Disclaimer: Antes de mais nada não estou inventando a roda e nem tirando essa build da bunda. Já existem diversas builds (bem antigas) sobre o automec e estarei deixando o link delas. Esse meu post é a minha experiência de de mais de 10 anos de Automec e compilação das builds que funcionaram pra mim.
Essas são algumas das builds antigas que você acha por ai na internet.
http://forum-illvminati.forumeiros.c...utomech-by-ed_
[Editado pela Moderação.]
Disclaimer 2: Esse não é um guia genérico sobre o Mecânico que explica como funcionam as habilidades, como funciona a mecânica do jogo em cima da distribuição de pontos ou coisas do tipo. É um guia sobre o automec e somente sobre ele, considero que vocês conhecem o jogo, sua mecânica e tem curiosidade ou querem experimentar esse estilo de jogo diferente.
Isto posto, vamos ao guia.
Pra quem ainda não conhece, automec é uma das 348 builds possíveis de serem feitas com o mecânico haha. Basicamente é uma build especializada em Arcos e Lanças, sim, seu mecânico que originalmente foi feito pra usar Martelo e Garra irá utilizar um Arco/Lança. Mas Olympio (meu nome), se você quer usar um Arco/Lança, porque não criar uma arqueira ou uma atalanta? (nossa, como ouço essa pergunta...)
A resposta é muito simples, o automec tem um excelente custo benefício.
Mas Olympio é muito fácil levantar só os pontos positivos. Por isso vou deixar as desvantagens do Automec.
Agora que vocês entendem como o Automec funciona, vou deixar alguns exemplos de build e vocês adaptam de acordo com a nece$$idade de cada um.
Vamos começar com as Skills. Aqui não tem muito pra onde correr.
Skills obrigatórias:
Skills Opcionais/Situacionais:
Agora sobre os Atributos, vou explicar os padrões e explicarei sobre possíveis variações abaixo.
Força: Depende
Inteligência: 32~36 (spark + arcos) ou 64 (murky)
Talento: 80-85 para arcos ou 90 para lanças
Agilidade: Tudo o que puder
Vitalidade: Depende
Por que depende?
Antes de explicar o porque em cada atributo, é necessário entender como funciona a sobrevivência do Automec. Basicamente ele sobrevive como qualquer outro char ranged que tem foco em DPS. HIT AND RUN.
Hit and Run é uma arte, galera.
Então como ficaria na prática?
Temos opções!
120for Titan AS
109for Espinhosa AS
105for Lucy Khan AS
102for Suprema AS
90for FMA AS
83for FPA AS
77for Sintética AS
68for Escamas AS
Qual eu recomendo? Depende.
Se você quiser ter uma vida um pouco mais confortável, sugiro utilizar o set MS 80D que pedirá no máximo 105str e de armadura a Lucy Khan AS, SUPREMA AS ou NOEL MS. A NOEL é uma alternativa muito boa pois ela equivale a SUPREMA com a vantagem do HP incluso. Manda age 10+ nelas e terá uma boa defesa.
Caso você opte por Vitalidade ao invés de Força sugiro parar com 90for (praticamente todos os arcos), ir de FMA AS (ou NOEL) com age 10+ também e colocar por volta de 30 ou 40 pontos (totais) em vitalidade. Assim esse pouco de defesa será compensado por mais HP e consequentemente você não irá tomar HK (hit kill) dos mobs.
Vale a pena colocar mais vitalidade que isso? Na minha opinião não. Pois fazendo isso vai sacrificando cada vez mais o atk. E como qualquer char ranged, tentar bater e defender é pedir pra não fazer nenhum dos dois bem.
Não existe build pura quando se fala em Automec pois como os arcos pedem Força a única hora que você conseguirá fazer uma build pure será no 100 pelo arco da quest. Via de regra, nos outros níveis você sempre terá alguma força adicional. E mesmo assim, não valerá a pena pois seu HIT and RUN estará prejudicado pela falta de velocidade de corrida do personagem, diminuindo seu DPS.
Condensando essas informações, a gente teria:
Build semi-pure
Força 90
Talento 80~90
Inteligência 36
Agilidade Restante
Vitalidade base
Build power
Força 105
Talento 80-90
Inteligência 36
Agilidade restante
Vitalidade base
Build Vitalidade
Força 90
Talento 80-90
Inteligência 36
Agilidade restante
Vitalidade 40
Build Auto-Spark
Força 105
Talento 80-90
Inteligência 67- 72(Devine)
Agilidade restante
Vitalidade 40
obs: Nessa build você precisa de mais defesa devido precisar ficar mais próximo dos mobs pra ser mais efetivo no spark.
Existem mais variações? Claro, coloquei as principais.
Como upar?
Ao invés de passar ONDE upar, vou explicar alguns macetes pra vocês terem mais facilidade no UP.
1- Prefira party ao invés de solo, assim você minimiza sua grande desvantagem, bater de 1 em 1.
2- Se estiver solo, prefira maps onde você mate com mais rapidez. EX: 8x em s1/ds
3- Se estiver com party, prefira locais do mesmo nível pois sua desvantagem se torna uma vantagem. EX: 8x em i1
4- Use force sempre! O melhor custo benefício é a DEVINE.
Agora aonde vocês irão upar, é com vocês.
Depois farei a continuação do PVP/BC e farei uns vídeos de up mostrando que ele é um bom personagem se você souber jogar.
A ideia com esse guia é mostrar que mesmo defasado e faltando balanceamento, é possível ter um automec viável e jogável nos dias de hoje (2018).
Dúvidas, críticas e sugestões estou aberto.
Abraços
EDITS:
V.1.1 = Algumas correções e acréscimos baseados no HUNTERKROW e CRAZYMEC
V.1.2 = Algumas correções basesadas no AUTOMECHFTW
Essas são algumas das builds antigas que você acha por ai na internet.
http://forum-illvminati.forumeiros.c...utomech-by-ed_
[Editado pela Moderação.]
Disclaimer 2: Esse não é um guia genérico sobre o Mecânico que explica como funcionam as habilidades, como funciona a mecânica do jogo em cima da distribuição de pontos ou coisas do tipo. É um guia sobre o automec e somente sobre ele, considero que vocês conhecem o jogo, sua mecânica e tem curiosidade ou querem experimentar esse estilo de jogo diferente.
Isto posto, vamos ao guia.
Pra quem ainda não conhece, automec é uma das 348 builds possíveis de serem feitas com o mecânico haha. Basicamente é uma build especializada em Arcos e Lanças, sim, seu mecânico que originalmente foi feito pra usar Martelo e Garra irá utilizar um Arco/Lança. Mas Olympio (meu nome), se você quer usar um Arco/Lança, porque não criar uma arqueira ou uma atalanta? (nossa, como ouço essa pergunta...)
A resposta é muito simples, o automec tem um excelente custo benefício.
1. Conceito
A mecânica de jogo do automec é muito simples, mas não perde a diversão. Buffs + atk padrão + hit and run.
2. Custo de up
Acredite se quiser, para upar um automec você só precisa de 2 coisas: Force + HP. Nem de estamina você precisa.
3. DPS (Dano por segundo)
Pela combinação: Velocidade de atk + % alta de crítico + Buffs de atk. Você consegue, (mesmo extremamente defasado), um bom atk, ficando próximo de um char qualquer que o up é baseado em mana.
4. Custo dos equipamentos
Por mais que o mercado de Arcos/Lanças para automec hoje não exista, que seja caro comprar equipamentos de defesa para arqueiras/atalantas, o fato de parar seu set de defesa num nível específico (dependendo da build e vou falar mais disso a frente) torna muito vantajoso financeiramente, afinal, enquanto os outros chars estão se endividando comprando e dando aging em cada equipamento que compram, a gente fecha nosso set muito cedo e economiza kkk's.
A mecânica de jogo do automec é muito simples, mas não perde a diversão. Buffs + atk padrão + hit and run.
2. Custo de up
Acredite se quiser, para upar um automec você só precisa de 2 coisas: Force + HP. Nem de estamina você precisa.
3. DPS (Dano por segundo)
Pela combinação: Velocidade de atk + % alta de crítico + Buffs de atk. Você consegue, (mesmo extremamente defasado), um bom atk, ficando próximo de um char qualquer que o up é baseado em mana.
4. Custo dos equipamentos
Por mais que o mercado de Arcos/Lanças para automec hoje não exista, que seja caro comprar equipamentos de defesa para arqueiras/atalantas, o fato de parar seu set de defesa num nível específico (dependendo da build e vou falar mais disso a frente) torna muito vantajoso financeiramente, afinal, enquanto os outros chars estão se endividando comprando e dando aging em cada equipamento que compram, a gente fecha nosso set muito cedo e economiza kkk's.
Mas Olympio é muito fácil levantar só os pontos positivos. Por isso vou deixar as desvantagens do Automec.
1. Defesa prejudicada
Sim, como todo char ranged que tem uma build voltada a ter mais dano terá a defesa prejudicada. Afinal, por definição, ranged é "de longe", logo, a finalidade não é corpo-a-corpo.
2. Falta de uma habilidade ativa de atk
Essa é uma crítica que venho ouvindo de uns anos pra cá sobre o Automec "ah Olympio, mas o char não tem nenhuma skill de atk". De fato ele não tem. Mas ter uma skill assim é um propósito dessa build desde o início? Não vejo porque mudar a essência que vem lá de 2004.
3. Mercado inexistente
Sim, infelizmente não existe mercado com itens de automec, principalmente Lança/Arcos MS. Os outros itens a gente até que encontra pois são baseados em AS e ATS. Mas pedras específicas como spark e transparo MS é praticamente impossível achar. A solução é "encomendar" no clã ou fazer um você mesmo gastando horrores em remix.
4. Monotonia
Outra coisa que ouço muito é "nossa, seu char só tem atk padrão? Que chato deve ser jogar". Não concordo em nenhum ponto com essa alegação. Qual a diferença entre usar atk padrão (segurar o botão esquerdo do mouse ou CTRL + click) e segurar o botão direito ou CTRL + click direito)? Nenhuma. A verdade que esse pessoal não gosta de ouvir é que jogar de ranged é INFINITAMENTE mais divertido e menos monótono que de char melee, seja automec, arqueira ou atalanta justamente por causa do HIT and RUN (falarei mais sobre ele).
5. XP mais lenta
Sim, esse é um ponto que dependendo do mapa o Automec tem muita desvantagem frente a outros personagens que spammam magia por todo o lado e matam os mobs. O Automec ataca de 1 por 1, ponto. E ele faz isso muito bem, obrigado. O problema é que se você está upando solo e/ou no HS, sua xp/min fica comprometida. Vou falar como minimizar isso mais pra frente.
Sim, como todo char ranged que tem uma build voltada a ter mais dano terá a defesa prejudicada. Afinal, por definição, ranged é "de longe", logo, a finalidade não é corpo-a-corpo.
2. Falta de uma habilidade ativa de atk
Essa é uma crítica que venho ouvindo de uns anos pra cá sobre o Automec "ah Olympio, mas o char não tem nenhuma skill de atk". De fato ele não tem. Mas ter uma skill assim é um propósito dessa build desde o início? Não vejo porque mudar a essência que vem lá de 2004.
3. Mercado inexistente
Sim, infelizmente não existe mercado com itens de automec, principalmente Lança/Arcos MS. Os outros itens a gente até que encontra pois são baseados em AS e ATS. Mas pedras específicas como spark e transparo MS é praticamente impossível achar. A solução é "encomendar" no clã ou fazer um você mesmo gastando horrores em remix.
4. Monotonia
Outra coisa que ouço muito é "nossa, seu char só tem atk padrão? Que chato deve ser jogar". Não concordo em nenhum ponto com essa alegação. Qual a diferença entre usar atk padrão (segurar o botão esquerdo do mouse ou CTRL + click) e segurar o botão direito ou CTRL + click direito)? Nenhuma. A verdade que esse pessoal não gosta de ouvir é que jogar de ranged é INFINITAMENTE mais divertido e menos monótono que de char melee, seja automec, arqueira ou atalanta justamente por causa do HIT and RUN (falarei mais sobre ele).
5. XP mais lenta
Sim, esse é um ponto que dependendo do mapa o Automec tem muita desvantagem frente a outros personagens que spammam magia por todo o lado e matam os mobs. O Automec ataca de 1 por 1, ponto. E ele faz isso muito bem, obrigado. O problema é que se você está upando solo e/ou no HS, sua xp/min fica comprometida. Vou falar como minimizar isso mais pra frente.
Agora que vocês entendem como o Automec funciona, vou deixar alguns exemplos de build e vocês adaptam de acordo com a nece$$idade de cada um.
Vamos começar com as Skills. Aqui não tem muito pra onde correr.
Skills obrigatórias:
- Automação 10;
- Absorção Física 10;
- Mestre das Armas 10;
- Hipersônico 10;
- Encanto Poderoso 10;
Skills Opcionais/Situacionais:
- Escudo Extremo; Suba de acordo com seus equipamentos e preferência por Lança/Escudo.
- Spark; Se você optar por ser um "spark-auto" vale a pena upar essa.
- Esfera Magnética; Aumenta o DPS, vale a pena em níveis mais altos (9x+) onde todo atk é bem-vindo.
- Golem; Upe de acordo com a necessidade do mapa. Nenhum ponto a mais.
- Impulso; Se você optar por ser um "spark-auto" vale a pena nos lvls mais baixos, ela se torna ineficaz devido ter dano fixo e não dano por %.
Agora sobre os Atributos, vou explicar os padrões e explicarei sobre possíveis variações abaixo.
Força: Depende
Inteligência: 32~36 (spark + arcos) ou 64 (murky)
Talento: 80-85 para arcos ou 90 para lanças
Agilidade: Tudo o que puder
Vitalidade: Depende
Por que depende?
Antes de explicar o porque em cada atributo, é necessário entender como funciona a sobrevivência do Automec. Basicamente ele sobrevive como qualquer outro char ranged que tem foco em DPS. HIT AND RUN.
Hit and Run é uma arte, galera.
- Entender da velocidade do seu char
- Entender da velocidade do seu atk
- Entender o tempo dos seus buffs
- Entender da distância que você precisa correr
- Entender do lag pra você dar a exata quantidade de hits
Então como ficaria na prática?
Temos opções!
120for Titan AS
109for Espinhosa AS
105for Lucy Khan AS
102for Suprema AS
90for FMA AS
83for FPA AS
77for Sintética AS
68for Escamas AS
Qual eu recomendo? Depende.
Se você quiser ter uma vida um pouco mais confortável, sugiro utilizar o set MS 80D que pedirá no máximo 105str e de armadura a Lucy Khan AS, SUPREMA AS ou NOEL MS. A NOEL é uma alternativa muito boa pois ela equivale a SUPREMA com a vantagem do HP incluso. Manda age 10+ nelas e terá uma boa defesa.
Caso você opte por Vitalidade ao invés de Força sugiro parar com 90for (praticamente todos os arcos), ir de FMA AS (ou NOEL) com age 10+ também e colocar por volta de 30 ou 40 pontos (totais) em vitalidade. Assim esse pouco de defesa será compensado por mais HP e consequentemente você não irá tomar HK (hit kill) dos mobs.
Vale a pena colocar mais vitalidade que isso? Na minha opinião não. Pois fazendo isso vai sacrificando cada vez mais o atk. E como qualquer char ranged, tentar bater e defender é pedir pra não fazer nenhum dos dois bem.
Não existe build pura quando se fala em Automec pois como os arcos pedem Força a única hora que você conseguirá fazer uma build pure será no 100 pelo arco da quest. Via de regra, nos outros níveis você sempre terá alguma força adicional. E mesmo assim, não valerá a pena pois seu HIT and RUN estará prejudicado pela falta de velocidade de corrida do personagem, diminuindo seu DPS.
Condensando essas informações, a gente teria:
Build semi-pure
Força 90
Talento 80~90
Inteligência 36
Agilidade Restante
Vitalidade base
Build power
Força 105
Talento 80-90
Inteligência 36
Agilidade restante
Vitalidade base
Build Vitalidade
Força 90
Talento 80-90
Inteligência 36
Agilidade restante
Vitalidade 40
Build Auto-Spark
Força 105
Talento 80-90
Inteligência 67- 72(Devine)
Agilidade restante
Vitalidade 40
obs: Nessa build você precisa de mais defesa devido precisar ficar mais próximo dos mobs pra ser mais efetivo no spark.
Existem mais variações? Claro, coloquei as principais.
Como upar?
Ao invés de passar ONDE upar, vou explicar alguns macetes pra vocês terem mais facilidade no UP.
1- Prefira party ao invés de solo, assim você minimiza sua grande desvantagem, bater de 1 em 1.
2- Se estiver solo, prefira maps onde você mate com mais rapidez. EX: 8x em s1/ds
3- Se estiver com party, prefira locais do mesmo nível pois sua desvantagem se torna uma vantagem. EX: 8x em i1
4- Use force sempre! O melhor custo benefício é a DEVINE.
Agora aonde vocês irão upar, é com vocês.
Depois farei a continuação do PVP/BC e farei uns vídeos de up mostrando que ele é um bom personagem se você souber jogar.
A ideia com esse guia é mostrar que mesmo defasado e faltando balanceamento, é possível ter um automec viável e jogável nos dias de hoje (2018).
Dúvidas, críticas e sugestões estou aberto.
Abraços
EDITS:
V.1.1 = Algumas correções e acréscimos baseados no HUNTERKROW e CRAZYMEC
V.1.2 = Algumas correções basesadas no AUTOMECHFTW
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