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Nota de Esclarecimento: Sobre a política de preços do Priston Shop

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  • Nota de Esclarecimento: Sobre a política de preços do Priston Shop



    Prezados (as) Jogadores (as),



    I – Introdução: Das reclamações sobre o alto preço dos itens do Priston Shop
    Recentemente, temos recebido reclamações sobre o alto custo para se manter um personagem evoluindo, constantemente e de forma competitiva, no Priston Tale junto aos nossos canais de atendimento, fórum e redes sociais.
    A queixa dos jogadores é, em geral, embasada na comparação com jogos que adotam o modelo de assinaturas recorrentes ou aquisição de horas de jogo.
    Além disso, as reclamações estão voltadas, também, para o Poder de Ataque elevado dos monstros que, supostamente, estaria acima do que deveria nos mapas do jogo.



    II – O Priston Tale no atual cenário econômico e político do Brasil
    O Brasil vem tentando se recuperar de uma crise sem precedentes na sua história.
    A economia brasileira atingiu o seu pior momento em 2016 e, desde então, vem conseguindo se recuperar a passos lentos. Mas, essa melhoria ainda é pouco perceptível para a maioria da população brasileira.
    Com a recente desaceleração da economia mundial e a crise política do país, o Brasil enfrenta, ainda, um momento muito difícil.
    Diante desse cenário, a população se viu obrigada a modificar e adequar os seus hábitos de consumo. E o corte dos investimentos em lazer é uma das mudanças mais evidentes.
    Assim, considerando que o Priston Tale é uma forma de entretenimento, as receitas do jogo são impactadas diretamente por esses fatores das circunstâncias políticas, econômicas e comportamentais atuais.
    Além disso, os custos para manutenção do jogo, como o hardware, software, custos de data center e royalties, são indexados pela cotação do dólar americano, cujo valor de um dólar chegou a quase R$ 4,00 (quatro reais) no mês de junho.
    Por esse motivo, além da queda na receita e do aumento dos impostos, os custos operacionais da Zenit Games aumentaram. Consequentemente, as margens de lucro da empresa reduziram também.



    III – Free-to-Play versus Pay-to-Win
    Atualmente, muito tem-se discutido sobre o design de jogos Free-to-Play (Jogar de Graça) nos principais congressos mundiais de desenvolvedores.
    Isso se deve ao fato das empresas estarem tentando repetir o sucesso dos games League o Legends (Riot) e do World of Tanks (Wargaming).
    O grande desafio é encontrar o equilíbrio na monetização do jogo, que é o objetivo final e garante a sobrevivência da desenvolvedora e das publishers no mercado, para que não ofusque o seu valor artístico, a sua jogabilidade nem a diversão que proporciona.
    Assim, a Masangsoft, desenvolvedora do Priston Tale, a cada atualização de novas funcionalidades, sempre procura manter esses elementos balanceados e ser fiel ao modelo Free-to-Play.
    Por outro lado, em muitos jogos para browser, principalmente, desenvolvidos por empresas chinesas, os jogos Free-to-Play são, intencionalmente, direcionados ao Pay-to-Win (Pagar para Vencer) como padrão de design, onde os jogadores não conseguem evoluir seus personagens sem, necessariamente, pagar pelos recursos disponibilizados nas lojas desses games. Para essas empresas, os jogadores devem adquirir seus equipamentos, acessórios, pets e devem pagar se quiserem aprimorá-los também.
    Da mesma forma, as desenvolvedoras que adotam o modelo Pay-to-Play (Pagar para Jogar), além de cobrarem pela aquisição do jogo e suas expansões, pelas assinaturas recorrentes ou pelo tempo pré-pago de jogo, têm buscado novas formas de monetização adicional, como a aquisição de montarias, acessórios especiais, pets e outros serviços. Assim, no caso do World of Warcraft (Blizzard), não se pode afirmar que o único valor gasto, mensalmente, é o da assinatura ou o do tempo de jogo adquirido.
    Ocorre que, quando a Zenit Games passou a publicar o jogo Priston Tale em 2016, o game estava com os seus conteúdos muito defasados em relação aos demais países em que é publicado e foi necessário acelerar o cronograma de atualizações, até porque essa era, e ainda é, a principal reclamação da comunidade.
    Com as novas atualizações, consequentemente, novos itens do Priston Shop foram lançados, o que consideramos um fato natural decorrente dessas novidades.
    Portanto, analisando as características dos itens que são comercializados no Priston Shop, entendemos que não há nenhum item essencial à evolução dos personagens, porquanto o modelo Free-to-Play permanece preservado, graças aos esforços da Masangsoft.
    Todavia, considerando que o Priston Tale foi lançado no Brasil em 2005 e, hoje, existem muitos personagens de nível alto, para ser competitivo no ranking, reconhecemos que o jogador deverá aderir ao modelo Freemium (Free+Premium) e terá que investir em itens do Priston Shop para acelerar a sua evolução.
    Por esse motivo, a Zenit Games lançou o servidor Cronus, em 2017, com baixa taxa de experiência e a possibilidade de adquirir itens do Priston Shop por Ouro, que é dropado ingame e o único item comercializado por créditos em Z$. No servidor Cronus, os jogadores têm a possibilidade de reviver a experiência de jogo do início do Priston Tale no Brasil, onde todos os personagens iniciaram a partir do Level 1, com iguais chances de competir pelo ranking do servidor, e, ainda, adquirir os itens especiais com o Ouro obtido com o seu próprio esforço.
    Assim, o Priston Tale é um jogo Free-to-Play, pode ser Freemium, mas não é Pay-to-Play e, definitivamente, não é Pay-to-Win.



    IV – Da alegação do elevado Poder de Ataque dos monstros
    Não é verdade que o Poder de Ataque dos monstros está muito elevado em relação aos personagens que se encontram no mesmo nível do mapa em que estão evoluindo.
    Isso porque os status dos monstros atuais são os mesmos desde o início do Priston Tale, conforme estabelecidos e balanceados pela desenvolvedora Masangsoft.
    Essa percepção equivocada dos jogadores, comumente, se dá em virtude dos status dos monstros modificados, que são utilizados, frequentemente, nos eventos.
    Geralmente, os jogadores ficam habituados com os status reduzidos dos monstros desses eventos e, quando desativados, têm a impressão de que o Poder de Ataque dos monstros originais dos mapas foram alterados.
    Mesmo assim, ante o questionamento que nos foi apresentado, a equipe do Priston Tale checou e rechecou os status dos monstros e constatou que, realmente, não há nenhuma alteração nos mesmos.
    Outra possível causa da percepção subjetiva equivocada dos jogadores se deve à reestruturação dos Spawns de todos os mapas, que vem sendo realizada e noticiada continuamente.
    Os Spawns reestruturados visam a atender diferentes perfis de evolução dos jogadores: solo ou em grupos.
    Assim, não é possível que um único personagem, que se encontre no mesmo nível do mapa em que está evoluindo, tente enfrentar sozinho todos os monstros, simultaneamente, nascidos de um Hellspawn, por exemplo.
    Por outro lado, certamente, esse mesmo personagem conseguirá caçar, normalmente, os monstros de um Spawn com o perfil solo no mesmo mapa.
    Além disso, essas reestruturações dos Spawns dos mapas foram solicitadas e aprovadas pela própria comunidade, visando a acelerar a evolução dos seus personagens.
    A Zenit Games sempre direciona a melhoria dos serviços do Priston Tale, ouvindo as sugestões e feedbacks dos seus jogadores.



    V – Da política de preços do Priston Shop propriamente dita
    A Masangsoft, empresa sul-coreana e desenvolvedora do jogo Priston Tale, é a responsável pela criação e implementação da funcionalidade dos itens do Priston Shop, sempre mantendo o equilíbrio no design dos novos itens para a manutenção da característica Free-to-Play do game.
    Da mesma forma, é a Masangsoft quem decide pelo sistema de contabilização contínuo dos itens temporários do Priston Shop, à semelhança de muitas outras empresas do mesmo segmento.
    Não sabemos o motivo dessa decisão da desenvolvedora, apesar de ser o sistema adotado pela maioria das empresas de games quanto à forma de contabilização do tempo dos itens com prazo de expiração. Mas, temos a certeza de que não é o método de contabilização do tempo de uso dos itens que influencia no valor de comercialização dos itens do Priston Shop. Se o tempo de utilização dos itens fosse somente contabilizado durante o período em que o jogador se encontra logado no game, e não de forma contínua, assim como é no sistema atual, naturalmente, o preço desses itens seria majorado na mesma proporção.
    Na Coreia do Sul, além de desenvolvedora, a Masangsoft também é a Publisher do jogo Priston Tale e, nessa condição, estabelece o preço de todos os itens do Priston Shop comercializados no seu território.
    No Japão e nos Estados Unidos, o jogo Priston Tale é publicado por empresas distintas que, por sua vez, estabelecem os preços dos itens de acordo com a sua percepção do mercado local.
    Em função da defasagem de conteúdo do Priston Tale no Brasil, a maioria dos itens do Priston Shop já está sendo comercializado nos demais países. Assim, a Zenit Games utiliza os preços praticados pelos demais Publishers como referência para o estabelecimento dos preços no território brasileiro. Mas, repita-se, os preços praticados nos outros países servem apenas como referência para a fixação dos preços dos itens do Priston Shop no Brasil.
    Além desses preços de referência praticados pelas demais Publishers, a Zenit Games considera, ainda, outros fatores, como o valor agregado pelo novo item para os jogadores, a comparação com outros itens pré-existentes no Priston Shop e as condições do mercado nacional.
    Como resultado, o preço dos itens do Priston Shop no Brasil são, na sua maioria absoluta, os mais baratos dentre todos os países em que o Priston Tale é publicado. Assim, por exemplo, o item Pergaminho da Ressurreição custa KRW 860,00 (R$ 2,92) na Coreia do Sul; US$ 0,49 (R$ 1,85) nos Estados Unidos; e, no Brasil, R$ 0,07 (sete centavos).
    Ocorre que, a pedido da própria comunidade, a Zenit Games tem acelerado o cronograma de atualizações e, como consequência dos novos conteúdos, mais itens do Priston Shop têm sido lançados em períodos mais curtos.
    Isso não significa que a Zenit Games objetiva com esses lançamentos mais frequentes tão somente aferir mais receitas, indiscriminadamente, dos jogadores. Mas, o principal objetivo da Zenit Games é o de equiparar os conteúdos do Priston Tale no Brasil aos dos demais países o mais rapidamente possível. Aliás, na realidade, essa aceleração no processo das atualizações, comercialmente, não é favorável à Zenit Games, pois os jogadores não têm o tempo necessário para assimilar os novos conteúdos e sentir a necessidade de adquirir os novos itens do Priston Shop.
    Por esse mesmo motivo, também, estamos priorizando o lançamento de novos itens em detrimento do lançamento de itens pré-existentes com diferentes períodos de expiração, o que nos tem sido solicitado pela comunidade da mesma forma.
    Nesse sentido, temos nos esforçado e conseguido trazer alguns conteúdos simultaneamente à atualização nos demais países; e outros, até com exclusividade (antes do seu lançamento nos demais países), para privilegiar a comunidade do Priston Tale no Brasil.
    Além disso, ao contrário do que é praticado pela maioria das empresas prestadoras de serviços de entretenimento digital e empresas do segmento de games, todos os anos, os seus preços são reajustados, normalmente, acima dos índices da correção monetária.
    Ocorre que, desde 2016, ano em que a Zenit Games passou a administrar o jogo Priston Tale, apesar de haver itens com preços muito defasados, como o Pergaminho da Ressurreição, por exemplo, nenhum valor foi majorado até hoje.
    Muito pelo contrário, a Zenit Games reduziu os preços de muitos itens do Priston Shop em, pelo menos, quatro oportunidades:
    • Redução dos preços dos Combos e Catalisadores do Aging no dia 09/12/2016.
    • Redução dos preços de diversos itens das categorias Acessórios, Combos, Forças Orbs e Hunting / PvP no dia 06/07/2017.
    • Redução de 30% (trinta por cento) nos Pergaminhos Restauradores do Aging no dia 14/08/2017.
    • Nova redução de 20% (vinte por cento) nos Pergaminhos Restauradores do Aging no dia 19/10/2017.
    Portanto, a Zenit Games sempre atendeu às necessidades financeiras da comunidade, em detrimento das suas próprias, visando a privilegiar e a fidelizar os seus clientes.



    VI – Resposta à demanda da comunidade pela redução de preços dos itens do Priston Shop

    Considerando:
    a) a redução da receita e o aumento dos custos operacionais do Priston Tale em virtude da conjuntura político-econômica e comportamental do Brasil;
    b) a defasagem de preços dos itens do Priston Shop, que não foram atualizados desde o início da administração da Zenit Games; e
    c) que os únicos ajustes de preços realizados foram para reduzir, em quatro oportunidades, os preços de muitos itens do Priston Shop;

    A solicitação da comunidade pela redução dos preços de todos os itens do Priston Shop é difícil ser processada, pois temos que ponderar:

    1. A própria sobrevivência e a viabilidade econômica do Priston Tale para a Zenit Games
    Projetar o cenário de redução dos preços do Priston Shop, implica na diminuição ainda maior das receitas da Zenit Games e na consequente necessidade de redução dos custos operacionais. A redução dos custos operacionais afetará, inevitavelmente, a qualidade dos serviços prestados pela empresa à comunidade do Priston Tale.

    2. O impacto que a redução de preços exigida gerará na percepção dos jogadores, que consomem os itens do Priston Shop frequentemente e investem em seus personagens e itens, quanto à desvalorização econômica de seus bens virtuais.
    Todos os jogadores, que aderem ao modelo Freemium (Free+Premium) e consomem itens do Priston Shop compartilham do objetivo comum de evoluir mais rapidamente os seus personagens, para serem competitivos no ranking e no evento do Bless Castle, e de equipá-los com os melhores itens, aprimorando-os nos mais elevados níveis de Aging.
    Esses bens virtuais conquistados no jogo, em que são investidos tempo, dinheiro e muito esforço, possuem um valor econômico, que será, automaticamente, depreciado com a redução de preços do Priston Shop, deixando esses jogadores muito insatisfeitos com essa desvalorização súbita e poderão parar de jogar por conta disso.

    3. O impacto dos dois fatores, acima, nos serviços e na economia global do Priston Tale.
    Se a qualidade dos Serviços do Priston Tale for, de alguma forma, comprometida pela necessária redução de custos da Zenit Games; se os jogadores assíduos pararem de jogar por conta da depreciação dos seus bens virtuais; e se a economia do game for desvalorizada; caso a redução de preços não seja suficiente para estimular mais jogadores a investirem em itens do Priston Shop e para trazer de volta os usuários que pararam de jogar por conta dos preços elevados, o resultado será catastrófico...

    Ainda assim, por mais complexo que seja o cenário, estamos sensibilizados pelos jogadores que alegam estar parando de jogar por não terem condições financeiras de manterem os seus gastos regulares com itens do Priston Shop.
    Pelas razões amplamente expostas, acima, e de forma transparente, não podemos, simplesmente, implementar a redução imediata de todos os preços do Priston Shop.
    Mas, comprometemo-nos a desenvolver um plano de ações para tentar encontrar um equilíbrio financeiro tanto para a Zenit Games quanto para a comunidade de jogadores do Priston Tale, conforme segue:
    • Inicialmente, estamos lançando vários Combos de Itens considerados como os mais úteis do Priston Shop para o Hunting e para o PvP dos personagens.

    • Simultaneamente, durante toda a Campanha de Férias de Inverno, a Promoção de Bônus Progressivo em Z$ (descontos progressivos nos pacotes de créditos em moeda virtual Z$), Promo Surpresa (descontos semanais nas categorias do Priston Shop) e Lojinha da Zenit (comercialização de itens do Priston Shop por Ouro ingame) estarão em vigor, atendendo de forma imediata, ainda que temporariamente, à solicitação de redução de preços.
    Nesse período, estaremos colhendo feedbacks sobre esses novos produtos (Novos Combos de Itens) a fim de que possamos realizar ajustes e, eventualmente, criar outros combos.
    O objetivo dos Novos Combos de Itens é o de privilegiar os jogadores assíduos que investem, frequentemente, em itens do Priston Shop e estimular àqueles que não têm o hábito de consumir a experimentar os itens com tempo de expiração de curto prazo (três horas e um dia).

    • Após o término da Campanha de Férias, avaliaremos os resultados e decidiremos sobre a manutenção, ou não, dos Novos Combos de Itens no Priston Shop.

    • Na mesma ocasião, pretendemos rever a possibilidade de oferecer Planos de Assinatura mensais recorrentes e anuais sob outras condições comerciais, diferentes das vigentes nos planos cancelados no ano passado.

    • Paralelamente, durante todo esse processo, pretendemos seguir com o plano de atualização acelerada dos conteúdos do Priston Tale no Brasil e com o consequente lançamento de novos itens do Priston Shop. Em função disso, uma revisão em todas as categorias, itens e preços da Loja se faz necessária. Essa revisão, entretanto, não implica na majoração nem na redução de preços, mas na melhor estruturação e balanceamento dos preços dos itens em relação à realidade atual dos conteúdos, da economia dos servidores e da evolução dos personagens no Priston Tale.



    VII – Conclusão
    A Zenit Games sempre orienta os Serviços dos Jogos Priston Tale através da captação dos anseios, das contribuições, sugestões e feedbacks apreendidos a partir da própria comunidade de jogadores.
    Para tanto, cada vez mais, procura estabelecer o maior número de canais de comunicação possível com os seus usuários.
    Em retribuição, prima pela publicidade e transparência de suas ações a cada estágio de evolução do Priston Tale que é conquistado por todos e para todos.
    Dessa forma, a Zenit Games pretende aprofundar-se no relacionamento direto com os seus clientes, estabelecendo junto a eles uma relação sinérgica, que transcende a simples relação de consumo.
    Imbuídos desse espírito, mais uma vez, a equipe da Zenit Games espera e apela à comunidade do Priston Tale para que avalie e dê a sua opinião nessa primeira etapa de implementação dos Novos Combos de Itens, através do tópico específico neste Fórum . Clique aqui.
    Certa de que compartilha do mesmo objetivo comum da comunidade, qual seja o de, cada vez mais, aprimorar os Serviços do Jogo Priston Tale, a Zenit Games confia que, unidos, superarão mais essa crise no game e no Brasil.



    AVANCEMOS!!!
    JUNTOS!!!




    Atenciosamente,



    Zenit Games
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