo de representantes das classes.
As atualizações vem, há mudanças no bônus de dano, buffs, velocidade de execução das habilidades e uma série de atualizações.
A empresa informa que são feitos testes, reuniões, tudo bem pensado, acredito que sim.
em resposta ao jogador corintiano a [GM]Titania, a mesma esclarece que os GMs acompanham esses testes.
O objetivo também é esclarecido pela mesma
No entanto, os posts do resultado do balanceamento, após as atualizações, não nos traz as justificativas dos pontos trabalhados.
É incomun, afinal se alguém realiza algum teste, especialmente estatístico, que é o que eu acredito que a empresa trabalha, tem o prazer de mostrar como foi feito, para melhor embasar seu parecer.
O que não acontece com a empresa Zenit.
Na verdade um parecer é feito através de uma reunião do [GM] responsável, com apenas os representantes das classes.
O que pode ser acompanhado via YouTube ou Discord.
No entanto é algo fechado e muita das vezes resumido.
O próprio [GM]Majoris em reunião com os representantes da comunidade das arqueiras, não foi tão esclarecedor, transparecendo uma imagem ruim para a empresa, de que há despreparo, incompetência, etc. O que vocês poderam perceber, tudo isso por falta de JUSTIFICATIVAS, EMBASAMENTO!
É isso que eu busco com esse post.
Exemplo: Na 6º Parte do balanceamento ocorrido no dia 30/04, houve diversas alterações em múltiplas classes.
Para a Arqueira, que seria o protagonista principal dessa atualização, houve alguns adicionais, que pode-se considerar mínimos. Vamos citar.
Mestra do Tiro = +20% de Poder de Ataque adicional do Arco.
Maestria da esquiva = 2% de evade.
Força da Natureza =+ 8% de Poder de Ataque adicional
Tiro Roop = -10% Dano adicional
No geral são ajustes bem inrrelevantes, não mudará de forma drástica a realidade das arqueiras, basicamente manteve.
Não que necessite ser toda essa mudança, que seja um aumento brusco, são balanceamentos, mesmo que mude 1%.
Assim como houve um nerf na velocidade de execução e dellay da habilidade Piercing DIvino do Cavaleiro.
Essa atualização sim, haverá uma mudança significativa na realidade dessa classe
No geral, foi colocado esses pontos, mas não foi JUSTIFICADO!
POR QUÊ? BASEADO EM QUÊ? COMO FOI FEITO ESSES TESTES? OS CLIENTES?JOGADORES NÃO PODEM SABER? POR QUÊ?
A falta de justificativas das atualizações, gera um desconforto com a comunidade, pois cada um tem visão do seu personagem, falta ESTABELECER UM PADRÃO!
Exemplo de resposta que eu espero: Foi diminuído a velocidade e execução e dellay da habilidade Piercing Divido no Cavaleiro e feito pequenos ajustes no sistema de ataque da Arqueira, pensando em que os dois personagens consigam derrotar um Boss Greddy no mesmo período de tempo, levando em consideração todas as suas individualidades, como taxa de ataque, abs, velocidade de execução, dano, buffs, itens Shop, etc.
Foi trabalhado que a Arqueira consiga abater um monstro do mapa Abysmo do Mar, no mesmo intervalo de tempo que o Cavaleiro, levando em consideração sua jogabilidade.
Foi estabelecido um dano considerado balanceado entre a Arqueira e o Cavaleiro, no PvP segundo uma análise estatística, considerando média aritmética e os 2 maiores desvios padrões, em todas as faixas de níveis, desde o nível 80 até o 170.
Essas justificativas, seriam compartilhadas entre a comunidade e não haveria opiniões baseadas em emipirismo, em achismos.
E o jogo encaminharia para uma perspectiva de balanceamento propriamente dito, transparente começando pelas classes Arqueira e Cavaleiro.
Caso não tenha sido feito uma análise acurada, caso tenha sido contratado uma equipe para fazer os testes, seja da Masagnsoft, ou de qualquer outra instituição, caso tenha sido feito exclusivamente com os [GM]s.
A empresa poderia estar fazendo um processo seletivo para analistas do jogo, tem muitos jogadores que beiram o profissionalismo em análise.
Poderiam estabelecer jogadores com o título de experientes, não só no fórum, onde com 100 publicações com qualquer conteúdo ganha o título, mas no jogo ou no site.
Existem vários jogadores que conhecem de sistemas de informação, computação, estatística e experiências com outros jogos que adorariam contribuir e vocês poderiam estar estimulando esse processo.
Jogadores experientes como Ishyba sirZETTO Naja e outros que não utilizam o fórum.
FeedBacks e análises profissionais do jogo, o jogador poderia receber itens shops de premiação, assim como é exposto os jogadores punidos, os jogadores que contribuem poderiam receber algum tipo de mérito.
Seja itens shop, seja títulos.
Alguns jogos desenvolvidos para PS4, XBoX, desenvolvidos pela Sony, etc..
Antes de serem lançados no mercado, eles são testados por jogadores profissionais credenciados, onde após toda uma análise, é feita uma exposição, como treiller do jogo, ai após tudo estar de fato proto, é disponibilizado para o mundo.
No Priston as atualizações vem, as vezes com prévio aviso ou não, como foi o caso dos Pikes hoje. São lançados para todos, onde corriqueiramente vem com bugs, vem com desvantagens, que poderiam ser facilmente trabalhadas por uma equipe de jogadores experientes em conjunto com os [GM]s
Esse é o meu parecer para a empresa e eu gostaria de um parecer dos [GM]s
Boa tarde, a Zenit tem trabalhado de forma bem ampliada no processo de balanceamento, com uma proposta individualizada de classes, colhendo feedbacks, estabelecendo contato com grupo de representantes das classes.
As atualizações vem, há mudanças no bônus de dano, buffs, velocidade de execução das habilidades e uma série de atualizações.
A empresa informa que são feitos testes, reuniões, tudo bem pensado, acredito que sim.
em resposta ao jogador corintiano a [GM]Titania, a mesma esclarece que os GMs acompanham esses testes.
Testamos tanto que eu mesma discordo de muito do que você diz sobre a Arqueira por experiência própria com o processo
A essência de cada classe será preservada e enaltecida durante este processo, e o objetivo final é o equilíbrio
É incomun, afinal se alguém realiza algum teste, especialmente estatístico, que é o que eu acredito que a empresa trabalha, tem o prazer de mostrar como foi feito, para melhor embasar seu parecer.
O que não acontece com a empresa Zenit.
Na verdade um parecer é feito através de uma reunião do [GM] responsável, com apenas os representantes das classes.
O que pode ser acompanhado via YouTube ou Discord.
No entanto é algo fechado e muita das vezes resumido.
O próprio [GM]Majoris em reunião com os representantes da comunidade das arqueiras, não foi tão esclarecedor, transparecendo uma imagem ruim para a empresa, de que há despreparo, incompetência, etc. O que vocês poderam perceber, tudo isso por falta de JUSTIFICATIVAS, EMBASAMENTO!
É isso que eu busco com esse post.
Exemplo: Na 6º Parte do balanceamento ocorrido no dia 30/04, houve diversas alterações em múltiplas classes.
Para a Arqueira, que seria o protagonista principal dessa atualização, houve alguns adicionais, que pode-se considerar mínimos. Vamos citar.
Mestra do Tiro = +20% de Poder de Ataque adicional do Arco.
Maestria da esquiva = 2% de evade.
Força da Natureza =+ 8% de Poder de Ataque adicional
Tiro Roop = -10% Dano adicional
No geral são ajustes bem inrrelevantes, não mudará de forma drástica a realidade das arqueiras, basicamente manteve.
Não que necessite ser toda essa mudança, que seja um aumento brusco, são balanceamentos, mesmo que mude 1%.
Assim como houve um nerf na velocidade de execução e dellay da habilidade Piercing DIvino do Cavaleiro.
Essa atualização sim, haverá uma mudança significativa na realidade dessa classe
No geral, foi colocado esses pontos, mas não foi JUSTIFICADO!
POR QUÊ? BASEADO EM QUÊ? COMO FOI FEITO ESSES TESTES? OS CLIENTES?JOGADORES NÃO PODEM SABER? POR QUÊ?
A falta de justificativas das atualizações, gera um desconforto com a comunidade, pois cada um tem visão do seu personagem, falta ESTABELECER UM PADRÃO!
Exemplo de resposta que eu espero: Foi diminuído a velocidade e execução e dellay da habilidade Piercing Divido no Cavaleiro e feito pequenos ajustes no sistema de ataque da Arqueira, pensando em que os dois personagens consigam derrotar um Boss Greddy no mesmo período de tempo, levando em consideração todas as suas individualidades, como taxa de ataque, abs, velocidade de execução, dano, buffs, itens Shop, etc.
Foi trabalhado que a Arqueira consiga abater um monstro do mapa Abysmo do Mar, no mesmo intervalo de tempo que o Cavaleiro, levando em consideração sua jogabilidade.
Foi estabelecido um dano considerado balanceado entre a Arqueira e o Cavaleiro, no PvP segundo uma análise estatística, considerando média aritmética e os 2 maiores desvios padrões, em todas as faixas de níveis, desde o nível 80 até o 170.
Essas justificativas, seriam compartilhadas entre a comunidade e não haveria opiniões baseadas em emipirismo, em achismos.
E o jogo encaminharia para uma perspectiva de balanceamento propriamente dito, transparente começando pelas classes Arqueira e Cavaleiro.
Caso não tenha sido feito uma análise acurada, caso tenha sido contratado uma equipe para fazer os testes, seja da Masagnsoft, ou de qualquer outra instituição, caso tenha sido feito exclusivamente com os [GM]s.
A empresa poderia estar fazendo um processo seletivo para analistas do jogo, tem muitos jogadores que beiram o profissionalismo em análise.
Poderiam estabelecer jogadores com o título de experientes, não só no fórum, onde com 100 publicações com qualquer conteúdo ganha o título, mas no jogo ou no site.
Existem vários jogadores que conhecem de sistemas de informação, computação, estatística e experiências com outros jogos que adorariam contribuir e vocês poderiam estar estimulando esse processo.
Jogadores experientes como Ishyba sirZETTO Naja e outros que não utilizam o fórum.
FeedBacks e análises profissionais do jogo, o jogador poderia receber itens shops de premiação, assim como é exposto os jogadores punidos, os jogadores que contribuem poderiam receber algum tipo de mérito.
Seja itens shop, seja títulos.
Alguns jogos desenvolvidos para PS4, XBoX, desenvolvidos pela Sony, etc..
Antes de serem lançados no mercado, eles são testados por jogadores profissionais credenciados, onde após toda uma análise, é feita uma exposição, como treiller do jogo, ai após tudo estar de fato proto, é disponibilizado para o mundo.
No Priston as atualizações vem, as vezes com prévio aviso ou não, como foi o caso dos Pikes hoje. São lançados para todos, onde corriqueiramente vem com bugs, vem com desvantagens, que poderiam ser facilmente trabalhadas por uma equipe de jogadores experientes em conjunto com os [GM]s
Esse é o meu parecer para a empresa e eu gostaria de um parecer dos [GM]s
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