Anúncio

Recolher
No announcement yet.

Aumento exponencial nos casos de SRAG -- Mas não é tão simples assim

Recolher
X
  • Filtrar
  • Hora
  • Exibir
Limpar Tudo
novos posts

  • Aumento exponencial nos casos de SRAG -- Mas não é tão simples assim

    Nos últimos meses, veio a público a informação de que os casos de morte por SRAG em 2020 estão absurdamente mais altos que nos anos anteriores.



    A SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) é uma doença respiratória causada por diversos tipos de vírus, incluíndo -- mas não limitado a -- o nosso atual companheiro, corongavírus.

    Segue um fluxograma de orientação aos profissionais da saúde quanto ao diagnóstico de SRAG, liberado pelo Ministério da Saúde em 2016.


    https://portalarquivos.saude.gov.br/...A3o%20mesa.pdf

    Este aumento abrupto nos casos de SRAG deixaram muitas pessoas com uma pulga atrás da orelha. Essas pessoas acreditam que os profissionais da saúde estão maquiando as mortes de corongavírus a mando do governo federal. Muitas pessoas no Facebook começaram a compartilhar essa "teoria" recentemente, apesar do fenômeno estar ocorrendo há meses.

    Bom, o meu Estado é um dos que possui poucas mortes por coronga: moro no Rio Grande do Sul. Aqui o aumento de mortes por SRAG foi de 600%. Resolvi ir atrás de informações pra saber se nossos profissionais da saúde estão, de fato, negligenciando a morte de gaúchos durante a pandemia atual.

    A Secretaria de Saúde do RS já se pronunciou sobre o caso, lá no mês de Abril. Todos os 260 mortos por SRAG até aquele momento foram testados para coronga. Destes, 25 deram positivo, 223 deram negativo e os 12 restantes ainda não tinham seus resultados concluídos.

    Em outras palavras, dos 248 mortos que já sabemos os resultados, 89,9% não tinha coronga. Isso por si só deve ser prova suficiente de que o aumento abrupto de casos de SRAG não são uma maquiagem para subnotificar as mortes de coronga.

    Certo. Ainda assim, fica o questionamento: Se esse aumento gigantesto de mortes não tem a ver com coronga, tem a ver com o quê?

    Segundo a nossa Secretaria de Saúde, esse aumento tem sim a ver com coronga, mas indiretamente.

    Os médicos estão diagnosticando muito mais casos como SRAG justamente porque o teste pra coronga demora muito tempo pra ser concluído. Os médicos adotam essa postura conservadora pra garantir que os casos em que realmente houver coronga sejam tratados imediatamente. O efeito colateral é que muita gente com outros problenmas acaba sendo diagnosticada com SRAG também.

    Ufa!

    Mas fica aqui um disclaimer: Eu só pesquisei a situação do RS. Talvez algum outro Estado esteja, realmente, maquiando as mortes do coronga, mas não é o nosso caso aqui no extremo sul do Brasil.

    Editado por huehuehue; 10/06/2020, 15:08.

  • #2
    Muito interessante cara, li tudo com certeza.
    O mundo gira e vacilão roda.

    Comentar


    • #3
      Cara, é uma situação complexa.

      Comentar

      Carregando...
      X