Anúncio

Recolher
No announcement yet.

Balanceamentos: Onde estão as Justificativas?

Recolher
X
  • Filtrar
  • Hora
  • Exibir
Limpar Tudo
novos posts

  • Balanceamentos: Onde estão as Justificativas?

    [GM]Cepheus [GM]Andromeda [GM]Aquarius [GM]Deimos [GM]Majoris [GM]Phoenix

    Boa tarde, a Zenit tem trabalhado de forma bem ampliada no processo de balanceamento, com uma proposta individualizada de classes, colhendo feedbacks, estabelecendo contato com grupo de representantes das classes.

    As atualizações vem, há mudanças no bônus de dano, buffs, velocidade de execução das habilidades e uma série de atualizações.

    A empresa informa que são feitos testes, reuniões, tudo bem pensado, acredito que sim.

    em resposta ao jogador corintiano a [GM]Titania, a mesma esclarece que os GMs acompanham esses testes.

    Testamos tanto que eu mesma discordo de muito do que você diz sobre a Arqueira por experiência própria com o processo
    O objetivo também é esclarecido pela mesma

    A essência de cada classe será preservada e enaltecida durante este processo, e o objetivo final é o equilíbrio
    No entanto, os posts do resultado do balanceamento, após as atualizações, não nos traz as justificativas dos pontos trabalhados.
    É incomun, afinal se alguém realiza algum teste, especialmente estatístico, que é o que eu acredito que a empresa trabalha, tem o prazer de mostrar como foi feito, para melhor embasar seu parecer.

    O que não acontece com a empresa Zenit.

    Na verdade um parecer é feito através de uma reunião do [GM] responsável, com apenas os representantes das classes.
    O que pode ser acompanhado via YouTube ou Discord.
    No entanto é algo fechado e muita das vezes resumido.

    O próprio [GM]Majoris em reunião com os representantes da comunidade das arqueiras, não foi tão esclarecedor, transparecendo uma imagem ruim para a empresa, de que há despreparo, incompetência, etc. O que vocês poderam perceber, tudo isso por falta de JUSTIFICATIVAS, EMBASAMENTO!

    É isso que eu busco com esse post.

    Exemplo: Na 6º Parte do balanceamento ocorrido no dia 30/04, houve diversas alterações em múltiplas classes.
    Para a Arqueira, que seria o protagonista principal dessa atualização, houve alguns adicionais, que pode-se considerar mínimos. Vamos citar.

    Mestra do Tiro = +20% de Poder de Ataque adicional do Arco.
    Maestria da esquiva = 2% de evade.
    Força da Natureza =+ 8% de Poder de Ataque adicional
    Tiro Roop = -10% Dano adicional

    No geral são ajustes bem inrrelevantes, não mudará de forma drástica a realidade das arqueiras, basicamente manteve.
    Não que necessite ser toda essa mudança, que seja um aumento brusco, são balanceamentos, mesmo que mude 1%.

    Assim como houve um nerf na velocidade de execução e dellay da habilidade Piercing DIvino do Cavaleiro.
    Essa atualização sim, haverá uma mudança significativa na realidade dessa classe

    No geral, foi colocado esses pontos, mas não foi JUSTIFICADO!

    POR QUÊ? BASEADO EM QUÊ? COMO FOI FEITO ESSES TESTES? OS CLIENTES?JOGADORES NÃO PODEM SABER? POR QUÊ?

    A falta de justificativas das atualizações, gera um desconforto com a comunidade, pois cada um tem visão do seu personagem, falta ESTABELECER UM PADRÃO!

    Exemplo de resposta que eu espero: Foi diminuído a velocidade e execução e dellay da habilidade Piercing Divido no Cavaleiro e feito pequenos ajustes no sistema de ataque da Arqueira, pensando em que os dois personagens consigam derrotar um Boss Greddy no mesmo período de tempo, levando em consideração todas as suas individualidades, como taxa de ataque, abs, velocidade de execução, dano, buffs, itens Shop, etc.
    Foi trabalhado que a Arqueira consiga abater um monstro do mapa Abysmo do Mar, no mesmo intervalo de tempo que o Cavaleiro, levando em consideração sua jogabilidade.
    Foi estabelecido um dano considerado balanceado entre a Arqueira e o Cavaleiro, no PvP segundo uma análise estatística, considerando média aritmética e os 2 maiores desvios padrões, em todas as faixas de níveis, desde o nível 80 até o 170.

    Essas justificativas, seriam compartilhadas entre a comunidade e não haveria opiniões baseadas em emipirismo, em achismos.
    E o jogo encaminharia para uma perspectiva de balanceamento propriamente dito, transparente começando pelas classes Arqueira e Cavaleiro.

    Caso não tenha sido feito uma análise acurada, caso tenha sido contratado uma equipe para fazer os testes, seja da Masagnsoft, ou de qualquer outra instituição, caso tenha sido feito exclusivamente com os [GM]s.
    A empresa poderia estar fazendo um processo seletivo para analistas do jogo, tem muitos jogadores que beiram o profissionalismo em análise.
    Poderiam estabelecer jogadores com o título de experientes, não só no fórum, onde com 100 publicações com qualquer conteúdo ganha o título, mas no jogo ou no site.
    Existem vários jogadores que conhecem de sistemas de informação, computação, estatística e experiências com outros jogos que adorariam contribuir e vocês poderiam estar estimulando esse processo.
    Jogadores experientes como Ishyba sirZETTO Naja e outros que não utilizam o fórum.
    FeedBacks e análises profissionais do jogo, o jogador poderia receber itens shops de premiação, assim como é exposto os jogadores punidos, os jogadores que contribuem poderiam receber algum tipo de mérito.
    Seja itens shop, seja títulos.

    Alguns jogos desenvolvidos para PS4, XBoX, desenvolvidos pela Sony, etc..
    Antes de serem lançados no mercado, eles são testados por jogadores profissionais credenciados, onde após toda uma análise, é feita uma exposição, como treiller do jogo, ai após tudo estar de fato proto, é disponibilizado para o mundo.

    No Priston as atualizações vem, as vezes com prévio aviso ou não, como foi o caso dos Pikes hoje. São lançados para todos, onde corriqueiramente vem com bugs, vem com desvantagens, que poderiam ser facilmente trabalhadas por uma equipe de jogadores experientes em conjunto com os [GM]s

    Esse é o meu parecer para a empresa e eu gostaria de um parecer dos [GM]s

  • #2
    Pega um Martelo(Mêcanico) e tenta destruir um tanque de guerra, o Martelo vai conseguir pelo menos amassar a lataria do tanque, agora pega um Arco e Flecha(Arqueira) e tenta fazer o mesmo, Boa sorte.
    Já disse diversas vezes aqui nesse fórum, e vou continuar repetindo, comparar melee com ranged é muita ignorância.

    Comentar


    • Ian Brito Vilhena
      Editando um comentário
      Essa é sua Justificativa?
      Uau fiquei impressionado com sua comparação!
      Incrível
      Legal que você leva em consideração vários fatores né?
      O tanque, o martelo, o arco, eu...

      Senhor, entenda, comparações são feitas com análise estatística, não com achismos!

      Agora você usa um martelo e bate no tanque legal, e se na sua flecha saia um trovão, qual sairá um maior estrago?
      Reflita... Essa sua comparação com base em empirismo é totalmente distante do que se espera para um MMORPG

    • MrRaiYou
      MrRaiYou comentou
      Editando um comentário
      Reflitir O Q U E ? ? Meu deus digo eu, fiz uma analogia super simples de se entender, mas ainda sim ta difícil.
      Entre um golpe de 3 hits com 1 quarto explosivo, e 2 flecha que solta raio, obviamente o primeiro iria ganhar em dano em qualquer hipótese, concordo que não da pra ficar fazendo analogias pífias deste modo, mas convenhamos, digamos que a arqueira tivesse defesa evade dano range tudo bom, me responda, qual seria o sentido de escolher qualquer outra classe sem ser a arqueira? Já que ela é boa pra tudo, parece meio desperdício de potencial pegar outra classe não é? DIVERSIDADE, é isso que está acontecendo, a Arqueira tem seus trunfos, porém ela não pode ser perfeita, precisa existir um equilíbrio entre as classes um "BALANCEAMENTO".
      Priston Tale apesar de ser um jogo online, até onde eu lembro uma de suas qualidades era o "realismo", e outra, em nenhum universo nem mesmo imaginários como em alguns HQs por exemplo, o Arqueiro Verde bateria de frente com o Super Man. A não ser no universo de Injustice(Jogo), mas jogo de luta não conta.

    • Ian Brito Vilhena
      Editando um comentário
      Cara o que é visão de balanceamento para você?
      É o mago matar apenas em área?
      É a Sacer apenas Curar?
      É os Melee matar
      É as range ser mais ou menos?

      Cara entenda, não queremos um dano igual, acertar um Lateral de arco.
      E sim que todos os atributos envolvidos no dano, sejam correlacionados para que ao mesmo período de tempo o façam!
      Essa é a ideia de balanceamento.
      Qual é?
      O cavaleiro com uma espada, ele tem uma habilidade com 7HITS, e com sua fórmula de dano, com um crítico maior, ele atinge o monstro e o mata em 10 segundos por exemplo, no entanto sua taxa de ataque não é tão conveniente, ou seja, ele erra.

      A arqueira tem uma habilidade com 2HITS, independente se e raio, água, espírito, já que você gosta de fazer essas comparações "realistas"
      Seu triunfo é a taxa de ataque, ou seja, já que ela praticamente não erra nenhum hit (mas erra, normal) o crítico e o dano devem ser adequados para que ela acertando todos os hits, consiga matar o monstro no mesmo tempo que o Cavaleiro com um DANO MAIOR, errando, consegue matar.

      Você entendeu agora?

      Essa é a ideia de balanceamento, essa é a ideia onde os dois, produzam bi no mesmo intervalo de tempo.

      Não queremos que ela use uma espada como flecha, mas que suas características individuais o façam valer o mesmo período de tempo especialmente no PvE.
      Como fazer isso? Com análise estatística.
      SImples.

      No entanto nesse post eu preconizo que esses testes são feitos, mas eu gostaria de saber a justificativa para esses adicionais, nerf e aumento.

  • #3
    Certeza de quem reclama, é ou porque não tem level, ou porque não tem itens e ACHA que um balanceamento vai resolver estes problemas.

    Um exemplo é a arqueira da @Riccaauu, está atualmente no Midranda, e está matando muito bem por sinal, ELA MORRE? É CLARO, porem mata bastante também, pois tem bastante level (157), possuí Arco Verus, anéis da copa, Luvas do Greedy.

    Quando ela está PVP sem buffs é tranquilo um X1 normal, porem quando está "BUFFADA", cara HIT que entra que pelo amor de Deus...

    Vcs estão reclamando de barriga cheia, bando de mal agradecidos.

    Comentar


    • Ian Brito Vilhena
      Editando um comentário
      Quem eu to vendo chorando aqui é você para o @Riccaau
      auhsausha Enxugue suas lágrimas

      Não to chorando nada aqui, saiba interpretar, não estou pedindo que aumentem isso ou aquilo, apenas justificativas com base nos testes realizados pela empresa.

      Ai me diga e a Sacerdotiza Patrícia? e o Xamã MrXamã, e Blood e a MestraAssassina? fazem esse mesmo estrago?
      Sabe o que é interessante? eles sofreram Balanceamentos...
      E ai?

      Em que a empresa se baseou nesses balanceamentos?

      É simples!
      Um parecer, uma justificativa, não é pedir muito não acha?

  • #4

    Comentar


    • VouTeMatei
      VouTeMatei comentou
      Editando um comentário
      Ainda vem mais m3rd4s nesse ventilados de esgoto, como podem observar no comentário, garanto que vão colocar 50% de bloqueio no machado...

    • Noturn
      Noturn comentou
      Editando um comentário
      Olha aí a confissão do ps! O cara é ps e sabia do nerfe do ks e ainda diz q vem mais! É isso q eles querem, dominar o servidor e monopolizar os dropes e boses! Qdo aparece um pra bater de frente eles nerfam o char, dão bloque, ameaçam etc. Parabéns Zenit! Jogo vai ficar massa só quando tiver quem vc quer nele!

  • #5
    Zenit se "consulta" com meia duzia de (não vou xingar com conta emprestada), para alterar coisas no game que não possuem relação com esses mesmos indivíduos, assim como eu, aconselho a quem não concorda com essa sacanagem, a parar de jogar e deixar a trup ficar com o jogo só pra eles, até jogar dominó está mais satisfatório que quando jogava priston.

    Comentar


    • Ian Brito Vilhena
      Editando um comentário
      Cara eles perdem bastante com essas ações, bastante mesmo.

    • Noturn
      Noturn comentou
      Editando um comentário
      Pq não reduzem a velocidade do fs, char que domina os boses? Pq não diminuem gelo das atas e ps? Pq não equilibram o dano nos boses ou que os itens caiam no mesmo tempo para jogadores que tiraram um determinado dano (exemplo mais de 20 ou 30%)? Pq não foi feito o ajuste do PD pra haver dano certo em pessoas de acordo com o lvl? Existe um grupo privilegiado onde a zenit prefere ficar próxima e assim se afastando dos outros jogadores!

    • Ian Brito Vilhena
      Editando um comentário
      Esperamos as justificativas da Empresa

  • #6
    O foco do Balanceamento de Classes sempre foi o equilíbrio. Isso sempre foi deixado claro.
    Há algum tempo realizamos o Balanceamento do Cavaleiro, e desde então temos monitorado seus resultados, assim como fazemos com as demais classes.
    Foi constatado, então, que a habilidade Piercing Divino realmente detinha animação e delays muito rápidos para uma skill de 7 hits com poder ofensivo bastante considerável, tendo outras habilidades que auxiliam na sua performance.
    A adequação disso teve muito cuidado em não tirar o brilho que o Cavaleiro tem, mas trazê-lo mais próximo ao equilíbrio legal que queremos conquistar no jogo.
    Em relação a testes, nenhum outro grupo de representantes testou algo antes de entrar no jogo. Sempre conversamos e trocamos ideias, e tínhamos em mente o posicionamento de vocês. Por isso tivemos tanto cuidado ao aplicar essa alteração.
    Aguardo o feedback prático de vocês quanto às implementações.

    Quanto ao segundo feedback, todas as classes estão sendo analisadas, não só a Arqueira, fique tranquilo! o
    [Resposta do GM em relação a reclamação do Líder dos Representantes dos Cavaleiros]

    Comentar


    • Ian Brito Vilhena
      Editando um comentário
      concordo muito até a parte do Equilíbrio.

      Mas infelizmente vocês descontaram problemas gerais do jogo mais uma vez no Kina. Se o PD na visão de vocês está desiquilibrado, porque não ajustar a defesa do jogo, os bosses, os itens shops, o pvp bugado, antes de dar um empurrãozinho com a barriga em alguma classe?

      Entrando dentro do equilíbrio, vocês equilibraram o nosso PD e criaram outro com o SM do pike? Já viram como está bem semelhante à aquilo que vocês tiraram da nossa skill? Ou também acham bem equilibrado classes com item de uma mão e escudo ter o mesmo dano de um Cavaleiro que usa duas mãos?

      Vocês falaram muito que não poderiam fazer nossas ideias para o GC na época do balanceamento porque iria retardar ao tempo, e o que foi isso feito no CL?

      Acho que como valorizam tanto o equilíbrio podemos agora então dar um UPGRADE que não foi feito na GC né?

      Vamos ser sensatos em 100% das ações, porque se tivesse isso, eu com certeza estaria defendendo e falando ao certo como sempre fiz.

      Foi muito bom tudo que fizeram nas outras classes, MAS NUNCA VOU CONCORDAR em resolver os problemas do jogo no Cavaleiro.

      Precisa-se de uma reunião urgente! É preciso mexer no PD? Que seja feito em harmonia, em transparência, em unidade, em parceria, como foi feito até então, por isso tinha sido o projeto que tinha dado certo.

      Acho justo o que deve ser justo! Se precisa de alteração que seja feita em conjunto e respeito!

      Não to aqui pra dizer que uma classe precisa de nerf ou não, se ficou bom ou não, mas pra dizer que não houve respeito e aguardo a reunião.
      [Resposta do Ragnar]

  • #7
    Eu quero acreditar que não, nerfaram o Cavaleiro porque a galera estava chorando, ai houve uma reunião entre os GMs e eles decidiram que iriam nerfar o PD, sem qualquer tipo de análise comparativa acurada, com as outras classes.

    Comentar


    • #8
      Postado originalmente por VouTeMatei Ver Post
      Zenit se "consulta" com meia duzia de (não vou xingar com conta emprestada), para alterar coisas no game que não possuem relação com esses mesmos indivíduos, assim como eu, aconselho a quem não concorda com essa sacanagem, a parar de jogar e deixar a trup ficar com o jogo só pra eles, até jogar dominó está mais satisfatório que quando jogava priston.
      Decepcionante esse balanceamento. Mas no fim, talvez seja bom.
      Vou gastar tudo que tenho no jogo, e quando se esgotar, vou dar preferência para o Servidor Brasileiro de Icarus Online.
      Será lançado no próximo mês, é uma empresa nova, mas tem profissionais de peso e com experiência no mercado de games.
      Prometeram não ser um jogo P2Win. E se de fato isso se confirmar, tem potencial para ser o melhor MMO aqui no Brasil.
      FIca a dica.



      Comentar


      • Yabi
        Yabi comentou
        Editando um comentário
        Jogo "novo". Não tem relação nenhuma com Priston.
        Chega de Priston, né?

      • lPadua
        lPadua comentou
        Editando um comentário
        Desculpa o balde dágua, mas esse server "novo" vai ser decepção igual o global... equipe é totalmente zoada, a distribuição dos acessos ao beta foram uma piada...
        Os premios* pra quem participar do beta, nem vou comentar...
        Enfim... nao dou 6 meses pra morrer igual ao outro...
        Fica a dica.

      • Yabi
        Yabi comentou
        Editando um comentário
        Pelo que vi do jogo, parece bem legal. Principalmente, o sistema de montarias. A exemplo, BPT está em decadência, e ainda não fechou.
        Com tudo que vem acontecendo, e o povo nem ai... O que importa, e não deixar de fazer XP. Se será um sucesso ou fracasso, só esperando para ver.

    • #9
      Postado originalmente por MrRaiYou Ver Post
      Pega um Martelo(Mêcanico) e tenta destruir um tanque de guerra, o Martelo vai conseguir pelo menos amassar a lataria do tanque, agora pega um Arco e Flecha(Arqueira) e tenta fazer o mesmo, Boa sorte.
      Já disse diversas vezes aqui nesse fórum, e vou continuar repetindo, comparar melee com ranged é muita ignorância.
      Se vc considerar que a Arqueira vai atacar o tanque de guerra diretamente, sim, concordo com você. Mas essa não é a função da Arqueira. Na sua analogia, a Arqueira procuraria pontos vulneráveis do tanque pra realizar os ataques precisos. A transposição dessa analogia para o jogo, seria, por exemplo, ataques críticos.

      Postado originalmente por JaOzinhooxD Ver Post
      Um exemplo é a arqueira da @Riccaauu, está atualmente no Midranda, e está matando muito bem por sinal, ELA MORRE? É CLARO, porem mata bastante também, pois tem bastante level (157), possuí Arco Verus, anéis da copa, Luvas do Greedy.
      Então a solução é se matar de jogar, gastar alguns milhares de reais pra comprar os melhores itens do jogo?

      Existem quantas Arqueiras 15x no jogo? Quantos chars possuem Aneis da Copa em todo o jogo? Você realmente quer pegar um char top server como parâmetro?

      O balanceamento deve ser pensado justamente pra grande maioria dos jogadores, não pras exceções.
      Calculadora de builds. Visite.

      Comentar


      • JaOzinhooxD
        JaOzinhooxD comentou
        Editando um comentário
        Tudo bem Ishyba, o jogo é PAY 2 WIN, TODOS sabem disso.

        Se o balanceamento for pensado para "TODOS" do jogo, como ficarão estas "exceções" que gastaram muito? IMORTAIS? DEUSES?

        Como já disse, o problema do SEU CHAR não se resolve com balanceamento, e sim com INVESTIMENTO, o jogo é assim, aceitem!!!!!

      • Ian Brito Vilhena
        Editando um comentário
        Senhor a solução para o char é análise acurada baseada em um balanceamento preciso, não em um balanceamento onde a arqueira para matar necessita estar full buff, full itens para matar.
        Em comparação com as outras classes não está balanceado isso é fato, até os mais expert com outros chars corroboram com isso.

        No entanto uma parcela muito grande do jogo se baseia em observações minimalistas, "Fulano matou tal fulano, fulano isso fulano aquilo,"
        Quer dizer a sua ideia de balanceamento é o simples fato de você vê o Ricaau matando alguém?
        Por favor não me faça rir.

    • #10
      Pra mim, melhorou muito a arqueira, meu Deus "do que era antes": Os pontos mais relevantes foram:
      Ganhar uma boa skill de area: Ja vi o desempenho numa party da Armadilha Espiral e achei otima.
      Ganhar o 30% no FON para poder e taxa de ataque: Imagina ganhar 30% mais de quase 3k de taxa de ataque dela.. e supondo que uma arq tem 700-800 de poder isso passar a ser : 910-1040 sem forces.
      Ganhar o 100% no ataque da arma: Até agora so cavaleiro tinha esse beneficio.
      Ganhar 40% de Evade

      Mas é certo o melhor desempenho do char tem os high level da classe, varios EPs, e full shops, ta dificil derrubar uma 14x 15x.
      Como disse o Ishyba não é a solução mas é a realidade, sem os melhores itens qualquer char balanceado que seja seria RUIM. Lembre-se que o jogo é um Pay to win, assim evoluiu.
      voce seria loco se ta 14x15x e vai upar sem shops, quase o 95% nesse lvl taca shop de ataques e defesas. Porque os MOB estão mais poderosos qu as propias habilidades dos personagens e aqueles shps suportam o UP confortavel.

      Agora so to esperando o Balanceamento da Atalanta que precisa URGENTE ajeitarem suas skills de AREA. melhorem a Talaria pra quem nao tem botinha de boss, e quiza melhorem o dano do MEDO mas nao nerfem o critico dela que é a unico bom dela até o momento.

      Não vo comparar AS com com melees, sem mais....
      Jogador do Priston Tale Brasil desde 2005.
      Defensor da jogabilidade do priston
      Crítico de builds e experiente em todos os personagens

      Comentar


      • Ian Brito Vilhena
        Editando um comentário
        Senhor, deixa eu frisar alguns pontos para você, como jogador experiente você vai entender perfeitamente.
        Primeiro, embora a taxa de ataque atual da arqueira seja praticamente o triplo de uma classe melee, isso não se faz tão efetivo, a taxa de erro continua a mesma, melhor claro que as classes melee, mas a diferença não é gritante, posso fazer uma análise estatística para você se quiser.
        Ou seja, embora toda essa taxa de ataque, ela não compensa com o dano mediano vivido pelass as arqueiras, os jogadores gostam de se fazerem de cegos sério. Teve o evento da dungeon, onde ali foi uma oportunidade para se analisar os potenciais das classes individualmente.
        O que aconteceu? Cavaleiro e Lutador tiveram o melhor desempenho, Pike e MS chegavam perto, e só depois chegavam as arqueiras e Atalantas. Isso considerando o tempo de relog, eu acompanhei várias faixas de níveis. Antes o Boss era quase que inevitável para Cavaleiro e Lutador, no entanto houve um nerf no Cavaleiro e Lutador despontou agora, mas ainda tem nova formulação do drop de booses, enfim.
        Resumindo, a bruta taxa de ataque não se faz efetiva a ponto de que venha suprir o dano mediano, ou seja, o cavaleiro (Classe mais recém balanceada) consegue matar bem mais rápido que as arqueiras, isso é fato, pensando em PvE.
        O PvP do priston sempre foi muito ridículo, hoje o PvP da arqueira se resume em valor, sem valor não mata, simples assim.
        Uma arqueira solando 1-1 sem valor, jamais vai chegar no tempo de relog de um Cavaleiro.
        Você consegue entender isso?
        Embora você considere números do poder de ataque, seja 2k-3k-4k, isso não é um parâmetro fiel, pois as classes tem fórmulas de poder de ataque diferentes, adicionais de buffs, e habilidades diferentes, enquanto o Cavaleiro 13x bem equipado alcança 3-5k de poder de ataque com buffs próprios, a Atalanta tem 2k, porém o PD tem adicional de dano de 145%, e o Medo da atalanta tem 295%, você consegue entender que o valor mesmo que diferente não pode ser analisado isoladamente?
        Levando em consideração vários fatores, como taxa, crítico, velocidade de execução, poder de ataque, bônus de poder de ataque da habilidade, Passivas.
        Nessa perspectiva nos podemos observar que a Zenit não tem padrão, simples assim, isso ficou claro com o nerf no cavaleiro.
        Por isso necessitamos de transparência no processo de balanceamento e necessitamos de justificativas pautadas em análise estatistica, não em meros achismos.

    • #11
      JaOzinhooxD e sirZETTO

      Não sei se meu ponto ficou claro.

      A questão não é que um char balanceado sem item shop vá competir com um full cash. Seria muita inocência de qualquer um aqui imaginar isso. A questão é que um char balanceado sem item shop deve conseguir competir com outro char balanceado também sem item shop; que um char full cash deve conseguir competir com outro char full cash. Nesse sentido, usar o argumento de que fulano 15x full cash consegue matar no PvP não serve de nada. Basta fulano 15x full cash pegar outro 15x full cash overpower, que fulano não vai fazer nada, afinal fulano é desbalanceado. Ou seja, um char desbalanceado sempre vai ter desvantagem perante um char overpower já que ambos conseguem usar os melhores itens.

      E quando digo competir, não me refiro a todo mundo tankar igual, matar igual, ou fazer a mesma XP/hr. Eu sempre bati na tecla de que os personagens devem possuir características e funções in-game distintas. E esses balanceamentos vão na contramão disso.

      Eu não acho esses balanceamentos necessariamente ruins, já que de modo geral os personagens estão melhores que antes. Só acho que esses balanceamentos não são balanceamentos.
      Calculadora de builds. Visite.

      Comentar


      • JaOzinhooxD
        JaOzinhooxD comentou
        Editando um comentário
        ISHYBA, concordo plenamente com você, e sim, entendi seu ponto de vista.

        Reconheço que seu conhecimento neste jogo é muito maior que o meu, mas quando quero comparar chars de level alto, full cash, é porque esta é a realidade que todos os leveis altos se deparam no ALFA (Ambiente criado pela ZENIT).

        Não sei se acompanha o jogo, mas a 2 semanas, estamos em guerra no servidor Midranda, com migração de clans grandes que vieram só pra tretar, onde todos que ousam pisar no alfa, são bem equipados e nunca estão sem full buff e full cash, neste momento percebemos os chars que realmente são overpowers e os desbalanceados. E NESTE AMBIENTE, que a zenit deve trabalhar, pois é ali que é o maior ganho ou perda delas, são nestas tretas que a pessoa percebe que todo investimento que ela fez, não serve para merd# nenhuma, pois morre para 1 skill.

        Por isso digo que a zenit deve sim olhar o full site e full cash, pois é o char levado ao limite, que não pode chegar matando todos que TAMBÉM estão full site e full buff.

        Estamos quase completando 10 meses de balanceamento das arqueiras, e se quer houve um agradecimento, mais 09 classes estão à espera, e elas não "finalizam" o delas.

      • Ishyba
        Ishyba comentou
        Editando um comentário
        Postado originalmente por JaOzinhooxD Ver Post
        E NESTE AMBIENTE, que a zenit deve trabalhar, pois é ali que é o maior ganho ou perda delas, são nestas tretas que a pessoa percebe que todo investimento que ela fez, não serve para merd# nenhuma, pois morre para 1 skill.
        Então, é exatamente aí que eu discordo. Um personagem full cash não está no seu estado natural. Qualquer tipo melhoria que os chars ganhem nos balanceamentos é irrelevante perante aos adicionais dos itens shop.

        Veja, 100% de Mestra do Tiro adiciona 172~194 pra Arqueira (supondo um arco 140 +20). Comparado aos adicionais de item shop, isso nem faz tanta diferença. A ABS de um char level alto bate quanto? 400? 500? O adicional da Mestra não passa nem pela ABS do oponente.

        Eu entendo perfeitamente que pra um char 14x+, o normal é upar full cash. Cada BC deve custar uns 100~200 R$ por char. Mesmo assim, a realidade da maioria dos jogadores não é essa. Não dá pra culpar um jogador casual de seu char ser desbalanceado com um "você tem que jogar full cash pra ser competitivo". Talvez o cara simplesmente não queira jogar competitivamente.

        Priston não era pra ser diversão?

      • Ian Brito Vilhena
        Editando um comentário
        Eu acredito cara, que os personagens se balanceados em sua forma natural e excluir os adicionais em buffs para PvP, ou reduzir, já será algo encaminhado para o que deveria ser um balanceamento.
        Enquanto não houver padrões de referência, enquanto não houver transparência das análises de balanceamento, sempre será assim, ajustes paliativos que muitas das vezes nerfam um personagem como um todo, ou deixam um personagem muito aquém da realidade vivida pelos sistemas defensivos do jogo, uma realidade é o que aconteceu com o Pike, notávelmente ele está agora muito superior em conjunto do que as outras classes, com buffs então....
        Sem padrão cara vai ser assim, ajustam-nerfam-ajustam-nerfam
        É esse o caminho que fizeram com o Cavaleiro, logo chegará no PS.
        Falta firmeza

    • #12
      O que você entende por "justificativas", Ian Brito Vilhena , eu entendi na verdade como "achismo". Os seus exemplos carregaram situações parciais, e talvez tenha sido o uso deles, me confundindo. Mas soaram como visões unilaterais considerando cenários bem específicos, como se somente eles, fossem suficientes para nos dar direções do que deve ou não ser feito, do que precisa ou não ser feito.

      Nossas análises não são resumidas de uma forma tão simplória. Os tópicos que fazem referência ao Balanceamento de Classes, são técnicos, específicos ao que foi feito, e não às razões para que tenham sido feitos. Não são tópicos de bate-papo, mas changelogs que abordam, com tecnicidade, as modificações que foram trazidas às classes de personagens. E ao fazer isso, não estamos ocultando dados ou nos recusando a dar maiores explicações. Estamos, somente, separando nossa linha de comunicação. Ficaria até massante, misturar tudo. Para vocês, que jogam, pode ser uma ideia super bacana, publicar tudo junto, de uma vez. Para quem está começando agora, para quem está voltando a jogar, para quem não sabe os cenários atuais, ficaria inviável separar o que trouxemos, dos feedbacks pessoais que temos à agregar com o que foi feito. Você consegue compreender os nossos pontos?

      Não nos negamos a entender o que vocês ainda esperam, seja do Balanceamento, seja de explicações que ainda carecem de mais dados. O faremos, mas não, em um tópico destinado a conceder, somente, informações técnicas sobre o que foi feito (e não porque foi feito).

      Nossas análises, como expliquei um pouco acima, não consistem em visões superficiais. O Ishyba e o JaOzinhooxD , inclusive, mencionaram alguns cenários, com personagens "full buff", "full investimento", "full tudo", e, sim, essas situações são analisadas, com personagens com níveis extremos, e com personagens de níveis baixos e medianos, assim como analisamos, também, as situações inversas: personagens utilizando equipamentos limpos, Aging baixo, Aging mediano, sem uso de itens do Priston Shop, com uso dos itens mais básicos, com itens de uma quantidade razoável. Nas performances PvE e PvP.

      Vi, nos debates, que o maior anseio é que os personagens tenham bom desenvolvimento contando unicamente com as skills que dispõe. Foi usado, no exemplo, comparação com o Cavaleiro, que pode se buffar e ter desempenho "x", e que uma Arqueira, com os mesmos recursos, não teria capacidade de obter as mesmas experiências.

      Nos dois cenários, imagino que a performance individual, considerando somente os buffs da própria classe, estão sendo imaginadas com o buff de uma terceira. Certo? Falo do HP Virtual, que é um recurso de peso, e que define muitos dos bons desempenhos. Ainda que vendido no Priston Shop, e vendido justamente pelo potencial que agrega, é skill de outro personagem. Não vejo por qual razão, HP Virtual é uma justificativa plausível, e Valor Sagrado não.

      Não me entendam errado, não quero dizer que a Arqueira é obrigada a ter Valor Sagrado para ter destaque. De forma alguma. Estou dizendo, apenas, que são recursos que ajudam a classe a se desempenhar melhor.

      O Cavaleiro sempre contará com esse buff, é inerente da classe. Assim como, sendo meele e com atributos diferentes das demais classes do jogo, tem seus desempenhos pessoais com pontos altos e baixos, como todas as outras. Nenhuma classe, é igual à outra. Nenhuma classe, fará "x" de experiência ou terá "x" de dano, espelhado e copiado de outra. Cada uma, tem suas características. É essencial que isso esteja claro, para que entendam o que cada uma pode somar à outra, e também o que cada uma pode fazer isolada das demais.

      Então, nossas análises são baseadas em cenários distintos, com níveis distintos de Arqueiras, com ou sem Aging, com ou sem itens do Priston Shop. E é claro que, de uma maneira natural, "quanto mais, melhor". É claro, que a Arqueira Level 160, terá um desempenho muito mais eficaz que a Arqueira de Level 140. Ninguém chegou no topo para não ter um dano diferencial.

      Nas avaliações realizadas, tentamos obter valores condizentes, e na prática, acompanhando até mesmo as lives realizadas pelos jogadores da classe, vide SacoDeFlexa e Naja , temos observado que os objetivos estão sendo alcançados.

      Faltam coisas? Ah, sim. Faltam sim! O SacoDeFlexa trouxe sugestões ótimas, compartilhadas no Discord, e que compartilhei, também, em outro tópico que respondi ontem, aqui no Fórum. Mas o que foi feito não foi um descaso. Na verdade, parece que parte do que fizemos, não foi sequer entendido. Como nesse trecho:

      IAN BRITO VILHENA - 30/04/2019, 14:13
      (...)
      Tiro Roop = -10% Dano adicional
      Não houve redução no dano.
      Na verdade, o dano informado na habilidade Trovão Roop não estava funcionando de forma efetiva na prática. Conseguimos constatar graças aos mesmos testes que você desdenha, e através deles, chegamos nos valores reais, analisamos como se comportavam, e aplicamos otimizações, com aumento no dano real. A informação, reduzindo, foi somente visual. Se o texto não servir para compreender, o dano real da Arqueira, aumentado, poderá trazer luz às dúvidas que ainda assolam o que foi feito.

      Nós não trabalhamos para que as etapas individuais do Balanceamento de Classes fossem maiores que as anteriores. Em trazer mais conteúdos para cada etapa, de forma isolada. Mas, no coletivo. Que todas as etapas, juntas, sejam significativas e façam a Arqueira ter um dano satisfatório, elevado, ao passo em que não é tão capaz de defender hits desferidos contra ela. Pode, sim, modificar suas builds para utilizar armaduras mais potentes, mas para fazê-lo, abdicará de um pouco de poder de ataque. São linhas tênues, trabalhadas com carinho, e especialmente, definidas pela desenvolvedora do jogo, que é a voz final em todas as etapas e projetos envolvidos para o Balanceamento de Classes. É a desenvolvedora que nos ouve, é a desenvolvedora que julga algo plausível ou impertinente. É ela, quem trabalha nas modificações de cada classe, e é ela, quem nos envia um patch para testes sempre que nos ouve e responde com o que acha que deve ser feito, baseado nos retornos que damos. Respondemos com as nossas colocações, com os nossos pedidos, e o resultado da nossa conversa, dos nossos testes, das nossas constatações, são refletidos nas etapas que disponibilizamos para vocês.

      Você diz que o [GM]Majoris não foi esclarecedor, e ao dizer isso, não entendemos que há incompetência da empresa, mas incompreensão do papel dos Game Masters, frente às reuniões realizadas. Não somos a desenvolvedora do jogo, mas publicadora do Priston Tale. Não realizamos as modificações, mas trabalhamos muito para que aconteçam. Antes de analisar cenários e contextos, e solicitar alterações com base exclusiva no que nós pensamos que é o melhor, preferimos ter maior proximidade com a comunidade de jogadores, e acolher, também, o que vocês entendem que é melhor às classes de vocês. Quem melhor para nos dizer, que vocês, que jogam, vivem e experienciam aventuras com as classes todos os dias? Não é despreparo, mas preocupação. Queremos ouvi-los, e queremos atendê-los, dentro da realidade e do que é possível. Inclusive, por isso, as etapas finalizadas não acabam por ali. Sempre haverá maneiras de continuar melhorando. O jogo evolui constantemente, e os personagens seguirão a vibe. Vamos melhorando os nossos serviços com essa evolução.

      Você também fala que as reuniões são fechadas para poucas pessoas, mas, na verdade, os canais destinados aos balanceamentos de classes são abertos e podem ser acompanhados em tempo real pela comunidade, assim como as conferências por voz também, quando realizadas. As conferências são realizadas com os jogadores que representam toda a comunidade que joga com a classe. Por isso, é importante definir representantes que trarão feedbacks espelhados nos anseios de todos. Os mais experientes e mais aproximados ao que vocês estão desejando de melhorias e otimizações. Tenho, para mim, um carinho grande pelos representantes das Arqueiras, e acho que transmitem bem o desejo que vejo em todos os outros comentários, fora do Discord. Mas, é claro, que sempre haverá alguém com pensamentos diferentes. E coerentes! Não é por ser diferente, que faltará com coerência. Embora as conferências sejam restritas à fala dos representantes selecionados no Discord, as opiniões de todos podem, e devem, ser compartilhadas em nossas mídias de comunicação. Hoje, temos o Fórum, que possibilita uma gama de possibilidades. A Central de Suporte Online, atendida por profissionais que atuam nos processos de Balanceamentos, e o Facebook, atendido com o carinho que a equipe de marketing nunca negou dispensar.

      O grupo de representantes do Discord não foi selecionado por afinidade ou nível dos personagens. Mas por indicação dos representantes de clãs, por indicação da comunidade e pela própria equipe da Zenit Games, com base nas contribuições observadas de cada um. O Ishyba foi convidado para fazer parte do time, mas respondeu as mensagens do [GM]Cepheus informando não ter disponibilidade, e, portanto, não foi incluso no grupo. Foi uma perda enorme ao grupo de balanceamento do Discord! Mas não à comunidade, Zenit ou ao Priston Tale, já que os feedbacks dele continuam sendo importantíssimos, e lidos pelo Fórum com a mesma dedicação que seriam lidos caso compartilhados pelo Discord.

      Também é parte dos processos seguintes, continuar analisando as habilidades de forma individual e coletiva, entender seus efeitos no decorrer do jogo, e modificá-las se houver necessidade. Foi o que ocorreu com o Piercing Divino, que continua sendo analisado, sob um olhar mais criterioso. Não somente com feedbacks, já que esses, temos os mais distintos. Mas na prática, na vivência de cada Cavaleiro, e de cada classe que se opõe.

      Você menciona, também, a forma como outros jogos desenvolvem novas funções. E, em nenhum deles, vejo essa interação que buscamos com vocês. Cada empresa trabalha de uma forma. Eu prefiro ouvir a comunidade toda, ter essa proximidade pelas mídias de comunicação do Priston Tale, e saber, por vocês, quais são os conteúdos e atualizações que vocês estão esperando.

      Trabalharemos para trazê-los. E haja acerto, haja erro, vamos trabalhar todos os dias para continuar avançando.

      Comentar


      • Ian Brito Vilhena
        Editando um comentário
        Eu entendo completamente

        Entendo as limitações da empresa, mas como você disse que analisam de várias formas, de vários ângulos.

        Por que não divulgar os resultados em dados e justificativas?

        Porque esses post's que você chama de changelogs, são uma forma de notificação apenas, não de esclarecimento entende?

        O Priston Tale é um MMORPG e carece de muitos dados e muitas informações, para jogadores mais experientes, esses dados são muito importantes.
        Ok, mantenham os chancgelogs, mas porque não criar uma cultura de notas técnicas no fórum oficial, para os jogadores que se interessam sobre ajustes nas suas classes.
        Pode parecer frescura, parecer implicância, mas é muito investimento em um jogo que ele tem um ambiente de incerteza.
        entende?
        Não estamos falando de 10 reais nem 20, você sabe que um jogador 13x+ já começa a investir pesado para se manter no jogo.

        Entendo a questão do complemento dos buffs, realmente eu estou com uma análise que trabalha com as classes com buffs de outras classes e o desempenho foi se mantendo em um limiar de balanceamento com pequenos detalhes, logo logo postarei.

        Agradeço sinceramente pela atenção!

      • [GM]Piscis
        [GM]Piscis comentou
        Editando um comentário
        Entendo o que espera, Ian Brito Vilhena, mas nós temos a premissa de realizar os mais diferentes testes (o que incute no tempo entre uma etapa do Balanceamento de Classes e outra, já que nada é implementado sem que seja testado antes), e disponibilizar, apenas, quando julgamos que os resultados estão satisfatórios. E é claro que podemos errar. O que julgamos como satisfatório, pode não ser satisfatório para você. Ou pode ter um dano grande demais, vide os reportes que fizeram no Balanceamento do Cavaleiro, ou pode ter um dano baixo demais, vide os reportes que fizeram no Balanceamento do Xamã. São situações previstas, na verdade, já que as classes estão em constante evolução, e o jogo precisa acompanhar o ritmo da comunidade. Não disponibilizar dados específicos, como estes, não é uma forma de ocultar informações. Não trabalhamos com informações "ocultas", na verdade. É uma forma de informar, para vocês, que na nossa concepção, os cenários estão ideais. Quem discordar, tem total liberdade de nos procurar e falar. E vamos, juntos, analisar os prós e contras, a razão para esse entendimento, e o que é possível ser feito, se for necessário fazer algo. Você entende porque valorizamos a comunicação com a comunidade, e a participação de vocês em cada projeto? Porque nos preocupamos com a opinião de vocês e a forma como vocês idealizam os bons resultados. Do contrário, não acompanharíamos ou responderíamos os canais habilitados de comunicação, para que pudéssemos ter retornos ágeis pós-balanceamento (e pré-balanceamento também!). Dessa forma, construímos com vocês as melhorias tão esperadas do BPT! =)
    Carregando...
    X