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Saúde do jogo [sug/climb]

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  • Saúde do jogo [sug/climb]

    Fala galera beleza?

    Sou um player antigo (2004-2005), e já voltei, parei, voltei, várias vezes a jogar esse amado jogo. Hoje estou jogando no servidor Cronus, que a ideia seria ser um servidor HARDCORE, como nas antigas do nosso game. Hoje, sabemos que o servidor não tem nada de muuuito difícil, mas relevamos.

    Todos que jogaram na época de ouro do jogo, tem boas lembranças de como o Priston era legal de jogar, legal de se divertir, com amigos ou sozinho, e até hoje quem jogou naquela época tem saudades e se jogam esse jogo, é apenas pela nostalgia e pela amizade.

    Todos lembram de como o jogo era cheio, movimentado, economia empolgante, de como o jogo era engajante e cada função dentro do game era gratificante de se fazer e realizar.

    Hoje, mesmo com a quantidade de players BEM abaixo do que era antigamente, ainda sim, era pra ser mais gratificante upar um char no level mais baixo (1-90, falando no Servidor Cronus), hoje os mapas estão vazios, os itens de níveis baixos não valem nada e não tem compradores, o jogo é vazio até o nível 100 (e olhe lá).

    Hoje (18/06), acompanhei a conferência do Servidor Cronus no Discord, e a maioria dos pontos vistos, revistos, discutidos, tem haver com: Quantidade de Player's no jogo, quantidade de player's que desistem do jogo, economia do jogo e etc... E o que uma coisa hoje prejudica todos esses pontos no Priston Tale? O famoso VARAL ou SUG.

    Nos tempos de hoje qual a situação? TODOS upam um MAGE ou SACER que em teoria é fácil upar pelo fato de bater em área. Quando o char está com alguns itens razoáveis, fazem uma ponte ENORME, deixam um char parado, exemplo um pike, e upam 90-100 níveis nele. Legal? Muito legal! Você upa dois chars de tabela, não gasta nada com o Pike, e terá um char upado. Individualmente, ótimo, pro servidor? UM DESASTRE.

    Todos os dias temos várias pessoas reclamando que o servidor não tem itens, o servidor não tem drop, o servidor não tem gold, não tem economia, e se não tiver um mínimo de ajuda de uma alma boa, desistem... Um impacto direto disso é o SUG.

    Se você não upa um char 1-90 NORMALMENTE, não precisa de itens, não precisa movimentar a economia do jogo, comprando pot, itens billing, etc... Não precisa fazer party com outros players, pois você vai upar o char com o seu próprio char magico. Sinceramente, não sei de quem foi a ideia de liberar isso.

    Abri o tópico para discussão, fiquem a vontade!

  • #2
    Bom dia cara! tbm acompanhei a reunião,e concordo plenamente com você... Até já abrir um tópico falando exatamente sobre isso ( http://forum.priston.com.br/forum/co...A1gico-e-melle ), e na reunião de ontem vi que os gm's estão bem cientes disso! E isso não está sendo ruim só no cronus mas em todos os servidores. Espero que a solução que o GM deixou na reunião abranjam todos os servidores! Mas sei que os vendedores de Xp de plantão irão questionar tudo isso.

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    • #3
      Concordo em ter um xp equilibrada, porém , contudo , entretando ... nao da pra jogar a culpa no mago ou sacer... de uns 5 meses pra cá , arqueiras e kinas vendem e fazer muito mais xp que magos...

      uma pt de duas arqueiras e 1xama com 3 sugs , faz mais xp que uma pt com 6 magos ... Devemos nos adequar a realidade do game... o choro é livre.

      a Realidade do game hoje é essa, cria arqueira e/ou kina e vai vender xp , mago so serve pra tankar spaw. ninguem mais quer mago com sug na pt...

      a culpa é nao dos magos,sacers,xamas ... a culpa é do balanceamento das arqueiras e kinas que jogaram eles muito acima dos demais.

      se voce nao for, arqueira ou kina, crie um dos dois , upe eles, equipe eles e coloque seu char principal no sug, muito melhor que quebrar a cabeça pra resolver algo que desde os primordios do game acontecem, mago reinou por 8 meses, 2019 é das arqueiras e kinas, simples assim.

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      • c4r4ng0s
        c4r4ng0s comentou
        Editando um comentário
        Cara... A ideia de se ter um char que mate em área é a característica do char. Antigamente mage/sacer era uma ***** até o 8x e ninguém fazia isso de sugar, e todo mundo upava char melle na raça do 1 ao 9x,10x. Por que não podem fazer isso hoje? Desculpa de quem usa o sistema pra se beneficiar e não pensa no jogo como um todo.

      • c4r4ng0s
        c4r4ng0s comentou
        Editando um comentário
        A culpa não é de nenhum char, a culpa é do sistema em si que privilegia 20% do servidor e caga todo o restante.

    • #4
      Postado originalmente por c4r4ng0s Ver Post
      Fala galera beleza?

      Sou um player antigo (2004-2005), e já voltei, parei, voltei, várias vezes a jogar esse amado jogo. Hoje estou jogando no servidor Cronus, que a ideia seria ser um servidor HARDCORE, como nas antigas do nosso game. Hoje, sabemos que o servidor não tem nada de muuuito difícil, mas relevamos.

      Todos que jogaram na época de ouro do jogo, tem boas lembranças de como o Priston era legal de jogar, legal de se divertir, com amigos ou sozinho, e até hoje quem jogou naquela época tem saudades e se jogam esse jogo, é apenas pela nostalgia e pela amizade.

      Todos lembram de como o jogo era cheio, movimentado, economia empolgante, de como o jogo era engajante e cada função dentro do game era gratificante de se fazer e realizar.

      Hoje, mesmo com a quantidade de players BEM abaixo do que era antigamente, ainda sim, era pra ser mais gratificante upar um char no level mais baixo (1-90, falando no Servidor Cronus), hoje os mapas estão vazios, os itens de níveis baixos não valem nada e não tem compradores, o jogo é vazio até o nível 100 (e olhe lá).

      Hoje (18/06), acompanhei a conferência do Servidor Cronus no Discord, e a maioria dos pontos vistos, revistos, discutidos, tem haver com: Quantidade de Player's no jogo, quantidade de player's que desistem do jogo, economia do jogo e etc... E o que uma coisa hoje prejudica todos esses pontos no Priston Tale? O famoso VARAL ou SUG.

      Nos tempos de hoje qual a situação? TODOS upam um MAGE ou SACER que em teoria é fácil upar pelo fato de bater em área. Quando o char está com alguns itens razoáveis, fazem uma ponte ENORME, deixam um char parado, exemplo um pike, e upam 90-100 níveis nele. Legal? Muito legal! Você upa dois chars de tabela, não gasta nada com o Pike, e terá um char upado. Individualmente, ótimo, pro servidor? UM DESASTRE.

      Todos os dias temos várias pessoas reclamando que o servidor não tem itens, o servidor não tem drop, o servidor não tem gold, não tem economia, e se não tiver um mínimo de ajuda de uma alma boa, desistem... Um impacto direto disso é o SUG.

      Se você não upa um char 1-90 NORMALMENTE, não precisa de itens, não precisa movimentar a economia do jogo, comprando pot, itens billing, etc... Não precisa fazer party com outros players, pois você vai upar o char com o seu próprio char magico. Sinceramente, não sei de quem foi a ideia de liberar isso.

      Abri o tópico para discussão, fiquem a vontade!
      Como outros colegas postaram em outros tópicos, a diversão é secundária, o que reina hoje são pessoas que fazem disso o seu ganha pão. Não seria problema, não fosse o fato de que estas pessoas retiram recursos de players legítimos. Veja, estes caras que vendem xp, eles ficam logados horas e horas não por diversão, isso é irrelevante para os caras. Mas para quem chega nos mapas e encontra única e exclusivamente 'jogadores' com sug/climb etc, isso é extremamente desanimador. E falar que 'sempre foi assim' é uma falácia - verdade que sempre existiu, mas nunca a este ponto avassalador. Os caras estão quase montando empresas.
      E mandar os outros fazer a mesma coisa.... tem gente que quer jogar com o char e se divertir, e cada um sabe como e de que jeito quer jogar, como todo outro jogo que não foi tomado por pessoas que abusam do jogo e impedem outros de se divertir adequadamente.
      Os caras sabem que estão errados, sabem que estão abusando do sistema, tirando spaw/gold de jogadores 'de verdade'. Mas como rola dinheiro (para eles), os caras vem com conversa fiada para manter este esquema, que transformou o jogo nesta coisa atual. Parece legal, parece organizado, até você enfrentar os problemas citados.
      Mas enfim. Caberia a empresa coibir estas atitudes. A empresa é a culpada. Mas não se importam, creio que acreditam que estes jogadores trazem recursos para empresa, depois não sabem porque não conseguem novos players, e a galera para de jogar.
      Será que os caras se deram ao luxo de investigar porque os jogadores param? Perdeu o cliente? Que tal investigar o porque ele saiu, e como manter? Marketing básico. Na reunião dos clássicos, o gm citou o 'ACR joga' como exemplo de um jogador que consegue jogar e atingir os resultados jogando sem gastar. Fui no canal do cara e o mesmo relatou que gastou R$60,00 para restaurar a espada +14. Um único item, para incríveis +14. E se duvidar teve sorte de gastar só isso. Fora o resto dos gastos, que apesar de serem poucos, existiram. E upou em um evento impar, com o melhor char do jogo. Chega um nível que não apenas você tem que gastar com a empresa, mas acaba tendo que pagar para estes caras (upando junto em party sug ou comprando gold de caras que monopolizam o sod). Resultado? Vários caem foram, e vão para outros jogos, e com razão. Então o priston se mantém nesta mediocridade - sustentado por um mercado negro, ardiloso, profissionalizado, que em muito atrapalha ou mesmo impede os outros jogadores de ser divertirem.
      As reuniões que acontecem com a empresa, reforçam isso, parece que os caras que 'representam' o server, tem pautas que servem para atender estes jogadores (não todos e nem todas as pautas, deixando isto bem claro), e os gms se posicionam muitas vezes de forma neutra ou a favor ('nada podemos fazer' ou 'vamos analizar').
      Enfim. O server tá cheio de lojas que não vendem, com players desesperados por algum gold para tentar dar um mísero age ou comprar um equipamento meia boca, e spawns/sod dominados por pessoas que ao invés de estarem por diversão, estão trabalhando. E tirando o lugar dos outros. Triste realidade, sustentada, infelizmente, por que deveria prezar pela diversão - Zenit. Preocupante, tão preocupante quanto o silêncio da empresa e dos gms.

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      • #5
        Isso só vai ter um fim se todos os personagens de atk em área forem nerfados.

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        • c4r4ng0s
          c4r4ng0s comentou
          Editando um comentário
          A culpa não é do mage/sacer/xamã. Eles baterem em área é uma característica do personagem. Você tem que escolher uma linha de jogo. Gosta de PVE? Bater em área? Vai de mágico... Gosta de PVP, upar um a um? Vai de melle, e etc, etc... Cada char tem sua habilidade.

      • #6
        Vamos lá. Muitos do que usam desse método ai, dificilmente conseguem PT. Sacer é um caso, ou utiliza esse método, ou não upa. Poucos ou ninguém da PT pra Sacer, mas quando tem evento morto vivo, chove mendigo de PT. Ou só upa quando tem evento de morto vivo. O jogo tem cada vez menos PTs, e as poucas que tem, é tudo manipulado. O fato do player estar jogando solo em grupo, não significa que, se ele fosse jogar solo, ele iria dar grupo para outros, ou então, comprar itens. Tendo um char mais forte ou de lvl similar, ou ate tendo amigos dentro do jogo, ele não pode precisar comprar os itens. Pode dropar, ou até ganhar. Logo, isso não faria o jogo ter uma economia melhor, ou o jogo ter mais players ativos. Quem mantém o jogo ativo, é quem ainda joga por qualquer motivo que seja, e gasta muito $ todo mês. E nisso podem estar incluídos os que jogam para pagar as contas do mês.


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        • c4r4ng0s
          c4r4ng0s comentou
          Editando um comentário
          Você não ta contando PLayer's novos amigo. Que o que a empresa busca. Fora o comercio de itens 3x a 8x que não existe.

      • #7
        Postado originalmente por IsaiasPK Ver Post
        Isso só vai ter um fim se todos os personagens de atk em área forem nerfados.
        Aí a Zenit nerfa os chars com dano em área (injustamente, diga-se de passagem) e a galera começa a vender XP com char Melee. Aí nerfa os melees e migram pra rangers.

        O problema não tá nos chars, tá nos players. Enquanto a Zenit e a comunidade considerarem isso como aceitável, aí sim nada vai mudar.

        Via de regra eu não sou necessariamente contra os suga-suga. Mas se a comunidade acha que isso é uma prática punível, vai ter que cobrar muito a Zenit pra criar a regra.
        Calculadora de builds. Visite.

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        • #8
          Postado originalmente por Ishyba Ver Post

          Aí a Zenit nerfa os chars com dano em área (injustamente, diga-se de passagem) e a galera começa a vender XP com char Melee. Aí nerfa os melees e migram pra rangers.

          O problema não tá nos chars, tá nos players. Enquanto a Zenit e a comunidade considerarem isso como aceitável, aí sim nada vai mudar.

          Via de regra eu não sou necessariamente contra os suga-suga. Mas se a comunidade acha que isso é uma prática punível, vai ter que cobrar muito a Zenit pra criar a regra.
          Não sei se concordo com essa questão de criar uma regra. Não tem sentido tomar punição pq ficou parado ganhando xp.


          Pessoalmente acho que a saúde do jogo será desse jeito. Sim realmente se nerfarem dano em área a venda de xp será melee.... e por ai vai. Mas acho que criar regra não será a solução.

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          • Ishyba
            Ishyba comentou
            Editando um comentário
            Eu também não ligo se tem uma pessoa pagando pra outra jogar seu jogo. Acho estúpido, mas cada um gasta seu dinheiro como quiser.

            Agora se isso interfere na jogatina de outras pessoas, aí talvez seja a questão de punição.

          • c4r4ng0s
            c4r4ng0s comentou
            Editando um comentário
            Punição não. Porém precisa proibir. E quando ocorrer, ter uma forma de printar e denunciar. Pronto.

        • #9
          Fala, pessoal! Tudo bem?

          Bom demais ver o Fórum sendo utilizado para discussões saudáveis, mesmo que abrajam críticas! Afinal, nem tudo vai agradar à todo mundo mesmo, e nem sempre estaremos certos também.

          Na reunião do servidor Cronus, discutimos diversas otimizações que visariam mais incentivo à novos jogadores, ou até antigos que estivessem retornando ao jogo com novos personagens. Entre elas, melhorar a oferta de ouro e itens (no caso, drops) para os níveis até o 60; melhoria no processo das quests, podendo fazer simultaneamente (aplicado para a Instrutora Aline, inclusive, noticiado aqui); otimizações no Castelo Fantasma, permitindo a entrada solo (o que engloba níveis a partir do 40); elaboração de mais eventos com o Pântano do Crepúsculo, que foi bem recebido antes; e inclusão de recompensas na Instrutora Aline para personagens iniciantes e/ou reformulação das quests da Instrutora Amanda.

          Quando o assunto sobre a falta de novos jogadores foi pontuada, o leech de personagens não foi pontuado como causa e, por isso, situações especificamente sobre esse assunto não foram abordadas. Não temos nada no Regulamento que proíba essa situação, e não possuímos previsões até o momento de implementar algo do tipo. Preferimos trabalhar as demais vertentes do jogo para que, na verdade, ele seja atrativo como um coletivo, valorizando os Balanceamentos, não como algo individual e tryhard. Por isso, o comentário do RASE me chamou muito a atenção:


          Postado originalmente por RASE Ver Post
          [...] Espero que a solução que o GM deixou na reunião abranjam todos os servidores! Mas sei que os vendedores de Xp de plantão irão questionar tudo isso.
          Que solução você se refere?

          Fico no aguardo do retorno, e sempre à disposição caso tenham dúvidas.

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          • RASE
            RASE comentou
            Editando um comentário
            Na reunião do Cronus foi citado a diferança de xp feita entre chars melle e mágicos! Que é GIGANTESCA, e o Gm citou uma opção para um equilíbrio nas xp's. Ele relatou sobre modificar a resistência dos mobs a dano magico e diminuição a danos melle, trazendo assim um equilíbrio na xp entre classes! não igualando, mas equilibrando de uma forma melhor. (char mágicos fazem 200bi hr, enquanto melle 50bi hr. Deveria ter uma menor diferença entre as xp's!)

          • c4r4ng0s
            c4r4ng0s comentou
            Editando um comentário
            Fala Titania, beleza?

            Na verdade não seria apenas balancear XP de mágicos e melles. Refere-se ao fato de que o SUG é um mal que está impreguinado no jogo. Você diz que a quantidade de players novos não são influenciadas por essa prática, pode ser que não seja uma causa única, mas com certeza tem haver. E lógico o ponto mais prejudicado do game é a economia e a quantidade de partys para upar em mapas até ice 1/2.

            Não adianta melhorar a economia do jogo até o 6x, não adianta melhorar as quests. Se ninguém faz elas, não adianta. Criem a regra, acabem com os SUG's. Quer upar? Logue seu personagem, equipe ele e bata. Abram um setor de denuncia e tenham uma punição. Estão com medo de criar uma regra que vai melhorar o jogo? Não entendo realmente.

          • [GM]Titania
            [GM]Titania comentou
            Editando um comentário
            Ah sim, RASE! Isso de fato foi falado e é em cima disso que temos estudado para aplicação. =]

            Quanto ao que falou, c4r4ng0s, eu e o [GM]Piscis respondemos neste comentário. \o/ Fico à disposição em caso de dúvidas.

        • #10
          recompensas na Instrutora Aline para personagens iniciantes e/ou reformulação das quests da Instrutora Amanda.
          Favor não mudar a Instrutora Amanda, um clássico do Roleplay pristoniano e obrigado por ser a primeira pessoa que eu vejo usando o termo leech corretamente


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          Sim. Diferente do seu pai que saiu pra comprar cigarro, eu voltei.

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