Proposta de Balanceamento para as Atalantas:
Bom dia, boa tarde ou boa noite!
Eu sou o Léo, dono da atalanta Jasmine, atualmente 14x no Awell. Jogo com a classe desde 2008 e preparei este documento para toda a comunidade de Priston Tale com uma proposta pessoal minha do que deveria ou poderia ser o balanceamento da classe Atalanta.
Antes, vejo que precisamos fazer um balanço sobre como a classe está atualmente.
A atalanta é um personagem que pode ser considerado ainda muito forte, mesmo sem o balanceamento de classe. Ela possui um excelente desempenho na modalidade Player versus Player, bem como um desempenho satisfatório no Up e em Partys que upam com Skills 1 contra 1, ou em Partys meele, como os jogadores caracterizam. Possui desempenho também excelente na disputa do Castelo Bless(BC) e no mínimo satisfatório no Survive or Die(SoD), se comparada com outras classes. O único ponto que podemos dizer que a classe se encontra defasada é no chamado “dano em área”, o que prejudica seu desempenho nas Partys ditas como mágicas, que upam com skills em área.
O principal problema que eu enxergo na classe é o baixo dano base da Atalanta, compensado por um dano muito elevado da skill “Medo”. Hoje, se formos analisar, a Atalanta mesmo possuindo skills com o dano parecido ou até mesmo igual ao de outras classes, na prática ela sempre da menos dano do que esses demais, e isso graças ao seu baixo dano base. Isso, ao meu ver, foi compensado de forma errada com um buff exagerado das skills “Vingança” para os leveis mais baixos e do “Medo” para as leveis alto. A ideia principal deste balanceamento da classe é fortalecer a Atalanta como um todo para poder enfraquecer ambas dessas skills, que ao meu ver são skills muito fortes se comparadas às demais classes.
É importante dizer também que a classe, assim como todas as outras, possui características próprias. A minha ideia ideal de balanceamento, tanto para a Atalanta como para as demais classes, é que possamos fortalecer essas características, de forma a tornar os personagens cada vez mais únicos e, portanto, os melhores em algumas das especificidades do jogo. Portanto, espero que fique claro a todos que estão lendo este texto que não estou inventando as coisas que aqui estou expondo do nada. O que compartilho aqui é fruto de muito pensamento e debate sobre o tema, respeitando as características e individualidades da classe.
Vamos começar então:
Quanto aos STATUS:
Quanto a fórmula dos status da classe, vejo que a Zenit Games já fez mudanças positivas adicionando HP na fórmula da agilidade para as Arqueiras e Atalantas. Vejo que precisamos apenas de uma mudança nesse sentido: o adicional de HP também na fórmula da força para a classe.
Hoje, Atalantas que usam da build “Pure”, ou seja, com menos força e mais agilidade, possuem mais HP do que as atalantas que optam pelas builds “Strenght”, as quais investem em força para usar as armaduras do seu respectivo level.
Parece muito estranho ou errado, o personagem investir em força justamente para “tankar” mais e “bater” menos, mas mesmo assim ter menos HP do que os colegas de classe que decidem investir em agilidade justamente para “tankar” menos e “bater” mais.
investimento em FORÇA → Agora adiciona HP ao personagem
Quanto às HABILIDADES:
Quanto às habilidades da classe, abordar-as-ei em ordem crescente, conforme seus leveis.
GOLPE DO ESCUDO:
Quanto a dano, acredito que a skill não deva sofrer alterações. O efeito do stun apenas que precisa voltar a funcionar como antigamente. Acredito que em função da alta absorção dos monstros de level mais alto, bem como dos personagens, em função da evolução natural do jogo, o stun da skill parou de funcionar. É necessário, portanto, que essa skill volte a ter o efeito de stun em sua ativação, evoluindo o tempo de stun conforme o level da skill. A ideia é ter algo parecido com a skill “Rugido” do Lutador, entretanto com a característica da área de skill, que funciona lançando o poder para frente, ao invés de atingir tudo ao redor do personagem, como funciona com o Lutador.
Sugestão de alteração:
- Correção na efetividade da skill
- Adiciona-se o “tempo de stun” na descrição da skill
- Modificação para 10 segundos de stun no level 10 e, respectivamente, nos demais níveis.
FARINA:
A Farina é uma skill que serve como um ataque básico potencializado da Atalanta, sendo ele mais poderoso e mais rápido do que o mesmo. Entretanto, encontra-se defasado, especialmente quanto ao dano. Ainda, com a ativação da skill Advento Midranda, do Xamã, a mesma não tem a devida inclusão de velocidade adicional na execução da skill, isso por encontrar uma espécie de limitador de velocidade de ataque.
Sugestão de alteração:
- Substitui-se a fórmula do dano de “Taxa de Ataque” para “Poder de Ataque”.
- Aumento do Poder de Ataque concedido pela skill, para 60% (sessenta por cento) no nível 10 (dez) e, proporcionalmente, nos demais leveis.
- Aumento da Velocidade concedido pela skill, de 2 (dois) para 4 (quatro) no nível 10 e, respectivamente, nos demais níveis.
MESTRA DO ARREMESSO:
Como já foi abordado na introdução, a ideia é fortalecer o dano base da classe, portanto “bufar” esta skill passiva é uma grande parte deste processo.
Sugestão de alteração:
- Aumento no dano adicional concedido pela skill sobre o poder de ataque das Lanças, de 50% (cinquenta por cento) para 100% (cem por cento) no nível 10 e, proporcionalmente, nos demais níveis.
LANÇA GIGANTE:
Essa é uma skill que serve para os leveis iniciais da Atalanta. Uma curiosidade importante é que ela funciona com lanças e com foices. Está claramente defasada e também precisa de atualização.
Sugestão de alteração:
- Troca do nome de “Lança Gigante” para “Ataque Gigante”, já que a skill funciona com lanças e com foices.
- Aumento do bônus do dano concecido pela skill, no nível 10 (dez) → não irei sugerir valores específicos
WINDY:
Esse é um buff ofensivo que é até hoje utilizado. Precisamos aqui, aumentar a taxa de ataque concedida pela skill. A Atalanta, por investir seus pontos em agilidade, deveria ter uma taxa de ataque muito mais alta do que tem atualmente, devendo perder apenas para a Arqueira. Isso ainda acontece, mas o número deveria crescer para ambas as classes.
Sugestão de alteração:
- Aumento do adicional concedido pela skill sobre a taxa de ataque das lanças, de 100% para 200% no nível 10, e, proporcionalmente, nos demais níveis.
- Correção de bug do jogo no qual o alcance adicional concedido pela skill buga o dano do personagem, especialmente no Castelo Bless e com skills que funcionam com dano em área.
- Aumento do tempo de duração do buff concedido pela skill, de 240 (duzentos e quarenta) segundos para 300 (trezentos) segundos do nível 10 (dez) e, proporcionalmente, nos demais níveis.
LANÇA GIRATÓRIA:
Essa habilidade eu vejo como bastante forte para os leveis iniciais e acredito que não precisa de atualização.
Sugestão de alteração:
- Correção do nome da skill
LADRÃO DE ALMAS:
Essa habilidade gera grandes discussões para os jogadores da classe. Atualmente, ela pega a % dada, na skill, 26% no level 10, joga esse valor sobre o HP da Atalanta, ou seja, se a Atalanta tem 2000 de HP, seria o valor de 520 como dano e da esse dano ao mob. Alguns entendem que essa skill deveria funcionar de forma parecida a Extinção da Sacerdotisa. Eu entendo que a Atalanta já é muito forte e que essa skill seria muito forte ou exagerada se funcionasse dessa forma.
Pensei, então, em desenvolver um novo efeito que funcionaria para contribuir de forma justa ao kit da classe. Eliminar-se-ia os efeitos atuais da skill, transformaria ela em uma skill 1 contra 1 a qual diminuiria, no level 10, 15% da absorção do monstro atingido. Essa skill não funcionaria em monstros especiais (Boss) ou na modalidade PvP. Da mesma forma, a skill não poderia ser usada mais de uma vez no mesmo mob, ou seja, não possibilitaria se diminuir mais do que 20% da absorção do monstro. Penso em um delay na skill próximo de 15 segundos no level 10. A skill, por ser 1 contra 1, seria muito forte para o hunting, entretanto balanceada, já que não atingiria mais de um monstro, teria um tempo de recarga alto e não funcionaria para upar nas PTs mágicas.
Sugestão de alteração:
- Exclusão dos efeitos atuais da skill
- Mudança da skill para uma skill do tipo “debuff” 1 contra 1, que reduz a absorção do monstro atingido em 15% (quinze por cento) no nível 10 e, consequentemente, nos demais níveis.
- Adição do alcance da skill na descrição.
- Delay de 15 segundos aproximadamente.
- Adição do tempo de “debuff” de 40 (quarenta) segundos no nível 10 e, respectivamente, nos demais níveis.
- Não funciona em bosses.
LANÇA DE FOGO:
Essa é uma skill que possui dano fixo e nenhum cooldown no level 10. É a skill mais forte sem tempo de recarga no level 10 até a tier 4, ou seja, a opção de skill anterior a Vingança que chega na tier 4. A ideia aqui é apenas aumentar o dano fixo concedido pela skill, para que seja mais efetiva nesses leveis iniciais, quando é útil.
Sugestão de alteração:
- Aumento do dano adicional concecido pela skill, no nível 10 (dez) → não irei sugerir valores específicos.
- Correção do nome da skill.
LANÇA PARTIDA (Split):
Essa skill é responsável por uma das grandes características da Atalanta, o combo. Ela possui um dano bom, superior a Vingança, porém inferior ao Medo. Como eu penso uma nova alternativa como combo para a Atalanta, penso que devemos manter essa skill como está, para que sirva de combo junto a Vingança para as Atalantas de leveis entre o 7x e 10x.
Sugestão de alteração:
- Correção do nome da skill
TRIUNFO DE VALHALLA (ToV):
Esse é o buff de ataque que a Atalanta possui. Como a classe tem um dano mínimo e máximo muito próximos uns dos outros, ele serve para justamente aumentar o seu dano máximo. Atualmente, é um buff muito fraco e pode ser considerado defasado se considerado aos demais buffs do jogo. Por isso, a ideia é aumentar o dano máximo com porcentagem ao invés de dano fixo.
Sugestão de alteração:
- Modificação para que a skill só funcione, exclusivamente, sobre outros personagens caso estejam presentes no mesmo grupo onde se encontra a Atalanta.
- Modificação e aumento no adicional de Poder de Ataque máximo da skill, que passa a ser calculada percentualmente ao Poder de Ataque máximo da personagem: 32% (trinta e dois por cento) no nível 10 (dez) e, proporcionalmente, nos demais níveis; e não mais com base no valor absoluto: 50+(LV/4).
- Para a Atalanta o buff deve funcionar normalmente, enquanto nos demais personagens, deve adicionar metade do efeito, ou seja, 16% (dezesseis por cento) de adicional de Poder de Ataque no level 10 (dez) e, consequentemente, nos demais níveis.
- Aumento do tempo de duração do buff concedido pela skill, de 270 (duzentos e setenta) segundos para 300 (trezentos) segundos do nível 10 (dez) e, proporcionalmente, nos demais níveis.
LANÇA DE RAIO:
Pretendo apenas aumentar o dano fixo dessa skill, de modo que fique mais viável para jogadores nos leveis iniciais.
Sugestão de alteração:
- Aumento do bônus do dano concecido pela skill, no nível 10 (dez) → não irei sugerir valores específicos.
- Correção do nome da skill.
CHUVA DE LANÇAS (Storm):
Hoje essa é a skill em área sem tempo de recarga longo, ou sem delay, que a Atalanta possui. Está, entretanto, defasada. Penso que a classe deve usar uma nova skill, mas isso não significa que essa skill não deva ser readequada para o uso das personagens de level mais baixo.
Sugestão de alteração:
- Aumento e readequação do Dano adicional concedido pela skill, de 76% (setenta e seis por cento) para 90% (noventa por cento) no nível 10 e, proporcionalmente, nos demais níveis.
- Correção do nome da skill
INFERNO DE VALHALLA (HoV):
O HoV (Hell of Valhalla), como é popularmente conhecido, é o buff em grupo da Atalanta. Ele é linkado ao Triunfo de Valhalla (ToV), adicionando o dano concedido pelo ToV mais a evasão concedida pelo HoV. Como estamos fortalecendo o kit da Atalanta, inclusive o pŕoprio ToV, penso que precisamos de enfraquecer essa skill, para não torná-la muito poderosa em relação as demais classes.
Estamos, aqui, na verdade, fortalecendo o lado ofensivo do buff e nerfando a evasão, que realmente se encontra muito poderosa.
Sugestão de alteração:
- Modificação para que a skill só funcione, exclusivamente, sobre outros personagens caso estejam presentes no mesmo grupo onde se encontra a Atalanta.
- Redução do valor da evasão adicional de 44% (quarenta e quatro por cento) para 38% (trinta e seis por cento) no nível 10 e, consequentemente, nos demais níveis.
FÚRIA-X:
Essa é particularmente minha skill preferida da classe, tem uma animação linda. Ela poderia ser muito útil, mas deixa de ser efetiva por ter um tempo de recarga muito alto. Isso precisa ser revisto. Essa será a nova skill para Up em Partys em área da Atalanta, característica que a classe sempre teve e que está enfraquecida, devido a defasagem cada vez maior da Chuva de Lanças (Storm).
Sugestão de Alteração:
- Correção na efetividade da skill, de acordo com a Área do Dano concedido por cada nível.
- Redução no delay para execução da skill. Idealmente, ela deveria ficar “sem delay” no nível 7 ou 8.
- Inclusão da Velocidade Adicional, da arma equipada no personagem, na execução da skill.
- Readequação do adicional de Poder de Ataque concedido pela skill, de 160% para 190% no nível 10 (dez) e, proporcionalmente, nos demais níveis, tendo em vista todas as correções e ajustes realizados neste balanceamento.
- Aumento da área de alcance da skill de 145 para 200 no nível 10 e, proporcionalmente, nos demais níveis.
LANÇA DE GELO:
Esse é um buff muito subutilizado e que tem muito potencial, ao se analisar as características da classe e o que ele poderia ser. Tenho a ideia de modificá-lo radicalmente. A Atalanta possui a característica, informada pelo próprio Wiki do Priston, de ser forte contra monstros do tipo Demônio, Mutante e Morto-vivo. Penso que essas características de vantagem sobre determinados monstros são muito legais e devem voltar a ser reaproveitadas no jogo.
Sugestão de alteração:
- Remoção do dano adicional no ataque básico da Atalanta concedido pela skill
- Readequação da redução da velocidade concedida pelo gelo para 40% (quarenta por cento) no nível 10 e, consequentemente, nos demais níveis.
- Inclusão do adicional de Poder de Ataque de 50% (cinquenta por cento) contra monstros do tipo Mutante (ou Demônio) no nível 10 e, consequentemente, nos demais níveis.
- Correção do nome da skill
- Correção do bug que faz com que a ativação dessa skill faz com que o Item Billing "Nepsys" funcione indevidamente no personagem e congele os adversários na modalidade PvP
VINGANÇA (VG):
Essa foi por muito tempo a skill utilizada para Up e PvP. Ela ainda é forte, porém fica para trás em comparação ao medo. Penso que ela pode continuar assim.
TALARIA:
Essa skill inicialmente, quando lançada a Tier 5, foi entendida como fraca ou quase inútil. Posteriormente, os especialistas puderam entender a sua força e potencialidade, principalmente para as disputadas de SoD e BC, nas quais pequenos detalhes, como chegar rapidamente em uma torre ou mais rapidamente em um monstro no canto da sala, podem fazer total diferença. Hoje, vejo que essa skill precisa apenas ser adequada ao funcionamento dos demais buffs do jogo e levemente fortalecida.
Sugestão de alteração:
- Adição de RES de 50% calculado sobre a agilidade total da Atalanta, sem a interferência de runas ou buffs.
- Modificação para que a skill só funcione, exclusivamente, na Atalanta.
GOLPE GALAXIAL:
Atualmente, essa skill é em área, com um bom dano, porém com um tempo de recarga muito elevado. Como já estamos fortalecendo a Fúria-X como devida skill em área da Atalanta, tenho a ideia de reformular o funcionamento dessa skill, de forma que passe a funcionar como a nova skill de combo da Atalanta, junto do Medo e substituindo a Lança Partida.
A ideia é que essa skill seja mais forte do que o Medo, mas que tenha um tempo de recarga maior, de forma a dar mais dinamicidade ao personagem no Up e no PvP e resgatando sua característica de combo, que era a marca da Atalanta no passado.
Essa mudança faz bastante sentido, até porque a animação da skill sugere que essa seja uma skill 1 contra 1, já que quando ativada, várias lanças caem sobre o inimigo selecionado.
Além disso, a Atalanta sempre teve a característica de atacar utilizando de combos, característica essa que se perdeu quando o Medo foi muito fortalecido e as demais skill da classe, esquecidas, em modificações passadas.
Sugestão de Alteração:
- Modificação na funcionalidade da skill, que passa agora a ser uma skill 1 contra 1.
- Redução no tempo de execução da animação da skill, de forma que possa passar a ser utilizada como um combo junto ao Medo como combo.
- Redução no delay de execução da skill. (Importante frisar que não queremos essa skill sem delay, e sim com um delay similar ao da Lança Partida, de forma que ao utilizar um Golpe Galaxial, a Atalanta precise ficar um tempo utilizando suas demais skills até que possa se fazer dessa skill novamente como skill finalizadora).
- Aumento do Poder de Ataque concedido pela skill, de 215% (duzentos e quinze por cento) para 280% (quatrocentos e noventa e cinco por cento) no nível 10 (dez) e, proporcionalmente, nos demais níveis.
- Modificação para adição do efeito de Taxa de Ataque adicional concedido pela skill no valor de 100% (cinquenta por cento) no level 10 e, proporcionalmente, nos demais níveis.
- Aumento dos valores de RES e MANA em todos os níveis da skill.
INVOCAR ARCUDA:
O Arcuda foi uma grande adição ao kit da Atalanta com a vinda da Tier 5. Ele é muito útil e uma forte opção para builds de tipo Hunt, que upam em mapas mais fortes com o objetivo de dropar itens raros. Vejo que ele tem um ótimo visual, precisa apenas ser fortalecido nos mesmos moldes do que foi feito com o Wolverine, da Arqueira, para que aguente mais ataques, principalmente nas Atalantas de leveis mais altos.
Sugestão de alteração:
- Que o Arcuda seja fortalecido nos mesmos moldes do Balanceamento das arqueiras, de modo a readequar seu ataque e fazer com que aguente mais ataques. Não falarei de números, pois vejo que a empresa, bem como todos os jogadores de Atalanta, tem mais ou menos as mesmas ideias quanto ao que deve ser feito com essa skill, baseados no Wolverine.
MEDO:
O Medo hoje é a skill padrão para Up e PvP da Atalanta. Em contraste com as demais classes, é uma skill muito poderosa. Ela foi fortalecida mais de uma vez, enquanto o kit da Atalanta permaneceu praticamente inalterado. Como estamos fortalecendo os buffs e as passivas da classe, que eram sim muito defasadas, e bem como pretendo que o buff Advento do Midranda do Xamã passe a funcionar na skill, não se tem outra alternativa se não a de enfraquecer essa skill, da mesma forma que foi feito com a Vingança. Mesmo nerfada, vejo que a Atalanta se tornará mais forte e mais equilibrada com essas mudanças.
Sugestão de alteração:
- Inclusão da velocidade da arma na execução da skill
- Inclusão da Velocidade Adicional, da skill Advento de Midranda do Xamã, na execução da skill
- Correção na taxa de acerto do segundo hit da skill
- Redução do Poder de Ataque concedido pela skill, de 295% (duzentos e noventa e cinco por cento) para 250% (duzentos e cinquenta por cento) no level 10 e, proporcionalmente, nos demais níveis.
- Redução do Crítico concedido pela skill, de 32% (trinta e dois por cento) para 26% (trinta por cento) no level 10 e, proporcionalmente, nos demais níveis.
PRONTO! Parecia que a gente não ia acabar, mas não é que finalmente acabou?
Com essas modificações, vejo que a classe terá um dano base mais sólido e poderoso, mais dinâmica com skills diferentes para o Up e PvP, suas skills desbugadas e um pequeno Nerf na evasão e no dano do Medo, que foram skills bufadas com o objetivo de tapear os demais problemas da classe. Com isso, a personagem ficará muito mais volátil, poderá upar em área, em PTs Meele e também no PvP.
Espero que vocês tenham gostado do Balanceamento da Jasmine. Curtam se vocês tiverem gostado e comentem com as observações de vocês. Eu ficarei muito feliz em responder e também em fomentar o debate sobre a nossa tão amada classe.
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