Anúncio

Recolher
No announcement yet.

Xamã abandonado?

Recolher
X
  • Filtrar
  • Hora
  • Exibir
Limpar Tudo
novos posts

  • Xamã abandonado?

    Como anda o processo de balanceamento da classe xamã?
    até quando vamos continuar sendo essa vergonha no pvp?
    até quando o mago vai continuar sendo anos-luz com skill mais fortes? tanto no ataque, quanto na defesa, e agora até o debuff do mago é melhor

    Um char q lvl 117 (cronus) n tanka em mapa lvl 95

    meu Deus.

    Essa classe ainda tem representante?

    [GM]Piscis [GM]Andromeda [GM]Cepheus [GM]Venus

  • #2
    Os representantes até tentam mas a Zenit restringe bastante as ideias dos mesmos.
    É cabível lutador bater rápido, com hits constantes de 6k de dano, tankar vários mais de 15 chars batendo e ainda ter dano área, mas para as outras classes isso é algo absurdo e que não seguem a característica das próprias.

    Mas vai aí o que eles preparam pro xamã, querem fazer o char ser especialista em debuff, então vão mexer nas skills de debuff: algemador, caçada, maldição preguiçosa, o resto vai ficar precariamente ruim igual já é (com exceção da força divina que foi um bom acerto apesar de ter demorado quase 2 anos desde a modificação da sacer), no PvP vai permanecer medíocre (18 seg delay na maldição preguiçosa que não acerta), em boss vai continuar medíocre, espera-se que no Battle Royale (que terá modificações esse ano ele seja útil) senão será mais um ponto que o xamã será medíocre, e, sei lá, char está medíocre mas pelo menos tem dano área, serve pra upar, MAS SÓ ATÉ ABISMO CONGELADO nos clássicos, não sei como é no cronus em relação à spawns mágicos mas AA deve seguir um padrão de lab. Nos clássicos, o spawn mágico do último mapa tem 6 mobs e os mobs possuem HPs gigantescos, o que impossibilita um up mágico no mapa, o melee nem vale comentar, nenhum ponto positivo.

    É isso, não crie expectativas.

    Comentar


    • [GM]Venus
      [GM]Venus comentou
      Editando um comentário
      A questão não é nem de que queremos restringir as ideias e sugestões dos Representantes de Classe, Erik.
      Atualmente não temos previsão mesmo de quando a nova etapa do Balanceamento de Classes será iniciada. A desenvolvedora está tratando outros pontos que chegam a ser até mais essenciais que uma parte de Balanceamento no momento. Não que o Balanceamento não seja importante – é até demais e continua sendo a nossa prioridade –, mas o fato é que não adianta trazermos uma nova etapa do Balanceamento de Classes que ajuste alguns pontos em determinadas classes, e os problemas que atrasam esse processo – como situações não previstas na aplicação de um Patch que despendem tempo de correção – entre outros que são alvos frequentes de reclamações da comunidade e que levam ao desânimo de jogadores – como o "crash" do Cliente de Jogo e a perda esporádica de itens – continuem existindo, sabe? =|

      Sou uma das maiores entusiastas quando o assunto é melhorias para tornar mais digna a evolução das classes mágicas, que enfrentam problemas tanto em Arma Antiga, no servidor Cronus, quanto no Santuário do Abismo, nos servidores Clássicos e Valento. Entretanto, para que possamos prosseguir com o Balanceamento das classes mágicas, não basta aumentar um pouco aqui e ali, é necessário voltarmos no início, corrigirmos mecânicas de jogo que foram esquecidas pelo tempo, que são essenciais para o Balanceamento das classes mágicas, e trazer a diferenciação do Dano Mágico e Dano em Área. Mas antes disso, precisamos dar o primeiro passo, que é a correção de anomalias na aplicação do jogo.
      Devido às limitações de atendimento, tendo em vista que a desenvolvedora não trabalha unicamente com o Priston Tale, não há como tratarmos essas correções conjuntamente com o Balanceamento de Classes. Então não adianta repetir trocentas vezes para nós que a Maldição Preguiçosa precisa de novos ajustes, sendo que ela nem é o principal problema do Xamã, e nem do jogo. 🤷*♀️ Podemos sim pensar em nossos ajustes para a habilidade, e inclusive em reformulações nos demais Debuffs do Xamã – que, pessoalmente, acho mais importante –, assim que houver espaço para isso.

      Ao contrário do que você recomenda, minhas expectativas para essas otimizações estão altíssimas, mas vamos com calma, um passo de cada vez. =)

      Marcando MrXama – que já conversamos a respeito deste assunto –, e Bolafora, para ciência.

    • Erik
      Erik comentou
      Editando um comentário
      [GM]Venus, só um ponto a comentar primeiramente que é animador ver a frequência com que vocês estão comentando no fórum, não dá aquele ar de abandono que já sentimos outras vezes.

      Sobre o tópico
      Eu entendo seus pontos apesar de discordar de alguns, vemos com outras desenvolvedores/administradores vários tipos de trabalhos concomitantes com o de balanceamento do jogo, apesar de serem jogos de categorias e alcances diferente, o LoL, por exemplo, consegue entregar diversos conteúdos, entre balanceamento do jogo, suporte, desenvolvimento de arte, etc. O que faz pensar que no geral falta um pouco de vontade da publisher, consequentemente, ter atrasos de ANOS em modificações (exemplo: dano em % das skills do mago e do xamã desde que o da sacer foi implementado), porém entendo que isso vai muito além do que nós jogadores, vemos. O que incomoda os jogadores é a demora excessiva para implementar algumas coisas que no geral parecem bem básicas mas não são tratadas como prioridade, nesse caso não me refiro ao dano em %, mas a efetividade da maldição já é um bom exemplo.

      Você disse "Então não adianta repetir trocentas vezes para nós que a Maldição Preguiçosa precisa de novos ajustes, sendo que ela nem é o principal problema do Xamã", conseguiria me dizer o que a Zenit enxerga como os principais problemas do xamã? E se vocês pretendem resolver esses problemas no futuro ou dizer que isso fugiria do propósito da classe. Se tratando dessa altura do campeonato, propósito das classes meio que já foi deixado de lado, né?

      Garanto que as expectativas dos jogadores são tão altíssimas quanto as suas, por isso a decepção também pode ser nesse nível também.

      A propósito, urgentemente, mudem o tempo de todos os buffs do xamã para 300 segundos, é uma mudança simples mas que teria um peso muito grande, garanto.

    • [GM]Venus
      [GM]Venus comentou
      Editando um comentário
      Muito obrigada pelo feedback, Erik!
      Interagir com a comunidade não é algo tão simples. Pessoalmente, gosto bastante desse contato mais próximo, e gostaria que essa recepção que estou tendo no momento fosse algo mais frequente. =) O que percebo é que nem todos estão dispostos a ouvir o nosso lado, outros querem apenas descarregar sentimentos negativos sobre nós ou das demais equipe de atendimento. Isso nos blinda para sermos mais firmes ao tratarmos determinados assuntos com os jogadores, porém nos afasta, seja ingame ou através das plataformas de comunicação.
      Abordei este assunto em outra resposta minha aqui Fórum há um tempo. =/ Acredito demais no quanto somos capazes de melhorar tendo um bom relacionamento com a comunidade.

      -

      O maior problema que temos atualmente é o tempo de desenvolvimento do Balanceamento e demais demandas do jogo. Infelizmente não temos liberdade para alterarmos o jogo como gostaríamos ou acesso ao código fonte para fazer por nós mesmos.
      É necessário respeitarmos a disponibilidade da desenvolvedora e nos adequar a forma como ela trabalha com o Priston Tale. Um dos maiores exemplos disso é ao comparar a nossa versão com as demais versões originais além da distribuída pela própria desenvolvedora – como o EPT e o CPT – e é possível observar que – apesar do EPT estar um mapa à nossa frente – o BPT é um servidor bastante otimizado. Conseguimos trazer novidades exclusivas ao jogo e o próprio Balanceamento de Classes é único também. Estamos cientes que as novidades não chegam no tempo que a comunidade gostaria, mas temos expectativa de continuidade e melhorias, o que já é um bom sinal!
      Estamos trabalhando no nosso relacionamento com a desenvolvedora, buscando formas de trazer com mais celeridade os novos conteúdos.

      Postado originalmente por Erik Ver Post
      conseguiria me dizer o que a Zenit enxerga como os principais problemas do xamã?
      O sistema defensivo do Xamã precisa urgentemente ser otimizado. Ele não é um personagem essencialmente tanker, mas não ser um tanker é diferente de ter um sistema defensivo defasado.
      O novo Sistema de Regeneração de HP e MP está vindo para corrigir a regeneração das habilidades de Dano em Área de todas as classes, e na primeira fase de testes ficou evidente o quão frágil a classe é. Segurar o spawn devido a regeneração proveniente do uso de itens do Priston Shop como Drena Almas e Presa Vampírica não é tankar. O ideal é que o personagem tenha um sistema defensivo decente e que a regeneração das classes mágicas siga um padrão, entretanto, enquanto o “padrão” é satisfatório para o Mago e a Sacerdotisa, que nunca tiveram regeneração em suas principais habilidades de Dano em Área, não é o suficiente para o Xamã, segundo a comunidade.

      Não será fácil mudar os costumes da comunidade, mas são mudanças realmente necessárias para equilibrar o jogo.
      Prevejo feedbacks semelhantes a “A regeneração não está boa para o Xamã” quando a segunda etapa de testes do Sistema de Regeneração de HP e MP for iniciada, sendo que na verdade ela estará na medida certa, porém, o sistema defensivo do personagem não.

      Quanto ao tempo de duração dos Buffs, sou a favor de padronizar também. Mas será possível somente no decorrer de uma das etapas de Balanceamento de Classes, de acordo com a disponibilidade da desenvolvedora.

  • #3
    Classe precisa URGENTE de uma melhoria em sua defesa, é vergonhoso um char 117 bem equipado (set 108 e robe 108+16) depender de vl até no HS de ice (mapa lvl 95)..
    Maldição preguiçosa ficou horrivel dps da atualização, n acerta e um coldown ridiculo alto.
    consertaram o prejuizo da mana q a chuva não concedia mas n alteraram a skil pra poder ser utilizada a qualquer momento e nem ajustaram o time pra 300 segundos, além de 25% de abs serem INUTEIS

    Comentar


    • #4
      É o pior char pra PvP disparado, Prego só erra, distorçao n acerta, morre muito facil. Enfim, n tem nenhum ponto forte a n ser uma skil de velocidade q é dada ao grupo q tiver inserido

      Comentar


      • #5
        Eu já desisti do meu, no momento estou usando apenas pra upar o fs e dps desequipar pra deixar só p buff, sim desisti de um xamã 17x Full abissal +20 dps que vi que a empresa quer focar o char em debuff o que pra mim é um erro gravíssimo, se eu upo um xamã eu quero que ele seja tão bom quanto as outras classes no pvp e não um mero char de assistência, arrumaram o dano em área mas o char só presta pra upar até ab2, aquele spaw de 6 mob de ab3 é uma *****, upar em spaw mele nem pensar, enquanto eu mato um mob, qualquer classe mele mata 3, em breve nem pra buff o xamã servirá pq estão usando mago pra matar mais rápido os mobs, então diante disso e mais muitas coisas q eu devo ter esquecido, eu decidi abandona a classe que eu tanto amo, sinceramente não tenho saco pra esperar mais 2,3,4 anos pra arrumarem a classe, gzzz zenit

        Comentar


        • Bolafora
          Bolafora comentou
          Editando um comentário
          Tô quase é parando de jogar tbm...n é nem trocar de classe, é parar mesmo. É frustrante demais jogar com a classe que gosta tão aquém das demais.

      • #6
        Só quem não está abandonado é o FS, os chars que foram lançados juntos (Assassina e Xama) estão pedindo socorro. Mas a Zenit só quer saber do Lutador. Já tentei praticamente com todas as classes disputar boss contra Fs, é inútil perda de tempo.
        Editado por anderson7252; 10/01/2022, 00:21.

        Comentar


        • Bolafora
          Bolafora comentou
          Editando um comentário
          Os jogadores de fs tem peso e voz, diferentemente dos xamãs, guerreiras e assassinas. Quem perde é a própria empresa. Um jogo desbalanceado desse só afasta os jogadores. Os game masters sequer respondem aos tópicos.

          LAMENTÁVEL

      • #7
        Nenhuma resposta dos gm's
        deprimente

        Comentar


        • #8
          Boa noite Bolafora, meu nome é André e sou um dos representantes da classe, e entendo muito bem toda essa situação que está passando com a nossa classe, tenho constantemente cobrando a Zenit sobre o nosso balanceamento, principalmente com o [GM]Cepheus e com a [GM]Venus , sempre sugerindo melhorias e cobrando modificações em curto prazo, mas infelizmente nós representante somos muitos limitados, e infelizmente ficamos a esperar uma decisão da empresa sobre o balanceamento, o que infelizmente é muito demorado, e acaba desanimando a nós jogadores da classe Xamã, por ficarmos meses sem uma posição sobre a classe. Eu particularmente como jogador da classe Xamã, fiquei muito desapontado com esse ultimo Mini Balanceamento que o Xamã recebeu, sendo mais especifico pelo fato da Maldição Preguiçosa, uma habilidade com um grande potencial, para ser a principal forma de defesa da classe, estava funcionando perfeitamente com o seu papel, trazendo devolta a caracteristica do Xamã de ser a principal classe Debuffer do jogo, acabou sendo nerfada por choro de jogadores de outras classes, pois infelizmente a empresa prefere ouvir a opinião de jogadores de outras classes, que nem se quer tem conhecimento sobre o mesmo, do que ouvir seus próprios representantes. Hoje a habilidade está totalmente sem funcionalidade, pois seu efeito foi totalmente retirado, junto com a vinda do aumento do delay na habilidade, a habilidade não acerta nenhuma classe do jogo. Hoje a habilidade só funciona em personagens que não estejam utilizando buffs de terceiros e que não estejam utilizando todos os itens shops defensivos do jogo, pois a alta absorção, defesa e taxa de evade dos personagens, fizeram com que a habilidade não funcione, em um PVP por exemplo, a nossa classe é totalmente inutil, pois mesmo que o xamã chegue totalmente próximo do seu oponente, a habilidade não acerta, pela alta quantidade de itens shops defensivos e buffs. O que eles tinham deixado perfeito na Maldição Preguiçosa, eles retiraram em apenas uma semana, com a atualização que aumentou o delay da habilidade, e o pior nem se quer posso chegar a comentar sobre esse assunto, pois acabam achando que estou sendo insistente, por sempre abordar sobre esse assunto.

          Comentar


          • Bolafora
            Bolafora comentou
            Editando um comentário
            sabe aquele ditado que diz que não tem nada ruim que n possa piorar? Foi exatamente o que aconteceu. Uma das poucas qualidades que a classe tinha era o debuff da maldição preguiçosa, e simplismente a jogaram no LIXO.

        • #9
          Além das ideias que o André trouxe, acredito que pequenas implementações já seriam o bastante para tornar a classe mais atrativa. O Xamã possui a maior quantidade de skills que poderiam ser úteis do jogo, mas que são mal aproveitadas.
          A classe sofre de um mal que outras classes também sofrem, que é o famigerado "buffa e tira da PT".

          Não existe mais razoabilidade em upar um xamã... e ninguém que tenha seu xamã de bolso daria PT para um outro xamã.

          O dano em área ficou interessante, mas esse balanceamento a conta gotas, além de não resolver o problema, cria outros.
          A skill manhã da oração acabou para o xamã, apenas para citar um exemplo.

          No PVP, a classe não tem muita utilidade. A maioria das classes possui dano em vários hits nas skills de 1x1, só o xamã não.
          Que ela tivesse um dano realmente alto que compensasse ser de 1 hit só. O que a gente sabe que não vai acontecer. Até porque, com tantos shops, um FS 17x bate os 12k de hp. Alguém aí consegue imaginar uma skill de dano único em um personagem mágico bater isso?

          A Maldição Preguiçosa, antes citada, seria a solução, pois atrasaria um pouco o uso da POT. Mas, como o André bem citou, foi retirada da classe após muitas reclamações do restante da comunidade.

          O dano em área é atrativo, mas nerfaram a regeneração. Somado ao pouco abs, fica difícil tankar um spawn mágico. Será que não poderiam melhorar o set defensivo da classe? Permitindo, por exemplo, equipar um orbital, já que o fantasma fica nas costas?

          A classe foi esquecida, isso é fato. O balanceamento recente apenas tornou o up dele viável, coisa que outras classes há anos já tinham sido agraciadas.

          Mas ele está MUITO longe de ser um char equilibrado e balaceado.

          Comentar


          • #10
            Postado originalmente por ToadAthilas Ver Post

            Não existe mais razoabilidade em upar um xamã... e ninguém que tenha seu xamã de bolso daria PT para um outro xamã.

            O dano em área ficou interessante, mas esse balanceamento a conta gotas, além de não resolver o problema, cria outros.
            A skill manhã da oração acabou para o xamã, apenas para citar um exemplo.

            No PVP, a classe não tem muita utilidade. A maioria das classes possui dano em vários hits nas skills de 1x1, só o xamã não.
            Que ela tivesse um dano realmente alto que compensasse ser de 1 hit só. O que a gente sabe que não vai acontecer. Até porque, com tantos shops, um FS 17x bate os 12k de hp. Alguém aí consegue imaginar uma skill de dano único em um personagem mágico bater isso?

            A Maldição Preguiçosa, antes citada, seria a solução, pois atrasaria um pouco o uso da POT. Mas, como o André bem citou, foi retirada da classe após muitas reclamações do restante da comunidade.

            O dano em área é atrativo, mas nerfaram a regeneração. Somado ao pouco abs, fica difícil tankar um spawn mágico. Será que não poderiam melhorar o set defensivo da classe? Permitindo, por exemplo, equipar um orbital, já que o fantasma fica nas costas?

            A classe foi esquecida, isso é fato. O balanceamento recente apenas tornou o up dele viável, coisa que outras classes há anos já tinham sido agraciadas.

            Mas ele está MUITO longe de ser um char equilibrado e balaceado.

            O Dano em área é bom se o char for full inteligencia (e mesmo assim é inferior ao dano do mago). E no cronus é complicado vc ser full inteligencia. O char é muito vulnerável, absurdamente. A skil chuva, com seu incremento de 25% de abs. é um numero totalmente defasado, tendo em vista q é a unica skil que ajuda o char a defender. Pro meu xamã 119 n morrer em et3 preciso esta full item shop e n posso descuidar 2 segundos pq se n bater, obviamente n recupera a vida e 3 hits é fatal.

            É frustrante mesmo a situação.

            Comentar


            • #11
              Investi tempo e dinheiro, mas hoje não consigo jogar, a forma que a classe é tratada chega a ser triste.
              Tentei de várias formas auxiliar para melhorias da classe, formas de melhorar a defesa, melhorar o ataque, sim o ataque... porque meu xama equipado não acerta minha AS sem armadura com 10 níveis a menos.
              O post está lá a meses e a zenit nunca se preocupou em dar um retorno.
              Não existe diálogo, não existe expectativa de melhorias...
              A correção de bugs ou lançamento de um novo mapa não impede de um diálogo aberto com a classe, de construir correção e melhorias com com comunidade, e quando digo comunidade é com todos, e não somente com A ou B. Um exemplo é que não concordo que maldição preguiçosa seria o principal sistema de defesa do Xamã.
              Mas enfim, a maior parte interessada é à zenit, como diz o ditado "sou apenas mais um na fila do pão".

              Comentar


              • #12
                +60 dias deste topico e nada de melhoria pra classe....nem a chuva conseguiram consertar, pra poder ser utilizada a qualquer momento...nem padronizou o tempo para 300 segundos como as demais habilidades das classes...deprimente

                Comentar


                • #13
                  Complicado essas questões referente às classes magicas.Vejo ''x e y'' comentando que mago tem mais dano, mas ele é a classe de maior dano mágico do jogo. O xamã que era para rivalizar, ter a função de mitigar o poder dos seus alvos, foi deixado no limbo pela desenvolvedora. Uma classe que tinha tudo para ser Top, mas como sempre a masang está cagando para o jogo. Outra questão é essa conceito de mago tanker, coisa que não faz sentido algum, não apenas o mago , mas todas as classes mágicas.

                  Comentar


                  • #14
                    Kkkkkkkk, eu estava aqui refletindono quanto que o xama é incoerente, nos usamos advento midranda pra ficarmos da mesma velocidade que os outros personagens e bufamos os outros personagens para ficarem mais rapidos que a gente. Que ridículo. Kkkkkkk

                    Comentar


                    • eternamente8
                      eternamente8 comentou
                      Editando um comentário
                      Pois é.... é lamentável. A velocidade do xamã ao utilizar a skil força divina sem o Midranda é hilário. Eu tenho certeza que a zenit nunca logou um xamã pra ver tão trágica que tá a situação da classe.

                    • Erik
                      Erik comentou
                      Editando um comentário
                      e antes de um update de balanceamento era pior ainda, a velocidade era de fato buffada mas inferior ao que é hoje, era ridiculo kkk
                  Carregando...
                  X