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    -= TUTORIAL COMPLETO DE XAMÃ 2019 =-


    Nesse post tenho a pretensão de fazer um tutorial completo para Xamãs. Semana após semana com a ajuda de vocês podemos fazer um excelente guia para novos jogadores que pretendem embarcar na carreira de Xamã. Dúvidas, sugestões, novos dados, elogios, seja o que for, basta dar uma comentada aí que atualizo o post! Valeu!

    1- Status
    Xamã ganha dano, mana e HP através dos pontos em Inteligência. Então a maioria dos pontos devem vir aqui. O restante utilize apenas o necessário para vestir os itens da classe.
    Força: 79-84 (Luvas 108 Xamã+)
    Inteligência: XXX (Tudo que der)
    Talento: 85-90 (Fantasma 140 Xamã+)
    Agilidade: 80-85 (Botas 140 Xamã+)
    Vitalidade: 22 (Base)

    OBS: Também é possível adicionar pontos em Vitalidade para ajudar a tankar, mas já adianto que não fará milagres e você perderá um pouco de dano. Então fica ao critério do jogador.




    2- Skills

    -= TIER 1 =-

    Raio Negro

    - Descrição: Com pedaços da escuridão, desfere um poder mágico contra o inimigo.
    - Delay: Não possui.
    - Alcance: x1
    - Eficácia: Ruim
    - Drena Almas e Presa Vampírica: Funciona.
    Observações:
    - Skill x1 mais básica do Xamã.
    - Única skill que está habilitada no botão esquerdo do mouse. Mesmo assim não tem porque colocar pontos nela pois o dano é bem baixo.

    Onda Negra

    - Descrição: Realiza um ataque consecutivo de pedaços da escuridão no inimigo.
    - Delay: Não possui.
    - Alcance: 88 no lvl 10
    - Eficácia: Razoável.
    - Drena Almas e Presa Vampírica: Funciona.
    Observações:
    - Primeira skill em área do Xamã, mas ainda sim, o dano é excelente para uma Tier 1.
    - Se está começando a jogar de Xamã, esta é a skill mais indicada para colocar no lvl 10 primeiro. Com ela upada você rapidamente pegará muitos leveis.

    Maldição Preguiçosa

    - Descrição: Utilizando-se dos poderes de maldição, diminui a velocidade e a taxa de ataque do inimigo.
    - Delay: 5 segundos no lvl 10
    - Alcance: 125 no lvl 10
    - Eficácia: Ótima.
    Observações:
    - Funciona como a Distorção do Mago. Porém o delay é menor.
    - -11% de velocidade, -5% de Taxa de ataque e 12 segundos no lvl 10
    - Buff fundamental para o Xamã no PVP e bom para se usar num HS cheio de bichos e conseguir tankar melhor.
    - Já é interessante possuir essa skill no lvl 10 lá pelo 8x ou 9x.
    - A skill só possui utilidade no lvl 10. Ou coloca no lvl 10 ou nem upa, pois antes disso ela não é muito eficaz.

    Paz Interior

    - Descrição: Através do treinamento mental, eleva uma energia permanente que aumenta permanentemente sua mana.
    - Eficácia: Razoável.
    Observações:
    - Aumenta passivamente a mana do Xamã em 31% no lvl 10.
    - Não tem necessidade de upar essa skill logo no começo, pois o aumento dela é em porcentagem. Tem skills mais importantes. Só deixe ela no lvl 10 lá pelo 10x ou 11x.

    -= TIER 2 =-

    Labareda Espiritual

    - Descrição: Invoca um poder mágico que desfere dano no inimigo.
    - Delay: Não possui.
    - Alcance: 83 no lvl 10.
    - Eficácia: Razoável.
    - Drena Almas e Presa Vampírica: Funciona.
    Observações:
    - O alcance da skill no lvl 10 ainda é muito baixo, se você acertar 3 bichos é muito.
    - Mas ela tem o diferencial de poder soltar de uma distância maior.
    - Nos leveis iniciais eu ainda prefiro continuar com a Onda Negra (o dano é levemente melhor e fica no lvl 10 mais rápido), mas se você gostar mais da Labareda, você não será muito prejudicado. Pode upar pro lvl 10 e usar ela até onde der. Fica ao critério do jogador.



    Algemador

    - Descrição: Com o poder dos fantasmas, algema a alma do oponente temporariamente.
    - Delay: 8 segundos.
    - Alcance: x1.
    - Eficácia: Ruim.
    Observações:
    - Skill de stun.
    - Só dura uns 7 segundos no lvl 10. (Dá tempo nem a pessoa soltar um peido).
    - Não funciona no PVP e não funciona na maioria dos Bosses!
    - Mais ruim que o Rugido do lutador, Choque na Alma da assassina e Tiro Evasivo da arqueira.
    - Tem muita skill melhor do que essa. Só upe essa skill se você estiver 12x e não ter mais nada melhor pra jogar os pontos.

    Caçada

    - Descrição: Atrai temporariamente maior atenção dos inimigos.
    - Delay: Não possui.
    - Alcance: 195 no lvl 10.
    - Eficácia: Razoável.
    Observações:
    - Skill de lure.
    - 35 segundos no lvl 10.
    - É legal e ajuda no up mas tem coisas mais interessantes para se upar primeiro.
    - No lvl 1 mesmo ela já é boa então só upe isso quando não tiver coisa melhor pra upar, lá pelo 11x.

    Advento Migal

    - Descrição: Invoca Migal, aumentando o dano mágico do grupo.
    - Eficácia: Excelente.
    Observações:
    - O buff serve para aumentar o DANO EM ÁREA. Tanto o seu como o do grupo. Ou seja, é fundamental ter essa skill no lvl 10.


    -= TIER 3 =-

    Chuva

    - Descrição: Invoca os Deuses da chuva, para aumentar temporariamente sua absorção.
    - Eficácia: Excelente.
    Observações:
    - No lvl 10 aumenta +25% da sua absorção total.
    - Uma das primeiras skills que você precisa deixar lvl 10. Sem esse buff, seu Xamã vai viver beijando o chão rs.

    Fantasmaria:

    - Descrição: Controlando fantasmas amaldiçoados, invoca-os para atacar a área próxima.
    - Delay: Sem delay!
    - Eficácia: Ótima!
    - Drena Almas e Presa Vampírica: Não funciona.
    Observações:
    - Atualmente supera as skills Onda Negra e Labareda Espiritual, pois a Fantasmaria agora não tem mais delay no lvl 10 e a área é bem maior. Então, ao pegar essa skill, volte as skills de área anteriores para o lvl 1.

    Assombrar

    - Descrição: Com ajuda do fantasma, desfere um golpe e transforma parte do dano em vida.
    - Delay: 8 segundos no lvl 10.
    - Alcance: x1.
    - Eficácia: Ótima!
    - Drena Almas e Presa Vampírica: Funciona.
    Observações:
    - Suga o HP do monstro para si.
    - Durante o up, ao invés de beber um poção de HP você pode soltar o Assombrar. Seu HP enche e você ainda tira HP do monstro.
    - Uma das skills mais legais e práticas do Xamã. Tenha ela no lvl 10!
    - A skill está bugada. Em certos bichos não suga muito o HP e em certos bichos suga até demais. Experimente ela sempre que puder e aprenda com quais monstros ela é mais eficaz. (Duendes da marcha, Caoscara, mineiro das cinzas, capataz das cinzas, árvore das cinzas...)

    Arranhar

    - Descrição: Utilizando o fantasma como arma, arranha o oponente ferozmente.
    - Delay: Não possui.
    - Alcance: x1.
    - Eficácia: Ótima!
    - Drena Almas e Presa Vampírica: Funciona.
    Observações:
    - 2 hits.
    - É a primeira skill x1 boa do Xamã. Até antes da Tier 5, é sugerido possuir ela lv 10.

    -= TIER 4 =-

    Chamar Cavaleiro Sanguinário


    - Descrição: Através de magia negra, invoca um Cavaleiro Sanguinário amaldiçoado.
    - Eficácia: Razoável.
    Observações:
    - O queridíssimo pet do Xamã. Ele vai quebrar muito seu galho no começo mas com o passar do tempo ele vai ficando mais inútil (assim como o resto dos pets no geral).
    - O diferencial dele é que ele possui um poder de Stun.
    - Mesmo lvl 10, se o mapa for muito elevado, ele vai morrer rápido do mesmo jeito. Então talvez não valha muito a pena upar ele por enquanto.

    Julgamento

    - Descrição: Ataca o oponente com faixas de luz da escuridão.
    - Delay: Não possui.
    - Alcance: x1.
    - Eficácia: Razoável.
    - Drena Almas e Presa Vampírica: Funciona.
    Observações:
    - Julgamento é mais rápida que Arranhar porém come MUITA mana. E ainda tem mais um problema gravíssimo em usar essa skill:
    - Julgamento usa EPs, para você upar essa skill, você vai ter que tirar o ponto de algumas skill muito essenciais (Midranda, Manhã de Oração...). Por esse e outros motivos, considere dar preferência ao Arranhar. (Ou Prego Fantasmagórico, caso já possua Tier 5, que é melhor do que ambas).

    Advento Midranda

    - Descrição: Invoca Midranda, para temporariamente aumentar a velocidade de ataque do grupo.
    - Eficácia: Excelente!
    Observações:
    - Provavelmente o principal buff do Xamã. Coloque no lvl 10 assim que possível.
    - +29% de velocidade no lvl 10.
    - Só aumenta a velocidade das skills que são influenciadas pela velocidade da arma!
    - Funciona com todas as skills do Xamã menos Caçada.

    Manhã de Oração

    - Descrição: Utilizando os poderes de Midranda ou Migal, ataca o oponente próximo.
    - Delay: 5 segundos.
    - Alcance: 200 no lvl 10.
    - Eficácia: Excelente!
    - Drena Almas e Presa Vampírica: Não funciona.
    Observações:
    - Todo mundo que está no grupo com Advento Migal ou Midranda solta a skill junto com você.
    - No entanto, o dano refletido pelos companheiros do grupo será mais fraco.

    -= TIER 5 =-

    Crença


    - Descrição: Com a benção dos Deuses, é glorificado com um aumento de Resistência e de Mana.
    - Eficácia: Ruim.
    Observações:
    - +28% de mana e +28% de Res no lvl 10.
    - Pior buff do Xamã e pior buff do jogo.
    - A skill gasta Mana e Res para aumentar sua Mana e Res. Não é fantástico? AHEUIAHUE
    - A skill aumenta o valor total da sua Mana e Res, ou seja, você vai ter que esperar sua Mana e Res regenerar pra usar os novos valores, que são temporários.
    - Resumindo, não serve pra nada, mas vamos seguir em frente.

    Força Divina

    - Descrição: Um poder oculto desfere um ataque divino no oponente.
    - Delay: Sem delay.
    - Alcance: 215 no lvl 10.
    - Eficácia: Excelente!
    - Drena Almas e Presa Vampírica: Funciona!
    Observações:
    - Skill em área mais poderosa do Xamã e com maior alcance também (Tendo em consideração 1 hit. Obviamente, se tiver muitos membros na PT, a Manhã de Oração vai ser no geral mais forte.).
    - Força Divina X Manhã de Oração: Questão bem problemática e sobretudo pessoal. Manha de Oração 10 tem um dano absurdamente bom se você estiver em grupo, mas estando solo não é melhor que a Força Divina. Ambas opções são viáveis e tem seus prós e contras. Você pode upar apenas uma das duas ou as duas. A melhor opção de build depende da sua jogabilidade pessoal! Use as duas skills e analise qual a melhor opção para você. Lembrando que Manhã de Oração possui delay em todos os leveis. Então, na maioria das vezes, Força Divina pode ser mais interessante no geral.

    Prego Fantasmagórico

    - Descrição: Invoca os fantasma próximos, para que acordem e ataquem o oponente.
    - Delay: Até o lvl 8 não possui delay
    - Alcance: x1.
    - Eficácia: Excelente!
    - Drena Almas e Presa Vampírica: Funciona!
    Observações:
    - Skill mais poderosa do Xamã!
    - Boa para matar boss, matar gente no pvp, e matar coisas no geral.
    - Manhã de Oração X Força Divina X Prego Fantasmagórico: É mais uma questão problemática. Você prefere focar em ganhar XP rápido matando em área? Upe Manhã de Oração e Força Divina, mas saiba que você ficará indefeso no PVP ou perante um boss. Se prefere sacrificar um pouco do dano em área para ter um bom resultado em x1, upe Prego Fantasmagórico e escolha apenas uma das outras duas skills. (A não ser que você seja lvl 130 e tenha pontos o suficiente para upar tudo.)


    Vida Divina

    - Descrição: Aumenta permanentemente o HP do Xamã.
    - Eficácia: Excelente!
    Observações:
    - Todo mundo ama um VL. Quando achar necessário, coloque alguns pontos nessa skill. A necessidade vai depender muito dos seus itens. Se você é daqueles que já tem set full+20, é melhor deixar essa skill pra depois ou talvez nem upar. Se tu tá com roupa ruim e/ou morrendo muito, vale dar preferência a ela. Mas lembre-se que ela não vai fazer milagres, o Xamã vai tankar ruim do mesmo jeito, é só para aliviar.
    - +32% de hp no lvl 10.





    3- Considerações sobre Builds
    Não vejo muita necessidade de fazer um tópico completo de "builds prontas" por simplesmente um motivo: Build é pessoal. O que é bom pra você, pode não funcionar para outro jogador, por diversos motivos: Qualidade dos itens, estilo do jogador, se o jogador gasta com Zenit ou não... São muitas questões. Concorda? Mas aqui nesse tópico vou citar algumas "considerações" para ajudar os jogadores a encontrarem seu perfil de Xamã!

    3.1 Xamãs Iniciantes (até lvl 80):
    - Bom gente, aqui não tem muito mistério. Char inicial precisa upar rápido pra pegar itens melhores e subir no jogo. Por isso, a primeira skill sugerida para você colocar no lvl 10 é a Onda Negra.
    - Nesse período inicial eu vejo mais 4 skills interessantes de se upar: Chuva, Migal, Fantasmaria e Arranhar. Qual upar primeiro? Depende de você, dos seus itens, da sua jogabilidade e etc. Tá morrendo demais? Chuva. Quer upar mais rápido? Migal e Fantasmaria. Não ta conseguindo matar boss e tá morrendo no pvp? Arranhar.
    - Tier 4: Aqui temos duas opções: Advento Midranda e Manhã de Oração. Geralmente é mais interessante upar o Midranda primeiro, mas se você quiser, inverta a ordem.
    - A Onda Negra não fica pra sempre. Remova os pontos dela na Tier 3 pra usar Fantasmaria.
    - Dica: Faça a quest da Tier 5 somente no lvl 83. É o lvl que você vai ganhar a Força Divina. Quando conseguir, todas as outras skills em área voltam para o lvl 1.

    3.2 PVP/Boss/Hunt/X1:
    Aqui algumas dicas para seu Xamã se dar bem no X1, seja contra monstros ou outros jogadores.
    - A skill x1 mais poderosa do Xamã é o Prego Fantasmagórico, tenha ela no lvl 8 (sem delay).
    - Advento Midranda vai deixá-lo mais rápido. Tenha no lvl 10.
    - Só matar bem não é suficiente, você precisa se aguentar em pé. Chuva e Vida Divina vão ser muito úteis para isso.
    - Use e abuse da Maldição Preguiçosa. Ela é ESSENCIAL no PVP e vai ser muito útil na hora de caçar um Boss poderoso.
    - No PVP, Drena e Presa não irão funcionar contra outros jogadores, por isso, Paz Interior vai te ajudar a não secar a mana muito rápido.
    - Assombrar é útil contra Bosses também.
    - Algemador não funciona no PVP e nem na maioria dos Bosses. Então talvez você não queira upar ele.
    - O Cavaleiro morre muito rápido contra qualquer boss forte, então nem precisa soltar. No PVP, pet também não serve.

    3.3 Matança em área:
    - Eu vejo dessa forma: Força Divina >>> Manhã de Oração >>> Fantasmaria >>> Onda Negra e Labareda Espiritual.
    - O Xamã tem duas skills em área ótimas: Manhã de Oração e Força Divina. Estando sozinho, Força Divina vai ser sua artilharia. Tá com grupo full? Manhã de Oração vai entrar na parada.
    - As mesmas dicas do 3.2 serve para aqui.

    3.4 Suporte/Mula
    - Como em qualquer build suporte, o foco aqui são os buffs em grupo: Advento Midranda e Advento Migal.
    - Lurar os bichos com Caçada pode ser útil ao grupo. Assim como Maldição Preguiçosa e talvez Algemador.
    - Chuva e Vida Divina seguem sendo úteis para tankar.
    - Como nessa build você não vai atacar muito, o ideal é upar Inteligência somente o suficiente para usar os itens do seu lvl e upar Vitalidade pra tankar melhor (O Fantasma 140 pede até 309 de int e o Roupão 140 pede até 320).
    - Não use aging no seu fantasma! Use Mix de HP para tankar ainda melhor! (5 Devines e 5 Celestos).





    No fim das contas, lembre-se que build é pessoal. Tu pode naturalmente tentar misturar algumas e encaixar o Xamã na sua jogabilidade.
    Minha build atualmente:
    LVL 114
    Maldição Preguiçosa 10
    Paz Interior 10
    Advento Migal 10
    Chuva 10
    Assombrar 10
    Advento Midranda 10
    Força Divina 10
    Prego Fantasmagórico 6 (indo pro 8)
    Vida Divina 0 (não abri)

    Compartilhe sua build nos comentários ^^






    4- Bugs Conhecidos
    A sessão de bugs foi movida para o tópico oficial de Bugs do Xamã: http://forum.priston.com.br/forum/gu...s-do-xam%C3%A3


    5- Propostas de Balanceamento
    Dividi o tópico de balanceamento em duas sessões. Na primeira sessão estão os problemas mais graves da classe que precisam ser melhorados com mais emergência. E em seguida são leves modificações pra melhorar a experiência geral do personagem. Todas as propostas contidas neste tópico foram debatidas entre vários Xamãs espalhados por todos os servidores em um grupo do Whatsapp dedicado à classe do personagem. Lembrando que algumas skills já são boas e só estão bugadas (Assombrar). Não sendo necessária uma melhoria na skill, apenas a resolução dos bugs. Você pode sugerir mais modificações comentando abaixo

    5.1 Balanceamento Principal

    - O aging dos fantasmas não influencia muito no dano das skills em área. Esse é atualmente o principal problema do Xamã.

    - Após o último balanceamento houve uma melhora boa no dano da skill Prego Fantasmagórico que ficou sem delay até o lvl 8. Mas mesmo assim, o dano da skill ainda não consegue suprimir a falta de defesa do personagem, sendo necessário mais uma melhora. Principalmente agora com a chegada de novos mapas top lvl, onde com o Xamã só é possível matar em x1 devido à grande força e HP dos monstros. Felizmente, a fórmula dessa skill JÁ É BOA, diferente da skill Força Divina. Então, acreditamos que só seja necessário remover o delay da skill Prego Fantasmagórico no lvl 10. (Lembrando que estamos falando do delay usando o Advento Midranda no lvl 10). E adicionar uma Taxa de Ataque adicional à skill, para que a mesma não erre tantos ataques como costuma ser no PVP. Pois não adianta ter uma skill forte para pvp e o personagem NÃO CONSEGUIR ACERTAR OS GOLPES.

    - No último balanceamento houve uma grande melhora na skill Chuva que passou a dar +25% de absorção total no lvl 10. Isso fez com que a defesa do Xamã melhorasse levemente quando no meio de um spawn com muitos bichos. O problema atual agora está sendo que mesmo os Xamãs de lvl alto utilizando de muitos itens billings, estão levando praticamente hitkill dos monstros dos novos mapas de último lvl. Entre outras palavras, não está sendo possível a classe jogar direito nestes mapas. Para suprimir esse grande problema, propomos aumentar o ganho de HP da skill Vida Divina para 50% no lvl 10. Um aumento de 18% em relação ao ganho de HP atual que é 32%. Assim seria possível a classe aguentar pelo menos um bicho por vez neste mapa, porque nem isso tá dando.

    - Crença não serve pra nada. Qualquer tipo de modificação nela os Xamãs dormirão felizes. Uma sugestão que temos seria de ao invés de subir mana e res, a Crença diminuísse os consumos de Mana e Res das skills do Xamã (semelhante a um Res down ou Mana down). Ou o buff poderia funcionar semelhante à skill Meditação da Sacerdotisa e aumentar a regeneração de Mana e Res do personagem. Qualquer uma das propostas seria bem aceita, só é preciso que a skill sirva seu propósito que é melhorar a performance do consumo de Mana e Res, que no personagem Xamã, é horrível.

    - O Xamã é o personagem do jogo que possui a menor taxa de block/evade. E o único block que possui é o que ele ganha através do Fantasma. O fantasma 140 dá 12% de block por exemplo. Por mais que o foco deste personagem não seja a defesa, estes valores de block são toscos. Achamos necessário um pequeno aumento nestes valores. Sugerimos um aumento de 8% de block para todos os Fantasmas do jogo. Então por exemplo no caso do Fantasma 140 que dá 12% de block, ele passaria a dar 20%. Ou, uma outra sugestão seria de acrescentar o ganho de block na skill Chuva. Que já dá absorção e passaria a dar block também. Ou o aumento de block poderia vir também na skill Crença.

    5.2 Balanceamento Secundário

    - O Cavaleiro Sanguinário erra muito ataque e não tanka igual o Wolverine e o Arcuda. Ele poderia ter mais precisão e a Inteligência poderia ajudar na defesa dele.

    - A skill Algemador tentaram melhorar no último balanceamento e continua horrível. É necessário um delay menor e um leve aumento de duração de stun. Nos módulos atuais continua sem muita utilidade.

    - Somente o Raio Negro tá podendo colocar no botão esquerdo do mouse. Julgamento e Prego poderiam estar disponível no botão esquerdo também.

    - Subir um pouco a eficácia da Maldição Preguiçosa. Poderia ser -14% de velocidade e -14% de taxa de ataque no lvl 10. Entendemos que não pode ser um valor muito alto (tipo a Distorção do mago) pois a característica principal da skill é o baixo delay. Além de ser da Tier 1. 14% é uma % justa.

    - Presa Vampírica e Drena Almas deveriam funcionar com todas as skills do Xamã. Algumas das skills em área estão desabilitadas (Fantasmaria)


    - Caçada deveria receber o ganho de velocidade cedido pelo Advento Midranda.

    - Paz interior seria mais útil se ao invés de subir a mana total, subisse a regeneração de mana do personagem
    . Semelhante a skill Meditação das Sacerdotisas.
    Editado por Clarck; 15/06/2019, 10:09.

  • #2
    UUUUP o/
    Obrigada pela postagem, tenho meu Bilbo no lvl 80 e acabou virando mula pq não tinha ideia do que upar nele hsahsahsasa

    Comentar


    • Clarck
      Clarck comentou
      Editando um comentário
      EHAUEHOEIAEHO no que eu puder ajudar, é só dar um grito aqui \o/

  • #3
    Olá . Vou ter que descordar em algumas coisas..
    1- a labareda é essencial para o combo de maior dano do xamã.
    2- Julgamento é boa sim, ela é a skil com maior acerto no pvp e tem um alto dano e é sem delay (tem uma ótima distância tbm ), superando o prego que é a skil cega (pvp) do xamã.
    3- Manhã de oração sendo bem executada é a melhor skil em área de todo o priston .

    ASS: [Dragon]º

    Comentar


    • Clarck
      Clarck comentou
      Editando um comentário
      Tu pode me mostrar os vídeos do Julgamento, Tiago? Já dou uma conferida e atualizo o post com as informações mais precisas. Valeu!

    • Tiago
      Tiago comentou
      Editando um comentário
      Clarck, li suas respostas aqui nesse post, e confesso que a maioria são grandes absurdos, como por exemplo que o dano da manhã de oração 10 é próximo ao da força divina 6, cara você não tem noção ainda do potencial das skills do xamã. Por isso acho que seus testes foram feitos de maneira errada, e você também não deu real atenção a manhã de oração, já que nas condições corretas é a skill em área mais forte do game. Fiz e refiz vários testes juntamente com o betinho e tudo vai contra as conclusões que você chegou. Se quiser entrar em contato, estamos aí pra conversar a respeito da classe :)

    • Clarck
      Clarck comentou
      Editando um comentário
      Oi, Tiago, na verdade, o que ocorreu foi que no texto inicial ficou mal explicado, mas eu já melhorei lá em cima. O que eu quis dizer foi que 1 hit da Manhã 10 é próximo de 1 hit da Força Divina 6. 1 hit apenas. Logo, quanto mais pessoas no grupo, mais hits serão acrescentados então o dano final da Manhã de Oração com certeza vai ser muito superior ao da Força Divina.

      Abraços!
      Editado por Clarck; 23/02/2018, 15:44.

  • #4
    Concordo com Betin, Manhã de Oração é o skill de área mais poderoso do Xamã, porém requer um PT grande.
    Solando ela é minimamente superior à Força Divina 6 tanto em área como dano, porém, em um PT full, é devastadora. Primeiro que se o grupo estiver espalhado como em PTs de melees, vao cobrir o spawn inteiro com o dano, ou em PTs mágicas com o pessoal todo junto no meio, cada mob vai receber 6x o dano do skill. Só fazer as contas e ver quantas Forças divinas vc teria que soltar para superar isso.
    Uso lv10 e tenho sempre uma Asa da Babel reserva. Se entrar num PT grande, uso sem remorço.

    ALERTA: O skill só funciona nos membros que estiverem com um dos dois buffs (confirmado pelos GMs via ticket). mantenha todos com Migal ou Midranda para aproveitar o skill.

    Paz Interior é inútil. O motivo vc mesmo já descreveu na skill Crença. Aumentar o maxMP do Xamã não tem utilidade nenhuma.
    Se aumentasse o MP Regen como as Sacers ou reduzisse o custo de MP dos skills seria útil. Mas apenas aumentar a barra de MP não. Nem existe pote de mana que cure a barra toda, então vc vai gastar o mesmo número de potes enquanto upa. Eficácia zero.

    Caçada é melhor do que aparenta. Em PTs mágicas esse skill é maravilhoso. Motivo:
    Em PTs mágicas o pessoal tende a ficar no meio, com o mob espalhado em uma grande roda em volta de todos, isso faz com que os skills dos magos e sacers (e até do próprio xamã) acerte menos alvos, somente uma "fatia" dessa roda. Mas experimente usar seu xamã para se enfiar numa "aba" do mob (principalmete onde tem muitos inimigos ranged), solta a caçada lv10 e atravessa a a PT indo um pouco pro lado oposto, e repete, ativa o skill e volta pra outra ponta. Vai puxar os bixos todos pro centro, pra cima dos magos/sacers. Faça isso ocasionalmente para ir "compactando" os mobs o máximo possível no meio em uma grande bola, e vc vai ver o XP dobrar pq os skills vao acertar quase todos os mobs ao invés de uma parte.
    Até solando faço isso constantemente quando os bichos tão em volta de mim, junto eles todos e miro Força bem no centro pra pegar tudo.

    Algemador é útil em build específico para caçar mobs 1x1 com Julgamento e/ou Prego. Já testei upar assim, feito uma arqueira, matando os mobs 1 por 1 e paralisando eles com esse skill, e o xamã mata tão rápido no x1 que o XP fica bom. Isso me deixou treinar decentemente em mapas onde eu ainda não aguentava lurar muito mob para matar em área.

    Prego pode ser lv10, desde que vc alterne com Julgamento. Se revezar os 2, o dano total por segundo é maior que o prego sozinho em lv8. O skill ganha bastante dano nos 2 últimos lvs. Tb aumenta as chances de um kill em pvp, já que o skill sem delay, porém com dano menor, dá chance de potar, enquanto um mais lento, mas que dá uma porrada maior seguido logo de um julgamento, que é rápido, pode deitar muita gente no ato.

    GMs, POR FAVOR, modifiquem julgamento para poder colocar no clique esquerdo como o raio do mago.
    Editado por ChapeleiroLouco; 11/01/2018, 03:27.

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    • Clarck
      Clarck comentou
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      E aí, Chapeleiro, tudo bem?

      - Sim, Manhã de Oração é maravilhosa em grupo. Depende da sua jogabilidade normal. O dano da Manhã de Oração 10 é bem próxima da Força Divina 6. Mas você acaba ficando um pouco prejudicado solo. Pra tentar resolver essa situação, é possível ter tanto a Manhã de Oração 10 como Força Divina 6, mas aí vai ser necessário retirar pontos do Prego ou Vida Divina, que eu acho muito essenciais. Mas como muita gente joga bastante solo e não utiliza Asa de Babel, somente Força Divina 6 pode ser mais interessante. É uma questão bem pessoal ^^

      - Paz Interior não é assim tão inútil quando Crença. Tendo Paz Interior 10, eu consigo soltar umas 6 Forças Divinas a mais do que se eu estivesse com a skill lvl 1. A Crença poderia ser modificada para diminuir o consumo de Mana e Res das skills (tipo um Res Down e Mana Down via buff). Seria muito legal.

      - Caçada é bem interessante mesmo pelos motivos que você citou. Mas como no lvl 1 ela já "dá pro gasto", eu upo algumas outras skill antes de colocar alguns pontos nela (Chuva, migal, assombrar, maldição preguiçosa, paz interior).

      - Algemador não chega a ser inútil mas poderia ser muito melhor. Poderia ser sem delay nos primeiros lvl pra sair dando stun geral igual a Arqueira faz.

      - O dano do Julgamento é muito mais baixo que o dano do Prego. Não vejo possibilidade nenhuma nem necessidade de ter ambas skills no lvl 10.

      - Seria ótimo o Julgamento no botão esquerdo! Mesmo no lvl 1. GMs vamos providenciar isso? Muito feio ficar com o padrão no botão esquerdo. EHEHAUEIAEE

      Obrigado pelas contribuições!
      Editado por Clarck; 23/02/2018, 15:45.

  • #5
    Mano esquece a tabela de dano dos skills x1 dos mágicos, o dano não é oq mostra ali desde os primeiros rebalanceamentos.
    Parece que inclui dano de ataque normal do char ou há algum outro fator misterioso que torna muito diferente do que parece na descrição.
    É fácil constatar isso em monstros de HP conhecido como Grotesco e Punhos de Aço (10k e 18k de HP) que vc consegue matar com 3 ou 4 raios do mago, enquanto o dano mostrado no skill não fecha essa conta de jeito nenhum (precisaria muito mais).

    Recomendo testar sempre na prática ao invés de se basear na descrição do skill, pq aquilo realmente não serve mais de parâmetro para decidir.

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    • Clarck
      Clarck comentou
      Editando um comentário
      Eu tenho a skill Julgamento no lvl 1 e o dano que diz lá me parece ser o dano real da skill na prática. A não ser que nos lvl seguintes seja muito superior e entre os fatores misteriosos que você citou.

      O Raio da Morte parece que tem um acréscimo de dano com o lvl do mago. No lvl 80 eu usei ele lvl 10 pra matar o Hestian na tier 5 e o dano era bem ridículo. Mas já vi magos mais fortes matando bem com o Raio. Talvez o Julgamento sofra dos mesmos fatores. Algum GM poderia dar uma esclarecida nisso \o/

      Como se marca um GM? Sou burro em fórum EHAUEIHAUEIHEAAAAEHAEIU

  • #6
    Amigo Clarck, com todo respeito, acredito que você não testou o xamã, pode falar a verdade, retirei toda credibilidade dos seus testes, quando afirma que onda negra é otimo e ainda afirma que ela é melhor que labareda, e ainda diz que o dano de arranhar é melhor que julgamento? Pior foi ter que sentir meus olhos sangrarem ao ler "O DANO DA LABAREDA ESPIRITUAL LVL 10 É MENOR QUE O DANO PADRÃO" misericórdia kkkk cara na moral, tu não entende nada de xamã, desculpas ai. Alguns hospitais psiquiátricos são referências no brasil dá uma ligadinha pra vê se ainda existe vaga lá , e evite passar essas loucuras pra galera que ta sem noção de xamã, faça esse favor pra eles. '-'

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    • Clarck
      Clarck comentou
      Editando um comentário
      Vou repetir já que você é cego:

      Eu disse que Onda Negra é ótima para Xamãs INICIAIS, conforme tá explicitado no post. Obviamente que uma hora você vai precisar remover os pontos da skill pra upar skills melhores pela frente.

      Sobre a Skill Julgamento, será devidamente corrigido no post assim que constatado alguma anomalia.

      Labareda Espiritual não funciona com Drena/Presa e tem área 83 no lvl 10, não acerta quase nenhum bicho. Logo, ela está muito longe de ser uma skill essencial para o Xamã.

      Procure o hospital psiquiátrico pra você, já vi que é demente.

      13 bjs
      Editado por Clarck; 23/02/2018, 15:48.

  • #7
    Postado originalmente por Hawaiiano Ver Post
    Amigo Clarck, com todo respeito, acredito que você não testou o xamã, pode falar a verdade, retirei toda credibilidade dos seus testes, quando afirma que onda negra é otimo e ainda afirma que ela é melhor que labareda, e ainda diz que o dano de arranhar é melhor que julgamento? Pior foi ter que sentir meus olhos sangrarem ao ler "O DANO DA LABAREDA ESPIRITUAL LVL 10 É MENOR QUE O DANO PADRÃO" misericórdia kkkk cara na moral, tu não entende nada de xamã, desculpas ai. Alguns hospitais psiquiátricos são referências no brasil dá uma ligadinha pra vê se ainda existe vaga lá , e evite passar essas loucuras pra galera que ta sem noção de xamã, faça esse favor pra eles. '-'
    você se esforça pra ser ignorante assim ou é automático? vai aprender a ler

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    • #8
      Ainda sobre a paz interior, ainda que vc consiga soltar mais uns 5 ou 6 skills na primeira barra, ainda não vale ponto de skill. Vc pode levar uns 30 segundos a mais para começar a usar o primeiro pote de mana, mas assim que começar, a frequência será a mesma. Simplesmente não vale os pontos...
      Além do mais, um Drena de 1 dia custa 36 centavos e dá MP infinito pro Xamã. Eu diria o mesmo de assombrar. Na teoria é um skill interessante, mas gastar pontos de skill para economizar pote de hp, que é barato, com tantos skills úteis que merecem atenção... não compensa.

      De qualquer forma, o build para os xamãs iniciantes parece ser um consenso, upar Onda Negra para subir lv rápido, seguido de Chuva e Migal. Com isso já dá para chegar no 8x e até matar o Hestian na moleza.
      Pegando T5 ai a coisa já bifurca.

      Se vai focar até o 100 a 110 como Up em party, foca em Midranda e Manhã, ou Midranda e Força Divina. Nem precisa de Prego ou o HP extra ainda.
      Se vai solar, Manhã lv9 e o resto em Força (não mais que 6), mesmo sem Midranda, o dano alternado em área desses skills devasta o HS de iron2, templo3, etc.

      Em lost eu particularmente me sai melhor no xp matando 1x1 com prego, Midranda e Algemador, do que tentando mobar demais e deitando direto.

      Depois do 110+, já dá para ter os 3 (Midranda, Força e Manhã) nos lvs ideais ou pode ficar só com Midranda, Força e Prego, ou ainda Midranda, Manhã e Prego. O de HP eu deixaria por último para não comprometer a utilidade do Xamã nas PTs. Quem quer um membro na PT que não morre, mas tb n faz nada pelo XP? Rs.
      Caçada é fundamental para PT mágico. Depois vou postar um video com a tática que mencionei, e precisa estar em lv10 sim pois lv1 a área não é satisfatória, e para mover apenas parte dos mobs, melhor nem gastar o tempo que poderia estar usando um skill de dano.

      Maldição tb é bom para ajudar nesse tipo de PT quando os membros ainda não são muito mais fortes que o mapa e os magos não são lv tão alto para ter Distorção decente.

      (isso tudo é apenas opinião minha e admiro seu trabalho em compartilhar suas experiências e informações para ajudar quem tem dúvidas, só estou tentando acrescentar mais algumas considerações)
      Editado por ChapeleiroLouco; 11/01/2018, 17:11.

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      • Clarck
        Clarck comentou
        Editando um comentário
        - Sim, Chapeleiro, com a Paz Interior dá pra soltar umas skills a mais mas não é nada revolucionário. No meu Xamã, eu upei como a quinta skill nos pontos normais, pois tem mais 4 que eu acho que são muito mais importantes do que Paz Interior (Chuva, Migal, Assombrar e Maldição Preguiçosa, respectivamente). Paz Interior já me ajudou horrores em dias que eu estava sem drena e com poucas manas. É mais como uma skill "quebra-galho" para dias de emergência.

        - Sobre o Assombrar, quando tu diz que é só pra não gastar pote de hp, você tá tipo MUUUUITO enganado. O Assombrar dependendo do monstro tira mais dano que o Prego Fantasmagórico. Veja por si mesmo! Segue alguns exemplos: Duende verde da Marcha, Duende Marrom da Marcha, Árvore de ET3, Capataz da Mina de Gelo, Mineiro da Mina de Gelo, Selamento Explosivo da Mina de Gelo, Esqueleto de Rei Hopi, dentre outros. Faça o teste e veja por si mesmo. No mesmo dia você reseta e coloca Assombrar 10. Essas informações sobre o Assombrar tem mt gente que ainda não sabe e pretendo em breve atualizar lá no post.

        - Caçada lvl 10 tem 30% de área a mais do que no lvl 1. Tudo bem que há uma pequena melhoria mas eu pessoalmente prefiro esperar upar algumas skills antes do que Caçada. Mas por exemplo, depende muito da velocidade do seu Xamã. Caçada 1 que só tem uns 8 segundos pra mim já serve pq uso Mokova, então me locomovo bem rápido dentro do spawn. Os poucos segundos já me servem. Mas pra quem tem uma velocidade de corrida normal, é mais indicado botar uns pontos mais cedo.

        - Concordo com todas suas informações de builds! Em breve atualizo a sessão de builds prontas e coloco algumas dessas considerações que você citou.

        Agradeço muito sua ajuda e colaboração! Tamo junto

    • #9
      Postado originalmente por Clarck Ver Post
      -= TUTORIAL COMPLETO DE XAMÃ 2018 =-


      Nesse post tenho a pretensão de fazer um tutorial completo para Xamãs. Semana após semana com a ajuda de vocês podemos fazer um excelente guia para novos jogadores que pretendem embarcar na carreira de Xamã. Dúvidas, sugestões, novos dados, elogios, seja o que for, basta dar uma comentada aí que atualizo o post! Valeu!

      1- Atributos.
      Xamã ganha dano, mana e HP através dos pontos em Inteligência. Então o máximo de pontos deve vir aqui. O restante utilize apenas o necessário para vestir os itens da classe.
      Força: 79-84 (Luvas 108 Xamã+)
      Inteligência: XXX (Tudo que der)
      Talento: 85-90 (Fantasma 123 Xamã+)
      Agilidade: 80-85 (Botas 123 Xamã+)
      Vitalidade: 22 (Base)

      2- Skills

      -= TIER 1 =-

      Raio Negro

      - Descrição: Com pedaços da escuridão, desfere um poder mágico contra o inimigo.
      - Delay: Não possui.
      - Alcance: x1
      - Eficácia: Ruim
      - Drena Almas e Presa Vampírica: Funciona.
      Observações:
      - Skill x1 mais básica do Xamã.
      - Única skill que está habilitada no botão esquerdo do mouse. Mesmo assim não tem porque colocar pontos nela pois o dano é bem baixo.

      Onda Negra

      - Descrição: Realiza um ataque consecutivo de pedaços da escuridão no inimigo.
      - Delay: Não possui.
      - Alcance: 88 no lvl 10
      - Eficácia: Ótima
      - Drena Almas e Presa Vampírica: Funciona.
      Observações:
      - Primeira skill em área do Xamã, mas ainda sim, o dano é excelente para uma Tier 1.
      - Possui mais dano que a Fantasmaria.
      - Se está começando a jogar de Xamã, esta é a skill mais indicada para colocar no lvl 10 primeiro.

      Maldição Preguiçosa

      - Descrição: Utilizando-se dos poderes de maldição, diminui a velocidade e a taxa de ataque do inimigo.
      - Delay: 5 segundos no lvl 10
      - Alcance: 125 no lvl 10
      - Eficácia: Ótima.
      Observações:
      - Funciona como a Distorção do Mago. Porém o delay é infinitivamente menor.
      - -11% de velocidade, -5% de Taxa de ataque e 12 segundos no lvl 10
      - Buff fundamental para o Xamã no PVP e ótimo para se usar num HS cheio de bichos e conseguir tankar melhor.
      - Já é interessante possuir essa skill no lvl 10 lá pelo 8x ou 9x.

      Paz Interior

      - Descrição: Através do treinamento mental, eleva uma energia permanente que aumenta permanentemente sua mana.
      - Eficácia: Ótima.
      Observações:
      - Aumenta passivamente a mana do Xamã em 31% no lvl 10.
      - Não tem necessidade de upar essa skill logo no começo. Tem skills mais importantes. Só deixe ela no lvl 10 lá pelo 10x ou 11x.

      TIER 2

      Labareda Espiritual

      - Descrição: Invoca um poder mágico que desfere dano no inimigo.
      - Delay: Não possui.
      - Alcance: 83 no lvl 10.
      - Eficácia: Ruim.
      - Drena Almas e Presa Vampírica: Não funciona.
      Observações:
      - O alcance da skill no lvl 10 é muito baixo, se você acertar 3 bichos é muito.



      Algemador

      - Descrição: Com o poder dos fantasmas, algema a alma do oponente temporariamente.
      - Delay: 8 segundos.
      - Alcance: x1.
      - Eficácia: Ruim.
      Observações:
      - Skill de stun.
      - Só dura uns 7 segundos no lvl 10 (esqueci, alguém confirma).
      - Não funciona no PVP e não funciona na maioria dos Bosses.
      - Mais ruim que o Rugido do lutador, Choque na Alma da assassina e Tiro Evasivo da arqueira.
      - Tem muita skill melhor do que essa. Só upe essa skill se você estiver 12x e não ter mais nada pra jogar os pontos.

      Caçada

      - Descrição: Atrai temporariamente maior atenção dos inimigos.
      - Delay: Não possui.
      - Alcance: 195 no lvl 10.
      - Eficácia: Razoável.
      Observações:
      - Skill de lure.
      - 35 segundos no lvl 10.
      - É legalzinha e ajuda no up mas tem muita coisa melhor pra se upar primeiro.
      - No lvl 1 mesmo ela já é boa então só upe isso quando não tiver coisa melhor, lá pelo 11x.

      Advento Migal

      - Descrição: Invoca Migal, aumentando o poder de ataque físico de personagens mágicos.
      - Eficácia: Ótima
      Observações:
      - No lvl 10 aumenta +100 de dano nas skills x1 dos Magos, Sacerdotisas e Xamãs que estiverem no grupo.
      - Uma das primeiras skills que você precisa deixar lvl 10.

      TIER 3

      Chuva

      - Descrição: Invoca os Deuses da chuva, para aumentar temporariamente sua absorção.
      - Eficácia: Excelente.
      Observações:
      - No lvl 10 aumenta +25% da sua absorção total.
      - Uma das primeiras skills que você precisa deixar lvl 10.

      Fantasmaria:

      - Descrição: Controlando fantasmas amaldiçoados, invoca-os para atacar a área próxima.
      - Delay: No lvl 1 não possui delay e no lvl 10 possui 3 segundos. Não sei quando começa o delay (se alguém souber fala que eu boto aqui.)
      - Alcance: 145 no lvl 10.
      - Eficácia: Razoável.
      - Drena Almas e Presa Vampírica: Não funciona.
      Observações:
      - Possui menos dano que a Onda Negra estando ambas no lvl 10.
      - A partir de um certo lvl começa um delay (Quando eu confirmar com precisão, atualizo aqui).
      - Fantasmaria X Onda Negra: São duas opções viáveis. Eu prefiro a Onda Negra mas tem quem prefira Fantasmaria. Vai do seu gosto pessoal. Onda Negra não tem delay, possui mais dano, funciona com drena e presa, e não precisa estar no meio dos bichos, porém tem um alcance menor.

      Assombrar

      - Descrição: Com ajuda do fantasma, desfere um golpe e transforma parte do dano em vida.
      - Delay: 8 segundos no lvl 10.
      - Alcance: x1.
      - Eficácia: Ótima!
      - Drena Almas e Presa Vampírica: Funciona.
      Observações:
      - Suga o HP do monstro para si.
      - Durante o up, ao invés de beber um poção de HP você pode soltar o Assombrar.
      - Uma das skills mais legais do Xamã. Tenha ela no lvl 10!
      - Em certos bichos não suga muito o HP e em certos bichos suga até demais. Experimente ela sempre que puder e aprenda com quais monstros ela é mais eficaz.

      Arranhar

      - Descrição: Utilizando o fantasma como arma, arranha o oponente ferozmente.
      - Delay: Não possui.
      - Alcance: x1.
      - Eficácia: Ótima!
      - Drena Almas e Presa Vampírica: Funciona.
      Observações:
      - É a segunda skill mais poderosa do Xamã. Até antes da Tier 5, tenha ela no lvl 10!

      TIER 4

      Chamar Cavaleiro Sanguinário


      - Descrição: Através de magia negra, invoca um Cavaleiro Sanguinário amaldiçoado.
      - Eficácia: Razoável.
      Observações:
      - O queridíssimo pet do Xamã. Ele vai quebrar muito seu galho no começo mas com o passar do tempo ele vai ficando mais inútil (assim como o resto dos pets no geral).
      - O diferencial dele é que ele possui um poder de Stun.
      - Tem skills melhores para upar mas você pode jogar alguns pontos nele lá pelo 12x.

      Julgamento

      - Descrição: Ataca o oponente com faixas de luz da escuridão.
      - Delay: Não possui.
      - Alcance: x1.
      - Eficácia: Razoável.
      - Drena Almas e Presa Vampírica: Funciona.
      Observações:
      - Julgamento é mais rápida que Arranhar porém come muita mana.
      - Sem falar que Julgamento usa EPs, você vai ter que tirar o ponto de algumas skill muito essenciais para upar o Julgamento. Por esse e outros motivos, considere dar preferência ao Arranhar. (Ou Prego Fantasmagórico, caso já possua Tier 5, que é melhor do que ambas)

      Advento Midranda

      - Descrição: Invoca Midranda, para temporariamente aumentar a velocidade de ataque do grupo.
      - Eficácia: Excelente!
      Observações:
      - Provavelmente a principal skill do Xamã. Coloque no lvl 10 assim que possível.
      - +29% de velocidade no lvl 10.
      - Só aumenta a velocidade das skills que são influenciadas pela velocidade da arma.
      - Funciona com todas as skills do Xamã menos Caçada.

      Manhã de Oração

      - Descrição: Utilizando os poderes de Midranda ou Migal, ataca o oponente próximo.
      - Delay: 5 segundos.
      - Alcance: 200 no lvl 10.
      - Eficácia: Excelente!
      - Drena Almas e Presa Vampírica: Não funciona.
      Observações:
      - Segunda skill em área mais poderosa do Xamã. (Tendo em consideração 1 hit em si)
      - Todo mundo que está no grupo solta a skill junto com você. Ou seja, se for um grupo de 6 pessoas, serão 6 hits da skill. (Massacre de dano!)

      TIER 5

      Crença


      - Descrição: Com a benção dos Deuses, é glorificado com um aumento de Resistência e de Mana.
      - Eficácia: Ruim.
      Observações:
      - +28% de mana e +28% de Res no lvl 10.
      - Pior buff do Xamã e pior buff do jogo.
      - A skill gasta Mana e Res para aumentar sua Mana e Res. Não é fantástico? AHEUIAHUE
      - A skill aumenta o valor total da sua Mana e Res, ou seja, você vai ter que esperar sua Mana e Res regenerar pra usar os novos valores, que são temporários.
      - Resumindo, não serve pra nada, mas vamos seguir em frente.

      Força Divina

      - Descrição: Um poder oculto desfere um ataque divino no oponente.
      - Delay: Até o lvl 6 não possui delay
      - Alcance: 215 no lvl 10. 195 no lvl 6.
      - Eficácia: Excelente!
      - Drena Almas e Presa Vampírica: Funciona!
      Observações:
      - Skill em área mais poderosa do Xamã e com maior alcance também.
      - Força Divina X Manhã de Oração: Questão bem problemática e sobretudo pessoal. Manha de Oração 10 tem um dano absurdamente bom se você estiver em grupo, mas estando solo não é muito relevante. Manhã no lvl 10 tem um dano muito próximo da Força Divina lvl 6. Se você procura uma build em área com estabilidade, upe a Força Divina lvl 6. Se tu quer impulsionar a xp em grupo, upe a Manha de Oração 10. Ambas opções são viáveis e tem seus prós e contras. A melhor opção depende da sua jogabilidade pessoal.

      Prego Fantasmagórico

      - Descrição: Invoca os fantasma próximos, para que acordem e ataquem o oponente.
      - Delay: Até o lvl 8 não possui delay
      - Alcance: x1.
      - Eficácia: Excelente!
      - Drena Almas e Presa Vampírica: Funciona!
      Observações:
      - Skill mais poderosa do Xamã e uma das mais poderosas de todo o jogo.
      - Perfeita para matar boss, matar gente no pvp, e matar tudo no geral.


      Vida Divina

      - Descrição: Aumenta permanentemente o HP do Xamã.
      - Eficácia: Excelente!
      Observações:
      - Todo mundo ama um VL. Após Prego Fantasmagórico lvl 8, upe Vida Divina até o lvl 10 e sofra menos com defesa!
      - +32% de hp no lvl 10.

      3- Builds prontas
      Em breve. Mas lendo os tópicos das skills já dá pra ter umas noções.

      4- Bugs conhecidos (quem souber mais, comenta que eu acrescento)
      - Várias skills estão sem som (Assombrar, Arranhar, Cavaleiro Sanguinário, Julgamento, Advento Midranda, Manhã de Oração, Crença, Prego Fantasmagórico). Força Divina está com metade do som.
      - Descrição da Crença está incorreta no jogo.
      - Caçada não está recebendo a velocidade do Advento Midranda.
      - Assombrar não suga o hp de alguns monstros. (Em breve listo quais)
      - Partes de animações das skills às vezes se somem (Ocorre com outras classes também tipo Sacer). Relogando resolve.

      5- Propostas de balanceamentos (aguardando sugestões tbm)
      - Crença não serve pra nada. Qualquer tipo de melhoria/modificação nela os Xamãs dormirão felizes. Uma sugestão que tenho seria de ao invés de subir mana e res, a Crença diminuísse os consumos de Mana e Res das skills do Xamã. Na prática se sai muito mais proveitoso.
      - O Cavaleiro Sanguinário erra muito ataque e não tanka igual o lobo. Ele poderia ter mais precisão e a inteligência poderia ajudar na defesa dele.
      - Força Divina deveria não possuir delay já que é bem próximo do Impacto Espiritual da Sacer que pode-se upar até o 10. Ou talvez pelo menos remover o delay no lvl 7, que atualmente é menos de 1 segundo mas já incomoda.
      - Remover o delay do Prego Fantasmagórico no lvl 10. Já que o Mago é conhecido por ser o mais matador em área, o Xamã poderia ser o mágico melhor no x1.
      - Poderia-se melhorar o Algemador tal como é hoje o Tiro Evasivo da arqueira, já que são skills de propostas semelhantes.

      6- Informações complementares
      Em breve também.
      Vlw pela dica , vou usar no meu Xamã

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      • ThioMestre
        ThioMestre comentou
        Editando um comentário
        citação desnecessária

    • #10
      Clarck, só um toque, cuidado com essa forma de pensar em área como um valor só, quando tu diz que a área é apenas 30% maior e tals.
      Área de skills tem efetividade exponencial, um aumento de 10 de área em um skill que já tem 180, faz uma diferença muito maior que num skill que tenha 100, por exemplo.
      Por esse motivo mesmo que os últimos níveis de Força Divina e Silraphim do mago adicionam delay, pq o aumento de área, depois que ela já tem um certo tamanho, aumenta demais o número de alvos. Se quiser saber melhor ao que me refiro, eu expliquei o motivo disso lá no tópico de análise de builds de mago, mas é algo que sempre deve estar em mente, não considerar área somente como um simples valor a se comparar do tipo "é xx% maior então vale ou não a pena", pq depende demais de qual área inicial estamos falando para saber o quanto um aumento acrescenta no efeito. Isso vale para qualquer personagem.
      Para ficar lurando spawn qualquer nível de caçada serve, mas para o truque que falei, tem que ter área grande, ou não fica eficiente. É o tipo de coisa que ou vc faz bem com um skill só, ou não sai direito. Por experiência upando em PTs mágicas no evento, senti que além do buff, isso era o mais útil que eu fazia, ao ponto do PT me pedir pra priorizar isso ao invés de apenas atacar de tanta diferença que faz. Quando vc tem 2 magos ou sacers que ao invés de acertar uns 10 mobs acertam sempre 20 ou mais, o xp dobra. To devendo um video mostrando, mas ainda não upei meu xamã. Farei em breve.
      Editado por ChapeleiroLouco; 12/01/2018, 09:24.

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      • #11
        Clarck consegue informar os mobs que o assombrar funciona nos mapas (ice mine, lab e aa)

        att

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        • Erik
          Erik comentou
          Editando um comentário
          Não necessariamente mais forte, mas que funcione normalmente.

        • Clarck
          Clarck comentou
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          Ah a grande maioria dos bichos do jogo funciona normalmente (95%)

          Eu lembro que os poucos que não funcionavam era alguns monstros de pedra tipo bargon e titan, e uns de ferro tipo punhos de aço. Mas isso já faz um tempão que testei, preciso testar dnv pra saber se ainda tá assim.

        • Tiago
          Tiago comentou
          Editando um comentário
          O assombrar possui dano efetivo apenas em monstros tipo morto-vivo em qualquer mapa, tanto Lab como AA. Nos demais basicamente apresenta apenas o efeito de absorver a taxa de hp descrita na skill.
          Editado por Tiago; 17/01/2018, 21:36.

      • #12
        Agora que temos esse tópico acho que vou upar meu Xamã
        Mestre em usar títulos que não mereço

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        • #13
          Clarck, ao que tudo indica, a skill assombrar funciona com mais efetividade nos monstros do tipo morto vivo, o que faz todo sentido pela característica da skill. Sugiro que vc, o chapeleiro e o Betinho testem as skills e compartilharem experiências para deixar o post ainda mais completo e bem explicativo.
          Parabéns pela iniciativa! Um Abraço!

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          • Clarck
            Clarck comentou
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            Sim! A maioria dos monstros que eu percebi maior eficácia no Assombrar foram com os mortos-vivos! Mas aparentemente tem algumas exceções, pois os duendes da Marcha dos Monstros não são mortos-vivos e tem alguns mortos-vivos que não sofrem esse efeito superior.

            Assim que eu testar com mais calma, eu atualizo o post com minhas descobertas. Obrigado e abraços!

          • Clarck
            Clarck comentou
            Editando um comentário
            Aproveito a oportunidade para perguntar se algum GM que esteja lendo isso possa esclarecer essas questões sobre o Assombrar.

            E peço também que caso alguém tenha algum Xamã que já entre em Laboratório Secreto e Arma Antiga, possa testar o Assombrar 10 nos monstros destes dois mapas (não tenho lvl pra entrar)

        • #14

          Clarck
          meu xamã entra em lab, quando eu tiver um tempinho, eu testo, meu assombrar está level 10

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          • Clarck
            Clarck comentou
            Editando um comentário
            Nice, fico no aguardo

        • #15
          Comecei a jogar de Xamã a pouco tempo, e hoje fiquei pensando sobre a skill Manhã de Oração, ai me surgiu uma duvida ela reflete o dano nos personagens da PT, certo? Ela reflete o dano no Xamã também, caso tenha mais de um Xamã na PT?

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          • Clarck
            Clarck comentou
            Editando um comentário
            Sim, mas se tiver muitos xamãs soltando dá dc kkkkk (ou dava, não sei se já arrumaram)
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