Olá, gostaria de listar alguns pontos importantes para que a equipe da Zenit busque melhorias ou soluções.
BALANCEAMENTO:
Conforme o jogo evoluiu, a dinâmica de up e pvp mudaram drasticamente. O balanceamento está transformando todas as classes em mágicas (kina, archer, ata, fs) e esquecendo da essência de cada uma delas. o mecânico é o tanker do jogo, não deveria bater com arma de uma mão igual ou mais do que alguém com arma de duas mãos. Arqueira é uma classe ranger, deveria ser frágil. mas tanka mais que os lutadores que são feitos para solar. Atalanta bate com arma de uma mão, mas o dano é maior que um melee com two hand (fora a capacidade de tankar dessa ranger) O kina é o paladino do jogo, ou seja, deveria ser o híbrido. Mas não é nada de híbrido na prática.
Somado a essa esquizofrenia existentes, as classes se confundem entre si. Todas fazem tudo. E os itens shops ajudam a retirar essa diferença entre os personagens. pra que sacer como suporte da party se posso usar presa de vampiro, chocolate e dezenas de shops? do que adianta o kina ter a melhor fórmula de MP dos melees se ninguém pota mana?
Outro problema com o balanceamento de classes são as builds. Não existem mais builds diferentes como 10 anos atrás. Antigamente existiam o power, pure power, spirit, spark, hibrido, tanker, god tanker, auto etc... Hoje você coloca os status necessários pra usar os equipamentos e soca o restante em força (exemplo dos melees) As skills de todos os personagens são as mesmas, não existe variantes de builds para skills. todos os mecânicos vão ter os msms status e upar as mesmas magias. isso vale pra todas as classes.
chega de por drena e presa funcionando com ataque em area pra tapar buraco. todo mundo sabe que o xamã só tanka pq usa presa de vampiro. Ao invés de consertar a defesa do char, os gms habilitam a presa e drena.
Sugestão: Focar em especializar cada classe em sua própria natureza e alterar a mecânica dos status dos personagens.
RESISTÊNCIA ELEMENTAL:
As resistências elementais trariam uma dinâmica interessante ao jogo, tendo em vista que cada char teria vantagem contra certo tipo de mobs (pike teria vantagem contra mobs de gelo, mech contra veneno e fs contra fogo) Esse sistema deve voltar a funcionar imediatamente.
MONOPÓLIO NAS COMPETIÇÕES:
Há anos que os mesmos clãs nos servidores clássicos vencem BC e SOD. Hooded está invicto no Migal, AZ no Awell e Revolution no Midranda. Vamos falar de cada competição separadamente:
SOD -
O modelo de SOD atual é péssimo se comparado ao anterior. Não existe engajamento. Basta logar vários buffs e em duas pessoas é possível ganhar a coroa, se eu pontuar os 10 chars (acreditem, eu já ganhei algumas coroas de sod apenas com ajuda de outro amigo) Mas o problema disso é o tempo gasto. mesmo com ajuda do clã, para pontuar um único personagem as vezes leva-se horas refazendo a pontuação. Como devem ser 10 pontuadores, praticamente leva-se dias para concluir e ganhar um prêmio ruim. E após 14 anos de Priston Brasil, a empresa não pensou em um jeito de impedir que mulas e rivais atrapalhem a pontuação do clã (problema esse que se perpetua desde o início do jogo)
Sugestão: O SOD deve mudar totalmente sua mecânica. Um time de 6 personagens devem pontuar simultaneamente para o score da partida (como antigamente) Porém, apenas dois chars de cada classe serão permitidos. Os lacres devem ser atualizados e bem como a lista de monstros, que deve abrangir até o último mapa do jogo. se chama SOBREVIVA OU MORRA, então não faz sentido um char 17x full abissal matar mobs de iron.
BLESS CASTLE -
A ideia inicial dessa disputa é que o clã detentor do castelo DEFENDA SEU CASTELO no domingo seguinte. Mas o que acontece? O vencedor ataca o próprio Castelo e o conquista novamente. que lógica tem isso? O possuidor do Castelo deve defender seu castelo. O jogo deve fornecer meios para que isso aconteça, como por exemplo fornecer o item líbera ( o anti pritos) apenas para os defensores do castelo. Aumentar a defesa das estruturas ou o ataque dos mercenários tbm funcionarem contra o pritos. Desse modo a disputa seria mais divertida e acabaria com o monopólio de anos, que desanima o restante do servidor.
GASTOS COM O JOGO:
Priston é um jogo extremamente caro. Os itens raros valem uma fortuna e são vendidos no mercado ilegal por dinheiro real, ou seja, você não pode adquirir os itens do jogo no próprio jogo ( a não ser que você consiga dropar) Porém para ter chances reais de drop de itens boss, seu char deve estar muito bem equipado. Cada peça verus no age +20 você paga 200 reais em média. fora as runas entre 60 70 reais cada uma. Caso você queira dar o aging por conta própria, prepare uma fortuna para gastar em Zenit
Mas como o jogo é "free to play"
Vou fazer um cálculo baseado em que eu gastei para ficar full verus +17 SEM GASTAR 1 REAL.
* primeiramente precisamos de Gold, então vamos farmar 2 meses no SOD para juntar bastante;
* Cada peça verus limpa custa em média 60kk
* Você precisa dar respec. Cada Sol custa 4kk (e são várias tentativas pra deixar perfeito o item)
* Com os itens perfeitos é hora de dar aging! cada shelton custa entre 1kk a 3kk (dependendo de qual) lembrando que são 5 itens até o +17, ou seja MUITO GOLD EM SHELTON
* A pedras de aging vc pode adquirir nos eventos, bem como as brocas (existe também a possibilidade de comprar pin por gold. um pin de 9.90 custa 300kk)
* Cada aging é mais de 10kk em gold. como vc não pode restaurar o item ao quebrar pq a ideia é não gastar dinheiro, você deve então dar aging a partir do +13 com essência S (cada essência custa 300kk, e vc não pode ir no greedy ou yag pra conquistar essas essências pq vc ainda não tem os itens lembra? Te resta compra-las. Vc precisa de 4 essências de 300kk pra cada peça verus do seu personagem.
Para despertar mesmo com lingote é muito difícil. no meu caso eu precisei fazer 51 tentativas. cada tentativa de exige 12 idetas (3kk cada) e 14kk do npc. Agora você faz as contas.
* Runas em gold custam entre 150 a 1kkk dependendo de qual runa
RESUMINDO: o jogo é feito para quem tem grana pra gastar. Como o público do Priston é de adultos, o jogo se tornou pay to win. Se você tentar jogar sem investir uma boa grana pra ficar no mínimo full +20 (para ser mais ou menos competitivo) terá que gastar uma quantidade absurda em gold.
BALANCEAMENTO:
Conforme o jogo evoluiu, a dinâmica de up e pvp mudaram drasticamente. O balanceamento está transformando todas as classes em mágicas (kina, archer, ata, fs) e esquecendo da essência de cada uma delas. o mecânico é o tanker do jogo, não deveria bater com arma de uma mão igual ou mais do que alguém com arma de duas mãos. Arqueira é uma classe ranger, deveria ser frágil. mas tanka mais que os lutadores que são feitos para solar. Atalanta bate com arma de uma mão, mas o dano é maior que um melee com two hand (fora a capacidade de tankar dessa ranger) O kina é o paladino do jogo, ou seja, deveria ser o híbrido. Mas não é nada de híbrido na prática.
Somado a essa esquizofrenia existentes, as classes se confundem entre si. Todas fazem tudo. E os itens shops ajudam a retirar essa diferença entre os personagens. pra que sacer como suporte da party se posso usar presa de vampiro, chocolate e dezenas de shops? do que adianta o kina ter a melhor fórmula de MP dos melees se ninguém pota mana?
Outro problema com o balanceamento de classes são as builds. Não existem mais builds diferentes como 10 anos atrás. Antigamente existiam o power, pure power, spirit, spark, hibrido, tanker, god tanker, auto etc... Hoje você coloca os status necessários pra usar os equipamentos e soca o restante em força (exemplo dos melees) As skills de todos os personagens são as mesmas, não existe variantes de builds para skills. todos os mecânicos vão ter os msms status e upar as mesmas magias. isso vale pra todas as classes.
chega de por drena e presa funcionando com ataque em area pra tapar buraco. todo mundo sabe que o xamã só tanka pq usa presa de vampiro. Ao invés de consertar a defesa do char, os gms habilitam a presa e drena.
Sugestão: Focar em especializar cada classe em sua própria natureza e alterar a mecânica dos status dos personagens.
RESISTÊNCIA ELEMENTAL:
As resistências elementais trariam uma dinâmica interessante ao jogo, tendo em vista que cada char teria vantagem contra certo tipo de mobs (pike teria vantagem contra mobs de gelo, mech contra veneno e fs contra fogo) Esse sistema deve voltar a funcionar imediatamente.
MONOPÓLIO NAS COMPETIÇÕES:
Há anos que os mesmos clãs nos servidores clássicos vencem BC e SOD. Hooded está invicto no Migal, AZ no Awell e Revolution no Midranda. Vamos falar de cada competição separadamente:
SOD -
O modelo de SOD atual é péssimo se comparado ao anterior. Não existe engajamento. Basta logar vários buffs e em duas pessoas é possível ganhar a coroa, se eu pontuar os 10 chars (acreditem, eu já ganhei algumas coroas de sod apenas com ajuda de outro amigo) Mas o problema disso é o tempo gasto. mesmo com ajuda do clã, para pontuar um único personagem as vezes leva-se horas refazendo a pontuação. Como devem ser 10 pontuadores, praticamente leva-se dias para concluir e ganhar um prêmio ruim. E após 14 anos de Priston Brasil, a empresa não pensou em um jeito de impedir que mulas e rivais atrapalhem a pontuação do clã (problema esse que se perpetua desde o início do jogo)
Sugestão: O SOD deve mudar totalmente sua mecânica. Um time de 6 personagens devem pontuar simultaneamente para o score da partida (como antigamente) Porém, apenas dois chars de cada classe serão permitidos. Os lacres devem ser atualizados e bem como a lista de monstros, que deve abrangir até o último mapa do jogo. se chama SOBREVIVA OU MORRA, então não faz sentido um char 17x full abissal matar mobs de iron.
BLESS CASTLE -
A ideia inicial dessa disputa é que o clã detentor do castelo DEFENDA SEU CASTELO no domingo seguinte. Mas o que acontece? O vencedor ataca o próprio Castelo e o conquista novamente. que lógica tem isso? O possuidor do Castelo deve defender seu castelo. O jogo deve fornecer meios para que isso aconteça, como por exemplo fornecer o item líbera ( o anti pritos) apenas para os defensores do castelo. Aumentar a defesa das estruturas ou o ataque dos mercenários tbm funcionarem contra o pritos. Desse modo a disputa seria mais divertida e acabaria com o monopólio de anos, que desanima o restante do servidor.
GASTOS COM O JOGO:
Priston é um jogo extremamente caro. Os itens raros valem uma fortuna e são vendidos no mercado ilegal por dinheiro real, ou seja, você não pode adquirir os itens do jogo no próprio jogo ( a não ser que você consiga dropar) Porém para ter chances reais de drop de itens boss, seu char deve estar muito bem equipado. Cada peça verus no age +20 você paga 200 reais em média. fora as runas entre 60 70 reais cada uma. Caso você queira dar o aging por conta própria, prepare uma fortuna para gastar em Zenit
Mas como o jogo é "free to play"
Vou fazer um cálculo baseado em que eu gastei para ficar full verus +17 SEM GASTAR 1 REAL.
* primeiramente precisamos de Gold, então vamos farmar 2 meses no SOD para juntar bastante;
* Cada peça verus limpa custa em média 60kk
* Você precisa dar respec. Cada Sol custa 4kk (e são várias tentativas pra deixar perfeito o item)
* Com os itens perfeitos é hora de dar aging! cada shelton custa entre 1kk a 3kk (dependendo de qual) lembrando que são 5 itens até o +17, ou seja MUITO GOLD EM SHELTON
* A pedras de aging vc pode adquirir nos eventos, bem como as brocas (existe também a possibilidade de comprar pin por gold. um pin de 9.90 custa 300kk)
* Cada aging é mais de 10kk em gold. como vc não pode restaurar o item ao quebrar pq a ideia é não gastar dinheiro, você deve então dar aging a partir do +13 com essência S (cada essência custa 300kk, e vc não pode ir no greedy ou yag pra conquistar essas essências pq vc ainda não tem os itens lembra? Te resta compra-las. Vc precisa de 4 essências de 300kk pra cada peça verus do seu personagem.
Para despertar mesmo com lingote é muito difícil. no meu caso eu precisei fazer 51 tentativas. cada tentativa de exige 12 idetas (3kk cada) e 14kk do npc. Agora você faz as contas.
* Runas em gold custam entre 150 a 1kkk dependendo de qual runa
RESUMINDO: o jogo é feito para quem tem grana pra gastar. Como o público do Priston é de adultos, o jogo se tornou pay to win. Se você tentar jogar sem investir uma boa grana pra ficar no mínimo full +20 (para ser mais ou menos competitivo) terá que gastar uma quantidade absurda em gold.
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