Boa tarde,
Estou abrindo este tópico para uma verificação com relação ao personagem Lutador, que atualmente está bem "defasado" no Priston Tale. A comparação com o KS não é com intuído de nerfar o mesmo, muito pelo contrário, isso mostra que o balanceamento efetuado no mesmo realmente foi bom, porém devido a demora deste balanceamento para outras classes como o Lutador, faz com que esse personagem perca sua essência no jogo. No Wiki, o lutador tem a seguinte descrição:
Aqui damos uma ênfase ao início: "Seu propósito é o combate". No decorrer desse post veremos que o cenário atual do Lutador está bem longe desse propósito da classe, conforme informada na Wiki do site da publicadora do jogo.
Vamos iniciar com dois personagens de níveis semelhantes, no entanto, é possível notar o abismo existente entre essas duas classes.
Lutador 148, com machado Verus +20 do evento, onde o poder do ataque sem buff/force é de 1539-1655.
Agora vamos verificar o Cavaleiro 146, com espada Verus +14 onde o poder de ataque sem buff/force é de 1444-1633.
Bom, aqui já é possível notar que mesmo o Lutador com um machado +20 bate de máximo pouca coisa a mais que o Cavaleiro com espada +14. O lutador possui alguns pontos a mais em força e a menos em talento (devido as runas), mas aqui neste princípio já é possível identificar essa defasagem.
Mas o cenário piora e muito, quando os personagens utilizam suas skills:
Lutador possui a concentração que adiciona valor fixo de 320 pontos de ataxa de ataque, e a furia sangrenta que adiciona 30% de poder de ataque, porém com penalidade de 10% na absorção. Com isso o Lutador fica com 2115 de taxa de ataque e 2046-2200 de poder de ataque:
Agora vamos verificar o Cavaleiro com suas skills:
Fiquei até perdido aqui pois o cavaleiro possui muitos buffs e como não tenho afinidade com o personagem, não entendo das mesmas, mas é possível verificar que ele possui duas skills que aumentam o poder de ataque, podem ser usadas ao mesmo tempo diferente do FS, e não possuem penalidade alguma como ocorre com a fúria e fúria sangrenta do FS, além de que a skill do FS é a que entrega menor % de poder de ataque. Além disso, o KS possui uma skill que aumenta também a taxa de ataque, e veja que esta está correta, pois adiciona um % e não um valor absoluto conforme ocorre na concentração do FS.
As demais skills de defesa do KS não vem ao caso, pois é uma característica da classe e cada classe possui suas características. O FS por exemplo tem a skill da Vitalidade que adiciona 30% de HP que ajuda um pouco, no entanto, não faz milagre.
Com as skills, o KS fica com uma taxa de ataque de 2402 e poder de ataque 2783-3142, ou seja só em poder de ataque, o KS com 2 níveis a menos, 18 pontos a menos em força e com uma espada cujo poder de ataque é inferior, já bate cerca de 42% a mais que o FS, cujo propósito é combate, rs, que ironia...
Diante dessas questões, fica bem complicado a utilização desta classe, que já possuo desde 2005, ou seja, não faz muito sentido ficar trocando de classe.
Desta forma, verificando as skills do lutador, de forma resumida, acredito que as seguintes skills devam ser revistas:
Mestre das armas (T1): No level 10, adiciona 32% de dano para machados, garras, martelos e espada. Essa skill deve ser revista, 32% é muito pouco (no KS por exemplo adiciona 100%, a skill Mestre da Espada);
Rugido (T2): No level 10 essa skill pode paralisar por até 22 segundos, no entanto o delay para a mesma é muito grande.
Concentração (T3): No level 10 essa skill adiciona 320 pontos absolutos de taxa de ataque. No cenário atual, é de ciência de todos que valores absolutos não possuem mais impacto devido ao level mais alto dos personagens, e deveria ser trocada por %, com um valor percentual a ser analisado.
Machado Veloz (T3): Skill muito boa, que era um diferencial no FS, acabou se perdendo com skill de velocidade do Xamã, pois hoje qualquer outro personagem em PT com o Xamã consegue ter a velocidade superior. Talvez ajustar essa skill do FS para possuir o % de adicional do Xamã.
Destroyer (T4): Essa skill precisa ser refatorada, pois atualmente não têm utilizada alguma ao FS. Ela precisa ter um dano muito maior, mas continuar com o delay obviamente.
Fúria (T4): Skill que atualmente não é mais usada pois não pode ser utilizada em conjunto com a furia sangrenta. Além disto, ela precisaria ser em % e não valor absoluto como é atualmente. Lembrando que ela também tem penalidade de absorção. Então, para ter duas penalidades de absorção (Fúria e Fúria Sangrenta), o % deveria ser muito alto (Cabe aqui lembrar que o KS possui várias skills que aumentam o poder de ataque e são % muito maiores que o FS, e que não possuem penalidade alguma de abs).
Bônus de Vitalidade (T4): No nível 10 concede 30% de HP ao Lutador. Acredito que essa skill de "defesa" do lutador poderia ter também um % de block ou evade.
Golpe Baixo (T5): Até o nível 7 não possui delay. Talvez ajustar para que possa ser utilizada no nível 8 ou 9 sem delay.
Golpe Mortal (T5): Essa skill de área do FS está bugada, não funciona, so possui dano no primeiro mob que acerta, nos demais o dano é inferior a 100. Talvez apenas ajustar ela para que o dano nos demais alvos seja coerente, e não apenas ao primeiro mob acertado.
Fúria Sangrenta (T5): Poder ser utilizada em conjunto com a Fúria, e ter um ajuste no %, que atualmente é de 30% (bem inferior a outras classes como KS, PS).
Gostaria de uma posição dos GM's com relação a esse abismo existente entre algumas classes. Já foi falado que o FS seria a próxima classe a ser balanceada (não sei se é verdade) mas a questão é, quando? Precisamos de uma previsão, não precisa ser uma data concreta, mas uma estimativa, pois é complicado ficar em uma espera "sem fim".
Estou abrindo este tópico para uma verificação com relação ao personagem Lutador, que atualmente está bem "defasado" no Priston Tale. A comparação com o KS não é com intuído de nerfar o mesmo, muito pelo contrário, isso mostra que o balanceamento efetuado no mesmo realmente foi bom, porém devido a demora deste balanceamento para outras classes como o Lutador, faz com que esse personagem perca sua essência no jogo. No Wiki, o lutador tem a seguinte descrição:
Aqui damos uma ênfase ao início: "Seu propósito é o combate". No decorrer desse post veremos que o cenário atual do Lutador está bem longe desse propósito da classe, conforme informada na Wiki do site da publicadora do jogo.
Vamos iniciar com dois personagens de níveis semelhantes, no entanto, é possível notar o abismo existente entre essas duas classes.
Lutador 148, com machado Verus +20 do evento, onde o poder do ataque sem buff/force é de 1539-1655.
Agora vamos verificar o Cavaleiro 146, com espada Verus +14 onde o poder de ataque sem buff/force é de 1444-1633.
Bom, aqui já é possível notar que mesmo o Lutador com um machado +20 bate de máximo pouca coisa a mais que o Cavaleiro com espada +14. O lutador possui alguns pontos a mais em força e a menos em talento (devido as runas), mas aqui neste princípio já é possível identificar essa defasagem.
Mas o cenário piora e muito, quando os personagens utilizam suas skills:
Lutador possui a concentração que adiciona valor fixo de 320 pontos de ataxa de ataque, e a furia sangrenta que adiciona 30% de poder de ataque, porém com penalidade de 10% na absorção. Com isso o Lutador fica com 2115 de taxa de ataque e 2046-2200 de poder de ataque:
Agora vamos verificar o Cavaleiro com suas skills:
Fiquei até perdido aqui pois o cavaleiro possui muitos buffs e como não tenho afinidade com o personagem, não entendo das mesmas, mas é possível verificar que ele possui duas skills que aumentam o poder de ataque, podem ser usadas ao mesmo tempo diferente do FS, e não possuem penalidade alguma como ocorre com a fúria e fúria sangrenta do FS, além de que a skill do FS é a que entrega menor % de poder de ataque. Além disso, o KS possui uma skill que aumenta também a taxa de ataque, e veja que esta está correta, pois adiciona um % e não um valor absoluto conforme ocorre na concentração do FS.
As demais skills de defesa do KS não vem ao caso, pois é uma característica da classe e cada classe possui suas características. O FS por exemplo tem a skill da Vitalidade que adiciona 30% de HP que ajuda um pouco, no entanto, não faz milagre.
Com as skills, o KS fica com uma taxa de ataque de 2402 e poder de ataque 2783-3142, ou seja só em poder de ataque, o KS com 2 níveis a menos, 18 pontos a menos em força e com uma espada cujo poder de ataque é inferior, já bate cerca de 42% a mais que o FS, cujo propósito é combate, rs, que ironia...
Diante dessas questões, fica bem complicado a utilização desta classe, que já possuo desde 2005, ou seja, não faz muito sentido ficar trocando de classe.
Desta forma, verificando as skills do lutador, de forma resumida, acredito que as seguintes skills devam ser revistas:
Mestre das armas (T1): No level 10, adiciona 32% de dano para machados, garras, martelos e espada. Essa skill deve ser revista, 32% é muito pouco (no KS por exemplo adiciona 100%, a skill Mestre da Espada);
Rugido (T2): No level 10 essa skill pode paralisar por até 22 segundos, no entanto o delay para a mesma é muito grande.
Concentração (T3): No level 10 essa skill adiciona 320 pontos absolutos de taxa de ataque. No cenário atual, é de ciência de todos que valores absolutos não possuem mais impacto devido ao level mais alto dos personagens, e deveria ser trocada por %, com um valor percentual a ser analisado.
Machado Veloz (T3): Skill muito boa, que era um diferencial no FS, acabou se perdendo com skill de velocidade do Xamã, pois hoje qualquer outro personagem em PT com o Xamã consegue ter a velocidade superior. Talvez ajustar essa skill do FS para possuir o % de adicional do Xamã.
Destroyer (T4): Essa skill precisa ser refatorada, pois atualmente não têm utilizada alguma ao FS. Ela precisa ter um dano muito maior, mas continuar com o delay obviamente.
Fúria (T4): Skill que atualmente não é mais usada pois não pode ser utilizada em conjunto com a furia sangrenta. Além disto, ela precisaria ser em % e não valor absoluto como é atualmente. Lembrando que ela também tem penalidade de absorção. Então, para ter duas penalidades de absorção (Fúria e Fúria Sangrenta), o % deveria ser muito alto (Cabe aqui lembrar que o KS possui várias skills que aumentam o poder de ataque e são % muito maiores que o FS, e que não possuem penalidade alguma de abs).
Bônus de Vitalidade (T4): No nível 10 concede 30% de HP ao Lutador. Acredito que essa skill de "defesa" do lutador poderia ter também um % de block ou evade.
Golpe Baixo (T5): Até o nível 7 não possui delay. Talvez ajustar para que possa ser utilizada no nível 8 ou 9 sem delay.
Golpe Mortal (T5): Essa skill de área do FS está bugada, não funciona, so possui dano no primeiro mob que acerta, nos demais o dano é inferior a 100. Talvez apenas ajustar ela para que o dano nos demais alvos seja coerente, e não apenas ao primeiro mob acertado.
Fúria Sangrenta (T5): Poder ser utilizada em conjunto com a Fúria, e ter um ajuste no %, que atualmente é de 30% (bem inferior a outras classes como KS, PS).
Gostaria de uma posição dos GM's com relação a esse abismo existente entre algumas classes. Já foi falado que o FS seria a próxima classe a ser balanceada (não sei se é verdade) mas a questão é, quando? Precisamos de uma previsão, não precisa ser uma data concreta, mas uma estimativa, pois é complicado ficar em uma espera "sem fim".
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