Até quando vamos ficar apego com a nostalgia?

Recolher
X
  • Filtrar
  • Hora
  • Exibir
Limpar Tudo
novos posts

• Até quando vamos ficar apego com a nostalgia?

Literalmente todos os dias, pessoas no discord, ts ( incrivel é usar ts em 2024) e em comentarios ai pela internet falam que "antigamente era muito melhor o jogo". O jogo era melhor ou você estava em uma época boa e diferente da atual? Claro que em 2005 - 2010 a maioria aqui ainda era adolescente e jogava depois do colégio e essa é uma fase boa demais porém, lembram realmente como era o jogo antigamente? 2008 ja começou a aparecer um monte de hack, jogo ainda cheio de bugs e as classes nao eram balanceadas desde aquela época, o pike dominava dessa época até 2016/2017, eu sempre joguei de mago e péssimo ficar upando de terremoto o dia todo, e ficar 10x upando em ds ou calabouço 3, kina e fs nem clivavam em pvp... O jogo sempre precisa evoluir e mudar, ou vai ficar para sempre um nivel cap 100 e itens até 80b para sempre?
    Sim o jogo atualmente ainda é cheio de problemas, bugs, exageros de itens shops e o balanceamento que demora muito, a zenit tem muita coisa a melhorar ainda muito junto com essa desenvolvedora que parece dar atenção mais a outros jogos e deixou priston de escanteio pois la eles ainda jogam em 800x600.
    Lembro do cronus quando foi lançado, servidor lotado e 2 semanas depois ja foi diminuindo e hoje é apenas o terceiro servidor com mais players, o motivos pra muitos largarem são muitos e um deles é que nao passou o sentimento da "época de ouro'. Para você é o jogo ou a época em que você jogava que era magico?

LACROU, MIGO!

-

Na verdade, em muitos aspectos o jogo era melhor sim. Hoje em muitas coisas estão bem melhores. Particularmente eu prefiro a combinação de como o servidor era antigamente com a "tecnologia" atual.

O Cronus não é um exemplo justo, já que ele não tem nada de retrô. Cronus nunca foi uma proposta de ser um servidor de nostalgia, infelizmente. Cronus já chegou zoado e permanece assim.Talvez seja levemente revitalizado pra dar uma sobrevida mas acho que é um servidor que tende a ser encerrado. Inclusive não ficaria surpreso se o cronus fosse desligado juntamente com o Valento.
    Editado por IsaiasPK; 13/01/2025, 07:14.

Comentar

Mano creio que a proposta do cronus nao é ser retrô pois ja veio até com tier 5 e sim um servidor com baixa xp e com itens shops comprado por gold, e tem muita divisão de pessoas em que quer botar mais itens shops na loja e liberar atributos dos classicos e outros que deveria dificultar mais ainda, nenhum dos dois é atendido ai abandonam, eu jogo no cronus e ainda assim prefiro muito mais que os classicos. Ai digamos que o servidor fecha, vão ficar aqui no forum clamando por um servidor old school ( como todo mês aparece essa sugestão ), a zenit abre e fica lotado por um meses e depois ja começam a abandonar ai fica nesse looping de abrir e fechar servidor.

Comentar

Falem por vcs... Nostalgia mozovo

2008- a galera upava no padrão, catava **** em DS/I2 pra fazer algum gold, Bug de SS, defesa bugada, Pike dominava o jogo, Mago/Pris era mula de sheltons, Arqueira papel.

2008 era ruim igual, a galera que era desocupada e não tinha parâmetro de comparação.

Postado originalmente por Kakarott[o Ver Post
        Mano creio que a proposta do cronus nao é ser retrô pois ja veio até com tier 5 [...]
        Pois é, servidor old school é 2xp, Pote de XP de 30% (único shop P2W), Tier 3, upar em I2 com itens 6x.

Qualquer coisa além disso é nutela.
        Editado por Ishyba; 14/01/2025, 21:06.
        Calculadora de builds. Visite.

Comentar

Entrei no Priston essa semana depois de uns 5 anos "off". Estou lendo alguns tópicos que me remetem aos ensinamentos de Lima Barreto acerca dos nefelibatas, ainda encontro alguns por aqui, será um looping eterno. Sinto saudades dos meus amigos, isso sim faz falta.

Comentar

Precisei comentar, e concordo com os apontamentos do Ishyba.

A galera nostálgica e que só sabe criticar fala aos ventos "tempos bons que não voltam mais". Meu char foi criado em nov/2005 e tenho propriedade para falar: que época mágica toda é essa?
            Sim, sinto falta da minha adolescência e das preocupações serem apenas escola, meus amigos virtuais e o jogo. Mas falar que o jogo era "muito melhor"? Acho que jogamos em dimensões diferentes então, rs.

Tinha todo um hype por ser algo inovador, mas era sim, monótono. Não tantas formas diferentes de jogar como hoje: focar no XP, hunt Boss, fazer passe de batalha, PVP, montar estratégicas para conquita de SOD com o clã, fazer Battle Royale, sobreviver ao Chaos Arena, além de vários eventos que tem propostas imersivas e que movimentam o servidor.

Acreditem, a Zenit e a desenvolvedora tem TROCENTOS defeitos e eu posso apontar dezenas em menos de 20 segundos.... e acho que precisamos ser críticos sim, pois somente dessa maneira batalharemos por algo sempre melhor. Sou um crítico lúcido e sempre mando mensagens no suporte com críticas, sugestões e tudo mais. Quando algo é construtivo, é válido.

Nostalgia é bacana, mas viver falando sobre isso e não aproveitar o que temos no presente momento, é burrice.

Abraços

Comentar

Eu não sou um usuário ativo no fórum mas, sou um jogador antigo como a grande maioria( É o que restou pro BPT). Gente de 30 anos jogando esse jogo quebrado desde a adolescência.

Vou tentar continuar o comentário do guinsun,

Infelizmente você e o Ishyba talvez não tenham entendido o "X" da questão.

A nostalgia não é atrelada a dificuldade que foi "relativamente" facilitada. A nostalgia em dizer que os tempos bons eram antigamente, se deve ao fato de que antigamente, TODOS os mapas eram lotados. Sim, todos, inclusive jardim da liberdade. Do 1x ao 10x era grupo cheia em todo maldito canto do mapa.
              A evolução era gradual, tu aprendia como teu personagem funcionava, tu ia pra cidade e conseguia encontrar itens pro seu nível e durante toda a evolução do teu personagem era sim uma conquista particular.
              Atualmente o BPT tem o MÍNIMO de acessibilidade, ou seja, pequenas qualidades de vida, como relogar sem precisar sair do jogo, ou abrir várias instancias do game.

Agora quer os pontos de hoje? Então aí vão alguns:
              -Jogo morto, dominado por apenas 1 clan que sobreviveu ao tempo. (Que diga-se de passagem, manda no game e nos GMs)

-Sem shop? Não vai upar nem participar de PVP. Além disso, desculpa aí, mas dizer que "battle royale" é uma forma diferente de jogar? Amigo... se teu nível, quantidade de shops ou classe predominam? Isso não é battle royale. Sabe pq? Pq o teu coleguinha (que o papai da 400 pila por mês pra por no joguinho), cedo cedo vai te derrubar e tu nem vai saber de onde. Ou tu rasga grana igual ele ou tu não vai ser ninguém no nosso tão amado jogo nichado.

-Tá sem grana? Queria curtir um joguinho que era acessível e divertido? Perdeu meu bruxo, procure outra coisa. Antes a gente ia pra BC zoar depois de ganhar um level, metia uma force celesto, dion ou afins, e era isso. Agora magrão? Força multi, Tera, Guardiã, Dion, Peixe, Café gelado, Bolo, Carneiro... E assim vai indo.

O jogo hoje só é divertido, pra quem tem grana e agora pode lavar a alma de quando jogava nas antigas com "ódio" por ter que ir iron2 bater de padrão.
              Hoje tu atropela nível até o 120, dá uma freada até o 150 e começa a sofrer e gastar horas diárias de up ou pagar serviço de xp com terceiros. Trocamos o 8x e 9x por 17x e 18x.

Desculpa mas falar que hoje tá melhor e que só quem diz o contrário tá preso numa época diferente de duas uma: Ou é apaixonado demais pelo game pra ver esse calhamaço de ***** ou é desinformado.

Infelizmente o jogo não é amistoso ou acessível, não tem uma curva de aprendizado divertida e, enquanto o priston continuar focando exclusivamente nos mesmos players alto nível, o jogo não vai crescer.

O priston hoje se retro alimenta dos mesmos jogadores e dos poucos que ainda voltam, ano após ano... EXCLUSIVAMENTE pela nostalgia.

Respeito o sentimento de todos, mas o priston é sim um jogo quebrado. Hoje ele pode até ter mais tecnologias, e ter umas fresquinhas a mais, porém antigamente o jogo era muito melhor.

Comentar

Postado originalmente por Hardown Ver Post
                Infelizmente você e o Ishyba talvez não tenham entendido o "X" da questão.[...]
                Talvez vc também não tenha entendido meu comentário...

Claro que existiam coisas boas no passado, mas todo mundo esquece dos pontos negativos. Claro que existe coisas ruins hoje, mas tem muitos aspectos que melhoraram.

Quer exemplos? Eu prefiro o SoD de antigamente, onde cada clan disputava a coroa até o último round. As vezes, a quantidade de Coelhão que nascia definia o lider da semana. Hoje, as limitações de personagens estragam a disputa. Em contrapartida, hoje é muito mais fácil upar, tem muito mais eventos, com muito mais premiações. Mais chars são mais competitivos no end-game.

A nostalgia não é atrelada a dificuldade que foi "relativamente" facilitada. A nostalgia em dizer que os tempos bons eram antigamente, se deve ao fato de que antigamente, TODOS os mapas eram lotados. Sim, todos, inclusive jardim da liberdade. Do 1x ao 10x era grupo cheia em todo maldito canto do mapa.
                Sim, mas em partes. Antigamente ganhava-se XP muito mais devagar, daí mais pessoas passavam mais tempo nos mesmos mapas. Mas alguém tem saudade do 2xp?

-Sem shop? Não vai upar nem participar de PVP.[...]

-Tá sem grana? Queria curtir um joguinho que era acessível e divertido? Perdeu meu bruxo, procure outra coisa. Antes a gente ia pra BC zoar depois de ganhar um level, metia uma force celesto, dion ou afins, e era isso. Agora magrão? Força multi, Tera, Guardiã, Dion, Peixe, Café gelado, Bolo, Carneiro... E assim vai indo.
                E quando isso foi diferente? Os "try hard" que torram dinheiro no jogo sempre tinha mais facilidades, seja em "grinding", itens, aging, mapas, eventos. Absolutamente tudo sempre foi facilitado pra quem torra grana.

Priston é P2W desde que me lembro. Agora tem muito mais "pay" que antes? Obviamente que sim. Mas a discrepância sempre existiu.

2007 dava pra pegar 7~8x sem gastar quase nada (mas vc era noob low level). Hoje dá pra pegar 15~16x sem gastar quase nada (e vc continua sendo noob low level).

[...]
                Hoje tu atropela nível até o 120, dá uma freada até o 150 e começa a sofrer e gastar horas diárias de up ou pagar serviço de xp com terceiros. Trocamos o 8x e 9x por 17x e 18x.
                Ué, cada novo evento de XP cagou o jogo um pouco mais. Ai te pergunto, alguém em algum momento, foi contra evento de XP? Tu acha que se a Zenit anunciar que a XP base vai ser 18xp, alguém vai ficar contra? Cê acha que alguém vai odiar um 20xp?

Se a XP fosse alta o suficiente, a gente iria voar até o 18x e level cap seria 250. O jogo só ia começar mesmo no 20x.

Agradeça isso aos eventos de XP (que todo mundo sempre amou).

Desculpa mas falar que hoje tá melhor e que só quem diz o contrário tá preso numa época diferente de duas uma: Ou é apaixonado demais pelo game pra ver esse calhamaço de ***** ou é desinformado.
                3ª opção: talvez a pessoa simplesmente prefira o jogo atual

Mas eu posso supor que quem prefere antigamente, ou é um mimado nostálgico, ou parou no tempo. Nós dois vamos esta ******* regra.

Em resumo, o jogo é a mesma chatice que sempre foi. Só que agora, vc tem 15~20 anos de gameplay nas costas. Eu faço as mesmas coisas por quase duas décadas, nada mais é novidade pra mim, nem pra você.
                Editado por Ishyba; 16/01/2025, 19:54.

Comentar

Ishyba De fato tu trouxe excelentes pontos, mas pra tentar me fazer entender melhor, vou trazer mais algumas adições:

-Quanto a questão de XP e passar mais tempo nos mapas. O problema não é o "Evento de XP" que hoje não é mais evento, é simplesmente um boost permanente, justamente devido ao levelcap estar onde está. O problema de fato é que a XP dos mobs não é dinamica, ela é fixa, o level 1 ganha a mesma xp que um level 181 caso mate um hopi. Isso arrebenta com o balanceamento de up, deixando esse buraco no jogo, que é minha crítica principal ao jogo como está hoje. Se simplesmente um personagem level 1 não pudesse entrar em oasis com cristais infinitos, ele não explodiria 40 níveis em 10 minutos. De novo, tirando o fato de aprendizado e conhecimento do jogo na base. Pensa comigo, o priston parou de ser desenvolvido em lost 2.

Antes: Quest lvl 20 / 40 / 60 para aprimorar tier com lvlcap 80. Cenários bem desenhados, mapas com muitos detalhes, carisma e atenção nos detalhes das habilidades, etc..
                  Hoje: As mesmas 20/40/60 e a nova tier 5 80 e lvlcap 181. Praticamente todo mapa lançado depois de lost2 é algum bloco de cor única num chão reto ou com rampas que são estilo d1/d2/d3.
                  Um adendo que lembrei também, olhem as armaduras, a última que tinha aspectos novos no personagem foi a do 123. Depois virou tudo a mesma com cores diferentes, flamejante e verus são a mesma coisa, tanto na imagem do inventário, quanto na sprite do personagem.

Tudo foi rushado pra tentar trazer o priston pra nova era e tentar se manter vivo com aparelho num mar de novos mmos.

-Quanto a questão do P2W, o problema não é ser P2W, o problema é que hoje você só vira alguém OBRIGATORIAMENTE se for P2W. E o fato do priston ser um jogo quebrado e sem graça pra novos players que não "viveram a nossa nostalgia" faz com que o jogo só arrecade dinheiro dos mesmos trouxas, ao invés de parar de abrir as pernas e pra evento de xp e aging. O jogo perdeu a mão lá em 2010 com a parada do gold hack e evento cabeça de abóbora( o primeiro que dropou celesto a varer), quem passou pelo primeiro aging free lembra que se fudeu, se não tivesse o gold necessário no inventário, o item quebrava. O fato é que poderiam ter feito com que o P2W fosse menos agressivo, focassem no marketing e tentassem trazer players novos. Essa história de o jogo começar no level 170 é papo de priston pirata irmão. Se é pra ser assim, mete todo mundo no nível máximo e deixa nego comendo shop o dia todo no pvp. Não precisa gastar com evento, não precisa dar manutenção, não precisa nada, se o foco não é o up, não é a amizade com as pessoas, e trocar ideia jogando casualzinho um jogo que trouxe alegria pra gente em outro tempo, taca tudo no ventilador e quem tiver mais grana leva.

E de novo, não adianta a gente discutir quase nada ou explicar os pontos de cada um, a real é que o priston é um jogo datado, problemático, com uma ação predatória com os players e pra piorar tem uma comunidade ridiculamente ****** que, na maioria dos casos parece não ter crescido e vive achando que é o fodão pq tem um boneco 18x no priston com 30 anos... um jogo que nem e relevante.

Eu sou um cara de 30 anos. Eu jogo esse jogo. Eu odeio ele. Porém a nostalgia me faz voltar ano após ano, esperando que ele tenha melhorado e que volte a ser um game diferente. Buscando alcançar o nível mínimo pra entrar no novo mapa da vez.

E Ishyba, eu concordo com muita coisa do que tu disse, de verdade, mas eu tenho muito mais a criticar do que a elogiar. Só que eu simplesmente não tenho tempo nem energia, pra tentar melhorar esse cenário. Eu nunca uso o fórum, só pra ver algumas atualizações e tal, mas nesse tópico eu me obriguei a escrever algo, justamente pq pareceu que a galera se cegou pros problemas só pq "melhorou um pouco" em algumas questões. Fato é, faltou planejamento, faltou estratégia, tinham um game sensacional pra trabalhar, e focaram exclusivamente em como ganhar mais dinheiro, mais rápido. No longo prazo isso é ruim pra eles, pq como eu já disse, o jogo só se sustenta hoje, pelas pessoas que estão atualmente no game ou, os que voltam pela nostalgia. Uma hora essa galera vai parar e o priston vai morrer, pq não tentaram de fato tornar o jogo algo mais consistente e atrativo pra novos jogadores.

Tenham um final de semana abençoado. E bora upar!

Comentar

• Ishyba
                    Ishyba comentou
                    Editando um comentário
                    Sim, te entendo. Mas basicamente todos os problemas de hoje, existem desde sempre, em maior ou menor escala. De fato, não vale a pena ficar detalhando isso.

Por isso que digo que Priston sempre foi chato, a diferença é que quando a gente tinha 10~15 anos, tudo era novidade. É justamente aqui que mora a nostalgia, numa vaga lembrança que essas novidades eram algo bom.

Divertido eram as resenhas em party, as zueiras no TS/Discord. Mas jogar mesmo? A gente passava horas e mais horas matando os mesmos monstrinhos esperando que a barra de XP mude de x:001 pra x:002.

E vou além... a maioria dos top players só continuam no jogo pq faturam muito vendendo item/gold/XP. Não fosse o mercado paralelo...

Bah aí tu trouxe o ponto chave. De fato, o mercado paralelo gira demais a economia e mantém o jogo de pé.

Quanto as resenhas e XP arrastada era sinistro mesmo, galera vibrando quando lançou lost e tinha evento XP 7x, "tá virando 15m por minuto em pt full melee" kkkk.
                  De fato o XP era sofrido, mas eu trocaria o alto XP por eventos de fim de semana e mais players no game, tipo, fácil fácil.

Eu ainda defendo que daria pra melhorar com boas práticas e tornar o jogo mais "oldschool" sem trazer as coisas ruins.

A gente viu a ******, virar a ***** pra depois vir a ZENIT e (Que aparentemente, tem um DNA em comum), eu aposto contigo que: tanto eu, quanto você faríamos uma melhor administração do game e das mecânicas, do que qualquer uma dessas empresas.

Agora uma crítica rápida ao sistema de balanceamento (Sim, de graça). Os jogadores do priston não entendem o que é um RPG. Não entendem que cada classe tem um propósito e uma função. Aí eu vejo o magrão falando: "Tem que melhorar o dano da sacer pro PVP...", k7 meu amigo... tu é literalmente O ÚNICO char de suporte do jogo! O ÚNICO healer do jogo!
                  Tua função não é bater meu camarada, tua função é manter os outros vivos e cuidar do grupo com cura.. teu char não é pra PVP e tá tudo certo maninho, assim como mago não é char de PVP, nada impede de tu ter um dano legal, mas juntar SACER e PVP na mesma frase não rola.

Sei que não tinha relação com o tópico sobre nostalgia, eu só queria reclamar mesmo kkkkk.

Abraço pessoal!

Comentar

hardown, eu desisti do "balanceamentos" faz muito tempo. Pra mim, ficou claro que os players não aceitam "nerf" nos personagens. Sem nerf, não existe balanceamento adequado, só buff, buff e mais buff.

Claro que alguns personagens melhoraram com o tempo, ficaram mais competitivos já que todos meio que fazem a mesma coisa: ranger tankando quase igual melee, melee atacando quase igual mágico, mágico atacando quase igual um DPS... Agora balanceamento? Nah.

Comentar

Boa tarde.

Só tive tempo de voltar agora ao tópico. Lendo as repostas e comentários do Hardown e Ishyba , gostaria de deixar algumas impressões.

Eu acho um pouco problemático e complexo jogar algo que você critica duramente e basicamente não vê aspectos positivos. É igual ficar num relacionamento tóxico/abusivo: eu reclamo, eu discordo, eu reclamo de quem faz a mesma coisa que eu, eu dou lição de moral, faço críticas a todo momento, mas não largo. Se conselho fosse bom, não se dava: vai pra algo que você ainda sim tenha críticas para melhoria, mas que a balança seja POSITIVA.

Acho problemático colocar os jogadores de Priston em caixinhas. Temos diversos perfis, temos jogadores eng-game que gastam muito, mas também temos jogadores mid-game/end-game que lutam/lutaram bastante para conquistar nível, alguns itens bons e estão em clãs que não disputam BC - e nem por isso eles não se divertem ou são totalmente coniventes e permissivos com a Zenit ou a desenvolvedora.

Precisamos entender o universo complexo desse jogo e parar de criticar a própria comunidade - precisamos, sim, unir forças para melhorar o jogo que tanto gostamos. (E se você não gosta, você está realmente fazendo algo errado da sua vida virtual)

Abraços

Comentar

Carregando...
                      X