-= TUTORIAL COMPLETO DE XAMÃ 2019 =-
Nesse post tenho a pretensão de fazer um tutorial completo para Xamãs. Semana após semana com a ajuda de vocês podemos fazer um excelente guia para novos jogadores que pretendem embarcar na carreira de Xamã. Dúvidas, sugestões, novos dados, elogios, seja o que for, basta dar uma comentada aí que atualizo o post! Valeu!
1- Status
Xamã ganha dano, mana e HP através dos pontos em Inteligência. Então a maioria dos pontos devem vir aqui. O restante utilize apenas o necessário para vestir os itens da classe.
Força: 79-84 (Luvas 108 Xamã+)
Inteligência: XXX (Tudo que der)
Talento: 85-90 (Fantasma 140 Xamã+)
Agilidade: 80-85 (Botas 140 Xamã+)
Vitalidade: 22 (Base)
OBS: Também é possível adicionar pontos em Vitalidade para ajudar a tankar, mas já adianto que não fará milagres e você perderá um pouco de dano. Então fica ao critério do jogador.
2- Skills
-= TIER 1 =-
Raio Negro
- Descrição: Com pedaços da escuridão, desfere um poder mágico contra o inimigo.
- Delay: Não possui.
- Alcance: x1
- Eficácia: Ruim
- Drena Almas e Presa Vampírica: Funciona.
Observações:
- Skill x1 mais básica do Xamã.
- Única skill que está habilitada no botão esquerdo do mouse. Mesmo assim não tem porque colocar pontos nela pois o dano é bem baixo.
Onda Negra
- Descrição: Realiza um ataque consecutivo de pedaços da escuridão no inimigo.
- Delay: Não possui.
- Alcance: 88 no lvl 10
- Eficácia: Razoável.
- Drena Almas e Presa Vampírica: Funciona.
Observações:
- Primeira skill em área do Xamã, mas ainda sim, o dano é excelente para uma Tier 1.
- Se está começando a jogar de Xamã, esta é a skill mais indicada para colocar no lvl 10 primeiro. Com ela upada você rapidamente pegará muitos leveis.
Maldição Preguiçosa
- Descrição: Utilizando-se dos poderes de maldição, diminui a velocidade e a taxa de ataque do inimigo.
- Delay: 5 segundos no lvl 10
- Alcance: 125 no lvl 10
- Eficácia: Ótima.
Observações:
- Funciona como a Distorção do Mago. Porém o delay é menor.
- -11% de velocidade, -5% de Taxa de ataque e 12 segundos no lvl 10
- Buff fundamental para o Xamã no PVP e bom para se usar num HS cheio de bichos e conseguir tankar melhor.
- Já é interessante possuir essa skill no lvl 10 lá pelo 8x ou 9x.
- A skill só possui utilidade no lvl 10. Ou coloca no lvl 10 ou nem upa, pois antes disso ela não é muito eficaz.
Paz Interior
- Descrição: Através do treinamento mental, eleva uma energia permanente que aumenta permanentemente sua mana.
- Eficácia: Razoável.
Observações:
- Aumenta passivamente a mana do Xamã em 31% no lvl 10.
- Não tem necessidade de upar essa skill logo no começo, pois o aumento dela é em porcentagem. Tem skills mais importantes. Só deixe ela no lvl 10 lá pelo 10x ou 11x.
-= TIER 2 =-
Labareda Espiritual
- Descrição: Invoca um poder mágico que desfere dano no inimigo.
- Delay: Não possui.
- Alcance: 83 no lvl 10.
- Eficácia: Razoável.
- Drena Almas e Presa Vampírica: Funciona.
Observações:
- O alcance da skill no lvl 10 ainda é muito baixo, se você acertar 3 bichos é muito.
- Mas ela tem o diferencial de poder soltar de uma distância maior.
- Nos leveis iniciais eu ainda prefiro continuar com a Onda Negra (o dano é levemente melhor e fica no lvl 10 mais rápido), mas se você gostar mais da Labareda, você não será muito prejudicado. Pode upar pro lvl 10 e usar ela até onde der. Fica ao critério do jogador.
Algemador
- Descrição: Com o poder dos fantasmas, algema a alma do oponente temporariamente.
- Delay: 8 segundos.
- Alcance: x1.
- Eficácia: Ruim.
Observações:
- Skill de stun.
- Só dura uns 7 segundos no lvl 10. (Dá tempo nem a pessoa soltar um peido).
- Não funciona no PVP e não funciona na maioria dos Bosses!
- Mais ruim que o Rugido do lutador, Choque na Alma da assassina e Tiro Evasivo da arqueira.
- Tem muita skill melhor do que essa. Só upe essa skill se você estiver 12x e não ter mais nada melhor pra jogar os pontos.
Caçada
- Descrição: Atrai temporariamente maior atenção dos inimigos.
- Delay: Não possui.
- Alcance: 195 no lvl 10.
- Eficácia: Razoável.
Observações:
- Skill de lure.
- 35 segundos no lvl 10.
- É legal e ajuda no up mas tem coisas mais interessantes para se upar primeiro.
- No lvl 1 mesmo ela já é boa então só upe isso quando não tiver coisa melhor pra upar, lá pelo 11x.
Advento Migal
- Descrição: Invoca Migal, aumentando o dano mágico do grupo.
- Eficácia: Excelente.
Observações:
- O buff serve para aumentar o DANO EM ÁREA. Tanto o seu como o do grupo. Ou seja, é fundamental ter essa skill no lvl 10.
-= TIER 3 =-
Chuva
- Descrição: Invoca os Deuses da chuva, para aumentar temporariamente sua absorção.
- Eficácia: Excelente.
Observações:
- No lvl 10 aumenta +25% da sua absorção total.
- Uma das primeiras skills que você precisa deixar lvl 10. Sem esse buff, seu Xamã vai viver beijando o chão rs.
Fantasmaria:
- Descrição: Controlando fantasmas amaldiçoados, invoca-os para atacar a área próxima.
- Delay: Sem delay!
- Eficácia: Ótima!
- Drena Almas e Presa Vampírica: Não funciona.
Observações:
- Atualmente supera as skills Onda Negra e Labareda Espiritual, pois a Fantasmaria agora não tem mais delay no lvl 10 e a área é bem maior. Então, ao pegar essa skill, volte as skills de área anteriores para o lvl 1.
Assombrar
- Descrição: Com ajuda do fantasma, desfere um golpe e transforma parte do dano em vida.
- Delay: 8 segundos no lvl 10.
- Alcance: x1.
- Eficácia: Ótima!
- Drena Almas e Presa Vampírica: Funciona.
Observações:
- Suga o HP do monstro para si.
- Durante o up, ao invés de beber um poção de HP você pode soltar o Assombrar. Seu HP enche e você ainda tira HP do monstro.
- Uma das skills mais legais e práticas do Xamã. Tenha ela no lvl 10!
- A skill está bugada. Em certos bichos não suga muito o HP e em certos bichos suga até demais. Experimente ela sempre que puder e aprenda com quais monstros ela é mais eficaz. (Duendes da marcha, Caoscara, mineiro das cinzas, capataz das cinzas, árvore das cinzas...)
Arranhar
- Descrição: Utilizando o fantasma como arma, arranha o oponente ferozmente.
- Delay: Não possui.
- Alcance: x1.
- Eficácia: Ótima!
- Drena Almas e Presa Vampírica: Funciona.
Observações:
- 2 hits.
- É a primeira skill x1 boa do Xamã. Até antes da Tier 5, é sugerido possuir ela lv 10.
-= TIER 4 =-
Chamar Cavaleiro Sanguinário
- Descrição: Através de magia negra, invoca um Cavaleiro Sanguinário amaldiçoado.
- Eficácia: Razoável.
Observações:
- O queridíssimo pet do Xamã. Ele vai quebrar muito seu galho no começo mas com o passar do tempo ele vai ficando mais inútil (assim como o resto dos pets no geral).
- O diferencial dele é que ele possui um poder de Stun.
- Mesmo lvl 10, se o mapa for muito elevado, ele vai morrer rápido do mesmo jeito. Então talvez não valha muito a pena upar ele por enquanto.
Julgamento
- Descrição: Ataca o oponente com faixas de luz da escuridão.
- Delay: Não possui.
- Alcance: x1.
- Eficácia: Razoável.
- Drena Almas e Presa Vampírica: Funciona.
Observações:
- Julgamento é mais rápida que Arranhar porém come MUITA mana. E ainda tem mais um problema gravíssimo em usar essa skill:
- Julgamento usa EPs, para você upar essa skill, você vai ter que tirar o ponto de algumas skill muito essenciais (Midranda, Manhã de Oração...). Por esse e outros motivos, considere dar preferência ao Arranhar. (Ou Prego Fantasmagórico, caso já possua Tier 5, que é melhor do que ambas).
Advento Midranda
- Descrição: Invoca Midranda, para temporariamente aumentar a velocidade de ataque do grupo.
- Eficácia: Excelente!
Observações:
- Provavelmente o principal buff do Xamã. Coloque no lvl 10 assim que possível.
- +29% de velocidade no lvl 10.
- Só aumenta a velocidade das skills que são influenciadas pela velocidade da arma!
- Funciona com todas as skills do Xamã menos Caçada.
Manhã de Oração
- Descrição: Utilizando os poderes de Midranda ou Migal, ataca o oponente próximo.
- Delay: 5 segundos.
- Alcance: 200 no lvl 10.
- Eficácia: Excelente!
- Drena Almas e Presa Vampírica: Não funciona.
Observações:
- Todo mundo que está no grupo com Advento Migal ou Midranda solta a skill junto com você.
- No entanto, o dano refletido pelos companheiros do grupo será mais fraco.
-= TIER 5 =-
Crença
- Descrição: Com a benção dos Deuses, é glorificado com um aumento de Resistência e de Mana.
- Eficácia: Ruim.
Observações:
- +28% de mana e +28% de Res no lvl 10.
- Pior buff do Xamã e pior buff do jogo.
- A skill gasta Mana e Res para aumentar sua Mana e Res. Não é fantástico? AHEUIAHUE
- A skill aumenta o valor total da sua Mana e Res, ou seja, você vai ter que esperar sua Mana e Res regenerar pra usar os novos valores, que são temporários.
- Resumindo, não serve pra nada, mas vamos seguir em frente.
Força Divina
- Descrição: Um poder oculto desfere um ataque divino no oponente.
- Delay: Sem delay.
- Alcance: 215 no lvl 10.
- Eficácia: Excelente!
- Drena Almas e Presa Vampírica: Funciona!
Observações:
- Skill em área mais poderosa do Xamã e com maior alcance também (Tendo em consideração 1 hit. Obviamente, se tiver muitos membros na PT, a Manhã de Oração vai ser no geral mais forte.).
- Força Divina X Manhã de Oração: Questão bem problemática e sobretudo pessoal. Manha de Oração 10 tem um dano absurdamente bom se você estiver em grupo, mas estando solo não é melhor que a Força Divina. Ambas opções são viáveis e tem seus prós e contras. Você pode upar apenas uma das duas ou as duas. A melhor opção de build depende da sua jogabilidade pessoal! Use as duas skills e analise qual a melhor opção para você. Lembrando que Manhã de Oração possui delay em todos os leveis. Então, na maioria das vezes, Força Divina pode ser mais interessante no geral.
Prego Fantasmagórico
- Descrição: Invoca os fantasma próximos, para que acordem e ataquem o oponente.
- Delay: Até o lvl 8 não possui delay
- Alcance: x1.
- Eficácia: Excelente!
- Drena Almas e Presa Vampírica: Funciona!
Observações:
- Skill mais poderosa do Xamã!
- Boa para matar boss, matar gente no pvp, e matar coisas no geral.
- Manhã de Oração X Força Divina X Prego Fantasmagórico: É mais uma questão problemática. Você prefere focar em ganhar XP rápido matando em área? Upe Manhã de Oração e Força Divina, mas saiba que você ficará indefeso no PVP ou perante um boss. Se prefere sacrificar um pouco do dano em área para ter um bom resultado em x1, upe Prego Fantasmagórico e escolha apenas uma das outras duas skills. (A não ser que você seja lvl 130 e tenha pontos o suficiente para upar tudo.)
Vida Divina
- Descrição: Aumenta permanentemente o HP do Xamã.
- Eficácia: Excelente!
Observações:
- Todo mundo ama um VL. Quando achar necessário, coloque alguns pontos nessa skill. A necessidade vai depender muito dos seus itens. Se você é daqueles que já tem set full+20, é melhor deixar essa skill pra depois ou talvez nem upar. Se tu tá com roupa ruim e/ou morrendo muito, vale dar preferência a ela. Mas lembre-se que ela não vai fazer milagres, o Xamã vai tankar ruim do mesmo jeito, é só para aliviar.
- +32% de hp no lvl 10.
3- Considerações sobre Builds
Não vejo muita necessidade de fazer um tópico completo de "builds prontas" por simplesmente um motivo: Build é pessoal. O que é bom pra você, pode não funcionar para outro jogador, por diversos motivos: Qualidade dos itens, estilo do jogador, se o jogador gasta com Zenit ou não... São muitas questões. Concorda? Mas aqui nesse tópico vou citar algumas "considerações" para ajudar os jogadores a encontrarem seu perfil de Xamã!
3.1 Xamãs Iniciantes (até lvl 80):
- Bom gente, aqui não tem muito mistério. Char inicial precisa upar rápido pra pegar itens melhores e subir no jogo. Por isso, a primeira skill sugerida para você colocar no lvl 10 é a Onda Negra.
- Nesse período inicial eu vejo mais 4 skills interessantes de se upar: Chuva, Migal, Fantasmaria e Arranhar. Qual upar primeiro? Depende de você, dos seus itens, da sua jogabilidade e etc. Tá morrendo demais? Chuva. Quer upar mais rápido? Migal e Fantasmaria. Não ta conseguindo matar boss e tá morrendo no pvp? Arranhar.
- Tier 4: Aqui temos duas opções: Advento Midranda e Manhã de Oração. Geralmente é mais interessante upar o Midranda primeiro, mas se você quiser, inverta a ordem.
- A Onda Negra não fica pra sempre. Remova os pontos dela na Tier 3 pra usar Fantasmaria.
- Dica: Faça a quest da Tier 5 somente no lvl 83. É o lvl que você vai ganhar a Força Divina. Quando conseguir, todas as outras skills em área voltam para o lvl 1.
3.2 PVP/Boss/Hunt/X1:
Aqui algumas dicas para seu Xamã se dar bem no X1, seja contra monstros ou outros jogadores.
- A skill x1 mais poderosa do Xamã é o Prego Fantasmagórico, tenha ela no lvl 8 (sem delay).
- Advento Midranda vai deixá-lo mais rápido. Tenha no lvl 10.
- Só matar bem não é suficiente, você precisa se aguentar em pé. Chuva e Vida Divina vão ser muito úteis para isso.
- Use e abuse da Maldição Preguiçosa. Ela é ESSENCIAL no PVP e vai ser muito útil na hora de caçar um Boss poderoso.
- No PVP, Drena e Presa não irão funcionar contra outros jogadores, por isso, Paz Interior vai te ajudar a não secar a mana muito rápido.
- Assombrar é útil contra Bosses também.
- Algemador não funciona no PVP e nem na maioria dos Bosses. Então talvez você não queira upar ele.
- O Cavaleiro morre muito rápido contra qualquer boss forte, então nem precisa soltar. No PVP, pet também não serve.
3.3 Matança em área:
- Eu vejo dessa forma: Força Divina >>> Manhã de Oração >>> Fantasmaria >>> Onda Negra e Labareda Espiritual.
- O Xamã tem duas skills em área ótimas: Manhã de Oração e Força Divina. Estando sozinho, Força Divina vai ser sua artilharia. Tá com grupo full? Manhã de Oração vai entrar na parada.
- As mesmas dicas do 3.2 serve para aqui.
3.4 Suporte/Mula
- Como em qualquer build suporte, o foco aqui são os buffs em grupo: Advento Midranda e Advento Migal.
- Lurar os bichos com Caçada pode ser útil ao grupo. Assim como Maldição Preguiçosa e talvez Algemador.
- Chuva e Vida Divina seguem sendo úteis para tankar.
- Como nessa build você não vai atacar muito, o ideal é upar Inteligência somente o suficiente para usar os itens do seu lvl e upar Vitalidade pra tankar melhor (O Fantasma 140 pede até 309 de int e o Roupão 140 pede até 320).
- Não use aging no seu fantasma! Use Mix de HP para tankar ainda melhor! (5 Devines e 5 Celestos).
No fim das contas, lembre-se que build é pessoal. Tu pode naturalmente tentar misturar algumas e encaixar o Xamã na sua jogabilidade.
Minha build atualmente:
LVL 114
Maldição Preguiçosa 10
Paz Interior 10
Advento Migal 10
Chuva 10
Assombrar 10
Advento Midranda 10
Força Divina 10
Prego Fantasmagórico 6 (indo pro 8)
Vida Divina 0 (não abri)
Compartilhe sua build nos comentários ^^
4- Bugs Conhecidos
A sessão de bugs foi movida para o tópico oficial de Bugs do Xamã: http://forum.priston.com.br/forum/gu...s-do-xam%C3%A3
5- Propostas de Balanceamento
Dividi o tópico de balanceamento em duas sessões. Na primeira sessão estão os problemas mais graves da classe que precisam ser melhorados com mais emergência. E em seguida são leves modificações pra melhorar a experiência geral do personagem. Todas as propostas contidas neste tópico foram debatidas entre vários Xamãs espalhados por todos os servidores em um grupo do Whatsapp dedicado à classe do personagem. Lembrando que algumas skills já são boas e só estão bugadas (Assombrar). Não sendo necessária uma melhoria na skill, apenas a resolução dos bugs. Você pode sugerir mais modificações comentando abaixo
5.1 Balanceamento Principal
- O aging dos fantasmas não influencia muito no dano das skills em área. Esse é atualmente o principal problema do Xamã.
- Após o último balanceamento houve uma melhora boa no dano da skill Prego Fantasmagórico que ficou sem delay até o lvl 8. Mas mesmo assim, o dano da skill ainda não consegue suprimir a falta de defesa do personagem, sendo necessário mais uma melhora. Principalmente agora com a chegada de novos mapas top lvl, onde com o Xamã só é possível matar em x1 devido à grande força e HP dos monstros. Felizmente, a fórmula dessa skill JÁ É BOA, diferente da skill Força Divina. Então, acreditamos que só seja necessário remover o delay da skill Prego Fantasmagórico no lvl 10. (Lembrando que estamos falando do delay usando o Advento Midranda no lvl 10). E adicionar uma Taxa de Ataque adicional à skill, para que a mesma não erre tantos ataques como costuma ser no PVP. Pois não adianta ter uma skill forte para pvp e o personagem NÃO CONSEGUIR ACERTAR OS GOLPES.
- No último balanceamento houve uma grande melhora na skill Chuva que passou a dar +25% de absorção total no lvl 10. Isso fez com que a defesa do Xamã melhorasse levemente quando no meio de um spawn com muitos bichos. O problema atual agora está sendo que mesmo os Xamãs de lvl alto utilizando de muitos itens billings, estão levando praticamente hitkill dos monstros dos novos mapas de último lvl. Entre outras palavras, não está sendo possível a classe jogar direito nestes mapas. Para suprimir esse grande problema, propomos aumentar o ganho de HP da skill Vida Divina para 50% no lvl 10. Um aumento de 18% em relação ao ganho de HP atual que é 32%. Assim seria possível a classe aguentar pelo menos um bicho por vez neste mapa, porque nem isso tá dando.
- Crença não serve pra nada. Qualquer tipo de modificação nela os Xamãs dormirão felizes. Uma sugestão que temos seria de ao invés de subir mana e res, a Crença diminuísse os consumos de Mana e Res das skills do Xamã (semelhante a um Res down ou Mana down). Ou o buff poderia funcionar semelhante à skill Meditação da Sacerdotisa e aumentar a regeneração de Mana e Res do personagem. Qualquer uma das propostas seria bem aceita, só é preciso que a skill sirva seu propósito que é melhorar a performance do consumo de Mana e Res, que no personagem Xamã, é horrível.
- O Xamã é o personagem do jogo que possui a menor taxa de block/evade. E o único block que possui é o que ele ganha através do Fantasma. O fantasma 140 dá 12% de block por exemplo. Por mais que o foco deste personagem não seja a defesa, estes valores de block são toscos. Achamos necessário um pequeno aumento nestes valores. Sugerimos um aumento de 8% de block para todos os Fantasmas do jogo. Então por exemplo no caso do Fantasma 140 que dá 12% de block, ele passaria a dar 20%. Ou, uma outra sugestão seria de acrescentar o ganho de block na skill Chuva. Que já dá absorção e passaria a dar block também. Ou o aumento de block poderia vir também na skill Crença.
5.2 Balanceamento Secundário
- O Cavaleiro Sanguinário erra muito ataque e não tanka igual o Wolverine e o Arcuda. Ele poderia ter mais precisão e a Inteligência poderia ajudar na defesa dele.
- A skill Algemador tentaram melhorar no último balanceamento e continua horrível. É necessário um delay menor e um leve aumento de duração de stun. Nos módulos atuais continua sem muita utilidade.
- Somente o Raio Negro tá podendo colocar no botão esquerdo do mouse. Julgamento e Prego poderiam estar disponível no botão esquerdo também.
- Subir um pouco a eficácia da Maldição Preguiçosa. Poderia ser -14% de velocidade e -14% de taxa de ataque no lvl 10. Entendemos que não pode ser um valor muito alto (tipo a Distorção do mago) pois a característica principal da skill é o baixo delay. Além de ser da Tier 1. 14% é uma % justa.
- Presa Vampírica e Drena Almas deveriam funcionar com todas as skills do Xamã. Algumas das skills em área estão desabilitadas (Fantasmaria)
- Caçada deveria receber o ganho de velocidade cedido pelo Advento Midranda.
- Paz interior seria mais útil se ao invés de subir a mana total, subisse a regeneração de mana do personagem. Semelhante a skill Meditação das Sacerdotisas.
Nesse post tenho a pretensão de fazer um tutorial completo para Xamãs. Semana após semana com a ajuda de vocês podemos fazer um excelente guia para novos jogadores que pretendem embarcar na carreira de Xamã. Dúvidas, sugestões, novos dados, elogios, seja o que for, basta dar uma comentada aí que atualizo o post! Valeu!
1- Status
Xamã ganha dano, mana e HP através dos pontos em Inteligência. Então a maioria dos pontos devem vir aqui. O restante utilize apenas o necessário para vestir os itens da classe.
Força: 79-84 (Luvas 108 Xamã+)
Inteligência: XXX (Tudo que der)
Talento: 85-90 (Fantasma 140 Xamã+)
Agilidade: 80-85 (Botas 140 Xamã+)
Vitalidade: 22 (Base)
OBS: Também é possível adicionar pontos em Vitalidade para ajudar a tankar, mas já adianto que não fará milagres e você perderá um pouco de dano. Então fica ao critério do jogador.
2- Skills
-= TIER 1 =-
Raio Negro
- Descrição: Com pedaços da escuridão, desfere um poder mágico contra o inimigo.
- Delay: Não possui.
- Alcance: x1
- Eficácia: Ruim
- Drena Almas e Presa Vampírica: Funciona.
Observações:
- Skill x1 mais básica do Xamã.
- Única skill que está habilitada no botão esquerdo do mouse. Mesmo assim não tem porque colocar pontos nela pois o dano é bem baixo.
Onda Negra
- Descrição: Realiza um ataque consecutivo de pedaços da escuridão no inimigo.
- Delay: Não possui.
- Alcance: 88 no lvl 10
- Eficácia: Razoável.
- Drena Almas e Presa Vampírica: Funciona.
Observações:
- Primeira skill em área do Xamã, mas ainda sim, o dano é excelente para uma Tier 1.
- Se está começando a jogar de Xamã, esta é a skill mais indicada para colocar no lvl 10 primeiro. Com ela upada você rapidamente pegará muitos leveis.
Maldição Preguiçosa
- Descrição: Utilizando-se dos poderes de maldição, diminui a velocidade e a taxa de ataque do inimigo.
- Delay: 5 segundos no lvl 10
- Alcance: 125 no lvl 10
- Eficácia: Ótima.
Observações:
- Funciona como a Distorção do Mago. Porém o delay é menor.
- -11% de velocidade, -5% de Taxa de ataque e 12 segundos no lvl 10
- Buff fundamental para o Xamã no PVP e bom para se usar num HS cheio de bichos e conseguir tankar melhor.
- Já é interessante possuir essa skill no lvl 10 lá pelo 8x ou 9x.
- A skill só possui utilidade no lvl 10. Ou coloca no lvl 10 ou nem upa, pois antes disso ela não é muito eficaz.
Paz Interior
- Descrição: Através do treinamento mental, eleva uma energia permanente que aumenta permanentemente sua mana.
- Eficácia: Razoável.
Observações:
- Aumenta passivamente a mana do Xamã em 31% no lvl 10.
- Não tem necessidade de upar essa skill logo no começo, pois o aumento dela é em porcentagem. Tem skills mais importantes. Só deixe ela no lvl 10 lá pelo 10x ou 11x.
-= TIER 2 =-
Labareda Espiritual
- Descrição: Invoca um poder mágico que desfere dano no inimigo.
- Delay: Não possui.
- Alcance: 83 no lvl 10.
- Eficácia: Razoável.
- Drena Almas e Presa Vampírica: Funciona.
Observações:
- O alcance da skill no lvl 10 ainda é muito baixo, se você acertar 3 bichos é muito.
- Mas ela tem o diferencial de poder soltar de uma distância maior.
- Nos leveis iniciais eu ainda prefiro continuar com a Onda Negra (o dano é levemente melhor e fica no lvl 10 mais rápido), mas se você gostar mais da Labareda, você não será muito prejudicado. Pode upar pro lvl 10 e usar ela até onde der. Fica ao critério do jogador.
Algemador
- Descrição: Com o poder dos fantasmas, algema a alma do oponente temporariamente.
- Delay: 8 segundos.
- Alcance: x1.
- Eficácia: Ruim.
Observações:
- Skill de stun.
- Só dura uns 7 segundos no lvl 10. (Dá tempo nem a pessoa soltar um peido).
- Não funciona no PVP e não funciona na maioria dos Bosses!
- Mais ruim que o Rugido do lutador, Choque na Alma da assassina e Tiro Evasivo da arqueira.
- Tem muita skill melhor do que essa. Só upe essa skill se você estiver 12x e não ter mais nada melhor pra jogar os pontos.
Caçada
- Descrição: Atrai temporariamente maior atenção dos inimigos.
- Delay: Não possui.
- Alcance: 195 no lvl 10.
- Eficácia: Razoável.
Observações:
- Skill de lure.
- 35 segundos no lvl 10.
- É legal e ajuda no up mas tem coisas mais interessantes para se upar primeiro.
- No lvl 1 mesmo ela já é boa então só upe isso quando não tiver coisa melhor pra upar, lá pelo 11x.
Advento Migal
- Descrição: Invoca Migal, aumentando o dano mágico do grupo.
- Eficácia: Excelente.
Observações:
- O buff serve para aumentar o DANO EM ÁREA. Tanto o seu como o do grupo. Ou seja, é fundamental ter essa skill no lvl 10.
-= TIER 3 =-
Chuva
- Descrição: Invoca os Deuses da chuva, para aumentar temporariamente sua absorção.
- Eficácia: Excelente.
Observações:
- No lvl 10 aumenta +25% da sua absorção total.
- Uma das primeiras skills que você precisa deixar lvl 10. Sem esse buff, seu Xamã vai viver beijando o chão rs.
Fantasmaria:
- Descrição: Controlando fantasmas amaldiçoados, invoca-os para atacar a área próxima.
- Delay: Sem delay!
- Eficácia: Ótima!
- Drena Almas e Presa Vampírica: Não funciona.
Observações:
- Atualmente supera as skills Onda Negra e Labareda Espiritual, pois a Fantasmaria agora não tem mais delay no lvl 10 e a área é bem maior. Então, ao pegar essa skill, volte as skills de área anteriores para o lvl 1.
Assombrar
- Descrição: Com ajuda do fantasma, desfere um golpe e transforma parte do dano em vida.
- Delay: 8 segundos no lvl 10.
- Alcance: x1.
- Eficácia: Ótima!
- Drena Almas e Presa Vampírica: Funciona.
Observações:
- Suga o HP do monstro para si.
- Durante o up, ao invés de beber um poção de HP você pode soltar o Assombrar. Seu HP enche e você ainda tira HP do monstro.
- Uma das skills mais legais e práticas do Xamã. Tenha ela no lvl 10!
- A skill está bugada. Em certos bichos não suga muito o HP e em certos bichos suga até demais. Experimente ela sempre que puder e aprenda com quais monstros ela é mais eficaz. (Duendes da marcha, Caoscara, mineiro das cinzas, capataz das cinzas, árvore das cinzas...)
Arranhar
- Descrição: Utilizando o fantasma como arma, arranha o oponente ferozmente.
- Delay: Não possui.
- Alcance: x1.
- Eficácia: Ótima!
- Drena Almas e Presa Vampírica: Funciona.
Observações:
- 2 hits.
- É a primeira skill x1 boa do Xamã. Até antes da Tier 5, é sugerido possuir ela lv 10.
-= TIER 4 =-
Chamar Cavaleiro Sanguinário
- Descrição: Através de magia negra, invoca um Cavaleiro Sanguinário amaldiçoado.
- Eficácia: Razoável.
Observações:
- O queridíssimo pet do Xamã. Ele vai quebrar muito seu galho no começo mas com o passar do tempo ele vai ficando mais inútil (assim como o resto dos pets no geral).
- O diferencial dele é que ele possui um poder de Stun.
- Mesmo lvl 10, se o mapa for muito elevado, ele vai morrer rápido do mesmo jeito. Então talvez não valha muito a pena upar ele por enquanto.
Julgamento
- Descrição: Ataca o oponente com faixas de luz da escuridão.
- Delay: Não possui.
- Alcance: x1.
- Eficácia: Razoável.
- Drena Almas e Presa Vampírica: Funciona.
Observações:
- Julgamento é mais rápida que Arranhar porém come MUITA mana. E ainda tem mais um problema gravíssimo em usar essa skill:
- Julgamento usa EPs, para você upar essa skill, você vai ter que tirar o ponto de algumas skill muito essenciais (Midranda, Manhã de Oração...). Por esse e outros motivos, considere dar preferência ao Arranhar. (Ou Prego Fantasmagórico, caso já possua Tier 5, que é melhor do que ambas).
Advento Midranda
- Descrição: Invoca Midranda, para temporariamente aumentar a velocidade de ataque do grupo.
- Eficácia: Excelente!
Observações:
- Provavelmente o principal buff do Xamã. Coloque no lvl 10 assim que possível.
- +29% de velocidade no lvl 10.
- Só aumenta a velocidade das skills que são influenciadas pela velocidade da arma!
- Funciona com todas as skills do Xamã menos Caçada.
Manhã de Oração
- Descrição: Utilizando os poderes de Midranda ou Migal, ataca o oponente próximo.
- Delay: 5 segundos.
- Alcance: 200 no lvl 10.
- Eficácia: Excelente!
- Drena Almas e Presa Vampírica: Não funciona.
Observações:
- Todo mundo que está no grupo com Advento Migal ou Midranda solta a skill junto com você.
- No entanto, o dano refletido pelos companheiros do grupo será mais fraco.
-= TIER 5 =-
Crença
- Descrição: Com a benção dos Deuses, é glorificado com um aumento de Resistência e de Mana.
- Eficácia: Ruim.
Observações:
- +28% de mana e +28% de Res no lvl 10.
- Pior buff do Xamã e pior buff do jogo.
- A skill gasta Mana e Res para aumentar sua Mana e Res. Não é fantástico? AHEUIAHUE
- A skill aumenta o valor total da sua Mana e Res, ou seja, você vai ter que esperar sua Mana e Res regenerar pra usar os novos valores, que são temporários.
- Resumindo, não serve pra nada, mas vamos seguir em frente.
Força Divina
- Descrição: Um poder oculto desfere um ataque divino no oponente.
- Delay: Sem delay.
- Alcance: 215 no lvl 10.
- Eficácia: Excelente!
- Drena Almas e Presa Vampírica: Funciona!
Observações:
- Skill em área mais poderosa do Xamã e com maior alcance também (Tendo em consideração 1 hit. Obviamente, se tiver muitos membros na PT, a Manhã de Oração vai ser no geral mais forte.).
- Força Divina X Manhã de Oração: Questão bem problemática e sobretudo pessoal. Manha de Oração 10 tem um dano absurdamente bom se você estiver em grupo, mas estando solo não é melhor que a Força Divina. Ambas opções são viáveis e tem seus prós e contras. Você pode upar apenas uma das duas ou as duas. A melhor opção de build depende da sua jogabilidade pessoal! Use as duas skills e analise qual a melhor opção para você. Lembrando que Manhã de Oração possui delay em todos os leveis. Então, na maioria das vezes, Força Divina pode ser mais interessante no geral.
Prego Fantasmagórico
- Descrição: Invoca os fantasma próximos, para que acordem e ataquem o oponente.
- Delay: Até o lvl 8 não possui delay
- Alcance: x1.
- Eficácia: Excelente!
- Drena Almas e Presa Vampírica: Funciona!
Observações:
- Skill mais poderosa do Xamã!
- Boa para matar boss, matar gente no pvp, e matar coisas no geral.
- Manhã de Oração X Força Divina X Prego Fantasmagórico: É mais uma questão problemática. Você prefere focar em ganhar XP rápido matando em área? Upe Manhã de Oração e Força Divina, mas saiba que você ficará indefeso no PVP ou perante um boss. Se prefere sacrificar um pouco do dano em área para ter um bom resultado em x1, upe Prego Fantasmagórico e escolha apenas uma das outras duas skills. (A não ser que você seja lvl 130 e tenha pontos o suficiente para upar tudo.)
Vida Divina
- Descrição: Aumenta permanentemente o HP do Xamã.
- Eficácia: Excelente!
Observações:
- Todo mundo ama um VL. Quando achar necessário, coloque alguns pontos nessa skill. A necessidade vai depender muito dos seus itens. Se você é daqueles que já tem set full+20, é melhor deixar essa skill pra depois ou talvez nem upar. Se tu tá com roupa ruim e/ou morrendo muito, vale dar preferência a ela. Mas lembre-se que ela não vai fazer milagres, o Xamã vai tankar ruim do mesmo jeito, é só para aliviar.
- +32% de hp no lvl 10.
3- Considerações sobre Builds
Não vejo muita necessidade de fazer um tópico completo de "builds prontas" por simplesmente um motivo: Build é pessoal. O que é bom pra você, pode não funcionar para outro jogador, por diversos motivos: Qualidade dos itens, estilo do jogador, se o jogador gasta com Zenit ou não... São muitas questões. Concorda? Mas aqui nesse tópico vou citar algumas "considerações" para ajudar os jogadores a encontrarem seu perfil de Xamã!
3.1 Xamãs Iniciantes (até lvl 80):
- Bom gente, aqui não tem muito mistério. Char inicial precisa upar rápido pra pegar itens melhores e subir no jogo. Por isso, a primeira skill sugerida para você colocar no lvl 10 é a Onda Negra.
- Nesse período inicial eu vejo mais 4 skills interessantes de se upar: Chuva, Migal, Fantasmaria e Arranhar. Qual upar primeiro? Depende de você, dos seus itens, da sua jogabilidade e etc. Tá morrendo demais? Chuva. Quer upar mais rápido? Migal e Fantasmaria. Não ta conseguindo matar boss e tá morrendo no pvp? Arranhar.
- Tier 4: Aqui temos duas opções: Advento Midranda e Manhã de Oração. Geralmente é mais interessante upar o Midranda primeiro, mas se você quiser, inverta a ordem.
- A Onda Negra não fica pra sempre. Remova os pontos dela na Tier 3 pra usar Fantasmaria.
- Dica: Faça a quest da Tier 5 somente no lvl 83. É o lvl que você vai ganhar a Força Divina. Quando conseguir, todas as outras skills em área voltam para o lvl 1.
3.2 PVP/Boss/Hunt/X1:
Aqui algumas dicas para seu Xamã se dar bem no X1, seja contra monstros ou outros jogadores.
- A skill x1 mais poderosa do Xamã é o Prego Fantasmagórico, tenha ela no lvl 8 (sem delay).
- Advento Midranda vai deixá-lo mais rápido. Tenha no lvl 10.
- Só matar bem não é suficiente, você precisa se aguentar em pé. Chuva e Vida Divina vão ser muito úteis para isso.
- Use e abuse da Maldição Preguiçosa. Ela é ESSENCIAL no PVP e vai ser muito útil na hora de caçar um Boss poderoso.
- No PVP, Drena e Presa não irão funcionar contra outros jogadores, por isso, Paz Interior vai te ajudar a não secar a mana muito rápido.
- Assombrar é útil contra Bosses também.
- Algemador não funciona no PVP e nem na maioria dos Bosses. Então talvez você não queira upar ele.
- O Cavaleiro morre muito rápido contra qualquer boss forte, então nem precisa soltar. No PVP, pet também não serve.
3.3 Matança em área:
- Eu vejo dessa forma: Força Divina >>> Manhã de Oração >>> Fantasmaria >>> Onda Negra e Labareda Espiritual.
- O Xamã tem duas skills em área ótimas: Manhã de Oração e Força Divina. Estando sozinho, Força Divina vai ser sua artilharia. Tá com grupo full? Manhã de Oração vai entrar na parada.
- As mesmas dicas do 3.2 serve para aqui.
3.4 Suporte/Mula
- Como em qualquer build suporte, o foco aqui são os buffs em grupo: Advento Midranda e Advento Migal.
- Lurar os bichos com Caçada pode ser útil ao grupo. Assim como Maldição Preguiçosa e talvez Algemador.
- Chuva e Vida Divina seguem sendo úteis para tankar.
- Como nessa build você não vai atacar muito, o ideal é upar Inteligência somente o suficiente para usar os itens do seu lvl e upar Vitalidade pra tankar melhor (O Fantasma 140 pede até 309 de int e o Roupão 140 pede até 320).
- Não use aging no seu fantasma! Use Mix de HP para tankar ainda melhor! (5 Devines e 5 Celestos).
No fim das contas, lembre-se que build é pessoal. Tu pode naturalmente tentar misturar algumas e encaixar o Xamã na sua jogabilidade.
Minha build atualmente:
LVL 114
Maldição Preguiçosa 10
Paz Interior 10
Advento Migal 10
Chuva 10
Assombrar 10
Advento Midranda 10
Força Divina 10
Prego Fantasmagórico 6 (indo pro 8)
Vida Divina 0 (não abri)
Compartilhe sua build nos comentários ^^
4- Bugs Conhecidos
A sessão de bugs foi movida para o tópico oficial de Bugs do Xamã: http://forum.priston.com.br/forum/gu...s-do-xam%C3%A3
5- Propostas de Balanceamento
Dividi o tópico de balanceamento em duas sessões. Na primeira sessão estão os problemas mais graves da classe que precisam ser melhorados com mais emergência. E em seguida são leves modificações pra melhorar a experiência geral do personagem. Todas as propostas contidas neste tópico foram debatidas entre vários Xamãs espalhados por todos os servidores em um grupo do Whatsapp dedicado à classe do personagem. Lembrando que algumas skills já são boas e só estão bugadas (Assombrar). Não sendo necessária uma melhoria na skill, apenas a resolução dos bugs. Você pode sugerir mais modificações comentando abaixo
5.1 Balanceamento Principal
- O aging dos fantasmas não influencia muito no dano das skills em área. Esse é atualmente o principal problema do Xamã.
- Após o último balanceamento houve uma melhora boa no dano da skill Prego Fantasmagórico que ficou sem delay até o lvl 8. Mas mesmo assim, o dano da skill ainda não consegue suprimir a falta de defesa do personagem, sendo necessário mais uma melhora. Principalmente agora com a chegada de novos mapas top lvl, onde com o Xamã só é possível matar em x1 devido à grande força e HP dos monstros. Felizmente, a fórmula dessa skill JÁ É BOA, diferente da skill Força Divina. Então, acreditamos que só seja necessário remover o delay da skill Prego Fantasmagórico no lvl 10. (Lembrando que estamos falando do delay usando o Advento Midranda no lvl 10). E adicionar uma Taxa de Ataque adicional à skill, para que a mesma não erre tantos ataques como costuma ser no PVP. Pois não adianta ter uma skill forte para pvp e o personagem NÃO CONSEGUIR ACERTAR OS GOLPES.
- No último balanceamento houve uma grande melhora na skill Chuva que passou a dar +25% de absorção total no lvl 10. Isso fez com que a defesa do Xamã melhorasse levemente quando no meio de um spawn com muitos bichos. O problema atual agora está sendo que mesmo os Xamãs de lvl alto utilizando de muitos itens billings, estão levando praticamente hitkill dos monstros dos novos mapas de último lvl. Entre outras palavras, não está sendo possível a classe jogar direito nestes mapas. Para suprimir esse grande problema, propomos aumentar o ganho de HP da skill Vida Divina para 50% no lvl 10. Um aumento de 18% em relação ao ganho de HP atual que é 32%. Assim seria possível a classe aguentar pelo menos um bicho por vez neste mapa, porque nem isso tá dando.
- Crença não serve pra nada. Qualquer tipo de modificação nela os Xamãs dormirão felizes. Uma sugestão que temos seria de ao invés de subir mana e res, a Crença diminuísse os consumos de Mana e Res das skills do Xamã (semelhante a um Res down ou Mana down). Ou o buff poderia funcionar semelhante à skill Meditação da Sacerdotisa e aumentar a regeneração de Mana e Res do personagem. Qualquer uma das propostas seria bem aceita, só é preciso que a skill sirva seu propósito que é melhorar a performance do consumo de Mana e Res, que no personagem Xamã, é horrível.
- O Xamã é o personagem do jogo que possui a menor taxa de block/evade. E o único block que possui é o que ele ganha através do Fantasma. O fantasma 140 dá 12% de block por exemplo. Por mais que o foco deste personagem não seja a defesa, estes valores de block são toscos. Achamos necessário um pequeno aumento nestes valores. Sugerimos um aumento de 8% de block para todos os Fantasmas do jogo. Então por exemplo no caso do Fantasma 140 que dá 12% de block, ele passaria a dar 20%. Ou, uma outra sugestão seria de acrescentar o ganho de block na skill Chuva. Que já dá absorção e passaria a dar block também. Ou o aumento de block poderia vir também na skill Crença.
5.2 Balanceamento Secundário
- O Cavaleiro Sanguinário erra muito ataque e não tanka igual o Wolverine e o Arcuda. Ele poderia ter mais precisão e a Inteligência poderia ajudar na defesa dele.
- A skill Algemador tentaram melhorar no último balanceamento e continua horrível. É necessário um delay menor e um leve aumento de duração de stun. Nos módulos atuais continua sem muita utilidade.
- Somente o Raio Negro tá podendo colocar no botão esquerdo do mouse. Julgamento e Prego poderiam estar disponível no botão esquerdo também.
- Subir um pouco a eficácia da Maldição Preguiçosa. Poderia ser -14% de velocidade e -14% de taxa de ataque no lvl 10. Entendemos que não pode ser um valor muito alto (tipo a Distorção do mago) pois a característica principal da skill é o baixo delay. Além de ser da Tier 1. 14% é uma % justa.
- Presa Vampírica e Drena Almas deveriam funcionar com todas as skills do Xamã. Algumas das skills em área estão desabilitadas (Fantasmaria)
- Caçada deveria receber o ganho de velocidade cedido pelo Advento Midranda.
- Paz interior seria mais útil se ao invés de subir a mana total, subisse a regeneração de mana do personagem. Semelhante a skill Meditação das Sacerdotisas.
Comentar