Os RPGs de computador possuem um sistema de atributos para a evolução dos personagens. Muitos seguem o exemplo de Dungeons & Dragons e usam 6 atributos: Força, Destreza, Constituição, Inteligência, Sabedoria, Carisma. Outros, geralmente mais modernos, preferem usar apenas 3: Força, Destreza, Inteligência.
Os principais arquétipos de personagens de RPGs (lutador, mago, bandido) podem ser facilmente descritos com estes 3 atributos, o que torna as fórmulas do jogo muito mais simples do que usar o sistema com 6. Lutadores maximizam força, magos maximizam inteligência, bandidos maximzam agilidade. Várias classes podem ser derivadas a partir de combinações desses três arquétipos.
Esse padrão é tão forte que é possível observar nos próprios itens que os personagens conseguem usar durante a sua jornada. Skyrim, por exemplo, possui armadura pesada para os personagens do arquétipo lutador, possui armadura leve para os personagens do arquétipo bandido, e ainda possui roupões para personagens do arquétipo mago.
Priston Tale tentou inventar moda e meteu 5 atributos: Força, Inteligência, Agilidade, Talento, Vitalidade. Se pararmos pra analisar friamente, Talento e Vitalidade são atributos mortos, usados apenas para atender aos requisítos mínimos dos itens (no caso de Vitalidade é ainda pior, pois nenhum item a requer, consequentemente permanece sem receber pontos na maioria das builds modernas).
Apenas --surpresa!-- três atributos são maximizados em builds modernas no Priston Tale, exatamente os três que eu mencionei repetidamente nos parágrafos iniciais. A existência de atributos inúteis é horrendo na minha opinião, pra dizer o mínimo.
Se eu fosse refazer esse maldito jogo hoje, removeria o atributo Talento e mudaria a fórmula da Força para não dar HP. Ou seja, a única forma de um personagem conseguir mais HP seria investindo em Vitalidade.
Desta maneira teríamos os três atributos fundamentais e mais a Vitalidade para dar um tempero gostoso. Diferentes pessoas investiriam diferentes pontos em Vitalidade a depender do seu estilo de gameplay. Pessoas mais conservadoras investiriam mais, já as mais ousadas, menos. O fato é que todo mundo teria que investir alguma coisa em Vitalidade pois seria inviável jogar com tão pouco HP.
Haveria mais diversidade na criação de builds e não perderíamos tempo com o atributo morto chamado Talento. Seria completamente plausível um Pikeman ou Mecânico que não use itens shop optar por investir 1/5 dos seus pontos em Vitalidade para sobreviver mais durante o up. As pessoas discutiriam sobre até onde vale a pena investir nesse atributo e teríamos opiniões diferentes, discussões, testes, invenções... Poderíamos dar uma de professor Pardal. Isso falta no mundo do Priston.
Os principais arquétipos de personagens de RPGs (lutador, mago, bandido) podem ser facilmente descritos com estes 3 atributos, o que torna as fórmulas do jogo muito mais simples do que usar o sistema com 6. Lutadores maximizam força, magos maximizam inteligência, bandidos maximzam agilidade. Várias classes podem ser derivadas a partir de combinações desses três arquétipos.
Esse padrão é tão forte que é possível observar nos próprios itens que os personagens conseguem usar durante a sua jornada. Skyrim, por exemplo, possui armadura pesada para os personagens do arquétipo lutador, possui armadura leve para os personagens do arquétipo bandido, e ainda possui roupões para personagens do arquétipo mago.
Priston Tale tentou inventar moda e meteu 5 atributos: Força, Inteligência, Agilidade, Talento, Vitalidade. Se pararmos pra analisar friamente, Talento e Vitalidade são atributos mortos, usados apenas para atender aos requisítos mínimos dos itens (no caso de Vitalidade é ainda pior, pois nenhum item a requer, consequentemente permanece sem receber pontos na maioria das builds modernas).
Apenas --surpresa!-- três atributos são maximizados em builds modernas no Priston Tale, exatamente os três que eu mencionei repetidamente nos parágrafos iniciais. A existência de atributos inúteis é horrendo na minha opinião, pra dizer o mínimo.
Se eu fosse refazer esse maldito jogo hoje, removeria o atributo Talento e mudaria a fórmula da Força para não dar HP. Ou seja, a única forma de um personagem conseguir mais HP seria investindo em Vitalidade.
Desta maneira teríamos os três atributos fundamentais e mais a Vitalidade para dar um tempero gostoso. Diferentes pessoas investiriam diferentes pontos em Vitalidade a depender do seu estilo de gameplay. Pessoas mais conservadoras investiriam mais, já as mais ousadas, menos. O fato é que todo mundo teria que investir alguma coisa em Vitalidade pois seria inviável jogar com tão pouco HP.
Haveria mais diversidade na criação de builds e não perderíamos tempo com o atributo morto chamado Talento. Seria completamente plausível um Pikeman ou Mecânico que não use itens shop optar por investir 1/5 dos seus pontos em Vitalidade para sobreviver mais durante o up. As pessoas discutiriam sobre até onde vale a pena investir nesse atributo e teríamos opiniões diferentes, discussões, testes, invenções... Poderíamos dar uma de professor Pardal. Isso falta no mundo do Priston.
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