Anúncio

Recolher
No announcement yet.

Paulo Guedes e o xadrez 4D

Recolher
X
  • Filtrar
  • Hora
  • Exibir
Limpar Tudo
novos posts

  • Paulo Guedes e o xadrez 4D

    Contexto

    Nos últimos dias, a grande imprensa começou a divulgar um suposto trade de 500 bilhões de reais que o Paulo Guedes proporcionou ao Brasil. O núcleo memeiro bolsonarista fez memes a rodo sobre o assunto.






    Já outras pessoas começaram a "desmentir" essas notícias. Ironicamente, cada um desmentia de uma forma diferente: Alguns dizem que o trade não aconteceu, outros dizem que aconteceu mas foi ruim pro Brasil, outros dizem que aconteceu mas Paulo Guedes não tem a ver, etc.


    Banco central e ginástica contábil

    Como o mercado internacional opera em dólares americanos e o Brasil usa outra moeda, nosso banco central precisa de uma reserva de dólares americanos para tornar o mercado brasileiro mais atrativo aos investidores internacionais. O efeito prático dessa reserva é incentivar os investidores a converter os seus dólares para reais, afinal, qualquer investimento no Brasil opera na nossa própria moeda. Sem essa reserva os investidores não teriam garantias de que poderão fazer a troca inversa (de reais para dólares) caso queiram remover seus investimentos do Brasil em um momento de emergência.

    Essa nossa reserva de dólares não é uma conta bancária cheia de dólares propriamente ditos. O Brasil compra ações do tesouro americano que, por sua vez, são cotadas em dólar. O próprio governo americano publica uma lista dos maiores detentores do seu tesouro nacional:


    https://ticdata.treasury.gov/Publish/mfh.txt

    (somos o quinto na lista no momento em que escrevo esse post)

    Como a contabilidade do Brasil é feita em reais, o valor dessas ações é cotado em reais toda vez que um balanço contábil é feito. Consequentemente, a nossa reserva é maior quando o dólar está valorizado, e é menor quando o dólar desvaloriza, apesar da quantidade de ações per se permanecer intacta.

    Se você estiver atento, percebeu que o resultado da contabilidade não necessariamente reflete o valor real que temos em caixa. Essa é a diferença entre lucro contábil e lucro econômico. O lucro contábil vai variar de acordo com a cotação do dólar americano no dia em que o balanço foi gerado, mesmo que a quantidade de ações não mude.



    Responsabilidade fiscal

    Em meados de 2009, ainda no primeiro mandato da presidente Dilma, foi criada uma lei conhecida como equalização cambial. Trocando em miúdos, o objetivo dessa lei é repassar ao tesouro nacional todo o "lucro" (muita ênfase nessas aspas) obtido no balanço contábil da nossa reserva de dólares americanos.

    Ou seja, quando o balanço contábil da nossa reserva exibir lucro, este lucro será creditado na conta do tesouro nacional. Quando der prejuízo, o tesouro nacional cobre. Pra ser mais exato: O tesouro nacional ganha dinheiro quando o dólar estiver alto, mas perde quando o dólar estiver baixo.








    Esta lei está ligada à polêmica das pedaladas fiscais que levaram ao impedimento da presidente Dilma. Como o poder executivo tem poder sobre o Tesouro Nacional, essa lei faz com que o Banco Central conceda empréstimos implicitamente ao governo federal, o que é trágico do ponto de vista econômico, uma vez que incentiva o governo a maquiar sua contabilidade usando um dinheiro que não existe de verdade.


    Guedes e o xadrez 4D

    No ano passado, o nosso atual governo alterou a lei de equalização cambial de modo a concender ao Ministério da Economia (ou da Fazenda, se preferir) a prerrogativa de pegar emprestado esta "sobra" de juros caso julgue necessário para fechar as contas da União.

    O que Paulo Guedes fez agora foi basicamente usar a prerrogativa que ele próprio se concedeu (através da figura do presidente Bolsonaro) para utilizar esse lucro contábil.

    Claro que Paulo Guedes não fez isso sem motivos. Caso esta lei não tivesse sido alterada ano passado, o governo hoje teria que pedir empréstimo para os bancos privados devido à crise econômica e sanitária que estamos vivendo. E é evidente que as instituições privadas jogariam os juros lá pra cima.

    Utilizando-se dessa "brecha", Paulo Guedes conseguiu meio trilhão de reais emprestados a juros zero para combater a crise atual.

    Se ele conseguir dar um jeito de retornar esse dinheiro quando o Banco Central precisar, aí sim poderemos dizer que foi uma jogada de mestre.

    Espero que ele saiba o que está fazendo.
    Editado por huehuehue; 11/06/2020, 07:24.

  • #2

    Comentar


    • Pokriwieski
      Pokriwieski comentou
      Editando um comentário
      Dezcaracteres
Carregando...
X