Anúncio

Recolher
No announcement yet.

[Teste] Eficácia real do Hipersônico sobre o Ciclone

Recolher
X
  • Filtrar
  • Hora
  • Exibir
Limpar Tudo
novos posts

  • [Teste] Eficácia real do Hipersônico sobre o Ciclone

    Bom dia, boa tarde, boa noite povo!

    Buscando solucionar algumas dúvidas e descobrir mais informações quanto ao buff Hipersônico em relação à skill Ciclone do Mecânico, tratei de elaborar esse teste que vou apresentar. Seguem os detalhes!

    PROPOSTAS
    • Verificar a real eficácia do bônus de velocidade de ataque do buff Hipersônico sobre a habilidade de ataque Ciclone;
    • Verificar possíveis bugs e suas devidas condições;
    • Acrescentar dados de referência pra melhor entendimento da mecânica do buff.


    PARÂMETROS E METODOLOGIA

    Pra obter os resultados, foram determinados os seguintes parâmetros:
    • Determinada uma quantidade de usos repetidos do Ciclone em um alvo, utilizando recursos listados abaixo para maximizar o limite possível de golpes do personagem;
    • Tempo total necessário para efetuar todos os usos do Ciclone, sendo tirado por meio da verificação quadro a quadro no editor de vídeos do Windows 10 (com precisão de 0,03 segundos, ou 1/30 segundos).

    Foram utilizados os seguintes recursos para maximizar o limite de usos repetidos do Ciclone:
    • Pedra Vermelha (ressetadas as habilidades para Ciclone lvl 1, seguidos de Hipersônico 5 e Hipersônico 10);
    • MP Booster 3H;
    • RES Booster 3H;
    • Poção Redutora de Mana 3H;
    • Poção Redutora de RES 3H.

    Os testes foram feitos sob as seguintes condições:
    • Escolhidas 4 (quatro) armas melee de duas mãos de base, com as velocidades de ataque base respectivamente de 6, 7, 8 e 9;
    • Para cada arma foram feitos 3 (três) testes utilizando ataques sem quaisquer buffs, ataques com Hipersônico lvl 5 e ataques com Hipersônico lvl 10, totalizando 12 testes individuais.


    TABELA DE INTERVALOS

    Efetuados, gravados e analisados todos os testes, montei a tabela abaixo com os tempos (em segundos) conforme condições descritas acima; 20 usos seguidos do Ciclone em cada caso.
    --- Base 6 Base 7 Base 8 Base 9
    Sem buffs 31,40 31,40 31,40 30,27
    Hipersônico 5 31,40 31,40 27,40 25,70
    Hipersônico 10 31,13 28,57 26,53 24,53

    Algumas observações já nesse ponto:
    1. As armas de base 6, 7 e 8 mostraram exatamente os mesmos resultados, todos equivalentes à velocidade base 8;
    2. Com o Hipersônico lvl 5, as armas de base 6 e 7 não tiveram quaisquer alterações, onde matematicamente nenhuma das duas alcança a velocidade final 8 com o bônus de 13%;
    3. Surpreendentemente, a arma de base 6 com o Hipersônico lvl 10 teve melhora na velocidade de ataque, mesmo que absurdamente pequena, mas pela matemática ainda não chega nem perto da velocidade final 8.


    INDIVIDUALMENTE

    Abaixo seguem as tabelas pra cada arma usada no teste, de acordo com a velocidade base das mesmas, informando os valores de velocidade de ataque e bônus teóricos e reais, conforme os seguintes cálculos:

    Bônus real:

    [ ( {tempo normal} / {tempo com Hipersônico} ) - 1 ] * 100 = %

    Velocidade de ataque real:

    [ ( {% bônus real} / 100 ) + 1 ] * {velocidade de ataque base}

    Base 6:
    --- Vel. Teórica Vel. Real Bônus Teórico Bônus Real
    Sem buffs 6 8 - -
    Hipersônico 5 6,78 8 +13% +0%
    Hipersônico 10 7,14 8,0685 +19% +0,857%






    Base 7:
    --- Vel. Teórica Vel. Real Bônus Teórico Bônus Real
    Sem buffs 7 8 - -
    Hipersônico 5 7,91 8 +13% +0%
    Hipersônico 10 8,33 8,796 +19% 9,944%






    Base 8:
    --- Vel. Teórica Vel. Real Bônus Teórico Bônus Real
    Sem buffs 8 8 - -
    Hipersônico 5 9,04 9,168 +13% +14,599%
    Hipersônico 10 9,52 9,467 +19% +18,342%




    ​​​​​​​

    Base 9:
    --- Vel. Teórica Vel. Real Bônus Teórico Bônus Real
    Sem buffs 9 9 - -
    Hipersônico 5 10,17 10,6 +13% +17,769%
    Hipersônico 10 10,71 11,103 +19% +23,37%




    ​​​​​​​


    PRIMEIRAS CONCLUSÕES

    Primeiro e mais importante: Hipersônico muda SIM entre lvls 5 e 10 então a regra é essa aí mesmo, quer usar Hipersônico então soca logo no lvl 10 e não perde tempo, pelo contrário, ganha mais tempo porque daí dura mais que no lvl 5.

    Segundo e mais curioso: o fato do Ciclone ter ficado com a mesma velocidade de uma arma de base 8 com as armas de base menor. Outros três pontos que entram nessa questão são:
    • Com a arma de base 7 e Hipersônico 5, a velocidade teórica não chega a 8 ainda, igual obviamente não acontece com as bases 7 e 6 sem nenhum buff, mas em todos esses casos a velocidade real é exatamente igual a uma arma de base 8 sem buffs;
    • Com a arma de base 6 e Hipersônico 10, a velocidade teórica não era pra chegar nem perto de 8 mas teve um levíssimo aumento da velocidade real;
    • A maioria dos casos teve um aumento real bem maior que o descrito no buff mas de todo jeito em todos os casos o aumento real foi bem diferente do que a descrição da skill. Isso leva a dúvidas do segundo ponto que pode ser mais um desses casos que difere muito da teoria.

    Uma coisa pra lembrar todos é que o Ciclone quando foi feito junto da Tier 5 tinha animação fixa, sem variação nenhuma com a velocidade do personagem, diferente de várias outras skills mais antigas, bem como era o caso de inúmeras skills de outras classes e era o caso de todas as skills de xamã e assassina quando foram lançados. Porém a velocidade base 8 é a mais comum nas armas dos níveis 8x/9x, quando se consegue pegar a Tier 5, com exceção dos machados que têm velocidade base 7 até o 102, só subindo nos 105+.

    Disso eu formulo uma teoria: taaaaaaaaalvez, na alteração da velocidade do Ciclone, pode ter sido usada a velocidade 8 como referência e disso alguma coisa ficou "bugada" fazendo dessa a velocidade mínima e c*gando com todo o cálculo dos bônus de velocidade em cima da skill. Pra confirmar isso seria legal refazer esse teste com todos os níveis da skill e até mesmo com outra de referência, como o GGT3, coisa que pretendo fazer (mas outra hora porque só esses já foram uma paciência pra fazer...). E nisso eu levanto alguns questionamentos. Será que tá certa a velocidade de ataque com as armas de base 9? Será que tá certo o cálculo que acontece no Hipersônico?

    E o que me veio na cabeça depois disso tudo: e as outras classes? A gente tem os relatos da guerreira e da assassina que mesmo já tendo sido mexidas ainda quase nem se nota diferença na velocidade de ataque da maioria absoluta das skills, bem como várias outras classes passaram por alterações iguais à que foi feita no Ciclone, como xamã, cavaleiro, arqueira... Se essa teoria fizer sentido e tiver certa, será que pode ser o mesmo caso nessas outras classes? Até conferir cada caso isso vai longe ainda...

    Enfim, ainda vou dar continuidade nisso de algum jeito mas já deu alguns resultados interessantes pra conferir. A primeira conclusão é bem simples e direta pelo menos, só usar o Hipersônico 10 e ponto.
    Dúvidas, elogios e/ou puxação de saco, clique aqui!

  • #2
    Obrigado, eu não conseguiria fazer com metade da qualidade que foi feito, estou analisando os vídeos, mas realmente curioso essa questão da velocidade 6, 7 e 8 foi justamente as que eu assumi como base, em alguns momentos eu cheguei a pensar se o adicional por Spec entrava na conta do ciclone mas com todas essas informações da pra ter uma ideia bem melhor!


    Edit: tem que ter um motivo pra arma 6 hiper 10 ter algum ganho, estou procurando pra ver se acho uma constante no meio desssas discrepâncias, mas não estou tendo nenhum sucesso. Não faz sentido jogo todo bugado.

    Com arma 8 hiper 10 a velocidade real chega a ser menor do que a teórica, uma coisa q eu reparei foi que o mech parece ter se afastado antes da primeira skill de alguns vídeos, você começou a contar os frames em q ponto?
    Editado por WildHunt; 18/10/2020, 07:10.

    Comentar


    • HunterKrow
      HunterKrow comentou
      Editando um comentário
      Fiz a contagem sempre no frame de início da skill (primeiro em que o ícone ficava cinza) até o último frame da animação da skill (antes do próximo frame com o ícone cinza de novo, ou no caso do último hit até o último frame com o mech na pose da animação, que ficava ainda muito bem distinta da pose dele parado pra minha sorte).

      Eu também tô preocupado com essa questão do spec e comecei a pensar que isso tivesse algo haver quando tava começando os testes. Eu tava testando só de vista até no Jardim antes de fazer o teste formal mas tava estranhando que, por um lado, eu não tava percebendo nenhuma mudança nítida nas armas mais lentas, mas por outro lado era extremamente evidente nas mais rápidas. A teoria da velocidade mínima sendo da base 8 me veio quando tava analisando os vídeos do Hipersônico 5, depois fiquei preocupado quando vi a mínima diferença na base 6 com Hipersônico 10, mas aí lembrei que todos os outros testes com as bases 8 e 9 deram alguma diferença bem zuada...

      Vou ver se pego umas outras armas pro teste, todas mech+, mas acho que isso não deve ter influência (se tiver vai dar de ver no resultado dos níveis do Hiper próximos desses daí). Também fiquei empolgado de testar isso com xamã, assassina e guerreira depois do que eu vi e ver o que acontece xD

  • #3
    caramba krow, muito bom, baita empenho

    agora, hora deverias fazer um cross com a picolé né xiru

    Seu tópico foi apoiado pelo maior canal de Priston Tale do mundo MORTE NA ÁREA -
    https://www.youtube.com/c/Mortena%C3..._as=subscriber

    Comentar


    • HunterKrow
      HunterKrow comentou
      Editando um comentário
      Desenhar um Autohopi, um Sparkuepi e um Tatu tanker >_>

  • #4
    Muito bom, super esclarecedor! Parabéns!
    Queria colocar apenas mais um item que me surgiu ONTEM e queria saber a opinião de outros mecânicos.

    Eu dropei um martelo verus MS ontem e uma espada verus MS.
    Coloquei ela e brinquei de bater com ela (mesmo sem aging, sem despertar, sem nada, só de brinks, tava fazendo quest).

    Eu senti uma certa diferença na VELOCIDADE da animação (mais rápida) com o martelo e com a espada, em relação à garra (verus, no caso).

    Alguém já notou isso? É coisa da minha cabeça?

    Queria a opinião de vocês...

    Obs.: Pode ser pq o range da garra é menor do que o range da espada e do martelo, o que acarretaria em o mech não precisar se reposicionar quando o monstro dá o recuo de quando leva o hit... mas, de novo, pode ser apenas uma impressão minha.

    Comentar


    • HunterKrow
      HunterKrow comentou
      Editando um comentário
      Pode ser pelo alcance das armas mesmo. Nos itens 108, espada e martelo de uma mão têm ambos 1 a menos de velocidade que as variantes de duas mãos (o que não faria sentido na vida real se parar pra pensar mas né...), mas não é o caso das garras.

      Mas vai saber, a gente já tem o caso da sacer com Esferas de Vigor sendo mais rápida com varinhas. Dá pra testar o caso do mech também. Vou colocar na lista pra repetir o teste com armas 1 e 2 mãos.

  • #5
    Comentário rápido: quanto ao mech eu vou repetir esse teste com o Ciclone e com o GGT3 em todos os níveis do Hipersônico assim que der.

    Vou complementar fazendo o mesmo teste nos casos de xamã, guerreira e assassina assim que vier uma Event Girl e tiver condições, que não tô podendo agora gastar muitos itens pra fazer esses testes direto, mas quero investigar a mesma coisa nessas classes.

    Do mech, esse próximo eu não vou postar os vídeos não, vão ser MUITOS vídeos dessa vez então vou só trazer as tabelas e os resultados
    Dúvidas, elogios e/ou puxação de saco, clique aqui!

    Comentar


    • #6
      Parabéns HunterKrow, Ótimos testes!

      Essas duvidas referentes a pontos de status se coloca 10 Ou não parecem ter mais sentido quando pensado para o Servidor Cronus, pois nos clássicos Não tenho em que pensar onde colocar...

      Mas realmente é triste ficar com duvidas de como as coisas realmente funcionam ...ai ficamos bolando teorias em um jogo de 19 anos onde já deveria existir tais explicações.

      Outro exemplo é sistema de defesa... que como sabemos nem completo é ainda.... mas não sabemos como funciona o calculo de taxa e dano pra dar ou não o "Defense" por exemplo...
      Ou quando ocorre o famoso "Miss" que pra mim é o pior de todos.

      Mais uma vez, parabéns pelos testes e ansioso pelo próximo :D

      Comentar


      • #7
        Gente... Sinceridade por favor... Será que adianta ainda eu testar esses troço depois dessa manutenção de hoje?

        Tem nem mais build com status ou skills não, build hoje é a bandeira do cartão de crédito
        Dúvidas, elogios e/ou puxação de saco, clique aqui!

        Comentar


        • GUIRERUME
          GUIRERUME comentou
          Editando um comentário
          Pois então @Hunterkrow....
          Também fiquei desmotivado com desbalanceamento do item, até tinha dropado uma e vendido meses atrás, pois não fazia sentido sua utilização, até mesmo pensando "Se forem alterar algo vai ser na ABS, pois conforme post DELES, o foco deste item boss é abs" ai pensei que seria algo para comparar com a ABS da DEF+ABS da ultima luva disponível no Jogo, mas esqueci que não podemos pensar em sentido nessas mudanças.
          Segundo eles respostas que tive no facebook: "Foram sugestões da comunidade do BPT,"

          Existem algumas pessoas chorão pra eles e ganham...

          Já outras gastam tempo para fazer analises detalhadas sobre as classes, onde não temos nem ideia de quando vamos ter alguma alteração...

          Realmente, vai chegar um momento que não vai importar qual sua classe e sim qual limite do cartão.

        • HunterKrow
          HunterKrow comentou
          Editando um comentário
          Bem isso @GUIRERUME

          Eu sei que já tenho montadas as tabelas pra quando fizer os testes, vai ser com mech, guerreira, assassina e xamã e vou usar desde o ataque padrão até todas as skills relevantes possíveis, isso que do mech ainda vou testar garras, martelos (uma e duas mãos melee) e arcos com Automação (a parte da Automação seria "desnecessária" porque eu já tenho vídeos mostrando o principal bug que existe nela, mas quero tirar os parâmetros desse caso também, fora que Spark vai ter dois casos no teste que é com garras e com arcos e Automação, já que ele não requer armas pra ser usado mas é a única que consegue ser usada em todas as builds e em todos os casos de velocidade de ataque). Isso vai render muita coisa.

          Só que com tudo que tá rolando eu só faço os testes quando tiver condições, tipo uma Event Girl ou um patrocínio da Zenit com os itens pra fazer os testes, e só posto se eles derem uma resposta inicial aqui também sobre o assunto, porque não posso ficar trabalhando de graça pra eles, não tenho contrato nem com Zenit nem com MasangSoft.

      • #8
        [GM]Aquarius [GM]Cepheus [GM]Titania

        Uma ideia legal seria se Zenit liberasse aquele servidor que foi usado pros streamers pro Mapa novo, como de testes né, deixando lá tudo Free e talz...

        Imagina a felicidade da galera que nem o HunterKrow que faz diversos testes não precisando gastar nada, imagina mais legal ainda criarem um sistema de recompensa pra quando as pessoas criassem um tópico neste nível de detalhamento...

        As vezes os mais simples reconhecimentos seriam o suficiente para incentivar as pessoas.

        Comentar


        • #9
          Estou voltando a jogar agora (servidor Cronus, era Mardanos antigamente) e me deparo com esse belo tópico. Parabéns pelo trabalho HunterKrow , acredito que quando um trabalho é bem feito ele merece ser valorizado.

          Comentar

          Carregando...
          X