Retorno para 2ª Fase - Balanceamento da Jasmine
Bom dia, boa tarde ou boa noite!
Eu sou o Léo, dono da atalanta Jasmine, atualmente 15x no Awell. Jogo com a personagem desde 2008, sou representante da classe no Discord do Priston Tale Brasil e, assim como na 1ª fase do balanceamento, preparei este documento para toda a comunidade de Priston Tale com uma proposta pessoal minha do que deveria ser corrigido ou modificado após a nossa 1ª fase do Balanceamento de Classes.
Antes do balanceamento, nós tínhamos uma classe com um excelente desempenho na modalidade PvP, mas que sofria bastante quando o assunto era Up, seja solo ou em PTs meele ou mágica. Com as correções e modificações implementadas, tivemos uma melhora muito significativa no desempenho da classe no Up, em especial no Up mágico. Entretanto, ainda faltam detalhes a serem corrigidos, como a questão da paridade do dano no PVE versus PvP.
Citarei abaixo magias que ficaram muito boas após o balanceamento e que, ao meu ver, não precisam de alteração. Após, abordarei as que eu acredito que precisam mudar em algum aspecto.
O QUE FICOU BOM:
FARINA:
Essa magia ganhou utilidade ao ter o efeito do gelo adicionado, bem como velocidade e dano corrigidos. Está indispensável para o PvP. Ficou perfeita.
MESTRA DO ARREMESSO e TRIUNFO DE VALHALLA:
Com o buff que ambas as magias tiveram, conseguiram fortalecer de forma eficiente o dano base da classe. Ficaram muito boas. Podem até sofrer alguma modificação, mas não as vejo como estritamente necessárias.
LANÇA GIGANTE, LANÇA GIRATÓRIA e LANÇA DE FOGO:
São magias que, modificadas, tornaram-se boas opções para as Atalantas de nível mais baixo, bem como opções para serem utilizadas nas rodadas iniciais do SoD junto da Farina.
WINDY:
Tornou-se bem mais útil ao ter a quantidade de taxa de ataque adicional aumentada. Ficou muito boa.
LANÇA DE RAIO:
Ficou útil para o que a funcionalidade foi proposta, que é de ser uma magia em área mais fraca a qual tem a funcionalidade da Drena Almas ativa.
CHUVA DE LANÇAS, FÚRIA-X e GOLPE GALAXIAL:
Com o buff na Chuva de Lanças e a redução do tempo de recarga na Fúria-X e Golpe Galaxial (esse também sofreu redução na animação da magia), acabaram se tornando magias em área funcionais para momentos diferentes do jogo para a classe. Ficaram excelentes.
A Chuva de Lanças está muito boa na Dungeon e em alguns posicionamentos no Bless Castle. Fúria-X serve do 6x ao 10x, enquanto o Golpe Galaxial é nossa magia em área padrão para Up, SoD e Bless.
LANÇA DE GELO:
Com a Farina, ficou bem mais funcional no PvP, que é seu objetivo principal. Está boa do jeito que está.
VINGANÇA:
Já era forte, agora ficou mais ainda para as Atalantas até o level 105, aproximadamente. Não precisa ser modificada. É uma opção interessante para se usar especialmente no PvP, já que com Advento de Midranda essa skill é mais rápida do que o Medo, se estivermos de Armadura Verus.
INVOCAR ARCUDA:
O Arcuda ficou mais forte e bem mais condizente com com a situação atual do jogo. Pode continuar do jeito que está.
O QUE PODE MELHORAR:
GOLPE DO ESCUDO:
Conforme eu mesmo já reportei no Discord, essa magia ficou muito boa. Entretanto, o ataque da Fênix e do Mut/Eor/Terry acaba por cancelar o efeito do stun, tornando essa skill obsoleta se utilizada junto destes itens billing. Penso que poderia ser adicionada a função aqui similar ao que foi feito com o Desaparecer do Pikeman, fazendo com que estes ataques não removam o efeito da habilidade.
→ Correção no bug na qual o ataque dos pets remove o efeito do stun.
FARINA:
Estou adicionando agora essa sugestão. Acho que por mais que tenha ficado melhor, ainda precisa de uma taxa de acerto melhor.
→ Aumento da Taxa de Ataque adicional de 40% (quarenta por cento) para 80% (oitenta por cento) no nível 10 e, proporcionalmente, nos demais níveis, com o adicional sendo calculado da Taxa de Ataque total da Atalanta. Caso a Taxa de Ataque seja calculada da Lança da Atalanta, sugiro o aumento da Taxa de Ataque adicional de 40% (quarenta por cento) para 300% (trezentos por cento) no nível 10 e, proporcionalmente, nos demais níveis.
LADRÃO DE ALMAS:
Foi muito bom ver essa magia corrigida, entretanto com os valores colocados atualmente, de 8% no nível 10, acabou também se tornando obsoleta, já que até o monstro mais forte do Abismo do Mar perde mais do que isso de HP com a execução de um Medo. Para que seja útil no hunting, que é a proposta dessa magia, penso que precisa ser corrigida para um adicional próximo dos 20% do HP do monstro atacado.
→ Aumento no HP drenado do monstro de 8% (oito por cento) para 20% (vinte por cento) no nível 10 e, proporcionalmente, nos demais níveis.
LANÇA PARTIDA:
Essa magia é a responsável pelo amado “combo”, antigamente utilizado pela nossa classe e que por muito tempo foi nossa característica. Essa magia precisa tirar um pouco menos do que o Medo, entretanto deve ser mais precisa, deve acertar mais. Dessa forma, ela funciona como uma finalizadora, dinamizando muito o PvP da classe. Atualmente, é isso que está acontecendo, todavia o dano crítico dela está bugado, ela tem apenas “dano branco”. Isso precisa ser corrigido ou então o dano precisa ser um pouco aumentado. Do mesmo modo, está acertando bem, mas vejo que ainda precisa acertar melhor para cumprir com dignidade a sua função mor.
→ Correção do bug no qual a magia não possui dano crítico
→ Aumento da Taxa de Ataque concedida pela skill, de 50% (cinquenta por cento) para 120% (cento e vinte por cento) no nível 10 (dez) e, proporcionalmente, nos demais níveis.
INFERNO DE VALHALLA:
A redução da evasão dessa magia foi um dos pontos mais polêmicos deste balanceamento. Vejo que com tudo que a Atalanta ganhou, essa redução foi bastante justa. Como eu já havia dito anteriormente, o HoV e o Medo foram exageradamente bufados no passado por “preguiça” de se fazer o que foi feito no balanceamento que temos hoje.
Porém, precisa-se corrigir o bug no qual o dano do antigo Triunfo de Valhalla ainda é adicionado ao ataque máximo da personagem ao ativar a magia.
→ Correção do bug que adiciona indevidamente dano máximo ao poder de ataque da Atalanta, baseada na antiga funcionalidade da magia “Triunfo de Valhalla”
TALARIA:
Essa magia é muito boa e gostei da modificação que funcione só na Atalanta. Entretanto, não vejo motivo para que não seja instaurado aqui, como foi solicitado na 1ª fase, um adicional de RES baseado na agilidade investida do personagem. Hoje, o alto gasto de RES é um dos grandes problemas da Atalanta e essa magia poderia corrigir parcialmente esse problema.
→ Inclusão de adicional de RES, calculado conforme a agilidade investida no personagem dividida por 2. Exemplo: 800 de agilidade → 400 de RES adicional
MEDO:
Com as correções dos problemas de velocidade, o Medo ficou muito bom. Entretanto, penso que ainda existe uma discrepância no desempenho da classe relacionado ao PVE e ao PvP. Enquanto o desempenho no PvP está bastante elevado, no PVE meele ele ainda está um pouco melhor, porém ainda defasado.
Para que se resolva esse problema, sugiro que se reduza o Poder de Ataque adicionado pela magia, adicionando-se no lugar um dano adicional contra monstros do tipo Mutante ou Demônio, que são monstros aos quais a Atalanta possui vantagem, conforme o Priston Wiki.
Com essas mudanças na Lança Partida e no Medo, a Atalanta deixará de essencialmente matar só usando Medo. Ela terá a dinamicidade de combar utilizando do Medo junto da Lança Partida, cada uma no momento certo, para ter mais efetividade no PvP.
→ Inclusão do adicional de Poder de Ataque de 30% (trinta por cento) contra monstros do tipo Mutante ou Demônio no nível 10 e, consequentemente, nos demais níveis.
→ Correção da funcionalidade do segundo hit da skill, que tem um acerto muito baixo no PvP, sendo o dano desferido pelo Medo no PvP na sua maioria desferido no primeiro hit.
→ Redução do Poder de Ataque concedido pela skill, de 295% (duzentos e noventa e cinco por cento) para 255% (duzentos e cinquenta e cinco por cento) no level 10 e, proporcionalmente, nos demais níveis.
No geral, o balanceamento já foi muito positivo com a classe. Com essas correções de bug e mudança na RES, bem como na funcionalidade da Lança Partida + Medo, vejo que a classe retornará sua principal característica, que é a do combo, ganhando também um diferencial no PVE meele, tendo o adicional contra algum tipo específico de monstro.
Espero que vocês tenham gostado da minha proposta de Balanceamento. Curtam se vocês tiverem gostado e comentem com as observações de vocês. Eu ficarei muito feliz em responder e também em fomentar o debate sobre a nossa tão amada classe.
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