Bom, como não há um canal direto no discord para se discutir as implementações do Xamã vou criar este tópico para passar minhas impressões.
Basicamente esta implementação reduziu o delay de duas habilidades: Fantasmaria e Força Divina e modificou a funcionalidade da habilidade Advento Migal, que passou a conceder um bônus mágico.
Quanto à Fantasmaria, a redução do delay não acrescentou nada à dinâmica da classe, infelizmente. Acredito que o objetivo desta alteração tenha sido uma tentativa de trazer a característica de combo que o mago possui com o Terremoto, mas o existem dois diferenciais cruciais: a fantasmaria não possui 2 hits e nem o efeito knock-back, como o terremoto. Além disso, o alcance do Terremoto, Silraphin e Meteoro são praticamente iguais, enquanto que a Fantasmaria possui alcance bem baixo se comparado à Força Divina e Manhã de Oração.
Resumidamente: Não vale a pena inserir Fantasmaria no combo em área do Xamã.
Quanto à Força Divina, a redução do delay permite que o Xamã utilize a habilidade no level 7 apenas (antes era 6). Se você achou que usaria level 10, está enganado
No level 8 existe um pequeno, quase imperceptível, delay, fazendo o Xamã ficar parado cerca de 1 segundo (Isso ja considerando o Advento Midranda), enquanto que no level 7 o ataque é contínuo.
Isso é algo extremamente positivo pois no level 7 uma nova fórmula é aplicada à habilidade, aumentando o dano (mas ainda tem muita coisa pra mexer).
Resumidamente: Da pra usar no level 7 e isso aumentou o dano em área.
Agora quanto à implementação mais inovadora, temos a aplicação do Bônus de Dano Mágico (40%) no Advento Migal.
O primeiro ponto que se destaca é onde o bônus é aplicado. Enquanto que o Bônus das habilidades do Mago incide no dano Fixo - antes dos parênteses - o Bônus do Advento incide no dano final das habilidades (1). Ou seja, nós vemos de fato um aumento de 40% no dano de qualquer habilidade, diferentemente do mago, onde não podemos perceber um aumento de 35% ou 165% de dano (FINAL) com o Espírito ou com o T.A.
Isso reflete diretamente em um aumento de 40% na XP ~em média~ que o Xamã faz upando em área.
Fiz um teste rápido em Laboratório (tentei em Estrada Sombria mas não tancou rsrsrsrs):
1º Momento -
Advento Midranda + Chuva
Combo: 3 Forças Divinas + 1 Manhã de Oração (Esporadicamente Caçada/Maldição Preguiçosa)
15 minutos de ataque contínuo
XP realizada: 6307M (subservidor Delta)
Sem Força Mágica
2º Momento -
Advento Midranda + Chuva + Migal
Combo: 3 Forças Divinas + 1 Manhã de Oração (Esporadicamente Caçada/Maldição Preguiçosa)
15 minutos de ataque contínuo
XP realizada: 8862M (subservidor Delta)
Sem Força Mágica
Vemos claramente uma bonificação de aproximadamente 40% na XP no mesmo intervalo de tempo.
Segundo, o bônus, contudo, não incide sobre as habilidades 1x1 do Xamã (leia-se Prego Fantasmagórico), diferentemente da funcionalidade das habilidades do Mago, que aumentam o dano do Raio da Morte e Prima Ignis, por exemplo.
Terceiro, não vemos o aumento de dano na descrição de dano da habilidade na interface das habilidades - talvez seja pelo ponto (1)?
Quarto, quanto ao buff nas demais classes, se utilizarmos Midranda antes do Migal o relógio do buff não aparece nas demais classes, enquanto que o inverso não ocorre.
Quinto, a habilidade continua restrita às classes Xamã, Mago e Sacer, o que a meu ver é um ponto extremamente negativo e restritivo da habilidade. Eu ja havia pontuado isso quando a habilidade sofreu a primeira alteração para os 100 de dano físico mas persiste. Se temos como objetivo geral da comunidade promover maior integração de diversas classes em vários cenários do jogo, ainda mais considerando que o UP mágico tem aumentado, esse é um ponto que precisa ser alterado, e eu defendo isso.
Resumidamente: 1. O bônus incide sobre o dano final das habilidades, e isso reflete diretamente em um bônus de 40% do dano e da XP realizada; 2. O bônus não incide em habilidades 1x1; 3. O bônus não é visto na descrição; 4. Há um bug visual no relógio para as demais classes a depender da sequência de uso do buff; e 5. Considero negativo a restrição do buff apenas às classes mágicas.
De um modo geral essas implementações talvez impulsionem o UP do Xamã nos grupos mágicos, dando uma funcionalidade de dano além do lure, tanto pelo bônus de dano que temos ao poder usar a Força Divina no level 7 quanto pelo bônus de dano mágico do Advento. Da pra dizer confortavelmente que a XP mágica de um Xamã solo aumentou entre 40 e 45%. Contudo, ainda temos um forte limitante que é a defesa. Meu Xamã 143 não conseguiu sequer sobreviver nos HS's de Estrada Sombria (tendo os seguintes status: https://prnt.sc/nixvqg). Isso restringe os mapas em que o Xamã pode atuar com essa função de dano, fui obrigado a retroceder a um mapa 118 para testar confortavelmente o dano.
A princípio é isso, fiz um teste rápido agora a noite para poder ter as primeiras impressões. Gostei mas ainda há muito espaço para melhorias para que a classe adquira seu espaço no bPT.
Att,
Houdin.
Basicamente esta implementação reduziu o delay de duas habilidades: Fantasmaria e Força Divina e modificou a funcionalidade da habilidade Advento Migal, que passou a conceder um bônus mágico.
Quanto à Fantasmaria, a redução do delay não acrescentou nada à dinâmica da classe, infelizmente. Acredito que o objetivo desta alteração tenha sido uma tentativa de trazer a característica de combo que o mago possui com o Terremoto, mas o existem dois diferenciais cruciais: a fantasmaria não possui 2 hits e nem o efeito knock-back, como o terremoto. Além disso, o alcance do Terremoto, Silraphin e Meteoro são praticamente iguais, enquanto que a Fantasmaria possui alcance bem baixo se comparado à Força Divina e Manhã de Oração.
Resumidamente: Não vale a pena inserir Fantasmaria no combo em área do Xamã.
Quanto à Força Divina, a redução do delay permite que o Xamã utilize a habilidade no level 7 apenas (antes era 6). Se você achou que usaria level 10, está enganado
No level 8 existe um pequeno, quase imperceptível, delay, fazendo o Xamã ficar parado cerca de 1 segundo (Isso ja considerando o Advento Midranda), enquanto que no level 7 o ataque é contínuo.
Isso é algo extremamente positivo pois no level 7 uma nova fórmula é aplicada à habilidade, aumentando o dano (mas ainda tem muita coisa pra mexer).
Resumidamente: Da pra usar no level 7 e isso aumentou o dano em área.
Agora quanto à implementação mais inovadora, temos a aplicação do Bônus de Dano Mágico (40%) no Advento Migal.
O primeiro ponto que se destaca é onde o bônus é aplicado. Enquanto que o Bônus das habilidades do Mago incide no dano Fixo - antes dos parênteses - o Bônus do Advento incide no dano final das habilidades (1). Ou seja, nós vemos de fato um aumento de 40% no dano de qualquer habilidade, diferentemente do mago, onde não podemos perceber um aumento de 35% ou 165% de dano (FINAL) com o Espírito ou com o T.A.
Isso reflete diretamente em um aumento de 40% na XP ~em média~ que o Xamã faz upando em área.
Fiz um teste rápido em Laboratório (tentei em Estrada Sombria mas não tancou rsrsrsrs):
1º Momento -
Advento Midranda + Chuva
Combo: 3 Forças Divinas + 1 Manhã de Oração (Esporadicamente Caçada/Maldição Preguiçosa)
15 minutos de ataque contínuo
XP realizada: 6307M (subservidor Delta)
Sem Força Mágica
2º Momento -
Advento Midranda + Chuva + Migal
Combo: 3 Forças Divinas + 1 Manhã de Oração (Esporadicamente Caçada/Maldição Preguiçosa)
15 minutos de ataque contínuo
XP realizada: 8862M (subservidor Delta)
Sem Força Mágica
Vemos claramente uma bonificação de aproximadamente 40% na XP no mesmo intervalo de tempo.
Segundo, o bônus, contudo, não incide sobre as habilidades 1x1 do Xamã (leia-se Prego Fantasmagórico), diferentemente da funcionalidade das habilidades do Mago, que aumentam o dano do Raio da Morte e Prima Ignis, por exemplo.
Terceiro, não vemos o aumento de dano na descrição de dano da habilidade na interface das habilidades - talvez seja pelo ponto (1)?
Quarto, quanto ao buff nas demais classes, se utilizarmos Midranda antes do Migal o relógio do buff não aparece nas demais classes, enquanto que o inverso não ocorre.
Quinto, a habilidade continua restrita às classes Xamã, Mago e Sacer, o que a meu ver é um ponto extremamente negativo e restritivo da habilidade. Eu ja havia pontuado isso quando a habilidade sofreu a primeira alteração para os 100 de dano físico mas persiste. Se temos como objetivo geral da comunidade promover maior integração de diversas classes em vários cenários do jogo, ainda mais considerando que o UP mágico tem aumentado, esse é um ponto que precisa ser alterado, e eu defendo isso.
Resumidamente: 1. O bônus incide sobre o dano final das habilidades, e isso reflete diretamente em um bônus de 40% do dano e da XP realizada; 2. O bônus não incide em habilidades 1x1; 3. O bônus não é visto na descrição; 4. Há um bug visual no relógio para as demais classes a depender da sequência de uso do buff; e 5. Considero negativo a restrição do buff apenas às classes mágicas.
De um modo geral essas implementações talvez impulsionem o UP do Xamã nos grupos mágicos, dando uma funcionalidade de dano além do lure, tanto pelo bônus de dano que temos ao poder usar a Força Divina no level 7 quanto pelo bônus de dano mágico do Advento. Da pra dizer confortavelmente que a XP mágica de um Xamã solo aumentou entre 40 e 45%. Contudo, ainda temos um forte limitante que é a defesa. Meu Xamã 143 não conseguiu sequer sobreviver nos HS's de Estrada Sombria (tendo os seguintes status: https://prnt.sc/nixvqg). Isso restringe os mapas em que o Xamã pode atuar com essa função de dano, fui obrigado a retroceder a um mapa 118 para testar confortavelmente o dano.
A princípio é isso, fiz um teste rápido agora a noite para poder ter as primeiras impressões. Gostei mas ainda há muito espaço para melhorias para que a classe adquira seu espaço no bPT.
Att,
Houdin.
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