Olá Pristonianos!
Sou jogador da classe Guerreira, e como todo player das classes “menos favorecidas” do jogo, venho aqui no Fórum publicar minha opinião sobre melhorias que em minha experiência (mesmo que breve) com a classe pude perceber.
De antemão digo que, apesar de fazer comparações com as demais classes, sei que cada uma possui sua característica, mas isso não impede que façamos comparações para buscar melhorias baseando-se no que já existe no jogo. Também evitarei ao máximo comparar a classe com as mágicas, pois vejo que são muito distintas a ponto de não ser sequer lógica a comparação.
Peço também paciência, pois o post será um pouco (muito) longo.
Características gerais.
Podemos caracterizar as Guerreirascomo tanks, isto é, a classe deve ser capacitada pra aguentar porrada, mas, ainda assim, desferir um dano razoável nos seus inimigos, já que ninguém gosta só de apanhar sem revidar, não é mesmo?
Os pontos em que a classe das Guerreiras deveria ser excepcional seriam dois: o alto HP e a alta defesa. Mas em comparação direta com as demais classes que também possuem habilidades voltadas a esses pontos, ela deixa a desejar.
Quanto ao dano, os Punhos são as armas no jogo com menor crítico, se considerarmos as armas com Aging, já que possui apenas 26% base e não sobe com o age. As garras, foices, adagas e lanças possuem, limpas, crítico igual ou inferior ao punho, mas todas sobem seu percentual de crítico com o sistema de aging. Também, a classe é uma das únicas sem habilidade de adicional de dano direto fora a passiva de dano com a arma.
Sugestões de Implementações
1. Animações de habilidade.
Primeiramente, uma das coisas mais cruciais que a classe precisa é de um melhoramento na animação das skills.
Aí você me pergunta: como assim?
Bom, a Guerreira por ser uma classe mais nova, suponho eu, possui animações mais “caprichosas” em suas habilidades, coisa que chama bastante atenção ao primeiro contato de quem joga com ela, mas com o tempo se percebe mais um empecilho do que uma ajuda.
Não é difícil de ver o personagem “parando” pra finalizar a animação da skill e só depois executando a próxima. Pode parecer besteira, mas isso prejudica a GR, já que “trava” o char durante um tempo que poderia muito bem ser aproveitado já na execução da próxima skill. Cabe salientar também que a classe possui um buff de velocidade de ataque nativo, mas que acaba também não sendo tão funcional como deveria por conta dessas “animações travadas”.
Skills onde eu mais percebo que deveria ter essa melhoria:
Patriota Tier 2
Chute Aéreo Tier 3
Tufão Tier 4
Combinação Tier 4
Falcão Caçador Tier 5
Quebra de Linha Tier 5
2. Poder Defensivo.
Vou falar logo desse antes do ofensivo, pois é uma característica evidente da classe que está bem defasada.
A GR possui dois buffs defensivos, Força Instantânea (Tier 3) que adiciona 22% do HP e Força Metálica (Tier 4) que adiciona 36% de Defesa. Também possui um debuff, Grito de Guerra (Tier 3) que dá 34% de prejuízo ao dano no alvo.
Comparando com as demais skills que fazem o mesmo, são duas skills inferiores. A classe dos Lutadores (classe bruiser, aliás) possui uma passiva de 40% de HP + 10% da regen de pots, a das Guerreiras é muito abaixo disso. Aí você me diz: “mas as guerreiras compensam com a defesa alta”. Infelizmente também não é assim.
Em comparação com a outra classe considerada tank do game, a dos mecânicos, vemos que os mesmos possuem buffs de 38% de Defesa (que adiciona abs também) + 20% de abs +11% de block + 23%de resistência ao dano. A classe dos Kinas, já balanceada e considerada bruiser (com dano maior e defesa menor que um tank em teoria), possui um buff de 25% de def + 16 abs +20% de resistência ao dano e 10% adicionais de block.
Fora que, nós que estamos no joguinho diariamente sabemos que o sistema do “defense” não é tão efetivo como o sistema de evade/block, e muito menos eficaz que o de resistência ao dano. Quanto ao debuff, também se mostra pouco efetivo: possui uma área de ação muito baixa (87 de alcance), o acerto no PvP é praticamente inexistente e ineficaz, e no PvE contra um spawn com 16 mobs só acerta um mísero mob, fora que não existe indicação nenhuma que a skill está aplicando seu efeito e o tempo de duração é de só 15 segundos.
Minhas sugestões seriam:
Aumento da taxa adicional de HP da skill Força Instantânea de 22% para 35%, sendo ainda inferior à passiva dos Lutadores, mas mais efetiva do que é hoje em dia. E, se possível, adicional de 10% na recuperação de pots também. :)
Aumento da taxa adicional de Defesa da skill Força Metálica de 32% para 40% (se tornando assim a skill de maior adicional de defesa do jogo junto à Benção de Krishna das sacers) + um adicional justo de ABS junto ao buff de defesa, que deveria adicionar 1 de abs para cada 100 pontos e assim não o faz.
Aumento do range de atuação do debuff Grito de Guerra de 87 para 215 de área, se tornando próximo ao range da skill Implosão dos Mechs + implementação de efeito visual no mob/personagem que estiver sob efeito dessa skill + aumento da sua duração para 120s + melhoria na sua aplicação PvP.
3. Poder Ofensivo.
Como eu disse na introdução, apesar do foco da classe ser em tankar, ninguém gosta de apanhar sem revidar, e a classe das GR deveria sim possuir uma forma de devolver dano aos inimigos.
A GR possui apenas duas passivas relacionadas ao seu poder ofensivo, Maestria em Força (Tier 1) e Maestria no Ataque (Tier 5). Possui também um buff nativo de velocidade de ataque, Enfurecer (Tier 2). Quanto às habilidades de ataque, possui como principal skill de dano físico Falcão Caçador (Tier 5), e por falta de skill melhor, alguns de nós upamos Tufão, Combinação ou Obstrução (todas da Tier 4) com os pontos remanescentes. Quanto ao up em área, a GR tem a Quebra de Linha (Tier 5), uma skill mediana mas que possui grande espaço pra melhorias.
Começando as comparações, a passiva de adicional de dano da arma está inferior às demais classes já balanceadas (arqueiras, kinas, lutadores e etc), possuindo um adicional de apenas 46% ao dano dos Punhos, enquanto as citadas possuem 100%. Fora que, todas essas classes possuem um buff de adicional de dano para além da passiva. Os kinas possuem o tão cobiçado Valor Sagrado dando 40% adicional de dano e o Sagrado Benedito dando mais 50%, os lutadores possuem 30% adicionais em troca de uma leve taxa de abs a menos, as archers possuem 31% de adicional de dano (fora o dano do Falcão). As atalantas não possuem 100% de adicional passivo, mas somando sua passiva + o Triunfo de Valhala alcançam esse valor. Até os mechs que ainda não foram balanceados aos moldes atuais possuem dois buffs de adicional de dano, 60% no dano máximo com Maximizar e 58% com o Encanto Poderoso.
Levando em consideração a Maestria no Ataque, ela não se mostra tão efetiva. A guerreira é cega, isso é fato incontestável, e essa passiva não ajuda a classe como deveria. Classes com buffs/passivas menores acertam bem mais em comparação com a Guerreira. Coisa que pude perceber analisando as demais classes é que o dano base/taxa base baixos são geralmente compensados com algo adicional na skill, seja adicional de taxa ou de % de crítico.
O buff de velocidade também poderia ser mais funcional. O buff de velocidade do Mech e do FS se mostram bem mais otimizados do que o da Guerreira, mas isso também se dá pelo motivo exposto no tópico 1.
Pra compensar o dano crítico do punho ser o menor entre todas as armas, e a GR não acertar hits no PvP/PvE como deveria, sugiro:
Tier 1
Maestria em Força
Aumento para 115% do dano ao equipar os punhos.
Tier 2
Enfurecer
Adicional de velocidade de ataque passando de 17% para 23%, sendo ainda inferior ao Advento do Midranda do Xamã, mas mais funcional do que é hoje em dia.
Tier 3
Chute Aéreo
Aumento no delay de execução da skill para 6s + Aumento do dano de 95% para 150% + Inclusão de taxa de ataque ou crítico de 50% no lvl 10. Assim a skill funcionaria com uma espécie de “Lança Partida” para as guerreiras.
Tier 4
Combinação
Aumento de 140% para 270% do poder de ataque no lvl 10, adição de % de precisão na skill. Assim, uma das únicas skills de ataque 1x1 onde a Guerreira utiliza visivelmente os punhos ganharia mais destaque. Acho que também ajudaria às GR do Cronus.
Obstrução
Aumento para 4 hits na skill + Aumento de delay para 8 segundos no lvl 10 + aumento de poder de ataque para 200%. A skill se tornaria mais próxima à uma skill de finalização como o Piercing Divino ou o Destroyer do FS.
Tufão
Aumento de poder de ataque para 250% no lvl 10.
Tier 5
Falcão Caçador
Remoção do delay no lvl 10 + adição de % de precisão na skill.
OU
Adição de delay em todos os níveis, aumento no dano para 310% lvl 10+ adição de % de precisão na skill.
Quebra de Linha
Adicional de recuperação de HP através de Presa Vampírica.
Maestria no Ataque
Melhoramento da efetividade da skill. Atualmente adiciona números que não se mostram reais na prática.
Treinamento Árduo
Chegamos a uma skill que muito provavelmente é a mais problemática de balancear da classe toda. Atualmente adiciona 8% em força e agilidade, e 10% em inteligência, esse buff servindo para todos da party igualmente.
Na minha opinião, o buff merece um melhoramento APENAS para a classe. Aumentaria a % de força e agilidade para 16% e a inteligência para 20%. Mantendo metade da efetividade para a PT, não mexendo assim nos números para os demais além da GR.
Vale ressaltar novamente que a GR não possui nenhum adicional de dano além da passiva de dano da arma que todas as classes melee ou ranged possuem e possui a arma de ataque com menor taxa de crítico (e não tem a opção de equipar nenhuma outra arma para ataque).
A guerreira é uma classe apaixonante, mas infelizmente é inferior à mais da metade das outras e não se mostra eficiente em nenhum dos pontos que deveria ser. A realidade da classe é triste, possuindo jogadores ativos a nível competitivo que se podem ser contados nos dedos de uma mão em cada servidor, sendo reduzida meramente a um “char de buff” por muitos. Espero que esse longo texto sirva de algo para um futuro balanceamento.
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