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166 dias sem uma resposta - Descaso da Zenit Games

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  • 166 dias sem uma resposta - Descaso da Zenit Games

    Boa tarde, comunidade.
    Tudo bem?



    Visando o objetivo desta seção no Fórum, de fornecer solicitar ajuda à comunidade quando estiver com dificuldades, venho por meio deste, solicitar ajuda de toda comunidade sobre um questionamento enviado à Zenit Games em 19/01/2020 às 20:01:52 referente ao serviço de migração de personagens, fornecido pela mesma, que consiste:


    Transcrição da imagem:

    "Olá,

    Alguns membros levantaram essa dúvida no clã que participo e tomei a iniciativa de trazer esse questionamento até vocês.
    Segundo Código de Defesa do Consumidor - CDC, em vigor, em seu artigo 49 diz:

    " Art. 49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.
    Parágrafo único. Se o consumidor exercitar o direito de arrependimento previsto neste artigo, os valores eventualmente pagos, a qualquer título, durante o prazo de reflexão, serão devolvidos, de imediato, monetariamente atualizados."

    Tendo em vista, que uma pessoa pode contratar o serviço de migração e desistir em seu 6º dia após a entrega do serviço, a Zenit faz o ressarcimento do valor pago ao cliente e ocorre a emigração para o servidor de origem? Ou ocorre o ressarcimento do valor pago pelo serviço e o personagem mantem-se preso e o consumidor fica fadado a jogar no servidor que migrou e se arrependeu?

    Aguardo.

    Obrigado."


    O suporte completa 166 dias, hoje, sem resposta e isso não é devido ao atual momento em que o mundo se encontra, e sim, na inércia que a empresa se mantém e se recusa a responder o questionamento.

    O [GM]Piscis já tentou intermediar a situação dezenas de vezes mas, infelizmente, não consegue trazer uma resposta concreta, já que é proibido de responder pela empresa neste caso.

    Alguém da comunidade poderia nos ajudar frente à este questionamento?
    Editado por Naja; 03/07/2020, 18:14.
    Ex de muita coisa.

  • #2
    O CDC surge com a intenção de proteger a parte mais frágil de uma relação de consumo: o consumidor.

    O Art. 49 surge em favor do consumidor para protegê-lo de compras fora do estabelecimento comercial, porque nesse cenário o consumidor pode estar sujeito a "surpresas" inesperadas com seu produto, já que ele não pode analisar, provar, ver, testar, tocar... etc. Então essa regra confere segurança jurídica ao consumidor.

    Entretanto, existem situações nas quais a aplicação desse direito torna a relação de consumo excessivamente benéfica ao consumidor, distorcendo o real propósito dessa regra.

    As normas do CDC buscam equilibrar a relação, não favorecer uma das partes de maneira excessiva e desigual.

    A decisão de compra de uma passagem aérea é um exemplo no qual a aplicação do direito de arrependimento ao pé da letra proporcionaria uma relação extremamente benéfica ao consumidor e prejudicial ao fornecedor, pois na compra de uma passagem, não existem elementos adicionais que possam influenciar na decisão de compra. Ele não pode tocar ou testar a passagem, por exemplo. Além disso, na verdade, o consumidor tem são vantagens ao adquirir uma passagem pela internet, utilizando, por exemplo, ferramentas de comparação de preços que não estariam disponíveis durante a compra no estabelecimento físico.

    Além disso, a desistência "em cima da hora" da compra de uma passagem prejudicaria o fornecedor: os custos de operação de uma companhia aérea são MUITO elevados e a desistência atrapalha que ela venda para outra pessoa que eventualmente estivesse interessada na passagem antes de um comprador desistir.
    Ex: compro a passagem 10 dias antes do voo. Desisto faltando 4 dias para que ele aconteça. Muito provavelmente a empresa voará com o assento vazio, pois já está muito em cima da hora para vender a um novo cliente. Neste caso, eu "bloqueei" um serviço que a empresa poderia ter comercializado. Claramente o consumidor seria muito favorecido nessa relação.

    Exatamente por isso muitos conflitos foram gerados entre consumidores e fornecedores, até que a ANAC (Agencia Nacional de Aviação Civil) resolveu editar uma resolução, regulamentando o direito de arrependimento no setor aéreo com algumas restrições para tentar equilibrar a relação de consumo:

    "O usuário poderá desistir da passagem aérea adquirida, sem qualquer ônus, desde que o faça no prazo de até 24 (vinte e quatro) horas, a contar do recebimento do seu comprovante.
    Parágrafo único. A regra descrita no caput deste artigo somente se aplica às compras feitas com antecedência igual ou superior a 7 (sete) dias em relação à data de embarque."

    Havia uma tendência dos tribunais de não aplicar o CDC aos contratos de transporte aéreo, conforme visto em algumas decisões proferidas:

    "Essa proteção não ampara a compra de passagem aérea feita pela internet, por se tratar de contrato de transporte, regulado por normais especiais, sobretudo porque todas informações referentes ao serviço são disponibilizadas para o consumidor, em especial, a política de preços relativa à passagem que será adquirida que prevê regras para o cancelamento e reembolso de valores pagos em caso de desistência."

    Claro, direito não é algo "preto-no-branco", existe uma certa avaliação na aplicabilidade das regras caso a caso. Alguns juízes aplicam o CDC no caso de passagens aéreas, ainda que existam divergências neste assunto.

    Por que estou falando do exemplo das passagens aéreas?

    Porque na minha opinião é exatamente isso que acontece com a migração. "Todas informações referentes ao serviço são disponibilizadas para o consumidor". Também, assim como a passagem, a compra no estabelecimento físico (caso fosse possível) não difere da compra pela internet.
    A aplicação do CDC sobre esse serviço geraria o abuso de muitos consumidores, que fariam a migração para posteriormente solicitar direito de arrependimento, tendo seu personagem migrado de volta para o servidor de origem. Isso zeraria os custos do "comércio interservidores". Sem falar que no caso do Valento, players poderiam ir lá "fazer XP" numa taxa melhor e depois migrar de volta com o direito de arrependimento. Qual seria o arrependimento que um consumidor pode alegar ao fazer a migração? Sinceramente, não vejo.

    EDIT: No caso do Cronus, a mesma coisa, vou para um servidor classico, pego 14x em 6 dias frenético e volto pro Cronus. E aí?

    "Ah, não gostei do servidor". Você poderia criar um boneco nele e testar antes, né?

    Por fim, se você ainda acha que a relação não ficaria desproporcionalmente benéfica para o consumidor, deixo como sugestão refletir sobre direito de arrependimento sobre outros bens imateriais como filmes e músicas.

    Também deve haver bom senso na aplicação das normas do direito. Como eu disse, não é uma coisa "preto-no-branco".
    Editado por Trocadilho; 03/07/2020, 18:55.

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    • Trocadilho
      Trocadilho comentou
      Editando um comentário
      Enfim. Como não é um caso claro, você pode recorrer aos meios legais para tentar aplicar a regra. Mas, sinceramente, se a decisão cair para alguém que compartilhe da visão que mostrei (o que acho que não seja tão improvável de acontecer), a causa é ganha para a empresa.

      E se a causa for ganha para você, é muito simples: misteriosamente o serviço de migração poderá voltar nos moldes de como era antigamente. Ou seja, inexistente, rs

  • #3
    Boa noite Naja!

    É complicado, eu tenho um chamado sem resposta desde 09/05/2019, o descaso com aquilo que não interessa a Zenit é visivel demais.
    Infelizmente a empresa só desaponta cada vez mais.
    Quando o assunto exige qualquer posicionamento que necessita um certo empenho, infelizmente a resposta aparentemente é inexistente.

    Abraço.

    Att, Atakiribati.

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    • #4
      escrever procon ou por na justiça algo assim tenha certeza que sua resposta vai ser mtoooooooo bem analisada e talvez seja respondida mas isso n é exclusividade do priston .. ja passei por isso em outros jogos tbm .. seu suporte que seria algo rapido pode nunca mais ser respondido por que tudo pode ser usado contra a empresa.. pelo q vi pelo menos ainda te respondem no outro game como falei em direitos simplesmente falaram q nenhum suporte mais poderia ser espondido pela devida id ja que agora todos problemas estariam em analise da justiça e tudo pq falei que ia atrás dos direitos

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      • #5
        Desculpe. mais os culpados são vocês mesmo, a empresa não tem culpa nenhuma .
        Todos nos sabemos que para jogar esse jogo e caríssimo isso mesmo ''caríssimo'' . Tudo dentro desse jogo e PAGO . e com preços elevados para muita gente.
        Mesmo sabendo do custo elevado oque a grande maioria fica fazendo ? gastando cada vez mais só para set top lvl e full +25 . obs: claro o dinheiro e de cada um e vcs fazem oque quiser .
        E todos nos estamos vendo a tempos o descaso da empresa atual como tambem vimos da empresa de antes , como um belo ex : e muitos de voces travado no lvl 170 . sem ter oque fazer .com servidor trancado . com longas demora no atendimento do suporte . com esse demora em balancear os personagens que leva uma eternidade, entre muitas outras coisas.
        OBS : eu não gasto nem 1 centavo mais do meu bolso nesse jogo .apenas observo o andar das coisas .

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        • #6
          Compartilho da visão do Trocadilho , principalmente por não existir arrependimento em um serviço exclusivamente online e que consta das informações necessárias para o cliente tomar a decisão de querer ou não. Mesmo que a desistência não implique em prejuízo significativo ou impedimento da venda para outra pessoa. Isso geraria um comportamento abusivo em cascata, com as pessoas se aproveitando pra fazer uma visitinha nos outros servidores e voltar, o que é explicitamente proibido dependendo do servidor.


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          Sim. Diferente do seu pai que saiu pra comprar cigarro, eu voltei.

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          • #7
            Obrigado por compartilhar suas visões, acredito que enriquecem a discussão.

            Independente de possuir todas as informações para o cliente tomar a decisão de querer ou não adquirir o serviço o CDC prevê o direito de arrependimento de compras de produtos e serviços, estando condicionada à consequente devolução daquele produto/serviço que não lhe serve para o uso que imaginaria, ou seja, a pessoa pode adquirir o serviço, ter uma percepção para a migração de servidor e se arrepender, qual é o mal nisso? Não se deve fadar o cliente a jogar no servidor que o mesmo não gostou de ir utilizando do serviço.


            É um questionamento deste tópico também:

            Qual real motivo da empresa não responder este suporte? Nem ao menos sinalizar que o suporte passou para níveis superiores de avaliação.
            Ex de muita coisa.

            Comentar


            • Trocadilho
              Trocadilho comentou
              Editando um comentário
              O mal são as brechas que beneficiariam os consumidores. Entendo que vc queira aplicar a regra à risca, mas como eu disse, direito não é um assunto de exatas, existe sua subjetividade e as margens para interpretação. Até por isso existem juízes para proferir as decisões. Se as regras fossem levadas sempre à risca, não seria necessário um indivíduo para julgar/mediar os conflitos.

              Como mencionei: XP indevida e transferência "gratuita" de itens para outros servidores. No ponto de vista da XP, até dá pra resolver voltando a XP do char. Mas no caso dos itens já fica mais complexo, pois imagine o caso de passar para outros players, como ficaria? Pega o item e volta com ele também, independente de com quem ele esteja? Se o char A migrou com um item, vendeu para o B, e o B vendeu para o C. O item sai da mão do C e vai para o A? E o B? Fica ileso com o gold de C? Claramente a relação de consumo fica desproporcionalmente benéfica para o consumidor, fugindo ao propósito do CDC como um todo (que é garantir a proteção quando existe assimetria de informação entre o que foi vendido e o que foi entregue ao consumidor).

              Um abuso dessa regra, na minha visão, implicaria em 2 possíveis coisas: ou o serviço ser removido para dar menos dor de cabeça à empresa; ou o serviço passar a ter uma série de restrições (ex: nenhum item sai do personagem nem entra nele antes que se passem 7 dias de permanência no novo servidor).

              Sobre a empresa não responder ao suporte, acredito que talvez tenha faltado conhecimento ou preparo da equipe para lidar com isso, infelizmente. Se o art. 49 é um assunto que gera debate há tanto tempo entre os estudiosos, imagine dentro da empresa...
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