Comparação do ANTES e DEPOIS do balanceamento da classe XAMÃ, ocorrido entre 06/09/2017 e 21/09/2017.
https://zenit.games/priston/noticia....eamento_Parte3
Olá , sou o xamã Dragon e fiz uma comparação do antes e depois do balanceamento ocorrido na classe em 2017 , balanceamento esse que foi de acordo com o feedback da comunidade , repassado pelas lideranças de clãs na época.
Obs: Nem todas as modificações exigidas pela comunidade foram atendidas e outras nas quais não foram pedidas entraram em vigor .
Nesse tópico irei abortar apenas as skils que tiveram modificações significativas e irei explicar em números.
A maioria das skil inicia com a seguinte afirmação :
1º - Inclusão da velocidade adicional, da arma equipada no personagem, na execução da skil;
NÃO ESTÁ FUNCIONANDO! TANTO O ALCANCE, QUANTO A VELOCIDADE DA ARMA SÓ ESTÁ INFLUENCIANDO O DANO PADRÃO DO PERSONAGEM, O 'FOGUINHO' .
2º - Correção do dano da skil no modo de jogo Player versus Player (PvP);
CORREÇÃO DE DANO, NÃO QUER DIZER QUE A SKIL COMEÇOU A ACERTAR E MATAR TODO MUNDO.
Exemplo :
Xama 140 x Pike 142
Força Divina = 2 acertos de 10
Fantasmaria = 1 acerto de 10
Onda Negra = 3 acertos de 20 (a skil tem 2 hits então 2x10=20)
Raio Negro = 3 acertos de 10
Labareda Espiritual = 3 acertos de 10
Assombrar = 1 acerto de 10 (não absorve Hp)
Com base nos status do seguinte personagem , irei colocar o antes e depois tanto das formulas quanto do dano das skils do personagem :
Xamã - 131
Inteligencia – 611
Poder de ataque do fantasma (130) = 149 - 168
---------------SKILS------------------
LABAREDA ESPIRITUAL
- Aumento do poder de ataque mínimo e máximo da skil;
ANTES
NÍVEL 10
57(LV/2+INT/2) - 117(LV/2 + INT) = 57(370) - 117(676)
PÓS BALANCEAMENTO
57(LV+INT/2) - 117(LV+INT) = 57(436) - 117(742)
AUMENTO NO PODER DE ATAQUE DA SKIL EM:
66 DE MÍNIMO E MÁXIMO
OBS: A skil não aumenta o poder de ataque de acordo com o fantasma , é desferido o mesmo dano , por exemplo, usar um fantasma inicial ou o ultimo fantasma do lvl, no caso 140.
ALGEMADOR
- aumento do tempo de efeito da skil sobre o monstro;
- readequação do delay da skil;
ANTES
NÍVEL 10
6 SEGUNDOS DE PARALISAÇÃO
PÓS BALANCEAMENTO
7 SEGUNDOS DE PARALISAÇÃO
AUMENTO DE 1 SEGUNDO NO TEMPO DE DURAÇÃO DO EFEITO DA SKIL;
DELAY DA SKIL ESTÁ ACIMA DO EFEITO DA MESMA;
ADVENTO MIGAL
- aumento no poder de ataque adicional;
- modificação para ser utilizada apenas nas classes mágicas aumentando o poder físico do personagem;
ANTES
NÍVEL10
aumento de 57 no poder de ataque (mínimo e máximo)
PÓS BALANCEAMENTO
aumento de 100 no poder de ataque(mínimo e máximo)
ESSE ADICIONAL NÃO AUMENTO O PODER DE ATAQUE DE TODAS SKILS 1X1 DE XAMÃ, MAGO E SACER . SÃO ALGUMAS APENAS.
CHUVA
ANTES
NÍVEL 10
- ADICIONA 13 DE ABS
PÓS BALANCEAMENTO
- AUMENTA 25% DE ABS
MODIFICAÇÃO MAIS SIGNIFICATIVA DENTRE TODAS AS ALTERAÇÕES OCORRIDAS NESTE PROCESSO DE BALANCEAMENTO.
FANTASMARIA
- redução de delay da skil;
- aumento no poder de ataque mínimo e m´ximo da skil;
ANTES
- DELAY EM TODOS OS NIVEIS
NIVEL 4
80(LV/2+INT/6+MIN*2) - 120(LV/2+INT/3+MAX*2) = 80(464) - 120(604)
PÓS BALANCEAMENTO
- SEM DELAY NIVEL 4
80(lv/2+Int/3+Min*2) - 120(LV/2+Int/2+Max*2) = 80(566) - 120(706)
AUMENTO NO PODER DE ATAQUE DA SKIL EM:
102 DE MÍNIMO E MÁXIMO.
ARRANHAR
- aumento no poder de ataque mínimo e máximo;
ANTES
NIVEL 10
210(LV/2+INT/3+MIN*4) - 295(LV/2+INT/2+MAX*5) = 210(864) - 295(1210)
PÓS BALANCEAMENTO
210(lv/2+int+min*4) - 295(lv/2+int+max*5) = 210(1272) - 295(1516)
AUMENTO NO PODER DE ATAQUE DA SKIL EM :
408 DE MÍNIMO
306 DE MÁXIMO
MANHÃ DA ORAÇÃO
- aumento no poder de ataque mínimo e máximo da skil;
ANTES
NÍVEL 10
467(LV+INT/3+MIN*5) - 534(LV+INT/2+MAX*5) = 467(1079) - 534(1276)
PÓS BALANCEAMENTO
467(lv+int+min*5) - 534(lv+int+max*5) = 467(1487) - 534(1582)
AUMENTO NO PODER DE ATAQUE DA SKIL EM:
408 DE MÍNIMO
306 DE MÁXIMO
OBS : Após algumas semanas do balanceamento ter finalizado, a Skil está estagnada em um BUG do qual 3 xamãs ou mais na Party não podem a usar, se usar é conexão perdida na mesma hora.
PREGO FANTASMAGÓRICO
- aumento no poder de ataque mínimo e máximo da skil;
ANTES
NÍVEL 9
920(LV+INT/2+MIN*12) - 1030(LV+INT+MAX*12) = 920(2224) - 1030(2758)
PÓS BALANCEAMENTO
1370(lv+int/2+min*12) - 1560(lv+int+max*12) = 1370(2224) - 1560(2758)
A FÓRMULA DA SKIL NÃO HOUVE ALTERAÇÃO , A MELHORIA HOUVE APENAS NO DANO FORA DOS PARÊNTESES.
AUMENTO NO DANO DE :
450 DE MÍNIMO
340 DE MÁXIMO
OBS: Devido a velocidade adicional do ADV Midranda , a skil deixou de ser usada no nível 10 para o nível 9.
FORÇA DIVINA
A skil antes do balanceamento era usada no nível 7:
690(lv+int/2+min*5)-750(lv+int+max*5) = 690(1181) - 750(1582)
Após o adicional da velocidade, houve um retrocesso e passou a ser usada sem delay no nível 6 :
650(lv+int/2+min*4)-710(lv+int+max*4) = 650(1032) - 710(1414)
Diferente dos personagens não mágicos em que as skils aumentam seu poder de ataque a cada nível, as do Xamã , mais precisamente MANHÃ DA ORAÇÃO e FORÇA DIVINA que são as principais da classe, só possuem aumento de dano nos nível impares da skil (1-3-5-7-9), os demais níveis apenas aumentam o dano fora dos parênteses , que são valores pífios nos quais não possuem diferenças no dano. O teste foi feito com ambas skils citadas e estarão disponíveis aos GMs, assim que o processo de balanceamento estiver focado no Xamã.
Vale ressaltar tbm que a Skil possui seu dano BUGADO, fazendo o teste da nova fórmula do aging no sub servidor DELTA , a skil FANTASMARIA no nível 10 ultrapassou o dano da skil FORÇA DIVINA . Mesmo com números consideravelmente altos da Força Divina em comparação a Fantasmaria, ela ainda assim teve poucas melhorias enquanto a outra ultrapassou o seu dano (em laboratório) em torno de 200 pts. O bug, se assim posso dizer, foi relatado ao GM CEPHEUS, porém só foi identificado no ultimo dia do teste, perdendo então a chance de ser gravado e enviado para análise.
Após ler isso tudo, será que o Balanceamento da classe foi realmente eficaz ? Após um período de 1 ano e 5 meses desde as modificações , quantos jogadores ativos de xamã existem no jogo ? Ativos que falo que realmente jogam com a classe ... Logar pra dar Buff todo mundo pode fazer isso '-'
Complicado... Sei muito bem que o processo de Balanceamento nunca vai ter fim, o jogo sempre vai estar em um ciclo de renovação/atualização , porém a classe especifica e mencionada nesse tópico vem tendo alterações desde 2014(se não me falhe a memória), quando ainda não estava em vigor a Zenit, classe essa que já está a mais de 5 anos no jogo e até agora não se sabe para que veio ao BPT........ Espero que um dia ela tenha o seu digno valor , valor esse que fará jogadores quererem jogar com a classe e se aventurar no jogo com ela.
PS: Nem só de tristezas vive o xamã, ele tem seus prós e contras, porém digitar tudo em um tópico só não cabe. Em breve vem outro kkkk
https://zenit.games/priston/noticia....eamento_Parte3
Olá , sou o xamã Dragon e fiz uma comparação do antes e depois do balanceamento ocorrido na classe em 2017 , balanceamento esse que foi de acordo com o feedback da comunidade , repassado pelas lideranças de clãs na época.
Obs: Nem todas as modificações exigidas pela comunidade foram atendidas e outras nas quais não foram pedidas entraram em vigor .
Nesse tópico irei abortar apenas as skils que tiveram modificações significativas e irei explicar em números.
A maioria das skil inicia com a seguinte afirmação :
1º - Inclusão da velocidade adicional, da arma equipada no personagem, na execução da skil;
NÃO ESTÁ FUNCIONANDO! TANTO O ALCANCE, QUANTO A VELOCIDADE DA ARMA SÓ ESTÁ INFLUENCIANDO O DANO PADRÃO DO PERSONAGEM, O 'FOGUINHO' .
2º - Correção do dano da skil no modo de jogo Player versus Player (PvP);
CORREÇÃO DE DANO, NÃO QUER DIZER QUE A SKIL COMEÇOU A ACERTAR E MATAR TODO MUNDO.
Exemplo :
Xama 140 x Pike 142
Força Divina = 2 acertos de 10
Fantasmaria = 1 acerto de 10
Onda Negra = 3 acertos de 20 (a skil tem 2 hits então 2x10=20)
Raio Negro = 3 acertos de 10
Labareda Espiritual = 3 acertos de 10
Assombrar = 1 acerto de 10 (não absorve Hp)
Com base nos status do seguinte personagem , irei colocar o antes e depois tanto das formulas quanto do dano das skils do personagem :
Xamã - 131
Inteligencia – 611
Poder de ataque do fantasma (130) = 149 - 168
---------------SKILS------------------
LABAREDA ESPIRITUAL
- Aumento do poder de ataque mínimo e máximo da skil;
ANTES
NÍVEL 10
57(LV/2+INT/2) - 117(LV/2 + INT) = 57(370) - 117(676)
PÓS BALANCEAMENTO
57(LV+INT/2) - 117(LV+INT) = 57(436) - 117(742)
AUMENTO NO PODER DE ATAQUE DA SKIL EM:
66 DE MÍNIMO E MÁXIMO
OBS: A skil não aumenta o poder de ataque de acordo com o fantasma , é desferido o mesmo dano , por exemplo, usar um fantasma inicial ou o ultimo fantasma do lvl, no caso 140.
ALGEMADOR
- aumento do tempo de efeito da skil sobre o monstro;
- readequação do delay da skil;
ANTES
NÍVEL 10
6 SEGUNDOS DE PARALISAÇÃO
PÓS BALANCEAMENTO
7 SEGUNDOS DE PARALISAÇÃO
AUMENTO DE 1 SEGUNDO NO TEMPO DE DURAÇÃO DO EFEITO DA SKIL;
DELAY DA SKIL ESTÁ ACIMA DO EFEITO DA MESMA;
ADVENTO MIGAL
- aumento no poder de ataque adicional;
- modificação para ser utilizada apenas nas classes mágicas aumentando o poder físico do personagem;
ANTES
NÍVEL10
aumento de 57 no poder de ataque (mínimo e máximo)
PÓS BALANCEAMENTO
aumento de 100 no poder de ataque(mínimo e máximo)
ESSE ADICIONAL NÃO AUMENTO O PODER DE ATAQUE DE TODAS SKILS 1X1 DE XAMÃ, MAGO E SACER . SÃO ALGUMAS APENAS.
CHUVA
ANTES
NÍVEL 10
- ADICIONA 13 DE ABS
PÓS BALANCEAMENTO
- AUMENTA 25% DE ABS
MODIFICAÇÃO MAIS SIGNIFICATIVA DENTRE TODAS AS ALTERAÇÕES OCORRIDAS NESTE PROCESSO DE BALANCEAMENTO.
FANTASMARIA
- redução de delay da skil;
- aumento no poder de ataque mínimo e m´ximo da skil;
ANTES
- DELAY EM TODOS OS NIVEIS
NIVEL 4
80(LV/2+INT/6+MIN*2) - 120(LV/2+INT/3+MAX*2) = 80(464) - 120(604)
PÓS BALANCEAMENTO
- SEM DELAY NIVEL 4
80(lv/2+Int/3+Min*2) - 120(LV/2+Int/2+Max*2) = 80(566) - 120(706)
AUMENTO NO PODER DE ATAQUE DA SKIL EM:
102 DE MÍNIMO E MÁXIMO.
ARRANHAR
- aumento no poder de ataque mínimo e máximo;
ANTES
NIVEL 10
210(LV/2+INT/3+MIN*4) - 295(LV/2+INT/2+MAX*5) = 210(864) - 295(1210)
PÓS BALANCEAMENTO
210(lv/2+int+min*4) - 295(lv/2+int+max*5) = 210(1272) - 295(1516)
AUMENTO NO PODER DE ATAQUE DA SKIL EM :
408 DE MÍNIMO
306 DE MÁXIMO
MANHÃ DA ORAÇÃO
- aumento no poder de ataque mínimo e máximo da skil;
ANTES
NÍVEL 10
467(LV+INT/3+MIN*5) - 534(LV+INT/2+MAX*5) = 467(1079) - 534(1276)
PÓS BALANCEAMENTO
467(lv+int+min*5) - 534(lv+int+max*5) = 467(1487) - 534(1582)
AUMENTO NO PODER DE ATAQUE DA SKIL EM:
408 DE MÍNIMO
306 DE MÁXIMO
OBS : Após algumas semanas do balanceamento ter finalizado, a Skil está estagnada em um BUG do qual 3 xamãs ou mais na Party não podem a usar, se usar é conexão perdida na mesma hora.
PREGO FANTASMAGÓRICO
- aumento no poder de ataque mínimo e máximo da skil;
ANTES
NÍVEL 9
920(LV+INT/2+MIN*12) - 1030(LV+INT+MAX*12) = 920(2224) - 1030(2758)
PÓS BALANCEAMENTO
1370(lv+int/2+min*12) - 1560(lv+int+max*12) = 1370(2224) - 1560(2758)
A FÓRMULA DA SKIL NÃO HOUVE ALTERAÇÃO , A MELHORIA HOUVE APENAS NO DANO FORA DOS PARÊNTESES.
AUMENTO NO DANO DE :
450 DE MÍNIMO
340 DE MÁXIMO
OBS: Devido a velocidade adicional do ADV Midranda , a skil deixou de ser usada no nível 10 para o nível 9.
FORÇA DIVINA
A skil antes do balanceamento era usada no nível 7:
690(lv+int/2+min*5)-750(lv+int+max*5) = 690(1181) - 750(1582)
Após o adicional da velocidade, houve um retrocesso e passou a ser usada sem delay no nível 6 :
650(lv+int/2+min*4)-710(lv+int+max*4) = 650(1032) - 710(1414)
Diferente dos personagens não mágicos em que as skils aumentam seu poder de ataque a cada nível, as do Xamã , mais precisamente MANHÃ DA ORAÇÃO e FORÇA DIVINA que são as principais da classe, só possuem aumento de dano nos nível impares da skil (1-3-5-7-9), os demais níveis apenas aumentam o dano fora dos parênteses , que são valores pífios nos quais não possuem diferenças no dano. O teste foi feito com ambas skils citadas e estarão disponíveis aos GMs, assim que o processo de balanceamento estiver focado no Xamã.
Vale ressaltar tbm que a Skil possui seu dano BUGADO, fazendo o teste da nova fórmula do aging no sub servidor DELTA , a skil FANTASMARIA no nível 10 ultrapassou o dano da skil FORÇA DIVINA . Mesmo com números consideravelmente altos da Força Divina em comparação a Fantasmaria, ela ainda assim teve poucas melhorias enquanto a outra ultrapassou o seu dano (em laboratório) em torno de 200 pts. O bug, se assim posso dizer, foi relatado ao GM CEPHEUS, porém só foi identificado no ultimo dia do teste, perdendo então a chance de ser gravado e enviado para análise.
Após ler isso tudo, será que o Balanceamento da classe foi realmente eficaz ? Após um período de 1 ano e 5 meses desde as modificações , quantos jogadores ativos de xamã existem no jogo ? Ativos que falo que realmente jogam com a classe ... Logar pra dar Buff todo mundo pode fazer isso '-'
Complicado... Sei muito bem que o processo de Balanceamento nunca vai ter fim, o jogo sempre vai estar em um ciclo de renovação/atualização , porém a classe especifica e mencionada nesse tópico vem tendo alterações desde 2014(se não me falhe a memória), quando ainda não estava em vigor a Zenit, classe essa que já está a mais de 5 anos no jogo e até agora não se sabe para que veio ao BPT........ Espero que um dia ela tenha o seu digno valor , valor esse que fará jogadores quererem jogar com a classe e se aventurar no jogo com ela.
PS: Nem só de tristezas vive o xamã, ele tem seus prós e contras, porém digitar tudo em um tópico só não cabe. Em breve vem outro kkkk
Comentar