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Sugestão para habilidade chuva

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  • Sugestão para habilidade chuva

    Bom, o tópico é bem objetivo e gostaria de discutir com a comunidade sobre essa ideia que tive.

    É de conhecimento de todos que a classe xamã precisa ser melhorada, principalmente na questão defensiva

    ​​​​​Dito isso, sugiro a inclusão de uma taxa de abs fixa + %:

    10 de abs fixa (ajudaria principalmente os xamas do cronus) + 30% da absorção do personagem

    ou
    Inclusão de bloqueio a arma equipada, tendo em vista que o fantasma é a arma com menos bloqueio entre todas as outras, e é uma classe que n tem arma de uma mão, n pode bater usando escudo nem orbital.

    sugestão: 10% de bloqueio à arma equipada + 30% de abs

    a título de curiosidade, a skil do kina ( tbm de segunda tier ) dá ao cavaleiro 25% de defesa + 16 de abs.

    Vale ressaltar tbm que na descrição da habilidade chuva, o personagem sofre uma penalizacao em sua mana, o que atualmente n ocorre. Deve ser consertado tbm esse bug, assim como ser otimizada a habilidade.


    ATUALIZAÇÃO:

    Proponho tbm a possibilidade de usar a habilidade mesmo se o personagem estiver utilizando garra.
    Editado por Bolafora; 31/08/2021, 13:15.

  • #2
    rebuffar a skill no meio dela ja era um grande sonho tbm

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    • #3
      Postado originalmente por Bolafora Ver Post
      Bom, o tópico é bem objetivo e gostaria de discutir com a comunidade sobre essa ideia que tive.

      É de conhecimento de todos que a classe xamã precisa ser melhorada, principalmente na questão defensiva

      ​​​​​Dito isso, sugiro a inclusão de uma taxa de abs fixa + %:

      10 de abs fixa (ajudaria principalmente os xamas do cronus) + 30% da absorção do personagem

      ou
      Inclusão de bloqueio a arma equipada, tendo em vista que o fantasma é a arma com menos bloqueio entre todas as outras, e é uma classe que n tem arma de uma mão, n pode bater usando escudo nem orbital.

      sugestão: 10% de bloqueio à arma equipada + 30% de abs

      a título de curiosidade, a skil do kina ( tbm de segunda tier ) dá ao cavaleiro 25% de defesa + 16 de abs.

      Vale ressaltar tbm que na descrição da habilidade chuva, o personagem sofre uma penalizacao em sua mana, o que atualmente n ocorre. Deve ser consertado tbm esse bug, assim como ser otimizada a habilidade.
      Bom! faz tempo que não posto nada nesse fórum, mas vamos lá...

      Gostei das propostas feitas, mas não concordo em algumas. No caso de adicionar bloqueio na skill pra adicionar no cajado[...] (na verdade não entendi bem a proposta).
      Enfim! o problema atual do xama é que ele não tem buff com resistência ao dano, mas como assim resistência ao dano...
      No caso do mago temos o "Escudo Energético" que adiciona um adicional de 40% de resistência ao dano, já com a sacerdotisa não temos a exatidão de resistência ao dano ganhos pela skill "HP Virtual" só uma especulação minha que seja algo entre (10-20%) de redução ao dano e além claro do aumento de 30% do HP...

      A grande sacada das classes mágicas é que a "Absorção" funciona de maneira parecida as classes de dano físico, mas aparentemente de forma menos efetiva... por exemplo podemos citar a sacer e o xama que ganham entre 50 à 100 pontos de absorção com seus buffs (Xama com "Chuva" e Sacer com "Benção de Krishna") contudo apesar do ganho ser relativamente alto a redução ao dano só vem a ser efetiva quando usado o "HP Virtual" da sacer que aplica redução ao dano e de certa forma "Corrigindo" a difidência na defesa das classes.

      A grande realidade é que as classes magicas foram criadas lá em 2001 e infelizmente tem muitos "Easter Eggs" que ficaram ocultos nas formulas das skill's de varias classes como por exemplo o já citado "HP Virtual" que adiciona redução ao dano, todavia não aparece a % disso na skill. Coisa que com o passar desses 20 anos acabou prejudicando a evolução do jogo, tanto que na criação do Xama lá em 2013 para 2014 não foi vislumbrado esse fator da resistência ao dano na skill "Chuva".




      Minha sugestão para essa skill em especifico é fazer com que ela entregue ao xama 15% à 20% de absorção e 5% à 15% de redução ao dano corrigindo assim a deficiência na defesa do xama...
      https://www.youtube.com/@mellmor




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      • #4
        Só uma correção jeanjpx , você parece estar se confundindo em relação ao sistema defensivo, aqui vai um breve resumo:

        Postado originalmente por HunterKrow Ver Post
        [...]
        Explicando todos os atributos defensivos existentes no jogo:

        RESISTÊNCIAS ELEMENTAIS: Essa todo mundo tem dúvidas até hoje, inclusive eu, já que é um sistema que não tá em funcionamento no jogo hoje, mas em princípio reduz o dano final recebido pelo personagem de acordo com o valor do tipo elemental do ataque recebido;

        ESQUIVA: Uma taxa, em porcentagem, variável de 0% a 100% (não que exista algum personagem com 100% de esquiva), que não é natural dos personagens, obtida somente por habilidades e/ou itens, que quando se obtém sucesso, anula totalmente o ataque recebido;

        BLOQUEIO: Exatamente o mesmo princípio da "Esquiva", também em porcentagem, não é natural dos personagens e só é obtido por habilidades e/ou itens, que quando se obtém sucesso, anula totalmente o ataque recebido;

        Agora a gente entra em pontos que tu provavelmente tá pensando mais:

        DEFESA: Valor numérico absoluto e confronta a "Taxa de Ataque" de quem ataca o personagem que, assim como na "Esquiva" e no "Bloqueio", anula totalmente o ataque recebido quando se tem sucesso, porém é uma variável influenciada por atributos do próprio personagem bem como de itens e habilidades e que a chance de sucesso depende não só dela mesma mas também da "Taxa de Ataque" de quem ou do que estiver atacando o jogador. A "Defesa" não reduz em momento algum o dano recebido ao personagem, ela serve somente pra anular todo o ataque, mas ela soma +1 de "Absorção" a cada 100 pontos de "Defesa" que você tiver;

        ABSORÇÃO: Valor numérico absoluto que é uma das últimas barreiras defensivas do personagem, onde se nem "Esquiva", nem "Bloqueio" e nem "Defesa" tiverem sucesso e o atacante acertar o jogador, a "Absorção" reduz o seu respectivo valor do dano total desferido pelo atacante sobre o personagem. A eficácia dela depende muito das condições já que ela pode ser muito baixa contra o dano que um atacante tem como também pode ser alta o suficiente pra atenuar muito ou mesmo anular o dano recebido, mas ela não é uma taxa de acerto, é um valor absoluto, sem porcentagens;

        RESISTÊNCIA AO DANO: O atributo que tu tenta descrever, na verdade, só é encontrado em 3 classes atualmente que são o Mago, o Cavaleiro e o Mecânico, respectivamente nas habilidades "Escudo Energético", "Escudo dos Deuses" e "Implosão" (salvo alguma habilidade que eu tenha esquecido mas até onde lembro são só esses os casos). A "Resistência ao Dano" é também uma das últimas barreiras defensivas do personagem, sendo um valor em porcentagem que reduz, conforme o valor que for, o dano causado pelo atacante. Assim como a "Absorção", a eficácia dela depende muito da situação, mas de um jeito inverso, porque ela pode ajudar muito contra inimigos muito fortes ao reduzir um valor final bem alto do dano, como pode também reduzir muito pouco o dano de inimigos mais fracos, o que leva ao fato de, por exemplo, um Mago normalmente aguentar melhor os ataques de inimigos bem mais fortes do que muitas outras classes, mas ainda assim perder uma HP considerável contra monstros mais fracos que outras classes já aguentam melhor.
        [...]
        A skill "HP Virtual" da Sacerdotisa tem um adicional oculto de Absorção, e não de "redução ao dano" (o nome oficial é Resistência ao Dano), que pode ser conferido no GUIA COMPLETO DA SACERDOTISA, que foi brilhantemente compilado pelo SacizeiiirO

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        • mcterrao
          mcterrao comentou
          Editando um comentário

        • jeanjpx
          jeanjpx comentou
          Editando um comentário
          ai é complicado...se na nota oficial fala que tem na descrição da skill os dados e no jogo não mostra... mas enfim você ta certo...

        • jeanjpx
          jeanjpx comentou
          Editando um comentário
          aiai o triste é que tudo que fala nessa nota oficial não existe dentro do jogo ai fica complicado ter informações precisas... enfim continuo achando que é resistência ao dano

      • #5
        Eu de novo virando referência ._.

        Enfim, eu sou dos que discorda da ideia, mas tudo vale fazer uma análise. É que não dá pra sair metendo qualquer proposta só no desespero de a classe tá com problemas, não ajuda fugir do contexto de uma classe só pra ela funcionar (que irônico dizer isso aqui né...).

        Pegando dois exemplos aí, tem a arqueira que já rolou tópico sugerindo bloqueio nos arcos, só porque os cajados ainda têm bloqueio e meteram um crítico baixo e não variável nas armas mágicas. A arqueira nunca foi um personagem pra bloquear, a ideia dela é matar e não tankar, fora que não tem nexo bloquear com arcos, arcos são equipamentos muito sensíveis pra isso, eles aguentam a força da flexão com a puxada mas não uma por.rada de outra arma em cima deles. E sim eu que tenho automech discordo totalmente sim de bloqueio em arco pra que fique claro

        Agora sobre a eficácia de cada sistema defensivo, tá escrito no meu post ali e é isso mesmo, cada tipo de sistema ajuda mais ou menos em cada situação. A exemplo meu automech tem defesa, bloqueio e absorção bem monstras pra um ranger, mas com tão pouca HP e com o dano grotesco dos monstros quase tudo que entra é na violência (isso ficou estranho). O xamã tem maior foco na HP com os bônus e na absorção, mas ele é um mágico mais "suicida", a ideia dele é ter mais dano e debuffs pra sobreviver. E outras discussões como poder usar escudo ou não ou bloqueio com os fantasmas, pensem o seguinte: se ele tiver que carregar um escudo como que ele vai fazer os movimentos certos com os dois braços pras magias? E como que ele vai bloquear com o fantasma, vai virar de costas toda vez que alguém bater nele?

        Enfim falei e não dei ideia

        Não sei dizer bem a melhor ideia agora mas já tinha pensado em coisas como trocar os efeitos de Crença pra ser bônus monstruoso de regen de MP/HP/RES em vez de só aumentar RES e MP, porque são duas coisas sem muita serventia. Incluiria o diferencial de o bônus de regen de RES ser funcional no personagem em movimento ou atacando, como diferencial.
        Dúvidas, elogios e/ou puxação de saco, clique aqui!

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        • #6
          Olá, Bolafora!

          Pessoalmente, curti bastante a sugestão de adicionar um fixo para trazer mais conforto aos Xamãs de níveis menores, sem saturar lá em cima.

          Anotei para ponderar junto aos demais em um momento mais oportuno. o/

          -

          Recomendo que troque uma ideia sobre a classe com o MrXama! Ele é um dos jogadores responsáveis pela Pauta dos Xamãs, e é importantíssimo estar sempre pensando em novas sugestões, que se adequem da melhor forma possível para diversas faixas de níveis e dentro da atual realidade do jogo. =)

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          • MrPhantom
            MrPhantom comentou
            Editando um comentário
            Desculpa, mas quando reuniram pela última vez os players ativo da classe para falar sobre as demandas?
            E sobre anotar sugestões, já faz anos que vejo isso e nunca vem, nem uma correção paliativa ou definitiva.

          • [GM]Venus
            [GM]Venus comentou
            Editando um comentário
            Com os Game Masters, essas reuniões são agendadas antes da chegada do Patch referente a classe foco, MrPhantom . Mas com a comunidade, se for do desejo de vocês, podem se reunir representantes e realizarem conferências sobre o que é pertinente ajustar no Xamã, com mais urgência e o que pode vir em um segundo momento, mantendo a pauta sempre atualizada.
            Não somos nós que realizamos os Balanceamentos, e nem todas as nossas solicitações são atendidas. Enviamos, desta última vez, muitos pedidos e que englobam todas as classes, mas o que será realizado de fato depende da desenvolvedora. Esperamos que o maior número de solicitações seja atendido, pois temos expectativas altíssimas para esta etapa. =)

        • #7
          Bom dia [GM]Venus , peço desculpas por responder somente agora, tive algumas demandas aqui em casa. Mas seria de grande valia esse conferencia, seria interessante para ajustar o que seria possível mudar, outros pontos que não seria viável. Talvez surjam algumas sugestões que possam usar ou até descartar. Acredito que a classe terá um papel fundamental na próxima etapa de desenvolvimento do jogo. Digo na exploração dos mapas e a forma de up, acredito que alguns meses mudará a mecânica de up do AB3, conforme ocorre a evolução do players. Estou a disposição.

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          • #8
            [GM]Venus o que acha da ideia do personagem poder utilizar o buff msm se estiver usando garra? as vezes vc ta no sufoco no meio dos mobs, a skil acaba, e vc acaba tomando hit kil...o xamã estando de garra/escudo e podendo usar a chuva dessa maneira salvaria muito

            Comentar


            • jeanjpx
              jeanjpx comentou
              Editando um comentário
              pow, mas ai cria um mec então... qual o sentido de xama usar garra e escudo?

            • Bolafora
              Bolafora comentou
              Editando um comentário
              n há sentido nenhum. Minha sugestão foi q ele pudesse usar somente bufs e debufs se estiver usando garra/escudo, e obviamente n atacando...já q n existe fantasma de 1 mão e nem orbital pra xama, a unica forma de melhorar a defesa zuada dele pra tentar n morrer num pvp ou quando entrar num spawn lotado de mobs é usando escudo

          • #9
            Eu simplesmente concordava com tudo isso mas hoje em dia pensando no priston atual discordo.

            Acho que a absorção virou um atributo de defesa ultrapassado quando se existe redução de dano em %.

            Pq não colocar uma % de redução de dano na Chuva? Mudaria toda a perspectiva da classe de "tankar com hp" para um tanker razoável, se aplica tanto para os xamãs low lvl quanto para os high lvl e condiz com a atual realidade do jogo.

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            • #10
              Postado originalmente por Erik Ver Post
              Eu simplesmente concordava com tudo isso mas hoje em dia pensando no priston atual discordo.

              Acho que a absorção virou um atributo de defesa ultrapassado quando se existe redução de dano em %.

              Pq não colocar uma % de redução de dano na Chuva? Mudaria toda a perspectiva da classe de "tankar com hp" para um tanker razoável, se aplica tanto para os xamãs low lvl quanto para os high lvl e condiz com a atual realidade do jogo.

              faz sentido, porém vão falar q cada classe tem sua caracteristica e bla bla bla...duvido implementarem isso no xama, na verdade duvido melhorar qualquer coisa; 7 meses do ultimo balanceamento..um cara q joga um jogo desse de xama como char principal tem serios problemas mentais

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              • Erik
                Erik comentou
                Editando um comentário
                sim, eu também duvido, levam coisa de ANOS para mudar a duração de um buff para 300 segundos e padronizar, imagina algo assim.
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