Anúncio

Recolher
No announcement yet.

Mecânicas em jogos

Recolher
X
  • Filtrar
  • Hora
  • Exibir
Limpar Tudo
novos posts

  • Mecânicas em jogos

    Uma coisa que eu não conhecia, mas que depois que parei de jogar priston tale em 2009, foi a chamada "mecânica" em jogos online. Uma coisa que priston nunca teve, que eu notei quando comecei a jogar Tera online em 2012, foi que não existe uma "necessidade" de qualquer classes, ou mesmo "roles" em grupos, ou "party", bem como não existe nenhuma mecânica em bosses além de, se é que pode se chamar mecânica, o fato de que os boss recuperam vida quando alguém morre.
    Primeiro quanto a questão do papel de cada um em uma party: os mmos que vieram depois de priston seguem um sistema onde cada membro da party tem um papel bem definido: o tanker é quem aguenta as porradas e mantém a "atenção" dos monstros nele, o healer, que como o nome diz, cura e buffa os membros da party, e os dps, que são os que vão ficar batendo nos monstros ou boss.
    Comparando com Tera online por exemplo, existe a classe Lancer, o tank nato do jogo. É uma classe que usa um escudo e uma lança, ele segura o "aggro" dos monstros (ou seja, faz os monstros todos ficarem virados pra ele), enquanto o resto da party ou raid fica atrás do monstro batendo.
    Existe também a mecânica de jogo, onde cada boss, ou dg, tem coisas específicas para se fazer durante a luta. O antigo boss end-game do jogo tinha um ataque em que ele distribuía 3 debuffs diferentes, que você recebia de acordo com a distância que se encontrava dele, e era obrigatório que cada um do time pegasse um debuff diferente, do contrário todos tomavam hit kill. Existia um outro boss que tinha dois ataques, de gelo e fogo, que também proporcionavam um debuff, o qual você precisava ficar rotacionando a cada 2 minutos, ou também era hit kill, entre várias outras coisas como o lancer/tank bloquear ataques dos boss que podem dar hit kill/jogar os aliados pra longe, etc.
    Enfim, não acho que algo assim fosse difícil de se fazer no priston tale. Seria necessário, pra isso, um balanceamento de classes correto. Transformar o tanker em tank, e os dps em dps, e tornar o papel de cada um essencial no jogo, e ao invés de só fazer um boss com HP quase infinito, fazer com que ele tenha algo mais do que só ficar batendo em quem estiver próximo dele.
    Video relatado:

    Xinxila is back

  • #2
    Aliás pra quem não sabe, foi lançado essa semana Tera Online pra PS4 e Xbox, basta baixar na psn ou na live.
    Xinxila is back

    Comentar


    • #3
      Xamã e Mecânico têm habilidades que chamam atenção dos monstros. A partir daí poderíamos supor que ambos deveriam ser tank?
      O que de certa forma faz todo sentido, uma classe que "chama atenção" dos monstros deve ser porque aguenta a porrada né?

      Comentar


      • #4
        Postado originalmente por Max Rogers Ver Post
        Xamã e Mecânico têm habilidades que chamam atenção dos monstros. A partir daí poderíamos supor que ambos deveriam ser tank?
        O que de certa forma faz todo sentido, uma classe que "chama atenção" dos monstros deve ser porque aguenta a porrada né?
        Originalmente até dava pra considerar Mech tanker. Mas aí veio a T5 e transformou o Mech num Pike verde. O mesmo valia pro Mago. Se considerar as Tier 1~3, os personagens são mais ou menos bem desenhados pra objetivos específicos. A T4 potencializa umas coisas. Aí a T5 zoa a ***** toda.

        @tópico

        Já ouvi falar de alguns piratex que brincam com esse tipo de mecânica. Até acho interessante. Mas no BPT não funcionaria. Todo mundo quer que seu char mate muito e tanke muito, sem nenhum defeito, só qualidade. Aí já viu
        Calculadora de builds. Visite.

        Comentar


        • #5
          Sim, também acho um problema essa questão de todo mundo querer matar e tankar ao mesmo tempo tudo e todos.
          O jogo perde jogabilidade e todas as classes ficam parecidas. Deveria ser feito uma análise para identificar os pontos fortes e fracos de cada classe, dar uma direção para elas, DIFERENCIÁ-LAS. Às vezes balancear significa nerfar, e é aí que mora o problema e também a solução. Resta saber se isso irá acontecer.

          Comentar


          • #6
            É que pra começar o Priston nem foi feito pra se jogar em party, ele foi feito pra jogar solo. Prova disso é que você usa pot sem delay, e antigamente era até pior upar em party do que em grupo porque ganhava menos xp.
            Xinxila is back

            Comentar


            • #7
              Como os colegas a cima disseram é verdade, só muda as skills, o sexo dos bonecos, mas todos eles tem a mesma função, e não cada um ter a sua própria. Se fosse pra dar remake no conteúdo do jogo, é mais fácil criar um novo priston tale.

              Comentar


              • #8
                tera é bom demais, alias, qualquer mmorpg koreano genérico é bom só pelo fato de nao te deixar preso por 12 horas batendo nos mesmos monstros;
                Editado por Heaven2; 17/05/2018, 11:19.
                as folhas caem quando eu pisco.
                Knight, Cronus

                Comentar


                • #9
                  Postado originalmente por Heaven2 Ver Post
                  tera é bom demais, alias, qualquer mmorpg koreano genérico é bom só pelo fato de nao te deixarpreso por 12 horas batendo nos mesmo monstros;
                  Um dos maiores problemas do priston, comparado com qualquer mmo, é que ele não tem limite de lvl. Enquanto qualquer outro mmo você alcança o lvl cap em 4 ou 5 dias bem jogados, e depois sim parte pro conteúdo end game (farm de gear nas dgs), o priston não tem absolutamente nada além de ficar matando os mesmos bichos por horas e horas sem parar. Isso é bem broxante.
                  Xinxila is back

                  Comentar


                  • #10
                    No ESO(que eu estou jogando no momento), você cria o seu personagem, da forma que quiser, pode ficar uma aberração, mas você vai conseguir jogar normalmente(principalmente devido a nivelação do game), exceto os conteúdos endgame tipo trials vet hardmode, dragonstar vet hardmode, vsda, etc.
                    Você pode criar qualquer classe e investir em qualquer atributo(ex sorcer MP ou STM), e existe o esquema de delay nas poções, que dá um ar de group game como o kletian disse, mas dá pra se jogar solo normalmente(eu jogo solo).

                    Dureza é o ping. 200+ constante no server NA(quando estou nos EUA oscila bastante, mas nunca passa de 60), server EU é um tanto a mais que isso.

                    Comentar


                    • #11
                      Postado originalmente por Ishyba Ver Post

                      Originalmente até dava pra considerar Mech tanker. Mas aí veio a T5 e transformou o Mech num Pike verde. O mesmo valia pro Mago. Se considerar as Tier 1~3, os personagens são mais ou menos bem desenhados pra objetivos específicos. A T4 potencializa umas coisas. Aí a T5 zoa a ***** toda.

                      @tópico

                      Já ouvi falar de alguns piratex que brincam com esse tipo de mecânica. Até acho interessante. Mas no BPT não funcionaria. Todo mundo quer que seu char mate muito e tanke muito, sem nenhum defeito, só qualidade. Aí já viu
                      Isso mesmo, meu amiguinho programador Java. O Priston Tale foi claramente pensado pra ir até o level 80, tudo depois disso foi gambiarra.

                      Eu adoraria começar o Priston do zero, mudando a evolução de alguns stats e os efeitos de algumas skills (tanto dos personagens, quanto dos monstros).
                      A freedom fighter

                      Comentar


                      • #12
                        Priston foi precursor de muitos outros jogos, é basicamente uma lenda viva ainda.

                        Comentar


                        • #13
                          Olha, na minha humilde opinião como player do Priston desde 2008.

                          O jogo já passou por algumas mudanças, mas nada significativo em questão de mecânica de jogo, como o pessoal falou ai acima. Joguei já Cabal, Ragnarok, World of Warcraft e Archage e ao meu ver, o que falta pro Pt são mais quests e inclusão de raides e masmorras (não falo de Calabouço 1°,2° e 3° andar). Priston se torna massante após algum tempo, pois o objetivo único se torna upar e não tem uma história que seja bem mostrada pelo próprio jogo e atrai a atenção de quem está ali e a partir dai, quem tem saco pra continuar vai upando e quem não tem, para e volta (assim como eu, com intervalo de 2 a 3 anos). Eu volto e jogo um pouco e abandono, pois não me prende muito, tanto que olha o tempo que jogo e meu MS é 112 :/ Mas são 112 levels bem divertidos euheuehue e eu upo sem Zenit, upo char novo, upo o que dá na telha e com os amigos que fiz aqui (coisa que sempre me trás de volta).
                          andredoria - MS 116 loading 117
                          EllieStormwind - AS 42

                          Comentar


                          • #14
                            Postado originalmente por andredoria Ver Post
                            Olha, na minha humilde opinião como player do Priston desde 2008.

                            O jogo já passou por algumas mudanças, mas nada significativo em questão de mecânica de jogo, como o pessoal falou ai acima. Joguei já Cabal, Ragnarok, World of Warcraft e Archage e ao meu ver, o que falta pro Pt são mais quests e inclusão de raides e masmorras (não falo de Calabouço 1°,2° e 3° andar). Priston se torna massante após algum tempo, pois o objetivo único se torna upar e não tem uma história que seja bem mostrada pelo próprio jogo e atrai a atenção de quem está ali e a partir dai, quem tem saco pra continuar vai upando e quem não tem, para e volta (assim como eu, com intervalo de 2 a 3 anos). Eu volto e jogo um pouco e abandono, pois não me prende muito, tanto que olha o tempo que jogo e meu MS é 112 :/ Mas são 112 levels bem divertidos euheuehue e eu upo sem Zenit, upo char novo, upo o que dá na telha e com os amigos que fiz aqui (coisa que sempre me trás de volta).
                            A questão da história também é triste no caso do Priston. Pode-se considerar que o jogo sequer tem uma história. Jogos que vieram depois investiram PESADO na questão da história. As quests são baseadas na história, interação com os npcs, quests de pedidos feitos por npcs para salvar alguém, acompanhar alguém, procurar por alguém perdido em alguma dungeon, derrotar algum grupo que esteja fazendo algo, etc. Não existem nem mesmo cutscenes no jogo. Mas aí é algo que já não pode (acredito) ser mudado. Quem sabe até daria, mas prejudicaria muito jogadores antigos, que para verem a história, teriam que começar um personagem do zero.
                            Xinxila is back

                            Comentar


                            • #15
                              Postado originalmente por Kletian Ver Post

                              A questão da história também é triste no caso do Priston. Pode-se considerar que o jogo sequer tem uma história. Jogos que vieram depois investiram PESADO na questão da história. As quests são baseadas na história, interação com os npcs, quests de pedidos feitos por npcs para salvar alguém, acompanhar alguém, procurar por alguém perdido em alguma dungeon, derrotar algum grupo que esteja fazendo algo, etc. Não existem nem mesmo cutscenes no jogo. Mas aí é algo que já não pode (acredito) ser mudado. Quem sabe até daria, mas prejudicaria muito jogadores antigos, que para verem a história, teriam que começar um personagem do zero.
                              Até mesmo o Cabal tinha cutscenes boas, e em questão a isso, acho que não será mudado mesmo. Como disseram lá em cima, fizeram o jogo pra ir até tier 3, resto foi atirado a moda louco, infelizmente. Priston tinha um potencial gigante para se expandir, mas é o jogo que o player vem, upa e decide sair fora por falta do que ter de fazer. Realmente pra continuar jogando só pelo up, tem de ter força de vontade, ou algum vínculo sentimental muito grande com o game (meu caso).
                              andredoria - MS 116 loading 117
                              EllieStormwind - AS 42

                              Comentar


                              • StillBlack
                                StillBlack comentou
                                Editando um comentário
                                KKKKKKKK Eu jogo no máximo 3 horas por dia, 4 dias por semana, tem gente que joga mais que isso em 1 dia...

                                Muita gente leva esse jogo como parte da vida, assim como dormir e cagar, a pessoa precisa daquilo...
                            Carregando...
                            X