Bom dia, boa tarde, boa noite povo!
Buscando solucionar algumas dúvidas e descobrir mais informações quanto ao buff Hipersônico em relação à skill Ciclone do Mecânico, tratei de elaborar esse teste que vou apresentar. Seguem os detalhes!
PROPOSTAS
PARÂMETROS E METODOLOGIA
Pra obter os resultados, foram determinados os seguintes parâmetros:
Foram utilizados os seguintes recursos para maximizar o limite de usos repetidos do Ciclone:
Os testes foram feitos sob as seguintes condições:
TABELA DE INTERVALOS
Efetuados, gravados e analisados todos os testes, montei a tabela abaixo com os tempos (em segundos) conforme condições descritas acima; 20 usos seguidos do Ciclone em cada caso.
Algumas observações já nesse ponto:
INDIVIDUALMENTE
Abaixo seguem as tabelas pra cada arma usada no teste, de acordo com a velocidade base das mesmas, informando os valores de velocidade de ataque e bônus teóricos e reais, conforme os seguintes cálculos:
Bônus real:
[ ( {tempo normal} / {tempo com Hipersônico} ) - 1 ] * 100 = %
Velocidade de ataque real:
[ ( {% bônus real} / 100 ) + 1 ] * {velocidade de ataque base}
Base 6:
Base 7:
Base 8:
Base 9:
PRIMEIRAS CONCLUSÕES
Primeiro e mais importante: Hipersônico muda SIM entre lvls 5 e 10 então a regra é essa aí mesmo, quer usar Hipersônico então soca logo no lvl 10 e não perde tempo, pelo contrário, ganha mais tempo porque daí dura mais que no lvl 5.
Segundo e mais curioso: o fato do Ciclone ter ficado com a mesma velocidade de uma arma de base 8 com as armas de base menor. Outros três pontos que entram nessa questão são:
Uma coisa pra lembrar todos é que o Ciclone quando foi feito junto da Tier 5 tinha animação fixa, sem variação nenhuma com a velocidade do personagem, diferente de várias outras skills mais antigas, bem como era o caso de inúmeras skills de outras classes e era o caso de todas as skills de xamã e assassina quando foram lançados. Porém a velocidade base 8 é a mais comum nas armas dos níveis 8x/9x, quando se consegue pegar a Tier 5, com exceção dos machados que têm velocidade base 7 até o 102, só subindo nos 105+.
Disso eu formulo uma teoria: taaaaaaaaalvez, na alteração da velocidade do Ciclone, pode ter sido usada a velocidade 8 como referência e disso alguma coisa ficou "bugada" fazendo dessa a velocidade mínima e c*gando com todo o cálculo dos bônus de velocidade em cima da skill. Pra confirmar isso seria legal refazer esse teste com todos os níveis da skill e até mesmo com outra de referência, como o GGT3, coisa que pretendo fazer (mas outra hora porque só esses já foram uma paciência pra fazer...). E nisso eu levanto alguns questionamentos. Será que tá certa a velocidade de ataque com as armas de base 9? Será que tá certo o cálculo que acontece no Hipersônico?
E o que me veio na cabeça depois disso tudo: e as outras classes? A gente tem os relatos da guerreira e da assassina que mesmo já tendo sido mexidas ainda quase nem se nota diferença na velocidade de ataque da maioria absoluta das skills, bem como várias outras classes passaram por alterações iguais à que foi feita no Ciclone, como xamã, cavaleiro, arqueira... Se essa teoria fizer sentido e tiver certa, será que pode ser o mesmo caso nessas outras classes? Até conferir cada caso isso vai longe ainda...
Enfim, ainda vou dar continuidade nisso de algum jeito mas já deu alguns resultados interessantes pra conferir. A primeira conclusão é bem simples e direta pelo menos, só usar o Hipersônico 10 e ponto.
Buscando solucionar algumas dúvidas e descobrir mais informações quanto ao buff Hipersônico em relação à skill Ciclone do Mecânico, tratei de elaborar esse teste que vou apresentar. Seguem os detalhes!
PROPOSTAS
- Verificar a real eficácia do bônus de velocidade de ataque do buff Hipersônico sobre a habilidade de ataque Ciclone;
- Verificar possíveis bugs e suas devidas condições;
- Acrescentar dados de referência pra melhor entendimento da mecânica do buff.
PARÂMETROS E METODOLOGIA
Pra obter os resultados, foram determinados os seguintes parâmetros:
- Determinada uma quantidade de usos repetidos do Ciclone em um alvo, utilizando recursos listados abaixo para maximizar o limite possível de golpes do personagem;
- Tempo total necessário para efetuar todos os usos do Ciclone, sendo tirado por meio da verificação quadro a quadro no editor de vídeos do Windows 10 (com precisão de 0,03 segundos, ou 1/30 segundos).
Foram utilizados os seguintes recursos para maximizar o limite de usos repetidos do Ciclone:
- Pedra Vermelha (ressetadas as habilidades para Ciclone lvl 1, seguidos de Hipersônico 5 e Hipersônico 10);
- MP Booster 3H;
- RES Booster 3H;
- Poção Redutora de Mana 3H;
- Poção Redutora de RES 3H.
Os testes foram feitos sob as seguintes condições:
- Escolhidas 4 (quatro) armas melee de duas mãos de base, com as velocidades de ataque base respectivamente de 6, 7, 8 e 9;
- Para cada arma foram feitos 3 (três) testes utilizando ataques sem quaisquer buffs, ataques com Hipersônico lvl 5 e ataques com Hipersônico lvl 10, totalizando 12 testes individuais.
TABELA DE INTERVALOS
Efetuados, gravados e analisados todos os testes, montei a tabela abaixo com os tempos (em segundos) conforme condições descritas acima; 20 usos seguidos do Ciclone em cada caso.
--- | Base 6 | Base 7 | Base 8 | Base 9 |
Sem buffs | 31,40 | 31,40 | 31,40 | 30,27 |
Hipersônico 5 | 31,40 | 31,40 | 27,40 | 25,70 |
Hipersônico 10 | 31,13 | 28,57 | 26,53 | 24,53 |
Algumas observações já nesse ponto:
- As armas de base 6, 7 e 8 mostraram exatamente os mesmos resultados, todos equivalentes à velocidade base 8;
- Com o Hipersônico lvl 5, as armas de base 6 e 7 não tiveram quaisquer alterações, onde matematicamente nenhuma das duas alcança a velocidade final 8 com o bônus de 13%;
- Surpreendentemente, a arma de base 6 com o Hipersônico lvl 10 teve melhora na velocidade de ataque, mesmo que absurdamente pequena, mas pela matemática ainda não chega nem perto da velocidade final 8.
INDIVIDUALMENTE
Abaixo seguem as tabelas pra cada arma usada no teste, de acordo com a velocidade base das mesmas, informando os valores de velocidade de ataque e bônus teóricos e reais, conforme os seguintes cálculos:
Bônus real:
[ ( {tempo normal} / {tempo com Hipersônico} ) - 1 ] * 100 = %
Velocidade de ataque real:
[ ( {% bônus real} / 100 ) + 1 ] * {velocidade de ataque base}
Base 6:
--- | Vel. Teórica | Vel. Real | Bônus Teórico | Bônus Real |
Sem buffs | 6 | 8 | - | - |
Hipersônico 5 | 6,78 | 8 | +13% | +0% |
Hipersônico 10 | 7,14 | 8,0685 | +19% | +0,857% |
Base 7:
--- | Vel. Teórica | Vel. Real | Bônus Teórico | Bônus Real |
Sem buffs | 7 | 8 | - | - |
Hipersônico 5 | 7,91 | 8 | +13% | +0% |
Hipersônico 10 | 8,33 | 8,796 | +19% | 9,944% |
Base 8:
--- | Vel. Teórica | Vel. Real | Bônus Teórico | Bônus Real |
Sem buffs | 8 | 8 | - | - |
Hipersônico 5 | 9,04 | 9,168 | +13% | +14,599% |
Hipersônico 10 | 9,52 | 9,467 | +19% | +18,342% |
Base 9:
--- | Vel. Teórica | Vel. Real | Bônus Teórico | Bônus Real |
Sem buffs | 9 | 9 | - | - |
Hipersônico 5 | 10,17 | 10,6 | +13% | +17,769% |
Hipersônico 10 | 10,71 | 11,103 | +19% | +23,37% |
PRIMEIRAS CONCLUSÕES
Primeiro e mais importante: Hipersônico muda SIM entre lvls 5 e 10 então a regra é essa aí mesmo, quer usar Hipersônico então soca logo no lvl 10 e não perde tempo, pelo contrário, ganha mais tempo porque daí dura mais que no lvl 5.
Segundo e mais curioso: o fato do Ciclone ter ficado com a mesma velocidade de uma arma de base 8 com as armas de base menor. Outros três pontos que entram nessa questão são:
- Com a arma de base 7 e Hipersônico 5, a velocidade teórica não chega a 8 ainda, igual obviamente não acontece com as bases 7 e 6 sem nenhum buff, mas em todos esses casos a velocidade real é exatamente igual a uma arma de base 8 sem buffs;
- Com a arma de base 6 e Hipersônico 10, a velocidade teórica não era pra chegar nem perto de 8 mas teve um levíssimo aumento da velocidade real;
- A maioria dos casos teve um aumento real bem maior que o descrito no buff mas de todo jeito em todos os casos o aumento real foi bem diferente do que a descrição da skill. Isso leva a dúvidas do segundo ponto que pode ser mais um desses casos que difere muito da teoria.
Uma coisa pra lembrar todos é que o Ciclone quando foi feito junto da Tier 5 tinha animação fixa, sem variação nenhuma com a velocidade do personagem, diferente de várias outras skills mais antigas, bem como era o caso de inúmeras skills de outras classes e era o caso de todas as skills de xamã e assassina quando foram lançados. Porém a velocidade base 8 é a mais comum nas armas dos níveis 8x/9x, quando se consegue pegar a Tier 5, com exceção dos machados que têm velocidade base 7 até o 102, só subindo nos 105+.
Disso eu formulo uma teoria: taaaaaaaaalvez, na alteração da velocidade do Ciclone, pode ter sido usada a velocidade 8 como referência e disso alguma coisa ficou "bugada" fazendo dessa a velocidade mínima e c*gando com todo o cálculo dos bônus de velocidade em cima da skill. Pra confirmar isso seria legal refazer esse teste com todos os níveis da skill e até mesmo com outra de referência, como o GGT3, coisa que pretendo fazer (mas outra hora porque só esses já foram uma paciência pra fazer...). E nisso eu levanto alguns questionamentos. Será que tá certa a velocidade de ataque com as armas de base 9? Será que tá certo o cálculo que acontece no Hipersônico?
E o que me veio na cabeça depois disso tudo: e as outras classes? A gente tem os relatos da guerreira e da assassina que mesmo já tendo sido mexidas ainda quase nem se nota diferença na velocidade de ataque da maioria absoluta das skills, bem como várias outras classes passaram por alterações iguais à que foi feita no Ciclone, como xamã, cavaleiro, arqueira... Se essa teoria fizer sentido e tiver certa, será que pode ser o mesmo caso nessas outras classes? Até conferir cada caso isso vai longe ainda...
Enfim, ainda vou dar continuidade nisso de algum jeito mas já deu alguns resultados interessantes pra conferir. A primeira conclusão é bem simples e direta pelo menos, só usar o Hipersônico 10 e ponto.
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