Anúncio

Recolher
No announcement yet.

Unificação de servidores

Recolher
X
  • Filtrar
  • Hora
  • Exibir
Limpar Tudo
novos posts

  • Unificação de servidores

    Oi, eu comecei a jogar em 2006, época da ******, nesse tempo o jogo era outro, fato, mas isso não quer dizer que o jogo é ruim hoje em dia, ainda tem alguns poucos jogadores que jogam e gastam ( e muito) no jogo.
    No entanto, antigamente você ia BC a qualquer horário, qualquer subservidor, TINHA GENTE EM BC, ta bom que eram 30 pikes ( inclusive eu), e 5 fs, mas tinha gente para jogar/brincar/etc, hoje em dia vc vai BC A NOITE, não tem uma alma viva.... tinha mais gente em BC antigamente do que em Ricarten Alfa hoje em dia!!!!
    Você ia em Ricarten e mal andava, era dificil abrir loja pois não tinha espaço até!
    A hunt era ficar em GL juntando mana para ir Ice2 dropar item...

    Sei que o jogo não vai voltar a ser o que era ( e nem deve voltar, caminhar para frente só), MAS o jogo esta MUITO VAZIO, não da graça você andar pela cidade e mal ver gente, nos mapas de UP ta tudo vazio, sem party, pessoal só upa se tiver evento 300xp, não tem incentivo, ta muito monótono.

    Quem joga atualmente, é pelos Old days, igual eu, a nostalgia do jogo e etc, o jogo é legal, isso é fato, a administração do jogo comparado ao que já foi, também esta boa, mas JOGAR NÃO ESTA LEGAL pelos motivos supracitados.

    Deste modo, entendo eu que o melhor jeito de "retomar" a movimentação no game, seria UNIFICAÇÃO DOS SERVIDORES... talvez Migal Awell e MIdranda, e deixa o Valento com + xp... entendo que seria uma boa ouvir os players do jogo, e não meia duzia de líder, já que eles não representam a comunidade como um todo, e sim alguns players que "dominam", mas sim OUVIR A COMUNIDADE.

  • #2
    Infelizmente o jogo está vazio porque não tem uma fama muito boa, atualmente com tantos jogos F2P disponíveis, ninguém vai jogar algo que precise gastar dinheiro para ser competitivo, depois do 10x ~11x para poder continuar upando "bem" é necessário gastar grana para comprar itens shop... E o pvp é pior ainda, a quantidade de itens shop para o pvp é d+
    Vi videos antigos em que só precisava de uns ressu pra ir pvp, hoje tem tanto item shop, que uma treta simples custa muito caro, e ninguém vai querer jogar totalmente free para só morrer no pvp para alguém que está de tera, multi, guardian, carneiro,hp booster e afins!
    Eu voltei a jogar depois de vários anos, no começo achei muito legal o Priston, mas já estou meio desanimado com as tretas que vejo no youtube, tem tanto item shop numa treta simples de 1h~2h que meu bolso já doeu =/
    E pra piorar não tem nem como exigir muito da empresa, esses jogadores que bancam a treta é que fazem o Priston continuar vivo =S

    Comentar


    • Silencio dos Inocentes
      Editando um comentário
      sim, mas mesmo que nao atraia outros players, ou alguns poucos, mas precisa antes de tudo manter os atuais né, cada vez mais vazio o jogo fica complicado ter "animo" p jogar...um jogo online que nao tem muita gente nao tem a mesma graça.
      com o pvp concordo, antigamente força celesto era o necessario, talvez um perga de critico e 150 manas vc ficava ali tranquilamente...hoje em dia no minimo 6 reais para conseguir ter uma disputa no pvp, mas é a evolução ( ou nao ne)

  • #3
    Eu concordo, já deveria ter unificado os servidores Awell, Migal e Midranda faz tempo, e abre outros sub-servidores e terá espaço para todos jogares.


    Comentar


    • #4
      Já houve uma enquete embora não oficial sobre isso, mas nunca foram adiante.
      Editado por IsaiasPK; 29/03/2019, 19:40.

      Comentar


      • #5
        Eles devem ter um numero de ips conectados satisfatorio... E o lucro tambem, ja que enquanto se fica em loja na cidade, tambem gera lucro (serviço premium e itens shop ativados).
        Muita gente trabalha, faz faculdade, cursos, filhos pra cuidar e não podem passar muito tempo logados, sendo impedidos pela correria do dia-a-dia de dedicarem mais tempo ao jogo e, isso pode gerar em quem tem mais tempo livre a sensaçao de que o servidor esta vazio tambem.
        Enfim, são muitos fatores. Pra gente pode parecer vazio, mas não temos acesso a esses tipos de dados, e a empresa não divulga tambem.
        Editado por Pegaso; 29/03/2019, 21:35.

        Comentar


        • Silencio dos Inocentes
          Editando um comentário
          nao cara, não tenho muito tempo para jogar, mas qualquer um que andar em ricarten hoje em dia no horario da noite (teoricamente) mais gente online, percebe o quao vazio esta o jogo

        • Pegaso
          Pegaso comentou
          Editando um comentário
          Aqui nao e servidor pirata que voce loga quantas contas seu pc aguentar sem precisar de maquina virtual, pra deixar 4 ou 5 contas em loja e ainda abrir mais uma janela pra ficar upando de boas no autoclick 😂 O pessoal aqui tem que escolher: ou upa ou faz loja em ricartem. Nem todo mundo tem mais de um pc ou ta disposto quebrar a cabeça configurando maquina virtual. Como disse são varios fatores, pode parecer vazio e posso estar errado mas, se eles não fundem é porque não estão vendo necessidade. São 5 servidores e 20 subservidores exatamente pra isso mesmo, pra galera logar e se espalhar por eles.

      • #6
        Mesmo que acontecesse essa unificação, o jogo poderia "morrer" de vez. Havendo somente um servidor, existe uma boa possibilidade desse servidor, se tornar fantasma. A ausência de players é bem obvia: O custo do jogo é extremamente alto, tem jogos por ai que são bem mais em conta. Há mais players parando de jogar, do que novos, começando a jogar. Ai, não tem muito o que fazer. PT é um jogo bem velho, sem muita inovação, que ficou esquecido no espaço-tempo. Pouco players pode ser ruim, mas excesso de players também seria bem ruim. Isso sem falar na comunidade extremamente tóxica que o jogo tem.


        Comentar


        • Silencio dos Inocentes
          Editando um comentário
          acredito que nao, quanto mais players online, maior a impressao de "popular" e bom que o jogo esta, vc entrar em um mapa e ver varios respawns ocupados, ou a cidade lotada, da uma vontade maior de jogar, competir, ir BC, é so ver como funcionava antes, muitos players em todos os mapas e poucos servidores ( só tinha o Awell Migal e Midranda surgiu um tempo depois), quando eu comecei a jogar, Migal era o server que tinha sido lançado recentemente, e era absolutamente LOTADO
          Sobre a comunidade nem tem o que falar, qual jogo nao tem a comunidade toxica? muito dificil, sempre foi assim

        • Yabi
          Yabi comentou
          Editando um comentário
          Não tem como comparar, o jogo atualmente, como era antigamente. A melhor época do mesmo, não voltará.
          O servidor mais tóxico do jogo, adivinha só qual é? Quanto mais populoso, maior probabilidade de ser mais tóxico.
          Enfim, probabilidade de união de servidores, é extremamente baixa.

      • #7
        Concordo... achar grupo pra jogar é difícil pra caramba... gostava da época que os chars brigavam por spawn... sério mesmo, cara... MMORPG é interação e umas tretas fazem parte. Quem quer moleza jogando MMORPG, dou uma dica... o Windows vem com um joguinho legal chamado PACIÊNCIA.

        Comentar


        • #8
          Olá Silencio dos Inocentes

          Com os subservidores Alfa full PVP, os confrontos tem ocorrido nos demais mapas fora do Castelo Bless.
          A XP elevada faz com que os personagens evoluam mais rápido e, portanto, passem muito pouco tempo nos mapas de lvl mais baixo, se concentrando nos mapas mais fortes.

          Por enquanto, não possuímos previsões de unificar os servidores. Estamos atentos à movimentação em cada servidor. Mas no momento, não temos planos para a unificação dos mesmos. Isso poderia prejudicar mais do que ajudar, principalmente durante eventos, onde a quantidade de jogadores seria muito maior.

          Não ouvimos apenas meia dúzia de líderes, temos diversos canais por onde todos podem estar enviando suas sugestões com o Suporte, nossa página no Facebook e o próprio Fórum.

          A nostalgia é algo forte que cada um trás consigo de algo que vivenciou no passado. Infelizmente não há como trazer o passado de volta. Os tempos mudam, mas podemos criar novas lembranças com eventos clássicos por exemplo, moldados para os dias atuais.

          Comentar


          • #9
            O que está acontecendo é que a soma dos fatos: Pvp em Alfa+Maior número de mapas está deixando Bc deserto...E alem disso mais:está polarizando muito o x1,focando apenas nos top level(que tem acessos a mapas de nivel mais alto).Hoje em dia Pvp está ligado ao Up,a maioria dos enfrentamentos acontecendo quando alguem esta upando em alfa,dai um mata um rival upando,que este chama todo clan,dai vem o clan do outro e a situação se alarga,mas só acontece naqueles mapas top level especificos,deixando nos ventos sozinho nos mapas 13x-.
            É isso que tá acontecendo.
            Acredito que deixar alfa full pvp foi um erro, pvp com Bc lotado dia de semana está extinto no servidor alfa! Local que sempre deveria haver uma disputa rolando em Bc.
            Midranda ta super vazio,galera está sumindo estou até pensando em migrar pro awell,falta party,falta gente em Bc,falta itens em loja(preciso entrar em alfa a cada turno durante umas 3~4 semanas pra talvez encontrar o item que procuro.
            Alguma coisa precisava ser feita [GM]Andromeda
            Ou unificar 2 servidores, Midranda-Migal , Awell-Valento, ou desativar o pvp de alfa.
            O que eu percebo é que o jogo fica mais ou menos cheio em época de evento Xp em mapas.
            É uma desvantagem pvp em alfa, o que dava graça mesmo era ver o Pvp lotado em Bless,poder escolher/ter com quem disputar,acompanhar...

            Pvp em alfa seria para uma outra realidade do jogo,na qual não existe mais: a realidade de um Bpt full lotado,é preciso re-avaliar a situação do nosso servidor.
            E tambem considerar uma reunificação dos servidores,acredito que o servidor pode perder mais players se continuar como está.
            Se viramos as costas para jogadores de baixo level,se está na pratica perdendo futuros clientes e grandes investidores que seriam no jogo.
            Primeiro que o pessoal low level que quer upar,evoluir realmente não curte ser morto enquanto upa em alfa
            Segundo que os updates de mapas e armas sempre vem somente para 13x+ desde não me lembro quando.
            E a coisa só piora por fim com a ausencia do pvp centralizado e com mapas super vazios inclusive a cidade de ricarten.
            Editado por AnmLight; 06/04/2019, 04:27.

            how to find hd images

            Comentar


            • [GM]Titania
              [GM]Titania comentou
              Editando um comentário
              Ei, AnmLight!

              Compreendo o seu ponto de vista. Gostaria de pontuar algumas colocações suas, dando o nosso. \o/

              Por enquanto, não temos previsões de junção dos servidores. Monitoramos constantemente a quantidade de jogadores que frequentam cada um, assim como seu engajamento, e o cenário atual é de comunidades consolidadas em todos eles. Se houver quaisquer decisões relacionadas, noticiaremos a vocês.

              É um fato que o PvP no jardim do Castelo Bless não é o mesmo pelo que o [GM]Andromeda explicou. Porém, não quer dizer que ele seja de todo negativo. Temos opiniões diversas na comunidade, tanto como a sua, quanto discordando.
              Por termos diversas opiniões é que mantemos Beta e Gama, por exemplo, sem o PvP, para aqueles que não curtem essa modalidade e risco na hora de upar.

              Você falou sobre implementações para jogadores de baixo nível. Durante nossa administração tivemos o Sistema de Ajuda para Iniciantes, novas quests diárias e semanais, o Sistema de Aprimoramento de Cristais, eventos com focos em diversas faixas de nível, além de balanceamentos, novidades e otimizações que abrangem o jogo como o todo. A demanda de novidades não são sustentadas apenas por novos mapas e itens, mas na melhoria da jogabilidade em suas diversas vertentes.
              Esse feedback seu me despertou curiosidade. Poderia me informar em que faixas de nível você sente falta de mapas e itens, por exemplo?

              Quanto à procura por grupos e companheiros, dispomos justamente do Fórum Oficial e do Sistema de Grupos para que esse tipo de companhia possa ser encontrada com mais facilidade, além do bom e velho papo ingame nos locais mais cheios.
              Por falar em locais mais cheios, você citou, também, encontrar Ricarten vazia. Em que horário e subservidor você observou esse comportamento?

              Aguardo seu retorno para que possamos continuar nossa conversa!

          • #10
            Acho que pra uma leve nostalgia tinha que deixar só BC e CBA como pvp, esse lance de alfa pvp é horrível, e só encontra player em ET2 pra cima, e as cidades de Midranda realmente está vazia mesmo sábado e domingo ver uma dúzia em loja e nem pt em et1 acha kk, no cronus tá um pouco cheio e mesma uns pingados upando em i1, i2,, lost, da uma impressão de vazio, não tem mais GM interagindo in-game com player, eu gosto do jogo até tento jogar mais se não botar pelo menos um cash você não consegue evoluir de forma alguma, porque os spaw não tem mais só 3 ou 6 mob, agora são 20 mob de uma vez com os ataques surreal, falam tanto em balanceamento, mas isso foi criado justamente pra isso aí, comprar os pacotes do site com preços aí absurdos, o serviço Premium e os aging é um assalto, o que ameniza é quando eles botam 100 a 200% bônus, vai no cronus e com uma paciência e muito tempo dedicado você consegue ao poucos evoluir, um pouco de Gold, mas de cara pelo menos pra se manter vc do mesmo jeito tem que comprar um Gold no site pq se não já viu, infelizmente não deve demorar pra cronus ficar desbalanceado como os outros pra vc ser obrigado donatar .

            Comentar


            • #11

              A empresa deveria pensar na unificação dos servidores FREE com certa brevidade, como todos sabemos os servidores estão cada dia mais vazios, não existe disputa faz tempo.
              Eles só tem a ganhar com isso:

              Economia de pagar apenas 1 servidor.

              Altas tretas , ganhando com os itens sites.

              Servidor voltaria a ficar lotado, com isso daria uma animada na negada.

              O JOGO NUNCA SERÁ COMO ANTIGAMENTE, SÃO OUTROS TEMPOS E A EMPRESA DEVERIA VALORIZAR QUEM AINDA JOGA.

              PS: Façam um ENQUETE no site e vejam o que os jogadores decidem.

              Comentar


              • #12
                Na minha opinião, os itens SHOP poderiam ter efeito apenas PVE, no PVP ficar somente o Personagem CRU para ser mais competitivo. (inclusive diminuir essa necessidade ridícula de gastar tanto dinheiro pra poder upar) inventem outra coisa opcional para gastar, ou algum evento e tals. está totalmente pay to win, e se pelo menos o jogo não fechasse tanto repentinamente, poderiamos fazer mais propaganda do jogo tbm.

                Comentar


                • #13
                  [GM]Titania Ola Gm Titania é um prazer o contato e gostaria desde ja de dar os parabens pelo trabalho da equipe Zenit,é notavel que tem existido um grande empenho e dedicação com o jogo,porém algumas coisas podem melhorar,parece que falta algo para convencer os jogadores a voltar para o servidor,e que na minha opinião seriam as questões...
                  sobre as duas questões acima:
                  1- Sobre a necessidade de mais atenção a players baixo/medio nível(na minha opinião) :

                  Acho que poderia haver mapas novos para níveis intermediários(110~130) e não só para 13x+ sabemos que futuros mapas serão desenvolvidos
                  pela desenvolvedora e com certeza todos serão 14x+ infelizmente o jogo precisa seguir sua evolução,apenas me refiro que seria interessante um mapa
                  novo nesse nível intermediário.E sobre itens,seria interessante lançar armas de 1 mão na linha de itens Mitológicos(118) pelo menos. Ja que a última
                  linha de itens de 1 mão é do 108(ja que toda a nova linha de itens nunca mais veio com itens de 1 mão,nem a linha de itens Flamejantes,nem Verus e provavelmente
                  nem a linha de itens Verthex...não teremos arma de uma mão.Ou existe futuramente alguma chance de tornar alguma linha de itens acima do 118 para arma de uma mão?

                  Eu acho isso importante pois daria mais capacidade defensiva a jogadores que não tem como alcançar um aging acima do +20 e nem tem condições de investir tanto no jogo.


                  2-Sobre Esse desparecimento de players que me refiro,isso foi exatamente em um sábado de Abril,por volta das 8 da noite,época em que as lojas
                  se encontravam em Pilai ,Ricarten estava totalmente vazia naquela hora,em Bless havia apenas 3(comigo) o Hs de Et1 estava totalmente vazio(em pleno fim de semana)
                  claro que não tínhamos evento de xp nos mapas nem evento de pascoa nesse dia.
                  Agora que temos evento percebo que a situação ja normalizou pelo menos nas cidades e na Torre sem fim.
                  Então eu acho que seria talvez considerável uma unificação parcial dos servidores,mas compreendo que o sr.mencionou que não existe essa possibilidade no momento.


                  Eu acho que o jogo ja evoluiu muito,na minha opinião de jogador a equipe Zenit tem feito um trabalho ótimo e estão de parabens,isso é inegável,o jogo está na sua melhor fase desde 2010,e se não fosse esse empenho com certeza não teriamos mais nosso Bpt .Mas eu acho que algumas coisas poderiam ser melhoradas ainda.

                  Mas eu tenho observado muito os likes na página do facebook do Priston Tale Brasil,em 2015 quando retornei ao jogo estava com 88~89 mil likes
                  e agora está com 87 mil se não me engano.Ou seja isso pode ser uma prova clara que o jogo precisa de algo mais,mas quero eu acredito que dando tempo ao tempo tudo ira se normalizar no servidor quanto a população de jogadores.A tendencia é voltar cada vez mais quando houver mais novidades.

                  *Editado: Questão da arma 1hand
                  Editado por AnmLight; 25/04/2019, 17:01.

                  how to find hd images

                  Comentar


                  • [GM]Titania
                    [GM]Titania comentou
                    Editando um comentário
                    Obrigada pelo retorno, AnmLight! Fico feliz que esteja curtindo nosso trabalho.
                    Ninguém é perfeito, né? Sempre tem como melhorar, e é massa que possamos trocar ideias com vocês de como fazer isso!

                    Vamos lá.

                    Hoje contamos com 4 mapas na faixa do nível 110 ao 130: Mina de Gelo (110), Laboratório Secreto (118), Arma Antiga (123) e Estrada Sombria (130). O lançamento de novos mapas para essas faixas de nível visariam o que, exatamente? Novos itens, mais spawns? Qual seria a real vantagem de trazer esse tipo de novidade?
                    Lembrando que não há novos mapas nesse sentido em outros servidores oficiais.

                    O lançamento de novos itens de uma mão é algo que eu não consigo te responder agora. Como o desenvolvimento de itens é com a desenvolvedora do jogo, não é algo que possamos ter alguma previsão. Mas, repassei a sua sugestão ao restante da equipe para que possamos analisar!

                    Quanto à cidade vazia, uma redução no número de jogadores após um evento mais agressivo é bem comum. O pessoal tende a aproveitar ao máximo um evento, e todo mundo tem que descansar, né? hahaha
                    Por isso, buscamos um equilíbrio, assim, o jogo não fica algo sazional por conta da ocorrência de eventos apenas.

                    Quanto aos likes da página, na verdade, desde que nossa administração começou, em 2016, só subiu! \o/
                    Mas a análise desse parâmetro na verdade, não deve englobar apenas o número, mas também a justificativa. Sempre estamos de olho nessas análises em nossas mídias sociais, para que, além do feedback de vocês, possamos visualizar impactos do que trazemos ao jogo de forma mais ampla.

                    Novamente, agradeço seu feedback e fico no aguardo do seu retorno. Abração!

                • #14
                  Mesmo juntando 3, não vai chegar a quantidade de player que tinha antigamente como 2008 que final de semana não dava pra entrar no servidor porque estava cheio, e vir com esse papo de que vai faltar spaw é mentira, o problema disso tudo vai ser deixar ainda o mago lucrando com 2 na PT, sendo que podia ter 6 player ali upando na raça, isso sim mexe na diversão, pois muitos estão aderindo isso, ou lucra ou upa seus outros char, e quem não tem máquina virtual ou 2 PC, fica rodando mapa atrás de alguém pra UP e não acha, mas como isso ainda dá retorno a empresa também, pra que mexer né?!? Mas unificando eu voltaria jogar sério, ia ter mais 11x e 12x upando todo dia, ia ter mais itens 8x com preços justos, ice e lost 1 ia ter player.
                  Mas eu acho que a empresa só faz algo depois que ouve os líderes do clan, e claro eles vão dizer não, porque vai diminuir os drop de item que dá 2 mil $$ no mercado!

                  Comentar


                  • #15
                    • Eventos poucos atrativos que duram 3 semanas para serem trocados. (Este de Páscoa já vai completar 2 semanas, sendo que a pascoa ja acabou a 1 semana - Parabéns -, ótimo atrativo)
                    • Pessoas upando seus outros personagens sugando XP de Mago.
                    • "Monopólio" do Clan nos servidor.
                    Veja bem, aqui não estou criticando nenhum clan, se eles ganham BC e/ou SOD, méritos deles. O que eu vejo é que devido a este "Monopólio", players de outros clans e/ou sem clan, entram neste clan visando os Buffs das Coroas, Gold de BC e etc, acabando com a competitividade do servidor. ... Para que houvesse melhorias neste sentido ao meu ver seria algumas alterações tais como:
                    - Delay de 10 dias para troca de TAG ao sair com o personagem do clan pelo site/jogo. Assim, o clan de ataque não poderia atacar duas vezes em duas semanas, tendo que haver mais estratégias entre os clans participantes.
                    - Remoção de Pritos em BC (Do que adianta dar age em item de defesa, para chegar na principal competição do jogo e você ficar invencível durante a competição toda? Chega a ser ridículo e digo até mesmo covarde)
                    • Atualizações do jogo mais eficazes e rápidas (Tá, eu sei do blablabla da Masanga Soft).

                    São esses tipos de detalhes que acabam com o jogo, a diminuição de players.
                    Antigamente (passado não volta né GM) tinhamos lojas In-Game nos 3 sub-servidores, sendo Alfa o mais "HARD", agora tu entra em Gama ou Beta e não encontra nada, vai Alfa e nem Lag da mais ...

                    Enfim, Zenit deveria fazer enquetes sobre futuras melhorias do jogo no Fórum OFICIAL para que o seus clientes -vulgo players- votassem quais as prioridades a serem implantadas ou desenvolvidas, invés de ficar falando que irá passar a idéia para a equipe da Zenit para discutirem se é uma idéia boa ou não e nunca mais termos qualquer tipo de retorno.
                    Lembrando que a avaliação da Equipe Zenit me parece sempre ser diferente do da comunidade, pois tudo que dizemos aqui é "analisado(a)" (sim, coloquei entre aspas, pois falar que vai ser analisada é uma coisa e qualquer um atrás de um monitor pode falar que realmente leu) e fica por isso, na análise.

                    Comentar


                    • [GM]Titania
                      [GM]Titania comentou
                      Editando um comentário
                      Opa, YukiMage! \o

                      O que você esperaria de um evento? Geralmente, quando os eventos duram mais, não é só por deixar, mas por pedido da própria comunidade que curtiu ele naquele momento. =]

                      Quanto ao modo de up, cada um escolhe a maneira que sente mais confortável. No entanto, temos visão de equilíbrio, tendo a essência de cada classe sendo valorizada, com o Balanceamento de Classes.

                      Sobre o "monopólio" que cita, eu entendo seu ponto de vista. Mas, muito disso ocorre também pela falta da galera ir competir. Na sua opinião, apenas limitar a saída resolveria esse problema? Essa não seria, talvez, uma solução paliativa?

                      Em relação ao Pritos, realizamos disputas ocasionais sem a possibilidade de usar o mesmo. No entanto, ainda não visamos a retirada completa, já que a dinâmica do evento fica completamente diferente e mais etapas do Balanceamento se fazem necessárias nesse caso.

                      Por fim, vale lembrar que o papel da desenvolvedora do jogo, assim como o nosso, não é "bla bla bla". Administramos o Priston mediante contrato que deve ser respeitado.
                      Buscamos fazer o nosso máximo e otimizar nossos processos de forma a melhor atendê-los, mas passar por cima disso não é possível. Levamos nosso trabalho bem a sério. Não tem só alguém qualquer atrás de um monitor dizendo que leu, mas uma equipe que lê um por um e analisa conforme está ao nosso alcance.

                      De qualquer forma, agradeço as sugestões. Repassei para analisarmos, sem aspas, como sempre fazemos.
                  Carregando...
                  X