Anúncio

Recolher
No announcement yet.

Feedback das modificações do Xamã [Manutenção 30/04]

Recolher
X
  • Filtrar
  • Hora
  • Exibir
Limpar Tudo
novos posts

  • Feedback das modificações do Xamã [Manutenção 30/04]

    Bom, como não há um canal direto no discord para se discutir as implementações do Xamã vou criar este tópico para passar minhas impressões.

    Basicamente esta implementação reduziu o delay de duas habilidades: Fantasmaria e Força Divina e modificou a funcionalidade da habilidade Advento Migal, que passou a conceder um bônus mágico.

    Quanto à Fantasmaria, a redução do delay não acrescentou nada à dinâmica da classe, infelizmente. Acredito que o objetivo desta alteração tenha sido uma tentativa de trazer a característica de combo que o mago possui com o Terremoto, mas o existem dois diferenciais cruciais: a fantasmaria não possui 2 hits e nem o efeito knock-back, como o terremoto. Além disso, o alcance do Terremoto, Silraphin e Meteoro são praticamente iguais, enquanto que a Fantasmaria possui alcance bem baixo se comparado à Força Divina e Manhã de Oração.

    Resumidamente: Não vale a pena inserir Fantasmaria no combo em área do Xamã.

    Quanto à Força Divina, a redução do delay permite que o Xamã utilize a habilidade no level 7 apenas (antes era 6). Se você achou que usaria level 10, está enganado
    No level 8 existe um pequeno, quase imperceptível, delay, fazendo o Xamã ficar parado cerca de 1 segundo (Isso ja considerando o Advento Midranda), enquanto que no level 7 o ataque é contínuo.
    Isso é algo extremamente positivo pois no level 7 uma nova fórmula é aplicada à habilidade, aumentando o dano (mas ainda tem muita coisa pra mexer).

    Resumidamente: Da pra usar no level 7 e isso aumentou o dano em área.

    Agora quanto à implementação mais inovadora, temos a aplicação do Bônus de Dano Mágico (40%) no Advento Migal.

    O primeiro ponto que se destaca é onde o bônus é aplicado. Enquanto que o Bônus das habilidades do Mago incide no dano Fixo - antes dos parênteses - o Bônus do Advento incide no dano final das habilidades (1). Ou seja, nós vemos de fato um aumento de 40% no dano de qualquer habilidade, diferentemente do mago, onde não podemos perceber um aumento de 35% ou 165% de dano (FINAL) com o Espírito ou com o T.A.
    Isso reflete diretamente em um aumento de 40% na XP ~em média~ que o Xamã faz upando em área.

    Fiz um teste rápido em Laboratório (tentei em Estrada Sombria mas não tancou rsrsrsrs):

    1º Momento -
    Advento Midranda + Chuva
    Combo: 3 Forças Divinas + 1 Manhã de Oração (Esporadicamente Caçada/Maldição Preguiçosa)
    15 minutos de ataque contínuo
    XP realizada: 6307M (subservidor Delta)
    Sem Força Mágica

    2º Momento -
    Advento Midranda + Chuva + Migal
    Combo: 3 Forças Divinas + 1 Manhã de Oração (Esporadicamente Caçada/Maldição Preguiçosa)
    15 minutos de ataque contínuo
    XP realizada: 8862M (subservidor Delta)
    Sem Força Mágica

    Vemos claramente uma bonificação de aproximadamente 40% na XP no mesmo intervalo de tempo.

    Segundo, o bônus, contudo, não incide sobre as habilidades 1x1 do Xamã (leia-se Prego Fantasmagórico), diferentemente da funcionalidade das habilidades do Mago, que aumentam o dano do Raio da Morte e Prima Ignis, por exemplo.

    Terceiro, não vemos o aumento de dano na descrição de dano da habilidade na interface das habilidades - talvez seja pelo ponto (1)?

    Quarto, quanto ao buff nas demais classes, se utilizarmos Midranda antes do Migal o relógio do buff não aparece nas demais classes, enquanto que o inverso não ocorre.

    Quinto, a habilidade continua restrita às classes Xamã, Mago e Sacer, o que a meu ver é um ponto extremamente negativo e restritivo da habilidade. Eu ja havia pontuado isso quando a habilidade sofreu a primeira alteração para os 100 de dano físico mas persiste. Se temos como objetivo geral da comunidade promover maior integração de diversas classes em vários cenários do jogo, ainda mais considerando que o UP mágico tem aumentado, esse é um ponto que precisa ser alterado, e eu defendo isso.

    Resumidamente: 1. O bônus incide sobre o dano final das habilidades, e isso reflete diretamente em um bônus de 40% do dano e da XP realizada; 2. O bônus não incide em habilidades 1x1; 3. O bônus não é visto na descrição; 4. Há um bug visual no relógio para as demais classes a depender da sequência de uso do buff; e 5. Considero negativo a restrição do buff apenas às classes mágicas.


    De um modo geral essas implementações talvez impulsionem o UP do Xamã nos grupos mágicos, dando uma funcionalidade de dano além do lure, tanto pelo bônus de dano que temos ao poder usar a Força Divina no level 7 quanto pelo bônus de dano mágico do Advento. Da pra dizer confortavelmente que a XP mágica de um Xamã solo aumentou entre 40 e 45%. Contudo, ainda temos um forte limitante que é a defesa. Meu Xamã 143 não conseguiu sequer sobreviver nos HS's de Estrada Sombria (tendo os seguintes status: https://prnt.sc/nixvqg). Isso restringe os mapas em que o Xamã pode atuar com essa função de dano, fui obrigado a retroceder a um mapa 118 para testar confortavelmente o dano.

    A princípio é isso, fiz um teste rápido agora a noite para poder ter as primeiras impressões. Gostei mas ainda há muito espaço para melhorias para que a classe adquira seu espaço no bPT.

    Att,

    Houdin.

  • #2
    Esse "balance" da sacer foi uma piada!

    Comentar


    • #3
      Realmente em alguns mapa ta impossivel jogar de xaman ou sacer sou xaman lv 113 bem equipado robe 103 +16 set 102 perf fantasma 105+15 isso no servidor cronus o char nem full vitalidade com a pt magica e 3 tapas to no chao acabo tendo quer ir pra et2 et3 mapas que atualmente ninguem upa mais porque no cronus a mina e a moda xp top novos drops mais oq adianta sendo que nao posso desfrutar do char porque e 3 tapas e xau velho e detalhe full vitalidade nao tanka sou obrigado a ir upar em et2 enquanto todos upam la de boa espero que algo seja feito na defesa do xaman

      Comentar


      • #4
        Sobre as modificações testadas por mim, Xamã 140 awell.

        O advento migal está fazendo bastante diferença no dano, assim como a força divina lv 7 melhorou bastante a qualidade de vida do xamã, antigamente, com esse mesmo level, 7500 def, 2800 HP eu passava mal em AA, agora consigo ter um dano considerável e tancando com base na presa, como sempre.
        Ainda falta bastante coisa para melhorar, como a velocidade do midranda influenciar no xamã e a defesa dele, de resto, é isso.

        Comentar


        • #5
          Baita tópico Lucas.
          Obrigado pela contribuição.
          Vamos seguir lutando pela classe, com foco na defesa bugada também.

          Comentar


          • #6
            Certamente o buf em Fantasmaria veio para promover o up entre os lvl 50 ate 70(aonde ela é mais util) apos obter Manha de Oração, Fantasmaria se torna uma habilidade inútil.

            Quanto ao buf em Advento de Migal, foi muito interessante, porem poderia entregar 100% do bônus aos membros da PT (Vide Valor e EP). Claro que se nas proximais implementações de balanceamento eles bufarem o Advento de Migal vai compensar a falta desses 100% para os magos e sacers.

            Ainda faltou um ajuste em Chuva/Crença/Vida Divina para poder fazer o xamã poder usar essas "optimizações" no up. Porem já é algo.

            Fiz alguns testes, e com sacers, o combo de Advento de Midranda/Migal faz muito estrago, deixando o dano delas ate melhor que os dos magos. Caso Midranda somasse ao silraphim/ ou terremoto(ja que tomou buff tambem) faria o xamã se tornar imprescindível numa pt magica.

            Comentar


            • #7
              system666
              Certamente a defesa é o maior problema, até mesmo maior que o problema de ataque, mas que recebeu um buff. Se o Xamã conseguisse tancar alguma coisa ao menos (nos mapas que acompanhem a evolução do jogo) ele poderia ter um espaço nas PTs para realizar seus combos de Caçada, Maldição, Manhã e etc, mas ele se resume a lurar nos mapas fortes ou bater nos mapas fracos.

              Mesmo que ele tenha um dano """aceitável""", aceitável pq mesmo que tenha melhorado entre 40 e 45% não quer dizer que ficou satisfatório (ainda é baixo relativo a outras classes mágicas), ele não consegue upar em Estrada/Abismo (ou Mina no Cronus), sem tacar full vitalidade e correr mais do que bater pra buscar um novo posicionamento.

              O dano entra cheio no Xamã e qualquer dano em área é capaz de matá-lo.

              Erik
              Mas o Midranda influência no Xamã, em todas as habilidades exceto 3. Talvez a velocidade inicial do Xamã e as animações que sejam lentas, mas funciona sim. Tancar com a Presa ja é ruim com o Midranda, sem então.

              fkfssj4
              Aguardo ansiosamente por um novo balanceamento focado no desbug da defesa, ou torço para que o novo sistema defensivo prometido corrija isso, fazendo com que os 25% de ABS da chuva de fato ajudem, e não deem só aquele empurrãozinho.

              Wyverm a2
              Pode ser também, mas o Xamã ja conseguia ter um desempenho satisfatório low level, não mudou muito a vida do Xamã mesmo para esses leveis ai, o que sempre foi natural para as classes mágicas por causa das habilidades em área com dano fixo. Mas eu nem lembro se o Xamã consegue tancar em leveis baixos para usar Fantasmaria no meio dos mobs como o mago faz com o terremoto + bolha Upei o meu nesse level há tanto tempo (logo no lançamento da classe) que não me recordo. Por exemplo, será que ele aguentaria o HS de dun3 ou DS? Acredito ainda que ele teria que correr constantemente, usar Onda Negra e tals. Imagina ele usando Fantasmaria na lerdeza toda do 5x 6x por não ter Midranda level 10 no meio das Aranhas ou de uns mobs ranged.

              Sobre o buff, o Valor e o EP dão apenas 50% do dano para o grupo, e o EP ainda não bonifica o Mínimo para os demais, só para o Mech. Eu acho justo esse sistema. Na verdade eu defendo que no PvP ele seja mais nerfado ainda, tendo efetividade reduzida a menos de 1/3, para mudar essa dinâmica de ir sempre Full Buff pros PvPs da vida. Para o UP, ok, 50%~100%, todos ganham JUNTOS.

              Crença, a 2a habilidade mais inútil do Xamã O Sandurr quando fez essa porcaria tava viajando na maionese. Ela precisa de um reboot, não agrega em nada a uma classe que não regenera a mana e num servidor que não da pra recuperar 3k~5k de mana de uma só vez.

              Com o tempo veremos PTs mágicas com Xamãs pendurados, assim como é com Sacer e Kina. E eu não vejo problema algum nisso Se o Xamã além de buffar os demais ainda tiver um dano incrível a sua atividade na PT que será requisitada. Bem como é com os kinas, sempre queremos um Valor "fora da PT", mas quando ta dentro é melhor ainda.

              Comentar


              • Wyverm a2
                Wyverm a2 comentou
                Editando um comentário
                Fantasmaria em leveis baixos da ate quem um bom dando, mas realmente o Xamã não pode tancar mais que 2 mobs, sem itens site, se não morre. E ate se tiver alguns arqueiros, 2 ou 3, ele já sofre. Isso por que chuva da Porcentagem, e em leveis baixos não se tem muito.

                Sim, Crença talvez seja a habilidade chave para balancear o xamã, caso as alterações fiquem boas. Vamos ver como vai ficar isso. Seria bom se a "resistência" descrita na habilidade, fosse resistência ao dano. Dai ele poderia tankar um pouco mais

              • Erik
                Erik comentou
                Editando um comentário
                Digo influenciar como ele influencia em outras classes.

                Parece que sem o midranda o xamã bate vel 6 e com o buff vel 8 (que seria o normal das outras classes).

            • #8
              Aqui no Cronus o xamã não está tankando direito...

              Comentar


              • Wyverm a2
                Wyverm a2 comentou
                Editando um comentário
                So tanka se estiver em mapa de pelo menso 10lvl mais baixo que o dele, full+20+ e com vl. E ainda sim vai matar menos do que um mago 10lvls abaixo e tankar menos que uma sacer. kkk

              • Erik
                Erik comentou
                Editando um comentário
                No cronus sem age no set, runas, essas porcaria tudo não tancar eu acho normal.

                Agora nos servers piratas (awell, migal, etc.) full runa, age alto, buff, vl, boosters do site, o xamã 141 não tanca um spawnzinho de pillai sem sofrer.
                (se tiver aquele sombra, já era, vai tomar no c# bem feio)

              • Agni
                Agni comentou
                Editando um comentário
                não é normal não, tipo, o xamã não consegue tankar NADA, mesmo full vit aqui no Cronus.

            • #9
              Creio que as alterações mais urgentes do xamã esta relacionado a Chuva. Chuva tem que ser renovada antes da mesma acabar, esperar ela acabar para poder fazer o uso de novo e tenso, se comparado com bolha e vl, que ja podem ser ativada em cima da mesma.
              O Xamã deveria ter alguma outra habilidade que garantisse uma melhor residencia ao dano. Do que adianta ganhar abs e ter hp se mesmo assim você não consegue tankar direito.
              Xamã sempre fica no limite entre vida e morte jogando. Qualquer lag que ocorra no servidor (e isso ocorre sempre) a drena não recupera sua vida e você morre, ou fica potando desesperadamente e morre kkk.
              As vezes só sendo vários leveis a cima do mapa para poder atingir esse limite, não estou dizendo tankar, pois ai você tem que ser quase 20 leveis a mais e com bons itens para aguentar sem vl. Em mapas et1/2 ate que você aguenta ,porem ,et3 pra cima só com vl e ainda vai perder uns pegar eventualmente, levando em conta um xamã 118~123, e sempre usando drena+presa.
              Se comparado com outras classes, seu rendimento e baseado em itens shop.
              Sinto o Xamã mais dependente de itens shop do que todos os outros personagens mágicos (e ate mele, pois esses dependem mais dos bufs ). Pois uma sacer e um mago, se quiserem, conseguem upar sem drena e presa. Ja os Xamãs, drena e presa e só o começo! Depois vem uma torta, um buff Premium, perga de envade, forças magicas, set eliot/boss, brinco, e por ai vai; isso pra se equiparar a um mago do mesmo lvl e talvez se sobressair.

              Espero ver mais alterações na classe. Advento de Migal fez a classe voltar a ser jogada, agora falta pouco.


              Comentar

              Carregando...
              X